segunda-feira, maio 04, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Vista de Lisboa

IMAGEM DA SEMANA

[Jung Yeon-Je/AFP]

«Young South Korean Buddhist devotees prayed under rows of lotus lanterns at the Chogye Temple in Seoul, South Korea, Friday, one day ahead of Buddha’s birthday. Nine children were staying at the temple to learn about Buddhism for 18 days ahead of celebrations for Buddha’s birthday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ilda Figueiredo

Se Ilda Figueiredo fosse uma pessoa inteligente teria percebido duas coisas, que por mais disparates que diga as agressões a Vital Moreira são uma vergonha para o seu partido e que quanto mais fala no tema mais o mesmo cheira mal. Mas Ila Figueiredo não deve ser uma pessoa muito inteligente e regressou ao tema para dizer o que o seu chefe disse, que o PS é que deve pedir desculpas.

Pelos vistos Ilda Figueiredo acha que todos os que pensam de forma diferente dela e do seu partido lhe devem pedir desculpa.

É TEMPO DE REAGIR AOS FASCISTAS

É tempo de tratar o cão com o pêlo do próprio cão e começar a receber Jerónimo de Sousa e todos os dirigentes do PCP da mesma forma que fazem aos outros, com assobiadelas, vaias e sugestões para ir defender a democracia para a Coreia do Norte.

Desde o início desta legislatura que o PCP recorre a métodos fascistas para atacar a imagem do seu grande adversário político, enquanto o ortodoxo Jerónimo de Sousa, defensor convicto de alguns dos regimes mais totalitários da história da humanidade, se passeia com ares de Avô Boca Doce manda os seus militantes caracterizarem-se de sindicalistas ou de outros disfarces e receber os governantes como se fosse familiares próximos do Kim Jong-il.

É tempo de dizer não a estas estratégias fascistas denunciando os seus inspiradores. Ontem foram agressões a Vital Moreia, hoje foram vaias organizadas em Melgaço, amanhã será mais uma manifestação fascistas num outro lugar.

AVES DE LISBOA

Guincho-comum [Larus ridibundus]
Local da fotografia: Cais das Colunas, Terreiro do Paço

FLORES DE LISBOA

Flor de mato-branco [teucrium fruticans] do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

EXPULSÃO

«Espero que a estas horas os agressores de Vital Moreira já tenham sido identificados. Quem são eles, afinal? Que foi que os levou a um procedimento em todos os aspectos repulsivo? Que ligações partidárias são as suas? Sem dúvida a resposta mais elucidativa será a que vier a ser dada à última pergunta.

A Vital Moreira chamaram-lhe "traidor", e isto, queira-se ou não se queira, é bastante claro para que o tomemos como o cordão umbilical que liga o desprezível episódio do desfile do 1º. de Maio à saída de Vital Moreira do Partido Comunista há vinte anos. Neste momento estamos assistir a algo já conhecido, toda a gente, com a mais clara falta de sinceridade, a pedir desculpa a toda a gente ou a exigir, como vestais ofendidas, que outros se desculpem. De repente, ninguém parece interessado em saber quem foram os agressores, dignos continuadores daqueles célebres caceteiros que exerceram uma importante actividade política pela via da cachaporra em épocas passadas. Não tanto por contrariar, mas por uma questão de higiene mental, gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los. Que diz a esta ideia o secretário-geral? Serão provocadores alheios à política, desesperados por sofrerem esta crise e que pensam que o inimigo é o PS e o candidato independente às eleições europeias?… Não se pode simplificar tanto, nem na rua nem nos gabinetes.

Embora o tenham incluído na lista dos candidatos, o Prémio Nobel de Literatura nunca se encontrará com o seu amigo Vital Moreira no Parlamento Europeu. Dir-se-á que a culpa é sua, pois sempre quis ir em lugar não elegível, mas também se deverá dizer que sobre ele em nenhum momento se exerceu a mínima pressão para que não fosse assim. Nem sequer a Assembleia da República pôde conhecer os meus brilhantes dotes oratórios… Não me queixo, mais tempo tive para os meus livros, mas o que é, é, e alguma explicação terá. Que espero que não seja por me considerarem a mim também traidor, pois embora militante disciplinado, nem sempre estive de acordo com decisões políticas do meu partido. Como, por exemplo, apresentar listas separadas para a Câmara de Lisboa, que, pelos vistos, vamos entregar a Santana Lopes, isso sim, sem que ninguém tenha perdido a virgindade do pacto municipal. Apetece dizer "Deus nos valha", porque nós parecemos incapazes. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por José Saramago.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

À PROCURA DE NÓS

«Só ontem vi dois cães abandonados. Vi duas vezes o mesmo old english sheepdog a correr pela estrada fora, com a pressa doida de quem ainda acredita que vai alcançar o carro dos donos que o deixaram ali num ermo. De manhã, apareceu na esplanada onde eu vou um velho sharpei de expressão esperançosa. Estudava a cara de toda a gente, como se quisesse ter a certeza de não se enganar na identificação dos donos, caso ali estivessem a esconder-se dele. Já não confiava que o reconhecessem.

Ele estava irreconhecível, de certeza, fora a coleira de onde tinham arrancado a morada. É injusto, mas são os cães que eram mais giros quando eram pequenos que metem mais dó. É o contraste entre a festa que lhe faziam quando eram cachorrinhos e a indiferença com que os abandonam quando se tornam cães.

É incompreensível que, numa época em que cada vez mais actividades humanas são proibidas, continuem impunes os abandonadores de animais. Talvez pudessem passar umas férias num canil da câmara? Como pode ser mais grave e mais castigado deitar um saco de lixo para a rua do que um animal dito de estimação?

Já que todos estamos cada vez mais documentados, porque não hão-de estar obrigatoriamente identificados com chips e registados os animais a nosso cargo? A maneira como tratamos e protegemos os bichos selvagens tem vindo a melhorar. Não será altura de começar a tratar melhor os bichos - como os cães e os gatos - que gostam de nós e que ainda pensam que gostamos deles?» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESTA SEMANA SABEREMOS SE FORAM FEITAS AS FAMOSAS PRESSÕES

«O procurador-geral da República disse hoje que o inquérito aberto pelo Conselho Superior do Ministério Público, sobre as alegadas pressões exercidas sobre os magistrados que dirigem as investigações do caso Freeport, deverá estar concluído ainda esta semana.

Pinto Monteiro falava à margem da cerimónia comemorativa dos 98 anos da GNR, que decorreu na Praça do Império, em Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Só não se percebe porque razão o Cavaco Silva preferiu ouvir antes o senhor Palma. Teremos agora a oportunidade de saber se o espalhafato e as insinuações do líder sindical dos magistrados tinham fundamento ou se foram uma manobra política, talvez para favorecer o ou os partidos da sua simpatia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva.»

SARAMAGO DEFENDE EXPULSÃO DOS FASCISTAS QUE AGREDIRAM VITAL MOREIRA

«“Gostaria eu de saber que relação orgânica existe (se existe) entre os agressores e o partido de que sou militante há quarenta anos. São militantes também eles? São meros simpatizantes? Se são apenas simpatizantes, o partido nada poderá contra eles, mas, se são militantes, sim, poderá. Por exemplo, expulsá-los. Que diz a esta ideia o secretário-geral? Serão provocadores alheios à política, desesperados por sofrerem esta crise e que pensam que o inimigo é o PS e o candidato independente às eleições europeias?… Não se pode simplificar tanto, nem na rua nem nos gabinetes”, escreveu Saramago na crónica que o DN publica hoje (ver relacionado).» [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que o PCP não os vai expulsar, em vez disso vai tratá-los como heróis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

SANTANISTAS INCOMODADOS COM EVENTUAL RECANDIDATURA DE CARMONA

«Pedro Santana Lopes, cabeça de lista da coligação PSD, CDS, PPM e MPT, recusou-se a comentar ao DN uma eventual recandidatura de Carmona Rodrigues à Câmara de Lisboa. Mas entre alguns dos seus apoiantes prevalece a ideia de que o vereador independente "está a ser empurrado" para esta corrida, nomeadamente pelos socialistas, para dividir o eleitorado à direita e penalizar a candidatura de Santana.

Carmona Rodrigues assumiu ao DN que "já tinha definido não avançar", mas revelou que está a ser "instigado" para rever essa posição. As pressões, segundo o vereador, "vêm de pessoas conhecidas e também de gente normal, que encontro todos os dias na rua". Carmona Rodrigues reconheceu que, pelo menos desde o início do ano, entrou "em período de reflexão".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ideal, ideal, era uma direita unida contra uma esquerda dividida, assim seria mais fácil ganhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana se considera Carmona menor de idade para que os outros pensem por ele.»

DIRIGENTES DA PSP NÃO GOSTAM DE GRÁVIDAS?

«A PSP não paga os suplementos remuneratórios às agentes que se encontram com licenças de gravidez de risco, de maternidade ou períodos de baixa médica. Um parecer da PGR dá-lhes razão, mas o MAI ainda não deu luz verde.

Há dois anos que a Maria João Machado, subchefe da PSP, aguarda o pagamento dos suplementos de turno e de comando relativos aos cinco meses em que gozou de uma licença de gravidez de risco e, depois, de maternidade. No caso de Catarina Nunes, já passou um ano e meio desde que, como graduada de serviço na esquadra da Damaia, viu anulados os respectivos suplementos remuneratórios do salário, quando uma gravidez de alto risco a afastou do serviço e a colocou de baixa médica. São apenas dois casos de agentes femininas a quem a Direcção Nacional da PSP determinou que não fossem pagos os vários subsídios, que podem representar menos 250 euros mensais no salário.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Só mesmo os responsáveis por aquela polícia o poderão explicar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«"O PS tem de nos pedir desculpa pelo que nos está a dizer. Somos contra qualquer tipo de agressão e condenamos qualquer tipo de violência."

De visita a Viana do Castelo, a cabeça-de-lista da CDU às eleições europeias, Ilda Figueiredo, respondeu, assim, às críticas do PS relativas às agressões a Vital Moreira, observando que "o Partido Socialista não pode prejudicar os trabalhadores e acusar-nos do que acontece depois".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por este andar a dona Ilda ainda vai achar que o agressor foi Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à senhora se conhece o significado da palavras hipócrita e burra, hipócrita pelo que disse e burra por ter voltado ao tema em vez de o esquecer.»

NÃO É SÓ EM PORTUGAL QUE AUMENTAM AS VENDAS DE TABACO DE ENROLAR

«Las ventas de cigarrillos cayeron un 10% en el primer trimestre del año respecto al mismo periodo de 2008, al situarse en 930,9 millones de cajetillas, según datos del Comisionado del Mercado de Tabacos.

Por contra, el consumo de tabaco de liar continuó su senda ascendente y sus ventas se dispararon un 56,7% en el mismo periodo, hasta 1,12 millones de kilos. Los cigarrillos de liar resultan, a la larga, mucho más baratos.» [20 Minutos]

POLÍTICA AUSTRALIANA RECORREU A OPERAÇÕES PARA TER MAIS 8 CM

«Hajnal Ban es una política australiana que hasta la fecha había vivido con un complejo que no lograba superar y que le influía, según comentó en la edición digital de Times, hasta en su trabajo: era bajita.

Se ha sometido a una operación para alargar los huesos de sus piernas hasta ocho centímetros. "Muchas mujeres tienen inseguridades tales como su peso o su nariz; en mi caso era la altura", dice Ban, que trabaja en Logan City, en Queensland.» [20 Minutos]

SASHKA ZHADAN

EGYPTAIR DUTY FREE