quinta-feira, maio 14, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira

IMAGEM DO DIA

[Phil Noble/Reuters]

«Aboriginal elder Major Sumner danced Wednesday at the World Museum Liverpool.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro

Se Lopes da Mota não estivesse colocado no Eurojust ter-se-ia falado de pressões? Não me parece, se bem conheço a miséria humana deste país um alto cargo em Bruxelas desencadeia muita dor de corno, a suficiente para que uma instituição como o Ministério Público contratar um ortopedista em regime de exclusividade. Alguém viu a oportunidade de abrir uma vaga apetecível e, ao mesmo tempo, lançar insinuações ao desbarato, foi como matar dois coelhos com uma cajadada.

É evidente que Lopes da Mota não só foi falar do que não devia como cometeu o erro de o fazer junto de colegas em que não poderia confiar, estes esperaram pelo fim da sobremesa e foram a correr para contar a boa nova ao senhor Palma, foi o que se viu.

No meio de tudo isto o Procurador-Geral fez justiça de Salomão, não podia ilibar Lopes da Mota pois isso colocaria em causa a credibilidade dos investigadores num momento em que o Ministério Público disputa a posição da Casa Pia em má imagem. Também não poderia condenar pois depois de tanta investigação o mais que conseguiu foram meros indícios, só não se entendendo o que um processo disciplinar pode concluir depois da investigação se ter ficado por meros indícios.

Agora Pinto Monteiro tem o resultado da sua manobra, apregoar o princípio da presunção da inocência para poder manter Lopes da Costa no cargo.

Enfim, mais uma figura triste do Ministério Público, uma instituição que tem tantos poderes que começa a haver motivos para recear que essa gente tem princípios e credibilidade suficiente para os usar. Nos últimos tempos não têm dado muitas provas disso, antes pelo contrário. Ainda alguém se lembra de dizer que o país vivia melhor sem este Ministério Público, fica caro, é ineficaz e só traz problemas ao país.

AVES DE LISBOA

Verdilhão-comum [Carduelis chloris]
Local da fotografia: Cidade Universitária

FLORES DE LISBOA

Jardim Botânico

OS HOMENS INCERTOS

«Os incidentes no Bairro da Bela Vista repõem, de novo, a questão da identidade instável. Não é só a fome, a miséria, o desemprego, a promiscuidade, a ausência de perspectivas, o conceito de cerco que criaram as tensões e os conflitos. Embora essas formas de agressão social fossem mais do que suficientes para os explicar. Aqueles jovens, em última instância, não sabem quem são, e moldaram novas dimensões identitárias.

Quem são os excluídos? Quem se excluiu? Nós. Abandonámo-los. Nasceram em Lisboa mas não são lisboetas; têm a pele escura mas não se sentem africanos; as músicas de que gostam procedem dos Estados Unidos; vestem-se, falam e comportam-se de molde a reivindicarem a "diferença" a que os temos obrigado. A sua comunidade é "outra" porque essa escolha foi-lhes rudemente imposta pela nossa escabrosa indiferença.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Com este artigo Baptista Bastos esquece e desvaloriza muitos portugueses que tendo menos dinheiro que os jovens sobre quem escreve e que fazem pela vida sem roubar ou armarem-se em marginalizados. Roubar um carro e destruí-lo contra uma parede, como é assinatura desses jovens, tem alguma justificação racional.

É esta lamúria social de uma esquerda complexada que deu lugar a este fenómeno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

A REDUÇÃO DOS SALÁRIOS

«Face ao aumento brutal da dívida externa portuguesa, já não é a primeira vez que surgem vozes a advogar a descida dos salários nominais como forma de fazer a nossa economia ganhar de novo competitividade e poder vir a reentrar num caminho de crescimento sustentável do ponto de vista da balança de pagamentos. Talvez a primeira proposta nesse sentido tenha sido a de um economista famoso, Olivier Blanchard, que, se não estou em erro, há três anos atrás fez precisamente essa sugestão. Outros têm entretanto vindo a propor o mesmo (mas neste grupo, ao contrário do que tem sido dito, não se inclui o dr. Silva Lopes, conforme o próprio já publicamente esclareceu).» [Diário Económico]

Parecer:

Por João Ferreira do Amaral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE METE MAMAS

«O Guardian de sábado é que conta bem a história. Encostada à parede pelo lóbi das mamalhudas, a Marks and Spencer deixou de cobrar mais pelos tamanhos maiores de soutien. Dizem os textos sagrados da propaganda comercial que qualquer desculpa é boa para encher as cidades e os jornais com grandes pares de mamas. Mas a M&S parece ter descoberto, no meio dos nichons, um novo nicho no mercado publicitário. É que a M&S pediu desculpa. E divertiu-se a pedi-la, falando dos custos acrescidos de construção e revestimento dos soutiens maiores com uma frieza e um pormenor técnico que não enganam ninguém. As vendas dispararam. Mas, desta vez, não foi (só) por causa das mamas: foi da palavra Desculpa.

Pedir desculpa é o que está a dar. É a nova buzz word, jura o Guardian. As agências desunham-se para encontrar razões para pedi-la. Diz-se que os consumidores apreciam o cheirinho de contrição e de humildade que estes anúncios soltam. Nos tempos difíceis que correm só as empresas arrependidas é que podem sobreviver.

Acabou-se a velha bazófia do "Somos os maiores, temos o melhor produto de sempre e você tem muita sorte em poder comprá-lo". Agora é "Éramos uns ladrões e apelamos à vossa compreensão".

Está-se mesmo a ver o anúncio da Ferrari a pedir desculpa pelas centenas de cavalos e milhares de euros. É obra. Só a publicidade era capaz de arranjar uma forma ainda mais desonesta de vender produto do que as anteriores. Então quando mete mamas. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CUIDADOS A TER A VESTIR QUANDO SE É PROFESSOR EM PINHAL NOVO

«Alunos, professores e funcionários da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos José Maria dos Santos, no Pinhal Novo (Palmela), estão proibidos de vestir tops com decotes pronunciados, minissaias muito curtas e calças descaídas. Natividade de Azeredo, presidente do Conselho Executivo (CE), confirmou as regras ao CM, explicando tratar-se de uma emenda ao regulamento interno da escola, resultado de situações verificadas na sala de aula.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A simples adopção destas regras é sinal de que alguns professores ou professoras eram um pouco a dar para o liberal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelos protestos da Fenprof.»

MAIS UM FALHANÇO DA SUPER MAGISTRADA

«O ex-presidente do Gondomar Sport Club e o árbitro Licínio Santos foram esta quarta-feira absolvidos pelo Tribunal de Fafe da prática dos crimes de corrupção activa e passiva.

O caso remonta a 21 de Setembro de 2003 quando as equipas do campeonato nacional da 2ª divisão B, a Associação Desportiva de Fafe e os Dragões Sandinenses empataram o jogo a uma bola.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O Procurador-Geral da República deveria dizer ao país quanto já custaram ao país os falhanços da Dra. Maria José Morgado no caso Apito Dourado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

SOUTIEN CASAMENTEIRO

«Os japoneses inventaram um soutien baptizado de “caça casamentos”. A peça íntima tem como acessório um cronómetro que faz a contagem regressiva até ao dia do sacramento.

O soutien permite, ainda, ouvir música depois da inserção de uma aliança (ou de um anel) num dispositivo electrónico acoplado à peça. » [Diário de Notícias]

AZAR É ...

«Um homem de 51 anos encontra-se internado no hospital Puli Christian, em Taiwan, depois de ter sido mordido no pénis por uma cobra, quando se sentou na sanita. Segundo o jornal China Times não corre risco de vida.

Um cidadão de Taiwan, no sábado passado, quando foi à casa-de-banho, depois de se sentar na sanita sentiu uma dor como uma facada. Levantou-se rapidamente e "quando olhou para baixo viu uma cobra grande", dentro da sanita acrescentou o periódico chinês. » [Diário de Notícias]

SOCIALISTAS EUROPEUS NÃO QUEREM DURÃO BARROSO

«Os Socialistas Europeus garantem que o partido reclamará um novo presidente da Comissão Europeia, no lugar de Durão Barroso, se as eleições europeias determinarem uma nova maioria no Parlamento Europeu.

Poul Nyrup Rasmussen, líder do Partido Socialista Europeu (PSE), actualmente a segunda força política da assembleia europeia - a seguir ao Partido Popular Europeu (PPE) -, esclareceu a posição do partido num texto no seu blogue e divulgado em Bruxelas, intitulado "Nova maioria no Parlamento = Barroso não será presidente".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Nem eu!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultado das europeias.»

SÓCRATES "ARREPIADO" COM FRAUDES NO BPP E BPN

«O primeiro-ministro considerou "arrepiantes" as recentes notícias sobre práticas de gestão fraudulenta no BPP e no BPN e pediu rapidez à autoridades judiciais na perseguição dos criminosos.

As palavras de José Sócrates foram proferidas no final do debate quinzenal, na Assembleia da República.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Só ele é que está arrepiado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se também não fica arrepiado.»

ESTE LOUÇÃ AGORA COLA-SE À IGREJA

«"Perante situação dramática no bairro da Bela Vista, o país apreciou o discurso de ódio e de racismo e palavras sensatas que pedem soluções, como as do bispo de Setúbal, para proteger as populações que estão sequestradas pela violência e pela pobreza (...) está disponível para já amanhã no Conselho de Ministro lançar um programa de emergência que possa trazer segurança, pão e emprego para acabar com os guetos no país inteiro?", interrogou Louçã, na sua intervenção inicial.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por este andar ainda vai propor um ordenado para marginais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Louçã que vá estacionar o carro a Setúbal e o deixe lá durante uns dias.»

SERGEI IVANOV

MAX