sexta-feira, maio 22, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Jardim da Estufa Fria, Parque Eduardo VII, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Enrique Castro-Mendivil/Reuters]

«Pregnant women had their bellies painted during Healthy Maternity Week in Lima, Peru, Wednesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República

A decisão de Pinto Monteiro de evitar que as trocas de informação sobre o caso Freeport passem pelo Eurojust é compreensível e tanto protege a investigação de suspeições como poupa Lopes da Costa a insinuações. Embora seja uma decisão interna da Procuradoria-Geral não carece de publicidade pública, tal como muitas outras decisões de Pinto Monteiro. Todavia, compreende-se que neste caso o Procurador-Geral tenha comunicado a sua decisão, o que já não se entende é que o repita e ainda por cima a partir do Brasil. Este Procurador-Geral gosta muito de se ouvir a si próprio.

QUEM DEFENDE A PROFESSORA DE ESPINHO?

Tenho que confessar que eu próprio tomei posição com base na comunicação social sem reflectir, mas passados dois dias de reflexão começo a ter muitas dúvidas. A foram como o assunto foi tratado na comunicação social ridicularizou e condenou a professora e nem o destemido presidente da FRENPROF ousou defendê-la.

Há algo de errado neste processo independentemente de as declarações da professora serem condenáveis a qualquer título, o que não significa que ela deva ser despedida ou mesmo sujeita a qualquer condenação. A profissão de professor é altamente desgastante e isso pode perturbar qualquer pessoa, só que ao contrário de muitas profissões em que o individuo não se expõe, o professor está permanentemente perante mais de vinte testemunhas qu, não raras vezes, são isentas.

Como começou a conversa, o que desencadeou a reacção desabrida da professora? A gravação que foi algo de divulgação não se refere a toda a aula nem mostra o que sucedeu antes, quem nos garante que alunos que vão com a intenção premeditada de gravar não foram igualmente instruídos para provocar? Houve provocação, em que termos, quem nos garante que essa provocação não só serviu para a professor proferir asneiras mas também para alterar o seu estado psicológico.

A idade das crianças é usada para provar a sua inocência mas a verdade é que com 12 anos há por aí muita criança bem menos inocente do que imaginamos. Estamos no terceiro período e muitas notas finais já estão decididas, gostava de saber as notas dos alunos envolvidos pois se a professora há muito que actua desta forma só agora decidiram-lhe "fazer a cama". A expressão é mesmo esta e se todas as investigações em Portugal fossem conduzidas desta forma o melhor seria rodear o país de muros prisionais pois seriam muitos os portugueses a serem presos.

Há regras elementares e nenhuma delas foi respeitada neste caso.

IRRESPONSÁVEIS, OPORTUNISTAS E HIPÓCRITAS PARLAMENTARES

Só políticos irresponsáveis iriam para o parlamento discutir a Autoeuropa num momento em que a empresa enfrenta uma grave crise no sector. É ridículo ver partidos de direita discutir a Autoeuropa como se fosse uma empresa publica e a esquerda conservadora opinar esquecendo que a qualquer momento a empresa pode ser encerada.

Mas para os políticos portugueses os votos e os seus lugares no parlamento valem muito mais do que o emprego dos trabalhadores da Autoeuropa ou o interesse do país. Uma vergonha.

AVES DE LISBOA

Pavão no jardim da Estufa Fria, Parque Eduardo VII

AGUARELA

Aguarela de Stepan Zaporozhan, formado pela Escola de Belas Artes de Kisiney, um dos pintores expulos da Rua Augusta em nome da limpeza frente ao novo museu inaugurado em tempo de eleições. O Stepan ainda teve "sorte", ao que aprece ganhou o concurso para os novos locais de venda e poderá ocupar um lugar junto ao castelo, onde poderá vender uma aguarela de tempos a tempos e em contrapartida ajuda a CML a animar um espaço quase abandonado.

Até ao fim do mês o Stepan ainda estará a vender o seu trabalho no Terreiro do Paço.

NÓS E O JAPÃO

«Com que então o Japão tem o mesmo rating financeiro do que Portugal. Ou é preciso um ponto de interrogação? Ambos foram despromovidos para "Aa2" pela agência Moody's, que julga estas coisas. Ainda não percebi se é bom para nós ou mau para os japoneses. Teoricamente até pode ser mau para ambos. Bom para ambos é que não é de certeza.O Japão é um dos cinco países infinitamente admiráveis do mundo, acima das embirrações e dos amores. Os outros quatro até podem variar consoante o gosto do freguês - mas o Japão é sempre um dos cinco.

Se Portugal tem a mesma classificação do que o Japão, então estamos de parabéns. Mesmo que o Japão esteja financeiramente a passar por um mau bocado. Mas não será muita fruta? Cheira-me que sim. E o culpado quem é? Os bacocos contabilistas da Moody's. São tão úteis a prever o tempo como os barómetros. Se os medidores de pressões da Moody's soubessem que vai chover, poderíamos despedir todos os meteorologistas. Que não podemos, mesmo sabendo que os melhores metem água.

Moody em psicologuês significa bipolar; tem dias; tanto lhe dá para um lado como para o outro. Os pirosos que são vê-se logo pela tabela que usam. Engraxa toda a gente. É bajulador. O "Aa2" deles é um duplo A mas quer dizer "ha ha"; duas vezes. É como chamar extrafabuloso-grau 2 aos leitores que eu odeio.

Daí que à Moody's atribua Zz99. Que vá ao Japão. Que venha a Portugal. E que pense no que diz.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAU FUNCIONAMENTO DAS COBRANÇAS DA CML

«Segundo o relatório de gestão do ano passado, a receita liquidada da CML foi de 603,2 milhões de euros face aos 568 milhões efectivamente cobrados. Para esta diferença de 35,2 milhões de euros, contribuíram em grande parte os impostos, com uma diferença de 10,3 milhões de euros, que assenta nas deduções à colecta de IMI e no IMT. Também a rubrica de taxas, multas e outras penalidades teve o seu peso, com uma diferença de cerca de 10,1 milhões de euros entre a receita liquidada e cobrada. Há ainda a venda de bens e serviços correntes, com 7,4 milhões de euros de diferença, originada pela falta de cobrança de receitas dos parquímetros da EMEL e outros serviços.

Contas feitas, no final de 2008, a receita não cobrada pela autarquia ascendeu a 183,2 milhões de euros, potenciada pelo grupo de taxas, multas e outras penalidades (51,3%), venda de bens de investimento (19,8%) e venda de bens e serviços correntes (17,5%). » [Correio da Manhã]

Parecer:

A taxa de cobrança fica aquém do aceitável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma auditoria aos serviços de cobrança da CML.»

AUTORA DA GRAVAÇÃO DE ESPINHO PODE SER PROCESSADA

«A professora de História suspensa preventivamente na Escola Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo Sá Couto, em Espinho, está a ponderar avançar com uma queixa-crime contra a aluna do 7.º ano que gravou a aula onde a docente proferiu as polémicas declarações de cariz sexual. Ao DN, Josefina Rocha recorda que a gravação é ilegal não só à luz do regulamento interno, mas também do próprio direito penal.

Desde que o caso se tornou público, a professora de História tem procurado resguardar-se, recusando prestar declarações sobre as polémicas aulas de História. Apesar disso, ontem, contactada pelo DN, deixou antever a possibilidade de accionar uma queixa-crime. "A gravação é ilegal à luz do regulamento [interno da escola] e do próprio Direito", desabafou. Questionada se já avançou com a queixa-crime respondeu "a seu tempo...", recusando-se a tecer mais comentários "enquanto o processo está a decorrer".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Neste caso seria importante investigar tudo, desde o envolvimento dos pais que instruiram os alunos, os alunos, a professora e o conselho executivo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

ALEGRE ORGANIZA CONGRESSO DEPOIS DO CICLO ELEITORAL

«O congresso, segundo acrescentou, servirá, nomeadamente, para lançar a nível nacional a recolha de assinaturas para uma petição defendendo a possibilidade de candidaturas independentes à Assembleia da República. Os "alegristas" querem que o Parlamento discuta uma proposta nesse sentido e vão tentar alavancar a sua discussão nessa petição. A proposta, seja como for, dificilmente será acolhida. Precisaria de dois terços (um acordo entre o PS e o PSD) e, no quadro actual, não é de admitir que nenhum dos partidos a viabilize. Se a petição reunir mais de quatro mil assinaturas, isso torna obrigatória a discussão pelos deputados.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Veremos o que pretende Alegre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

JORNALISMO RASCA

«Questionada por uma jornalista sobre se a professora merecia uma nova oportunidade, Maria de Lurdes Rodrigues considerou "de mau gosto o trocadilho".

"Acho de mau gosto o trocadilho. O programa Novas Oportunidades é demasiado importante e exigente", frisou.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

A jornalista é que parece precisar de nova oportunidades para mudar de profissão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

DREN NÃO TENCIONA PENALIZAR ALUNA

«O regulamento interno da EB 2/3 Sá Couto proíbe a utilização de "telemóveis, headphones, MP3, IPOD e outros nas salas de aula, centro de recursos escolares/biblioteca, cantina ou outros locais onde se desenvolvam actividades lectivas". No entanto, ao que JN apurou, a DREN não tenciona suspender a aluna que efectuou a gravação da aula.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pelos vistos a directora da DREN tira todas as conclusões antes do processo disciplinar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se `*a directora da DREN se as regras são para respeitar apenas quando ela entende.»

DIRECTOR NACIONAL DA PSP VAI LANÇAR A CONFUSÃO

«Algumas esquadras da PSP podem vir a fechar, admitiu, esta quinta-feira o director nacional da PSP, Oliveira Pereira, considerando que o acesso do cidadão à polícia é «tão fácil» que o número actual de esquadras «não se justifica». A opinião do responsável promete trazer polémica, especialmente, no dia em que várias centenas de agentes saíram à rua para reivindicar melhores condições de trabalho. » [Portugal Diário]

Parecer:

Este director escolheu a melhor altura para lançar a confusão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Dn da PSP se a sugetão veio de Manuela Ferreira Leite.»

COITADO DO VÍTOR CONSTÂNCIO

«O conselho de administração do Banco de Portugal (BdP) não será aumentado este ano. Fonte da instituição liderada por Vítor Constâncio disse à Agência Lusa que, apesar de no ano passado, por lapso, não ter havido aumentos, também este ano os aumentos não serão processados; isto apesar de os aumentos do BdP serem, por lei, iguais aos da Função Pública.
Esta quinta-feira, o jornal «i» avançou que o governador do Banco de Portugal, o presidente da Autoridade da Concorrência e o presidente da Anacom, bem como as respectivas equipas de administradores, iriam receber este ano um aumento salarial de 5%. »
[Portugal Diário]

Parecer:

Andava tão distraído no exercício das suas funções que não controlou a banca nem se lembrou do seu aumento

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

O CHOQUE VITAMÍNICO

«O projecto começou a ser delineado em 2008 pela equipa de Barbara Coutinho, a directora do novo espaço museológico, e pretende tirar partido das paredes existentes do edifício, uma peça emblemática da cidade de Lisboa nos anos 50 e 60. A directora partilha que «hoje é um dia de enorme alegria. Um dia de uma grande emoção», mas revela que «abrir esta porta na Rua Augusta é uma grande responsabilidade». Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa fala na revitalização que o MUDE vai provocar na cidade e avança mesmo que é «um choque vitamínico para a reinvenção da Baixa». » [Portugal Diário]

Parecer:

Gostei do choque vitamínico, desde que António Costa decidiu ser autarca que Lisboa anda a dieta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa qual foi o contributo da CML para o museu.»

COITADO DO OLIVEIRA E COSTA

«O juiz Carlos Alexandre deferiu ontem um requerimento para ser declarada a “excepcional complexidade” do processo que até agora tem como único arguido o banqueiro José Oliveira e Costa. O despacho foi proferido no dia em que se completavam seis meses após a detenção do banqueiro, que poderá ficar em prisão preventiva até ao próximo dia 21 de Novembro de 2009.» [Público]

Parecer:

Serviu para boi da piranha da mega fraude do BPN.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informem-se os seus sócios de vigarice e todos os que receberam benesses do BPN que estejam descansados, o Oliveira e Costa paga as favas sozinho.»

QUEMK É ESTE SENHOR PALMA

«São versões contraditórias e ao mais alto nível. O procurador-geral da República revelou ontem que decidiu retirar o caso Freeport da esfera do Eurojust a partir do momento em que foi aberto um inquérito ao procurador Lopes da Mota, o presidente daquela instituição, que é acusado pelos investigadores do processo Freeport de ter tentado influenciá-los a arquivar o processo onde José Sócrates tem sido apontado como um dos alegados suspeitos. Falando em nome de Lopes da Mota, o porta-voz do Eurojust contrapôs que a decisão anunciada por Pinto Monteiro, na verdade, foi tomada pelo organismo europeu, que dela deu conhecimento a procurador-geral. "São declarações surpreendentes, todas elas", disse ao PÚBLICO o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma.» [Público assinantes]

Parecer:

Alguém designou o senhor Palma para auditor do Ministério Público?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao sujeito.»

FRANÇOIS BENVENISTE

PANADOL