terça-feira, abril 22, 2008

Manuela Ferreira Leite, uma solução precária para o PSD e má para o país


A ser eleita líder do PSD Manuela Ferreira Leite será uma solução precária para o PSD e uma má solução para o país. Uma solução precária porque não trava a crise que este partido vive e porque a sua idade não sugere uma grande longevidade no país. É uma má solução para o país porque por via das suas relações com Cavaco Silva vai fazer com que a crise interna do PSD se transfira para o país.

MFL é um general sem tropas, a sua liderança do PSD seria feita através de segundas figuras algo que no passado só foi fácil quando o partido está no governo. Na oposição o PSD é um saco de gatos tornando-se quase ingovernável, o poder pertence ao líder se for primeiro-ministro, mas quando está na oposição o poder pertence a uma imensa confederação de autarcas. O PSD existe para conquistar e exercer o poder, nele manda os que têm poder.

Apesar de apenas os líderes que foram primeiros-ministros terem abandonado a liderança pelo seu próprio pé, a idade de Manuela Ferreira Leite introduz um factor de precaridade. Aliás, essa situação de precariedade transferir-se-ia para o país de chegasse a primeiro-ministro, com, 70 anos ninguém acreditaria que exercesse dois mandatos, o que significa que as disputas no interior do PSD começariam muito antes do fim da legislatura, mais tarde ou mais cedo a crise transferir-se-ia do PSD para o país, mesmo estando no governo.

Mesmo antes das próximas legislativas a liderança de Ferreira Leite terá como primeira consequência essa transformação da crise interna do PSD numa crise política. Qualquer gesto menos simpático de Cavaco Silva para com o governo será sempre entendido como um gesto de apoia a Ferreira Leite, qualquer reunião entre o líder do PSD e o Presidente da República será interpretada como uma afinação de estratégias. Cada vez que o PSD descer nas sondagens os cavaquistas olharão para Belém na esperança de dali vir uma ajuda, se o PSD subir esperarão mais um pequeno empurrão.

Dificilmente Manuela Ferreira Leite conseguirá bater Sócrates, mas se conseguir impedir uma maioria absoluta, mais com a ajuda do PCP do que em resultado do seu projecto, Portugal viverá em crise política permanente pois todos julgarão que Cavaco apenas esperará a primeira oportunidade para antecipar as legislativas.

No momento em que se joga o futuro do país e do PSD parece que há quem defenda uma solução que significa passado, ainda por cima um passado em conflito com as gerações mais jovens do país. Os que agora têm menos de trinta anos são os que mostraram o rabo dizendo “não pago” a Manuela Ferreira Leite, são os que foram vítima do seu desastre à frente das Finanças. Manuela Ferreria Leite pode ter boa imagem no PSD, mas não é essa a imagem que tem no país. As contas públicas estão controladas, algo que ela não conseguiu quando esteve no governo de Durão Barroso, e para além de ser uma razoável contabilista a ex-ministra nada mais tem para oferecer ao país.