segunda-feira, abril 28, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Trepadeira, Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Kai Pfaffenbach/Reuters]

«Première édition de la course de chaises de bureau à Bad Koenig-Zell, près de Francfort, le 26 avril 2008. » [20 Minutes]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento assistiu a uma sessão de casting da candidatura de Manuela Ferreira Leite à liderança do PSD.

JUMENTO DO DIA

Oportunista é o senhor

Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico Português, decidiu do cimo do seu cargo cheio de pequenas mordomias apelidar os que apelam ao boicote dos jogos olímpicos de oportunistas. Não se percebe muito bem onde está o oportunismo, pois os que assim actuam nada ganham com o boicote ou a realização dos jogos, não beneficiam de viagens pagas a Pequim, não assinam acordos com as grandes marcas de material desportivo.

Oportunistas são os que invocam o interesse do povo chinês ou dos atletas para beneficiarem à sombra do grande negócio dos jogos e os primeiros nesta lista são precisamente os membros dos comités olímpicos, que como se sabe têm uma longa história de oportunismo e corrupção.

ANTÓNIO BARRETO PEDE DESCULPA QUINZE DIAS DEPOIS

Há duas semanas atrás António Barreto dedicou a sua crónica do Público a um livro que fala da transição de Angola na perspectiva de alguém que ainda sonha com uma África cheia de Rodésias. Sem questionar a veracidade dos factos relatados ou dos documentos reproduzidos, António Barreto fez comentários idênticos aos que há muitos anos faziam os retornados no Rossio a propósito do mesmo documento, em cuja veracidade apenas eles e os ex-agentes da PIDE de Angola acreditavam.

Logo no dia seguinte a verdade foi reposta, mas António Barreto tardou duas semanas para pedir desculpas, sem mais. Só que António Barreto não é um cidadão qualquer, que se deixa cair em pequenas armadilhas, é um sociólogo suficientemente experimentado e, portando, com o dever de desconfiar deste género de contos e documentos demasiado ridículos para serem credíveis. Além disso, foi ministro de um governo pouco tempo depois dos supostos acontecimentos.

Só que António Barreto cometeu um erro de palmatória ao ser vítima do ressentimento que tem para com a história do país onde ele é um igual entre muitos, acreditou no que queria acreditar porque isso lhe permitiu dizer algumas coisas que queria dizer. O documento é falso, reconheceu António Barreto, mas o que escreveu e acusou não o é, foi pensado por ele.

Por mim a credibilidade de António Barreto bateu no fundo, já aguardava vê-lo numa nova AD, depois daquele artigo não tenho grandes dúvidas.

POLÍCIAS AVALIADOS PELAS ACUSAÇÕES?

Se os inspectores da PJ são avaliados pelas acusações que conseguem ou a ASAE pelo número de estabelecimentos que encerra, sem que nem uns nem outros sejam penalizados pelas decisões finais dos tribunais que deram razão às vítimas do seu bom desempenho teremos a perversão da acção do Estado em sectores tão sensíveis como a justiça ou o controlo das actividades económicas.

Há um abismo entre as acusações produzidas pelas polícias e as condenações dos tribunais, uma boa parte dos arguidos são considerados inocentes ou os processos foram mal instruídos o que permite que culpados se consigam escapar a uma condenação. Nesta condições premiar polícias pelo número de acusação só terá como consequência muitos cidadãos serem levados a tribunal só para que os polícias consigam o mísero aumento que decorre do seu "bom" desempenho.

O CINISMO NEGOCIAL DA CGTP

Ainda as negociações não tiveram início e já a CGTP organiza grandiosas manifestações contra as alterações da legislação laboral, ao mesmo tempo vai negociar, aproveitar os tempos de antena e no fim anunciar que não assina qualquer acordo. Daqui a uns tempos volta à luta nas ruas contra qualquer alteração da legislação que não aprovou.

O actual código laboral pelo qual a CGTP luta já suscitou dezenas de greves e de manifestações ao longo da sua história, resulta de vários acordos que a CGTP nunca assinou e de longos processos negociais onde a CGTP só esteve presente para dizer que não assinaria e aproveitar a exposição mediática.

Basta ler a entrevista de Jerónimo de Sousa ao Diário de Notícias para se saber que por melhor que seja o acordo ou por maiores que sejam as cedências do patronato, Carvalho de Sousa está proibido pelo seu partido de concordar com o que quer que seja, ele não foi designado pelo PCP para estar à frente da CGTP para dizer o que pensa ou para defender os interesses dos trabalhadores, mas sim para actuar de acordo com a agenda político-eleitoral do PCP e neste momento o que interessa a este partido é agitação na rua, porque quanto pior melhor.

Está na hora de as outras partes convidarem a CGTP a não participar nas negociações já que lá está de má fé.

O CAMPO

«A parte conservadora do PSD já resolveu o seu problema: Manuela Ferreira Leite é apoiada e une toda a gente. É também, se ganhar, uma solução provisória. Mas, neste momento, basta impedir que o populismo tome definitivamente conta do partido. Do outro lado, as coisas não parecem tão simples. Quinta-feira, Pedro Santana Lopes declarou a sua candidatura e anteontem foi à televisão. Veio como vítima de um jornalismo mentiroso e malevolente (em especial do Expresso), mas com grande confiança em si próprio. Mesmo tirando a usual megalomania da personagem, em teoria, isto não deixa de espantar. Depois da imitigada miséria de 2005, onde arranja ele razões para tanto optimismo? Basta um olhar ao campo para perceber. Santana está praticamente sozinho.

Patinha Antão não conta. Como não conta um anónimo qualquer que por aí apareceu. A grande manobra de Luís Filipe Menezes falhou: entre lágrimas, por fidelidade à tradição. Pedro Passos Coelho tenta aliciar a máquina do partido e até fez do filho de Menezes mandatário para a juventude, um gesto inominável que só serve para demonstrar a sua aflição e uma falta de escrúpulos que, sinceramente, não se esperava dele. De resto, sendo simpático, Pedro Passos Coelho não é mais nada. Arrasta consigo um currículo vazio: vazio de experiência profissional, de experiência autárquica, de experiência governativa. Um homem assim cheira a "último recurso" e não pode dirigir a oposição ou designar, como certos lunáticos sugerem, o primeiro-ministro. Eleito, instalaria imediatamente o caos.Fica Jardim, o Alberto João. Não admira que Jardim gostasse de acabar a carreira com um bom fogo-de-artifício no "continente". Sucede que não é estúpido e sabe que a generalidade do país tomaria isso como pura provocação.

O "estilo" da Madeira - o velho estilo do regedor, autoritário, familiar e um pouco brutal - não pega com o eleitorado daqui. Até as "bases" do PSD não engoliriam o sapo: e Jardim quer uma "glória", não quer um vexame. Por muito que esbraveje agora, nunca sairá da sua quinta.
No meio deste deserto não há de repente ninguém senão Santana Lopes, que na Assembleia da República adquiriu uma espécie de nova virgindade. É uma tentação para as tropas, sem cabeça, do populismo e um perigo para Manuela Ferreira Leite. Ainda não nos livrámos dele.»
[Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DEUS NOS LIVRE DOS POLÍCIAS COM UM DESEMPENHO EXCELENTE

«Os inspectores da Polícia Judiciária (PJ) vão passar a ter uma nova avaliação do seu desempenho, que terá como critério o número de acusações propostas ao Ministério Público, ou seja, as investigações concluídas. Esta nova avaliação está prevista no Sistema de Avaliação de Desempenho dos Serviços da Administração Pública (SIADAP). » [Diário de Notícias]

Parecer:

Vão chover acusações a torto e a direito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se em que a percentagem de condenações vai reduzir significativamente.»

JUNTA DE FREGUESIA DA ERICEIRA MULTADA POR USAR BIOCOMBUSTÍVEL

«A Junta de Freguesia da Ericeira, Mafra, foi multada pelo Ministério das Finanças por lesar o Estado na venda de combustível. Tudo porque, a partir dos óleos recolhidos para reciclagem, a junta produzia o biodiesel para o funcionamento de uma viatura do lixo. A multa, de apenas um trimestre, rondou os oito mil euros. Já o Ministério do Ambiente multou a junta, mas desta vez por recolha não autorizada de lixo. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É aquilo a que se pode chamar uma multa politicamente incorrecta, mas uma coisa é usar biocombustível outra é não pagar o ISP que também aplica a este produto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se normas para a produção não insdustrial de biocombustível.»

NOVA FEDERAÇÃO DOS PAIS ESTÁ PARTIDARIZADA

«A Ferlap e outras federações, diz, temem agora que a CNIPE possa estar a ser utilizada para servir determinadas "agendas partidárias", em vez de dar eco às preocupações dos pais. E lembra que a Ferlap e a FapXira ainda não se desvincularam da Confap, condicionando esse passo ao posicionamento dos actuais representantes da CNIPE: "Sem um debate político claro, não vamos alinhar em aventuras só para agradar a alguns", garante.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Aqui apostou-se em tempos que ia nascer uma nova federação de associações de pais, O óbvio aconteceu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se em como o presidente não oficial da nova federação é o senhor Sousa.»

MAIS UMA AZELHICE DA ASAE

«O inspector-geral da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), António Nunes, garantiu hoje que, até terça-feira, serão divulgadas as marcas e os lites de óleo de girassol contaminados com hidrocarbonetos de origem ucraniana, noticia a SIC. No entanto, até serem dados a conhecer os nomes, a autoridade desaconselha o consumo deste produto.» [Público]

Parecer:

Primeiro manda retirar os óleos de girassol e só depois vai ver quais as marcas afectadas.

Vale a pena comparar o que está sucedendo em Portugal graças à incompetência da ASAE com o que ocorreu em Espanha. Por cá lançou-se o pânico, não se identificaram as marcas, nem se notificou os comerciantes que ficaram sem saber, agora a ASAE diz que na terça-feira serão divulgadas as marcas envolvidas o que de nada adianta pois para além das marcas importa saber quais são os lotes.

Em Espanha, onde não há ninjas da ASAE não houve pânico e o problema já está resolvido, nos próximos dias serão divulgadas as marcas, provavelmente porque a fonte é a mesma da ASAE. Viva a ASAE e o seu presidente António, graças a ele e à sua fama podemos viver tranquilos e de boa saúde, só não é tudo perfeito porque de vez em quando teremos que levar com as baforadas das suas cigarrilhas, ainda que estejamos em locais onde supostamente lhe cabe assegurar que ninguém fuma.

«Las partidas de aceite de girasol procedentes de Ucrania contaminadas ya están controladas, según ha informado la Cadena SER citando fuertes gubernamentales. El Gobierno retirará en las próximas horas la recomendación de no consumir este tipo de oleico, después de que el viernes pidiese a la población no usarlo mientras detectaban las marcas defectuosas.» [El Pais]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desaprove-se mais uma vez a actuação da ASAE, o seu presidente que trabalha mais e faça mesmo alarde.»

PRESIDENTE DO COP CHAMA OPORTUNISTAS AOS QUE APELA AO BOICOTE DOS JOGOS

«O presidente do Comité Olímpico de Portugal classifica como"oportunistas" os que defendem um boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, devido às questões do Tibete e dos direitos humanos na China, considerando que uma decisão dessas não beneficiaria o povo chinês.» [Público]

Parecer:

Este senhor deveria comparar o que ele tem a ganhar com os jogos com o que ganham os que apelam ao seu boicote.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao senhor que defenda os seus interesses com melhores argumentos.»

CAVACO SILVA DEFENDE DEBATE DA REFORMA DA PAC

«O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que a revisão da Política Agrícola Comum (PAC) deve ser encarada como uma "prioridade" e discutida em Portugal com profundidade e participação activa de todos os interessados.

"Pela minha parte, apenas exprimo um desejo: que esta questão seja vista como prioritária e que seja discutida, entre nós, com tempo e profundidade", disse o Chefe de Estado na sessão comemorativa dos 25 anos da Ovibeja e que marcou a inauguração oficial do certame agro-pecuário, a decorrer até 04 de Maio, em Beja.» [Público]

Parecer:

Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu.

Recorde-se que Cavaco Silva chegou a antecipar o fim do período de transição da agricultura portuguesa apenas para baixar alguns preços de produtos agrícolas que estavam a pressionar a inflação, sem perguntar nada a ninguém e muito menos aos agricultores que foram penalizados pela sua decisão a meio de uma campanha agrícola.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O Presidente que proponha o modelo de debate que adoptou para as reformas da PAC quando era primeiro-ministro.»

PROFESSORA RUSSA FAZ FUROR NA INTERNET

«Rubia de ojos azules, de 27 años y con un cuerpo escultural... pero con dos carreras y masters en filología inglesa. Es Marina, una joven rusa profesora de idiomas, que a través de su web, Hot for Words y su canal en Youtube está cautivando a internautas de medio mundo.

Sus lecciones son en realidad peticiones de los usuarios que se suscriben a su canal o a su web. Ella explica en inglés el significado de palabras o expresiones que le solicitan.» [ Link]

RACIONAMENTO DE ARROZ CHEGA A ISRAEL

«Après les Etats-Unis, Israël. Deux des principales chaînes de supermarché israéliennes (Supersol et Blue Square) ont limité la vente de riz à deux paquets par client, de crainte d'une pénurie de riz qui sévit dans le monde, selon le quotidien économique israélien «The Marker» [20 Minutes]

UM SECRETÁRIO DE ESTADO MUITO OPTIMISTA

O Secretário de Estados dos Assuntos Fiscais foi a Paços de Ferreira dizer que admite uma descida da taxa do IVA ainda este ano. Parece que disse que estava optimista com a execução orçamental [Diário Digital].

Estas afirmações foram proferidas na semana em que o Ministério das Finanças divulgou os valores da execução orçamental do 1.º trimestre. O IVA cresceu 3,2, muito abaixo dos 8% previstos no OE para este ano e a soma dos impostos indirectos está 0,7% abaixo do ano passado. Os números estão aqui.

Estes números não reflectem ainda a diminuição da taxa do IVA, que só entra em vigor em 1 de Julho. Das duas uma. Ou o Secretário de Estado não conhece os números do seu próprio ministério ou então é um optimista militante. Em ambos os casos é mau, porque aquilo em que o Secretário de Estado devia pensar era em aumentar a taxa e não diminui-la.

IGOR VORTOBEY

AMAM - ASSOCIATION OF WOMEN AGAINST GENITAL MUTILATION