quinta-feira, abril 17, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelos num tronco queimado

IMAGEM DO DIA

[V. Du/Reuters]

«Entraînement militaire d'une semaine pour des enfants chinois avant leur entrée à l'école primaire, Tianjin, le 14 avril 2008. » [20 Minutes]

PS: que país será este que ministra treino militar a crianças ainda antes da escola primária? Parece que todas as ditaduras gostam de treinar crianças, entre estas e a Mocidade Portuguesa ou a Juventude Hitleriana não há qualquer diferença, apenas se lamenta que há por aí muita gente que se recuse a perceber evidências como esta e ainda sonhem com sociedades perfeitas onde o sucesso da ideologia está acima dos interesses dos cidadãos e mesmo ou sobretudo dos direitos humanos.

JUMENTO DO DIA

Mais um suspeito

Para Helena Roseta, uma das sacerdotizas da nossa democracia de alpargatas, acha que Júdice é uma má escolha porque é advogado e pode representar interesses privados. A escolha não é má porque é incompetente, corrupto, por no passado ter usado cargos públicos para apoiar privados, ou por ter cadastro de corrupto. É uma má escolha porque é advogado.

Para Helena Roseta os únicos portugueses honestos são os monges da Cartuxa, isso no pressuposto de que nenhum deles tem mais habilitações do que o primeiro ciclo do ensino básico. Bem, além dos monges da Cartuxa deve haver pelo menos mais uma pessoa honesta, a própria Helena Roseta, claro.

O ACORDO NO ENSINO

Com o entendimento entre os sindicatos dos professores e o ministério da Educação foi o ensino em Portugal que ficou a ganhar, as escolas precisam de tranquilidade para que atinjam os padrões de qualidade que o mundo de hoje exige. Esperemos que sindicatos e ministra tenham aprendido a dialogar e a ceder, que os sindicatos tenham percebido que a defesa dos direitos dos professores não pode ser feita à custa da qualidade do ensino, que a ministra tenha entendido que a maioria dos professores também querem uma escola melhor e que há muito para mudar para além das questões relacionadas com a carreira dos professores.

De fora ficaram os que aproveitaram a situação para actuarem na escola como os verde-eufémios num campo de milho, os muitos que se afirmaram como representantes espontâneos dos professores e que, afinal, se veio a demonstrar que não representam ninguém. Para trás ficaram comportamentos menos próprios de quem ensina e que se percebe agora que foi iniciativa de alguns.

De fora ficou também a tralha educativa que se desenvolveu em torno do aparelho do ministério da Educação, que foi bem representado por uma patética Ana Benavente de quem se espera que tenha aprendido a lição, a ministra cuja demissão ela exigiu esteve à altura das circunstâncias tendo sobrevivido sem o conseguir à custa da pasmaceira do sistema de ensino.

COMO DESTRUIR UM PARTIDO

«Conselho para o dr. Menezes: evite as enormidades, no sentido próprio e no pejorativo. Pelo menos nos próximos tempos. Os seus adversários internos têm o anseio natural de derrubá-lo até ao Verão, prazo após o qual será difícil impedi-lo de chegar às eleições. Menos natural é o comportamento dos seus partidários, que parecem exceder-se para cumprir com o calendário dos opositores.

Propor mudar a Constituição, como fez há uns tempos, não é uma enormidade no sentido pejorativo, mas é pelo menos uma coisa enorme. Principalmente para um partido cujas intenções de voto andam abaixo de um terço. Após as próximas eleições, há a possibilidade de o PS nem precisar do PSD para mudar a Constituição. Essa correlação de forças aconselharia o dr. Menezes a não mencionar o assunto. E no entanto, fala.

Por outro lado, Rui Gomes da Silva é uma enormidade política - no mau sentido. A pátria lembrá-lo-á como alguém que oscilava entre a insignificância e a falta de vergonha e, como um pêndulo, oscilou duas vezes. Por duas vezes na vida foi Rui Gomes da Silva notável. Da primeira vez tentou silenciar Marcelo Rebelo de Sousa e o resultado foi o descrédito do seu governo, o ridículo generalizado e o escárnio na via pública.

Depois desapareceu. E regressou agora à consciência pública, para contestar que a jornalista Fernanda Câncio possa colaborar com a RTP por, segundo ele, esta ter "um relacionamento com o primeiro-ministro". Por uma questão de justiça, convém lembrar que o primeiro companheiro de partido a entrar neste território escorregadio foi Agostinho Branquinho. Mas Rui Gomes da Silva reapareceu para provar que ninguém como ele sabe concitar o enxovalho colectivo. E como não há duas sem três, há uma nova estrela nesta constelação da bizarria: Ribau Esteves.

Estranho partido este: uma semana depois de querer mudar a Constituição, vive agora obcecado com a carreira e a vida pessoal de uma jornalista. Sobre a carreira, posso falar: já eu era um admirador do jornalismo de Fernanda Câncio muito antes de saber - tempos felizes! - quem eram estas três inexistências do PSD.

Rui Gomes da Silva, pelo seu lado, só está interessado na vida pessoal de Fernanda Câncio e até legitimamente se duvida que alguma vez tenha aprendido alguma coisa com uma das suas reportagens. Até porque Rui Gomes da Silva, como a chefia do seu partido, não está interessado em aprender.

Rui Gomes da Silva não aprendeu nada com o "Caso Marcelo" - e demonstrou-o agora com o "Caso Câncio". E o PSD não aprendeu nada com Rui Gomes da Silva - e demonstra-o deixando-o falar em nome do partido. É um ciclo de inaprendizagem, uma espécie de eterno retorno do disparate, mas em espiral descendente. Rui Gomes da Silva repete os disparates de Agostinho Branquinho, e Ribau Esteves insiste nos disparates de ambos, e a Comissão Política oferece "total solidariedade e apoio" aos disparates dos três.

De cada vez que isto acontece, eleitores do PSD decidem que não podem votar neste partido. Conselho para o dr. Menezes: se quer sobreviver, marque férias de Verão antecipadas. Para si, e para os três estarolas também.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OS ESQUEMAS DE FERREIRA TORRES

«José Faria diz que tem medo. Que Ferreira Torres lhe faça mal, que voltem a atentar contra a sua vida, como terá acontecido nos últimos dias. "Tenho medo que mandem matar-me. Não do Ferreira Torres, mas das pessoas que ele pode contactar. Do que me podem fazer quandoeu chegar, depois de ir a tribunal dizer a verdade", disse ao Correio da Manhã a testemunha-chave do processo que hoje chega a julgamento e que tem o ex-autarca de Marco de Canaveses no banco dos réus.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Recorde-se que Ferreira Torres era um homem forte do CDS e autarca modelo deste partido, era o Alberto João do CDS a quem muitos dirigentes do CDS, incluindo Paulo Portas, beijaram a mão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Portas se abandonou Ferreira Torres.»

MOTA AMARAL ABANDONA MENEZES

«João Bosco Mota Amaral bateu com a porta no IPSD - Instituto Progresso Social e Democracia. O DN sabe que o antigo presidente da Assembleia da República escreveu, há cerca de 15 dias, uma carta a Luís Filipe Menezes onde se dizia indisponível para ficar à frente do órgão de reflexão e estudos do PSD, mais conhecido por Instituto Sá Carneiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Enfim, mais uns tempos e só resta o Ribau.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Ribau se também está a pensar em abandonar Menezes.»

DEUS É MESMO BRASILEIRO

«A nova megadescoberta de crude na bacia de Santos, ao largo do estado do Rio de Janeiro, que pode ser uma das maiores jazidas encontradas a nível mundial nos últimos 30 anos, está a pôr o Brasil e o mundo de olhos atentos nas mudanças geopolíticas que esta pode impulsionar. É que o país-irmão arrisca controlar reservas de petróleo que lhe confere a oitava posição a nível mundial, ou seja, um papel de relevo no xadrez dos grandes jogadores do petróleo, até agora dominado pelos xeques do Médio Oriente. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Tudo corre bem a Lula.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos que isto contribua para transformar o Brasil na potência mundial que pode vir a ser.»

AFINAL OS PROFESSORES SÃO A FAVOR DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

«Um pouco por todo o País, as aulas estiveram suspensas durante a manhã de ontem devido à realização das reuniões de esclarecimento e aprovação da moção da Plataforma Sindical. O Dia D da educação ficou marcado por cerca de 1300 sessões de esclarecimento e a prática adopatada pelas escolas que recebiam os sindicatos foi a de não haver aulas. O balanço oficial só hoje será feito, mas ao final da tarde de ontem, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof (Federação Nacional de Professores), não tinha dúvidas: "A esmagadora maioria das escolas aprovou a moção" proposta pela Plataforma Sindical de Professores, uma moção de apoio ao "entendimento" alcançado com o Ministério da Educação (ME), mas onde se garante que os professores não abrem mão das suas reivindicações. "Houve algumas escolas que recusaram a moção, mas por aquilo que sei terão sido poucas e as votações não terão sido significativas", disse ao DN. Desta forma, a plataforma não vê motivos para recuar na ratificação do acordo, agendada para amanhã.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Onde estão os falsos representantes dos professores e a verde-eufémia da Benavente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Ana Benavente que a sua tentativa desesperada falhou.»

MAIS UMA MANIFESTAÇÃO ESPONTÂNEA

«Os alunos do ensino superior público voltam hoje a manifestar-se contra o aumento das propinas, o Processo de Bolonha e o que entendem ser a "privatização pretendida pelo RJIES [Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior]". A concentração será às 16.00, em Lisboa, frente ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pergunte a Louçã o que pensa da luta dos estudantes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ceda-se a tudo o que os estudantes exigem, institua-se a sexta-feira como dia de descanso nas universidades e conceda-se a todos os estudantes que o requeiram um subsídio para cerveja.»

CONSTÂNCIO ACONSELHA GOVERNO A REVER AS PREVISÕES

«O Banco de Portugal (BdP) entende que o Governo deve rever o cenário macro-económico deste ano. A recomendação consta do Boletim Económico da Primavera, ontem divulgado, e baseia-se no facto de a previsão do Executivo ser "particularmente favorável" quando comparada com outras instituições, e de haver uma "elevada incerteza" quanto ao impacto da crise financeira sobre a economia portuguesa.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Rever as previsões para quê? Este é um conselho inútil, a diferença entre as previsões do governo e, por exemplo, as da UE são tão pequenas que uma revisão não passaria de um sinal de pessimismo. Desde que o governo controle a despesa pública e as receitas fiscais não sofram uma quebra as previsões do crescimento económico de pouco servem.

Mais importantes do que as previsões relativas ao crescimento são as da inflação sobre as quais o BdP não se pronuncia, até porque um aumento significativo dos preços teria efeitos mais negativos do que uma ligeira redução do crescimento económico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a manutenção das previsões.»

HELENA ROSETA NÃO GOSTA DE JÚDICE

«A vereadora dos Cidadãos por Lisboa Helena Roseta afirmou esta quarta-feira que a Câmara de Lisboa cometeu um «erro histórico» ao não vetar a nomeação de José Miguel Júdice para presidir à sociedade de reabilitação da Baixa-Chiado, noticia a agência Lusa .

Em conferência de imprensa, Helena Roseta afirmou que o facto de a Câmara não se pronunciar é um «escândalo» e «viabiliza a indigitação» do advogado, que tem «óbvias conotações com interesses económicos em Lisboa». » [Portugal Diário]

Parecer:

Esta senhor parece querer mandar em Lisboa com meia dúzia de votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a escolha.»

PSD CHUMBOU LEI AUTÁRQUICA QUE TINHA APROVADO

«O diploma conjunto do PS e do PSD de revisão da lei eleitoral autárquica foi chumbado no Parlamento em votação final global com os votos contra dos sociais-democratas, CDS-PP, PCP, BE e PEV, informa a agência Lusa. Apenas o PS votou a favor do projecto de lei eleitoral autárquica que apresentou e aprovou na generalidade com o PSD em Janeiro, também na altura com os votos contra da restante oposição. » [Portugal Diário]

Parecer:

Isto é o PSD no seu melhor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Menezes se quer mesmo ser candidato a primeiro-ministro.»

ZANGARAM-SE AS COMADRES?

«O líder parlamentar social-democrata, Pedro Santana Lopes, afirmou esta quarta-feira que o PSD não propôs coligações nem «dar boleia a ninguém», numa resposta a declarações do presidente do CDS-PP, que rejeitou voltar ao poder «à primeira esquina», noticia a agência Lusa.

Aproveitando o final do debate parlamentar sobre a lei do divórcio proposta pelo PS, o ex-primeiro-ministro Santana Lopes respondeu aos recados que o seu antigo parceiro de governo PSD/CDS-PP Paulo Portas deixou aos sociais-democratas nas jornadas parlamentares do CDS-PP, que terminaram terça-feira. » [Portugal Diário]

Parecer:

Ou há aqui uma estratégia temporária porque nenhum dos dois pequenos partidos da direita querem juntar à sua a sarna do outro?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se um almoço e um par de shots entre Santana e Portas.»

A FIGURA TRISTE DO DIA

«Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação nos Governos de António Guterres acusou o Governo liderado por José Sócrtaes de «chantagear» os professores. E foi mais longe acusando também os sindicatos de «não honrarem os 100 mil professores que estiveram na rua». » [Portugal Diário]

Parecer:

Nem merece comentário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se a senhora, foi o seu dia de glória.»

CRIANÇA CORRIGE CÁLCULO DA NASA

«Se llama Nico Marquardt, tiene trece años y le ha bastado un telescopio del instituto de Astrofísica de Potsdam (AIP) y hacer unos cálculos para dejar en ridículo a la NASA, según ha informado el Potsdamer Neuerster Nachrichten.

Al parecer, Marquard averiguó que la probabilidad de que el asteroide Apophis colisione con la Tierra es de 1 sobre 450, mientras que los expertos de la NASA sostenían que esta se reducía a 1 sobre 45.000.

Los astrofísicos de la NASA han admitido su error ante la Agencia Espacial Europea (ESA) y han confesado que el chaval, de nacionalidad alemana, estaba en lo cierto.» [20 Minutos]

CHINA VAI EXECUTAR 374 PESSOAS DURANTE OS JOGOS

«An estimated 374 people will be executed in China during this summer's Olympic games in Beijing, Amnesty International has claimed.

A new league table of the world's most frequent executioners showed China officially used capital punishment 470 times last year. But some campaigners believe the true figure may be 8,000.» [Guardian]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Mala Aviada" também acha que Ana Benavente tem um problema ortopédico.
  2. O "Pensamentos" também pensa sobre futebol.
  3. O "Agora Blogo Eu" deu destaque ao comentário sobre a figura triste que o PSD está a fazer a propósito do falso caso Fernanda Câncio.

ATAQUE DE UM HELICÓPTERO APACHE

STRINGER-RUS

ENSINO SHOW

BEIJO OU BANHO?

GOODYEAR