domingo, abril 27, 2008

Semanada


O PSD decidiu adoptar o modelo do casting da Quinta das Celebridades para a selecção dos candidatos à liderança, uns concorrem porque são celebridades, outros porque o deixaram de ser e querem voltar a sê-lo, outros porque outras celebridades mais tímidas deixaram de o ser, outros optam por não concorrer porque acham que não vão ganhar ou convencidos de que o prémio não é compensador. Pelo meio o espectáculo vai obedecendo aos padrões dos programas da TVI, com os diversos candidatos mais preocupados em explicar porque estão ali e tentando convencer os “portugueses” de que deverão ser eles os escolhidos para vencer. De vez em quando há um candidato que sai da casa porque livre vontade ou porque é expulso, ao mesmo tempo que a produção encontra outro candidato para poder preencher o programa.

Tudo começou quando Luís Filipe Menezes interrompeu abruptamente o programa anterior, batendo com a porta farto de conviver com residentes pouco colaboradores nos afazeres diários e mais preocupados com a intriga, obrigando ao reinício do concurso e ao consequente casting de candidatos. Entretanto, o Ribau ainda acredita que Menezes volta e o programa segue com as celebridades anteriores.

Quem este activo esta semana foi Cavaco Silva, um conhecido apreciador deste programa que segundo diz os Expresso anda muito empenhado em que Manuela Ferreira Leite, uma velha e velhota amiga dos seus tempos de escola, que decidiu agora encerrar a carreira política entrando para esta Quinta das Celebridades. Cavaco Silva, que durante dez anos residiu sozinho na “casa” veio da Madeira onde ficou maravilhado com as virtudes da mugabcracia local, para se preocupar com a ignorância das nossas crianças sobre o 25 de Abril. Podia ter sido pior, se Ferreira Leite tivesse sido ministra da Educação tanto tempo como ele foi primeiro-ministro as nossas criancinhas saberiam muito de aritmética mas é pouco provável que conseguissem explicar o que é uma democracia. Aproveitou-se a gravata vermelha que Cavaco Silva usou em alternativa aos cravos que como se sabe o fazem espirrar.

Quem aproveitou esta semana de Abril para dar provas da sua generosidade foi Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e Desportos, que decidiu dar uma gorjeta de dois milhões de euros a Tiago Monteiro para que Portugal apareça no circo da Fórmula 1. Assim, as nossas criancinhas poderão não saber quem fez parte da Junta de Salvação Nacional mas sabem que temos um candidato a piloto de provas na alta-roda do automobilismo. Com alguma sorte ainda veremos Laurentino Dias no autódromo do Estoril para acompanhar os testes de um novo modelo de uma escuderia candidata à participação nas provas da Fórmula 3000.