quinta-feira, abril 03, 2008

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"Viva Portugal", Rossio, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Markku Ulander/Lehtikuva / Reuters]

«Escándalo en Finlandia. Johanna Tukiainen, líder de un grupo de danza erótica, posa en Helsinki. Es la responsable indirecta del más reciente escándalo sexual en el país: el ministro finlandés de Exteriores, Ilkka Kanerva, ha dimitido tras conocerse que le envió 200 mensajes de texto (SMS) subidos de tono.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

O que será representativo para o ministro das Finanças

O mesmo ministro que considerou um sinal a redução milimétrica do IVA considera que mais de 200 milhões de euros investidos em off-shores, um montante maior do que a redução das receitas fiscais, não é representativo. Pior ainda, o ministro das Finanças não só não sabia que as entidades públicas investiam em off-shores como foi incapaz de as identificar quando essa informação veio a público.

Se para o ministro das Finanças não é representativo o recurso a off-shores para obter maior rentabilidade nos fundos financeiros graças à fuga aos mecanismos fiscais não é representativo, o que será representativo?

VOLTA BAGÃO, ESTÁS PERDOADO

Uma das coisas que mais me diverte no PCP, para além da recente paixão pela China de Mao, é a facilidade com que luta por manter aquilo contra o que recentemente lutaram. É o que sucede agora contra a maldita legislação laboral que foi adoptada por Bagão Félix e contra a qual o PCP lutou e que a CGTP nem assinou.

É caso para dizer "volta Bagão Félix, estás perdoado!".

A ERC QUER ACABAR COM MENEZES?

Parece que a ERC descobriu que Menezes estava a ser prejudicado na RTP, pelas contas o seu tempo de antena ficou aquém do tempo do governo e do PS. Só não percebi se a ERC acusava a RTP de beneficiar ou de prejudicar Luís Filipe Menezes, quanto mais o líder do PSD fala mais se enterra.

E AGORA JOSÉ MANUEL FERNANDES?

Na passada semana António Borges, que foi dispensado pela Goldman Sachs onde era vice-presidente, deu uma entrevista ao jornal do seu amigo Belmiro de Azevedo e acusou o Governo de se ter vingado das suas declarações num congresso do PSD rescindindo os contratos com a financeira. José Manuel Fernandes não perdeu tempo e no dia seguinte escreveu um dos seus editoriais fazendo justiça sumária, concluiu que António Borges falava verdade, ao contrário do ministro da Economia, e aproveitou para condenar o governo.

Agora sabe-se, pelo Correio da Manhã, que anteriormente já o governo de Santana Lopes tinha dispensado os serviços da Goldman Sachs. Será que José Manuel Fernandes, director do Público, irá escrever novo editorial para repor a verdade?

É interessante que ninguém questione o interesse dos contratos coma financeira.

O GOVERNO DEVE INVESTIGAR OS PREÇOS

Não deixa de ser curioso que seja o CDS, um partido defensor incondicional do liberalismo, que agarre a bandeira do controlo de preços, precisamente quando as causas do seu aumento são mais do que evidentes.

CML INVESTE NAS ESCOLAS

«A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira a carta educativa do município que prevê a reabilitação de 26 escolas e a construção de sete novos equipamentos até 2011, envolvendo um investimento de cerca de 49 milhões de euros, segundo noticia a Lusa.

O financiamento das intervenções previstas será realizado com recurso a verbas da autarquia, protocolos com o Ministério da Educação e a candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), estando igualmente a ser estudado o estabelecimento de Parcerias Público-Privadas, revelou a vereadora da Educação, Rosália Vargas (PS), na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.» [Portugal Diário]

Parecer:

Ainda que não se trate de um esforço da CML é de saudar a medida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se apesar da falta de ambição.»

UMA QUESTÃO DE HONRA

«O episódio ocorrido entre António Borges e o ministro Manuel Pinho, em que aquele acusa este de perseguição, digamos económica, por delito, digamos de opinião, constitui um modo mais larvar, mas igualmente insuportável, dos desamparos e das incongruências deste Governo. Adianto, porém, que este pecado capital não é pertença exclusiva do Executivo Sócrates. Os imperativos da moral não são, infelizmente, virtudes que beneficiem a verdade, porque a "verdade" política está ausente do entendimento normal. E a história da II República, saída do 25 de Abril, não representa, propriamente, um modelo de santidade.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que Baptista Bastos não precisa de provas para tirar conclusões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

AFINAL FOI SANTANA LOPES QUE DISPENSOU A GOLDMAN SACHS

«O Governo de Pedro Santana Lopes informou, no final de 2004, a Goldman Sachs (GS), banco de investimento americano do qual António Borges era managing director, de que pretendia denunciar o contrato de consultoria financeira que tinha com a instituição, no âmbito da reestruturação do sector energético.

Ao que o CM apurou, em 14 meses de consultoria prestada para oEstado português, a Goldman facturou 2,3 milhões de dólares (1,470 milhões de euros).

António Borges, que deixou de pertencer aos quadros do banco, no seguimento de uma medida de redução de pessoal tomada em virtude da crise do subprime, disse no domingo, em entrevista ao ‘Público’, que a sua participação no Congresso do PSD em 2005 desencadeou uma retaliação do Governo sobre aquele banco de investimento. 'O Congresso teve lugar no fim-de-semana e na segunda-feira, logo de manhã, fui chamado ao gabinete do ministro Manuel Pinho, que me comunicou que todos os contratos com a GS estavam cancelados a partir daquele momento.'» [Correio da Manhã]

Parecer:

Enfim, António Borges deu um tiro no pé acusando o PS de lhe ter feito o que, afinal, foi o seu próprio partido que fez.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Borges se já se inscreveu no subsídio de desemprego.»

AI DENUNCIA REPRESSÃO NA CHINA

«A Amnistia Internacional (AI) alerta num relatório divulgado esta quarta-feira que, apesar da aproximação do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, a repressão na China tem aumentado e apela à comunidade internacional para promover um debate sobre o problema.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Vamos ter os jogos olímpicos da vergonha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se vai aderir ao apelo da AI ou se prefere dizer que tais acusações são montadas pelo imperialismo.»

WWF E BENFICA LANÇAM DIA DA ÁGUIA

«A organização internacional de conservação da natureza WWF e o Benfica decidiram organizar uma «acção de alerta» para o risco de extinção da Águia Imperial em Portugal criando o Dia da Águia, que vai ser celebrado no próximo jogo Benfica-Académica no dia 11 de Abril, informa a agência Lusa.

A acção «Onde está a Águia?», desenvolvida pela Ogilvy Portugal, tem como objectivo chamar a atenção para o risco de desaparecimento da Águia Imperial das nossas florestas. A campanha teve inicio no dia 1 de Abril, Dia das Mentiras, no qual foi comunicado a um meio de comunicação social que o maior símbolo benfiquista, a Águia Vitória, tinha desaparecido misteriosamente. » [Portugal Diário]

Parecer:

Pelo estado do Benfica até as águias de pedra estão em risco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

CDS QUER INVESTIGAÇÃO AO PREÇO DO PÃO

«O CDS-PP apresenta esta quarta-feira no Parlamento um projecto de resolução que propõe que a Autoridade da Concorrência investigue o aumento do preço do pão, leite, queijo, ovos e gás, em nome da «transparência e bom funcionamento do mercado», refere a Lusa.» [Portugal Diário]

Parecer:

Oportunismo à Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Paulo Portas que verifique o aumento do preço do pão e depois o dos cereais e da energia.»

ABU DHABI PROMOVE CONCURSO DE BELEZA DE CAMELOS

«Exibindo seus longos cílios, pernas delgadas e corpo cheio de curvas, dez mil camelos vão mostrar seus atributos num concurso para escolher o animal mais belo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O concurso é parte de um festival que começa nesta quarta-feira e inclui mais de US$ 9 milhões e cem carros entre os prêmios. Os organizadores dizem que é maior e mais suntuoso evento do tipo já realizado no Golfo Pérsico. » [BBC Brasil]

Parecer:

Temos cá umas quantas belezas para mandar a concurso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Embarquem-se as nossas belezas.»

BELMIRO DIZ QUE REDUÇÃO DO IVA É ACTO DE PUBLICIDADE

«Belmiro de Azevedo disse esta quarta-feira que a recente descida do IVA dos 21% para os 20%, não passa de um «acto de publicidade», por parte do Governo.

O patrão da Sonae sublinhou que «as questões económicas e os problemas relacionados com o país, não podem ser resolvidos de um dia para o outro», à entrada da conferência «Gestão: Actividade empresarial requer Inovação Permanente. » [Portugal Diário]

Parecer:

Belmiro tem razão, só é pena que não adopte a mesma publicidade nas suas lojas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a Belmiro que faça o mesmo tipo de publicidade.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Porque Posso" gostou dos votos matrimoniais.
  2. O "Pensamentos" também acha que o momento para iniciar o processo disciplinar foi oportuno para o FCP.
  3. O "Outra Margem" também acha que já não há novidades a comemorar no dia 1 de Abril.

NO "RAIM'S BLOG": BEIJING II



A SENHORA ADOZINDA

No "Notícias d'Aldeia":

«A senhora Adozinda “terá confirmado que autorizou os alunos a manterem os seus telemóveis ligados, permitindo-lhes inclusivamente que ouvissem música.

”Mas que espécie de professor, autoriza os alunos a ouvir música, enquanto dá aulas? Que consciência de dever cumprido terá esta criatura? Que dignidade, perante uma sociedade que lhe paga para ensinar, formar e educar?

E que sistema, que entidade patronal sustenta colaboradores que se demitem totalmente dos seus deveres e responsabilidades?

Sem dúvida que, estão bem uns para os outros. »

NOVA PÁGINA DA NASA [Link]

ROTAS DE LUZ [imagens]

THOMAS C. CARD

VINGANÇA

PANCADA NA PISCINA

SUPER PII PII BROTHERS, UM NOVO JOGO JAPONÊS [Link]

UM DE ABRIL

TARGET