quinta-feira, abril 30, 2009

Atchim!

Os jornalistas portugueses estão mesmo em maré de azar, já não basta terem esgotado tudo o que havia no famoso DVD do caso Freeport e os processos com que José Sócrates os “persegue”, a gripe suína já se espalha por Espanha e por cá nem se consegue ouvir um espirro. Há menos filas nas urgências do que na época das correntes de ar.

Os nossos jornalistas bem se esforçam, vão ao aeroporto sempre que está para chegar um avião com turistas mas o azar é mais do que muito, o nosso turismo é pouco dado à arqueologia azeteca e os portugueses vindos daquelas bandas chegam bronzeados e com ar de quem andou a beber Margaritas com a água até ao joelho, bem, no pressuposto de que a maré estava vazia.

O melhor que conseguiram foi encontrar uns quantos turistas nas partidas que queriam que as agências de viagens lhes devolvessem o dinheiro pois o H1N1 não constava no pacote que tinham comprado. O momento mais dramático foi protagonizado por um recém-casado que dizia indignado porque depois de ter dado o laço não queria dormir com a esposa mais o H1N1, isso de fazer amor aos espirros não dá muito jeito.

A TVI ainda teve sorte, lá ficou a saber que a linha Saúde 24 estava saturada, lá entrevistou um representante corporativo a contar das suas mágoas. Mas isso nem é novidade, todas as desgraças naturais que acontecem no país se devem às más condições de trabalho no Estado.

Agora resta esperar que por um fim-de-semana prolongado, pode ser que um dos nuestros hermanos traga o H1N1 n bagagem e o espalhe bem pelo país. Se isso suceder os nossos jornalistas andarão excitados até que chegue a época dos incêndios ou até à próxima entrevista do senhor Palma do sindicato dos magistrados do Ministério Público.

Até lá teremos que ter muito cuidado, se alguém se lembrar de dar um espirro é muito provável que na esquina seguinte seja rodeado pelos jornalistas e carros de exteriores das televisões. Na sexta-feira será dado como morto no jornal nacional e a culpa será de José Sócrates porque não distribuiu atempadamente os Tamiflu que estava guardado num armazém.