sexta-feira, abril 03, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

IMAGEM DO DIA

[Peter Byrne/Associated Press]

«A horse named De Luain Gorm fell, knocking off jockey G. Gallagher during the John Smith’s Fox Hunters’ Chase at Aintree Racecourse in Liverpool, England, Thursday.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Senhor Palma

Há poucos dias o senhor Palma, presidente do sindicato da corporação do Ministério Público, denunciou supostas pressões sobre os magistrados que investigam o caso Freeport, agora vem reduzir a procuradora Cândida Azevedo a alguém que deveria estar na fila de espera para uma consulta de psiquiatria, dizendo que a magistrada está "confundida". Pois é, em poucos dias este senhor lançou a suspeição sobre a independência dos investigadores e agora vai mesmo mais longe lançando dúvidas sobre a sanidade intelectual da procuradora que conduz o processo.

Coincidência ou talvez não Jerónimo de Sousa fez a primeira intervenção tentando obter ganhos eleitorais com o processo, por coincidência sintonizando as suas palavras com as do senhor Palma.

Começa a ser evidente que há pressões para que os investigadores se demitam dando lugar a outros mais engajados com as forças que o querem aproveitar para intervir no equilíbrio entre os partidos.

Haverá maior pressão, intimidação ou chantagem sobre os investigadores do que pressionar no sentido da sua substituição, chegando-se ao ponto de pôr em causa a sua sanidade? Com sindicalistas destes os trabalhadores nem precisam de patrões.

MEIA DE DOSIMETRIA

«Agora, que a ASAE recolheu as garras, como um milhafre tresloucado em cima de um monte a perscrutar a carnificina nos vales, podemos falar do que sobreviveu da nossa cultura gastronómica. Tenho andado a estudar uma questão sensível: a das doses. Os turistas queixam-se da complexidade dela, enquanto nós fingimos que a dominamos. A verdade é que ninguém a compreende.

O resto do mundo tem tabelas que se aprendem num minuto. Nós não. Há casas que fingem que não têm meias doses ou meios whiskies. Outros só revelam a existência delas aos amigos. Mas quase todas, animadas pela aflição financeira, "trabalham com" (para usar o verbo dilecto da hotelaria) a escala dosimétrica inteira. Ele há, só para aguçar o apetite, "pequenas", "cheirinhos", "pirezinhos só para provar", "cores", "sopa com repetição", etc.

Comecei o meu estudo quando me disseram, numa casa onde almoço todos os dias, que, se era só eu, bastava "meia pequena": uma travessa abaulada por cozido à portuguesa. Depois a cinco moribundos que, se tinham muita fome, era melhor pedirem três meias doses em vez de só dose e meia. Afinal, a nossa dosimetria é flexível: responde à criatividade do freguês ("traga-me só um pastel") e ao bom coração dos proprietários e empregados ("trago uma pequena para os três e logo vêem se não chega"). Adequa--se às bolsas e aos apetites. É bem capaz de ser o melhor sistema que há no mundo.

P.S. A crónica de ontem sobre o brinde "À capelinha" só tinha mentiras.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»


DURÃO BARROSO ADMIRADOR DE OBAMA?

«"Ele próprio disse que era a primeira reunião dele, apresentou-se com grande humildade dizendo que queria aprender com os outros que já tinham mais experiência do que ele neste domínio e com um trato bastante agradável e simpático. Isso também ajuda ", reconheceu Barroso no final da reunião.

Esta foi a primeira reunião de alto nível em que Barack Obama participou desde que tomou o lugar de George W. Bush na Casa Branca, em Janeiro, e Barroso, em declarações a jornalistas portugueses, reconheceu uma mudança de atitude.» [Diário de Notícias]

Parecer:

No fundo Durão Barroso é um admirador de quem manda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Obama se já se esqueceu do seu amigo George.»

FERREIRA LEITE CRITICA MESQUITA MACHADO POR CAUSA DA ESCOLHA DE NÉVOA

«No final de uma visita a um centro comunitário na freguesia de Rio de Mouro, concelho de Sintra, Manuela Ferreira Leite foi questionada pela comunicação social sobre a eleição do empresário da Bragaparques Domingos Névoa, que em Fevereiro foi condenado por corrupção, para presidente da administração da Braval.

"Reajo criticando veementemente o presidente da Câmara Municipal de Braga, que é o accionista maioritário da empresa e em relação ao qual os nossos vereadores na câmara já reagiram", declarou a presidente do PSD.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O problema é que o Névoa ficou queimado por causa de um negócio com Santana Lopes. Se alguma vez tivesse criticado o negócio em Lisboa ou se tivesse escolhido outro candidato para a CML teria todo o direito de criticar, assim seria melhor ter ficado calada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avive-se a memória de Manuela Ferreira Leite.»

QUEM É O SENHOR PALMA PARA AVALIAR O DESEMPENHO DOS COLEGAS?

«O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público considerou hoje que a directora do departamento do Ministério Público que investiga o caso Freeport, Cândida Almeida, "estará algo confundida com tudo o que se está a passar".

"Parece-me que Cândida Almeida estará algo confundida com tudo o que se está a passar. A estima pessoal que tenho por ela impede-me de prestar, por ora, outros esclarecimentos", referiu João Palma, ao comentar recentes declarações da directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) num programa da Rádio Renascença.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este senhor Palma ainda é presidente do sindicato há meia dúzia de dias e já se transformou numa anedota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Palma se quer ser ele a conduzir a investigação do caso Freeport.»

OS FRANGOS COM CINCO DIAS SABEM SOMAR E SUBTRAIR


«La aritmética no es exclusiva de humanos y simios. Lo han demostrado científicos italianos que, en un experimento publicado por la revista Proceedings of the Royal Society, han descubierto que los pollos domésticos "cinco días de edad" saben sumar.

Los autores del estudio han comprobado la habilidad de los pollitos para sumar y restar objetos que les esconden tras dos pantallas. Según una de las autoras del estudio Lucia Regolin los animales "realizaron aritmética básica" para calcular qué pantalla ocultaba el mayor grupo de objetos.» [20 Minutos]

IMAGENS RECENTES DO AFEGANISTÃO [Link]

THOMAS DOERING

LIVRO PARA CRIANÇAS (1970)

SOS MATA ATLÂNTICA