quarta-feira, abril 22, 2009

O que pretende Cavaco Silva?

Toda a gente sabe que Cavaco Silva prefere Manuela Ferreira Leite a Luís Filipe Menezes, ainda que o cargo de maior responsabilidade que lhe atribuiu enquanto foi primeiro-ministro foi a pasta da Educação, uma pasta desvalorizada nos tempos do seu Governo mais empenhado em desbaratar os dinheiros do FSE em falsa formação profissional. Na ocasião da escolha da liderança do PSD foi notícia o envolvimento de assessores de Cavaco Silva na escolha de Manuela Ferreira Leite, a notícia do Expresso foi desmentida mas o jornal reafirmou-a. Aliás, estes assessores, personagens anónimas e quase secretas que detêm desempenhado um Cavaco Silva não oficial, têm tido um papel durante esta presidência que nunca tiveram no passado, em regra para fazerem intriga política.

Foi evidente a mudança de postura de Cavaco Silva em relação ao Governo e com o PSD, com Marques Mendes o Presidente relegava o seu partido para uma posição subalterna levando-o a assinar pactos com Sócrates. Com Manuela Ferreira Leite Cavaco Silva abandonou a estratégia da unanimidade presidencial e começou a fazer das palavras de Manuela Ferreira Leite ou, o que é bem mais grave, a líder do PSD começou a antecipar os discursos oficiais de Cavaco Silva fazendo-os palavras suas.

É evidente a articulação de estratégias políticas entre Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite, quando uma fala o outro repete, quando um fala a outra apoia. Só resta saber o que pretende Cavaco Silva.

Levar Manuela Ferreira Leite só seria possível com a ajuda do caso Freeport, mas nesse caso estaria a envolver a Presidência da Republica num quase golpe de Estado de contornos duvidosos. Que o assunto interessa a Cavaco mostra a ultima reunião que manteve com Pinto Monteiro que ninguém percebeu muito bem, nem sequer se sabe se foi o Presidente a convocá-la ou o Procurador-Geral a solicitá-la. Coincidência, ou talvez não, ocorreu pouco tempo depois de Sócrates responder de forma dura a um discurso de Cavaco Silva.

A estratégia passa mais por impedir uma maioria absoluta de Sócrates, mas a crise económico teve efeitos políticos inversos aos esperados, Sócrates tem resistido ao impacto da crise. Quando se esperava solidariedade do Presidente da República este escolhe um dos momentos mais difíceis que o país já atravessou para condenar as opções de Sócrates e alinhar com o discurso de Manuela Ferreira Leite, numa clara tentativa de desafiar Sócrates.

Cavaco Silva procura a crise política mas não com o objectivo de dar as legislativas a Manuela Ferreira Leite, o que o Presidente parece pretender é manter a crise política a marinar para além das legislativas, no pressuposto de que Sócrates não alcança a maioria absoluta. É evidente que Cavaco já não quer ter boas relações com Sócrates, ainda só não tem a certeza que que ele próprio não será uma das vítimas da sua estratégia. É que Cavaco está longe de ser uma personagem amada neste país, só ganhou as eleições à segunda tentativa e graças à ausência de adversário.

A partir do momento em que tenha Manuela Ferreira Leite à frente do Governo, que muito dificilmente terá a maioria absoluta que agora parece querer negar a Sócrates, o Presidente da República e a sua velha discípula terão contra ambos uma esquerda socialmente maioritária. Neste contexto e acusado de ter lançado uma crise política sem olhar ao momento difícil que o país atravessava Cavaco Silva core um sério risco de voltar a ser derrotado numas presidenciais.

O que quer que seja que Cavaco Silva quer não tem nada que ver com os interesses do país, nem mesmo do PSD pois se assim fosse teria apoiado Marques Mendes, um líder bem mais capaz do que Manuela Ferreira Leite. Cavaco quer governar nem que seja por interposta pessoa, o seu discurso é mais próprio de um candidato a primeiro-ministro do que de um Presidente da República.