terça-feira, abril 07, 2009

Parabéns

Não é frequente dar parabéns e muito menos a figuras que não são públicas, no caso em apreço são mesmo figuras quase secretas, mas não resisto à tentação de dar aos responsáveis pelo contencioso fiscal do BCP. Não é qualquer um que consegue “sacar” o que o BCP já conseguiu sacar ao fisco, ainda onde chegou ao conhecimento público mais uma “pequena” golpada em sede de iva, tudo graças a uma bendita prescrição, mais uma de que aquele opus banco beneficiou.

Mas, só tendo em consideração as que chegam ao conhecimento público, recordo-me de um carrossel que permitiu ao mesmo BCP mais uns largos milhões gentilmente oferecidos pelo fisco e uma outra operação que o ilibou do pagamento de imposto sobre o património relativo a milhares de imóveis.

Não é fácil conseguir isto, sobreviver a todas as mudanças na gestão do banco e do governo, manter todas as relações públicas incólumes, passar incólume pelas ventanias da Operação Furacão e, apesar de alguns dos sucessos terem sido reportados em relatórios da IGF não ter havido uma única investigação do Ministério Público, nem sequer a um mero processo de averiguações no fisco.

Por tudo isto e muito mais o responsável do contencioso fiscal do BCP, o tal banco que já colocou um dos seus quadros (agora administrador do banco) à frente da DGCI, deveria merecer o reconhecimento público, até porque é um verdadeiro benemérito pois não é qualquer banco que paga 27.000 euros anuais a formadores em part-time.

Quando as trafulhices chegam a público em vez de originarem investigações dão lugar a comunicados simpáticos do Ministério das Finanças. Não é qualquer um que perante situações escandalosas consegue beneficiar do silêncio do maior partido da oposição.