quinta-feira, abril 23, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Bairro da Bica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Getty Images-Getty Images]

«A Palestinian enters a tunnel that runs under the Egyptian border and into Gaza Strip. An unknown number of tunnels now run under the border between Gaza and Egypt, bringing in staple goods and fuel as well as reported shipments of arms.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel, líder parlamentar do PSD em part-time

No último debate parlamentar o líder da bancada do PSD, Paulo Rangel, revelou-se um exemplo de que "ao mau cagador até as calças empatam", os argumentos que usou para criticar o alargamento da escolaridade obrigatória e a concessão de bolsas de estudo revelaram uma faceta pimba deste político, seguindo a linha de linguagem pimba da sua líder.

AVES DE LISBOA

Fuinha-dos-junco [Cisticola juncidis]
Local da fotografia: Parque das Nações

A REVOLUÇÃO QUE FALHOU

«Que vamos comemorar no sábado? O "dia inicial inteiro e limpo" [Sophia de Mello Breyner]? Mas que resta desse dia? As ruínas de uma história que se perdeu nela própria. A avenida encher-se-á, como de hábito, e os discursos, no Rossio, alegres e decididos, dissimulam a melancólica gravidade de uma peregrinação que se faz por uma memória feliz, tornada triste e antiga.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Baptista Bastos de que vamos celebrar a democracia, poderá não ser a que ele deseja mas é a que a maioria dos portugueses apoia.»

O BLOCO VIENNETA

«É um dó ver o Bloco de Esquerda a derivar para a direita. Qualquer dia concordo completamente com ele. Juro que já não me espantaria ler que se tinham tornado monárquicos.

Nada me daria mais prazer, claro. (Welcome aboard, old fruits!) O pior seria a gentalha que ocuparia a vaga deixada por eles: é que nunca se sabe. Mais vale os gajos porreiros do BE que conhecemos do que marxistas sanguinários que vão enforcar os nossos avós.

O cabeçalho de ontem do PÚBLICO arranca-nos do chão e atira-nos para um universo paralelo mas torto: "Proposta do BE aprovada pelo PS vai beneficiar empresas." É que a proposta de lei sobre sigilo bancário do BE permite, sem dizer água-vai, vasculhar as contas dos indivíduos (nós), mas reforça o recato das contas das empresas (aqueles gajos).

O que é desconcertante não é a devassa do sigilo bancário - se eles pudessem, transformavam todas as nossas contas em blogues que pudessem consultar quando quisessem -, mas a distinção entre indivíduos e empresas.

Será porque, na inocência deles, querem proteger as empresas porque elas são entidades "colectivas" e têm "trabalhadores", que são coisas boas? Ao passo que um indivíduo é, por natureza, egoísta e açambarcador, podendo proteger-se sozinho sem ajuda da lei?Ai, a confusão que anda por aquelas cabecinhas zonzas. Mas qual é a parte da crítica marxista do capitalismo que o Bloco de Esquerda já não percebe? Ó sorte, que estou a ver que tenho de me inscrever no BE.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUELA MOURA GUEDES VAI PROCESSAR SÓCRATES

«"Vou processá-lo", foi assim que reagiu a directora adjunta de informação e pivô da TVI, Manuela Moura Guedes, contactada pelo DN, depois de ter ouvido a entrevista que o primeiro-ministro, José Sócrates, deu ontem à noite na RTP1, aos jornalistas Judite de Sousa e José Alberto Carvalho.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que a esposa do senhor Moniz tem um nível de tolerância à crítica muito baixo ou então está a defender-se do processo de que foi alvo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à dona Manuela se vai processar todos os que falam dela, incluindo os que comentam o desenho da sua boca.»

PCP PROPÕE JUIZ PENSIONISTA PARA PROVEDOR DE JUSTIÇA

«Guilherme da Fonseca, 68 anos, exerceu funções de Juiz Conselheiro no Tribunal Constitucional e no Supremo Tribunal Administrativo, e está jubilado desde Janeiro de 2003.

"É uma personalidade altamente prestigiada no meio jurídico e no meio académico", sustentou hoje, em declarações aos jornalistas, o presidente do Grupo Parlamentar do PCP, acrescentando que Guilherme da Fonseca é um nome "independente" e "com todas as condições técnicas e experiência em relação à área jurídica, com grande especialização no direito constitucional mas também no direito administrativo".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Alguém o conhece?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sous se o juiz é mesmo independente ou faz parte dos chamados "progressistas".»

SÓCRATES RECUSA-SE A PERDOAR MULTAS

«"Este não é o momento para por demagogia e eleitoralismo sermos mais simpáticos", disse José Sócrates, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, depois de ter sido questionado pelo líder do CDS-PP, Paulo Portas, sobre a recusa do Estado em 'amnistiar' os 120 mil contribuintes que não entregam no ano passado a declaração de rendimentos, a maioria pensionistas e reformados.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não deixa de ser curioso que à conta dos idosos Paulo Portas pretenda um perdão a todos o que não cumpriram com a obrigação fiscal mais elementar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que perdoe a multa aos que apenas beneficiam de pensões até um determinado montante, designadamente os que no passado estavam dispensados de entregar a declaração.»

POLÍCIAS RECORDARAM REPRESSÃO QUE SOFRERAM NO TEMPO DE CAVACO SILVA

«A representação da ASPP no protesto de ontem fez o percurso dos polícias de há 20 anos, com os manifestantes a deslocarem-se, a pé, desde a Voz do Operário até ao Terreiro do Paço. Foi uma caminhada tranquila onde, ao contrário do que aconteceu em 1989, "já não houve o receio de ser filmado" e de "ser processado internamente", conforme lembraram alguns dos agentes que participaram nos dois desfiles. "No tempo do Silveira Godinho e do Cavaco [respectivamente ministro da Administração Interna e primeiro-ministro] aquilo [manifestação] dava direito a processo e expulsão", lembrou o polícia José Teixeira. "Há 20 anos, por esta hora [tarde de ontem] estávamos a ser varridos com canhões de água e a ser detidos. » [Público assinantes]

Parecer:

É uma pena que se esqueçam de quem lhes deu a liberdade sindical.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se os polícias na pretensão de participarem na elaboração do seu estatuto.»

ALLA VERESHCHAGINA

DRUNK DRIVING KILLS