quinta-feira, abril 30, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[Agence France-Presse]

« police officer extinguished flames from a fire and then spoke to a man who had tried to kill himself at a Chongqing, China, shopping plaza Wednesday. According to police, the man was distraught after having lost his money in the financial crisis.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Presidente da República

É normal que Cavaco Silva receba um sindicalista que informou a intenção de ser recebido por ele através da televisão, ainda que Cavaco seja pouco dado a receber sindicalistas o critério é dele, o Presidente lá sabe quais são os sindicalistas que merecem a sua atenção, o dos grupos profissionais mais atingidos pela crise se os mais empenhados na política.

O que não é normal é que Cavaco Silva receba os sindicalistas do Ministério Público para que estes explicassem as supostas pressões de que foram alvo. E não é normal porque estes sindicalistas não as comunicaram a quem o deveriam ter feito, o Procurador-Geral da República e muito menos normal é quando se sabe que as supostas pressões estão a ser investigadas pela justiça.

O mais alto magistrado da República eu um mau exemplo de respeito pelas instituições e pela separação de poderes ao tratar um caso que está a ser investigado à margem de quaisquer regras e das relações institucionais estabelecidas. Lamentável.

AINDA A IDA DO SENHOR PALMA A BELÉM

Os termos em que o sindicalista do Ministério Público falou à comunicação social são, no mínimo, muito preocupantes, ficamos sem saber se estamos perante um sindicato ou face a um órgão com poderes próprios dentro do MP e paralelos ao do Procurador-Geral.

O que pretendia dizer o senhor Palma ao afirmar que SMMP, tem "uma atitude responsável, reproduziu ao Presidente da República tudo aquilo que entende dever reproduzir"? Ficamos a pensar que há mais coisas que ficaram por reproduzir o que nos leva a questionar se entre magistrados não há segredo de justiça. se por se ser magistrados do MP e mesmo sindicalistas já se pode saber tudo.

E o que pretende ao dizer que "Não omitimos nada ao Presidente da República"? Para além das suas intervenções públicas há mais coisas que não disse nas televisões nem ao Procurador-Geral? Se não há, ficou a insinuação e como a insinuação vem na sequência do que poderá ter sido uma tentativa de fragilização de um primeiro-ministro teremos que exigir ao senhor Palma que diga tudo o que sabe, até pORque não sendo investigador do processo ou não sabe mais do que um cidadão comum ou então ficamos a saber que o Ministério Público é um regabofe em que todos sabem tudo o que se passam em qualquer investigação.

Depois da forma como um magistrado foi perdoado depois de se ter dirigido de forma inaceitável a um polícia já acredito em tudo, que as leias são para aplicar fora das paredes do Ministério Público.

AVES DE LISBOA

Juvenil de andorinha-das-chaminés [Hirundo rustica] pedindo alimento aos progenitores
(Local da fotografia: Parque José Gomes Ferreira)

O SENHOR PALMA NÃO OMITIU NADA A CAVACO SILVA

«O recém empossado presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), João Palma, garantiu esta quarta-feira, no final de uma audiência com Cavaco Silva que não omitiu nada ao Presidente da República, sem precisar nunca se pronunciar sobre o caso Freeport. "Não omitimos nada ao Presidente da República", disse.

'Falámos de algumas situações em concreto. Não vou indicar mais nada', declarou João Palma no final do encontro, pedido a 30 de Março com 'carácter de urgência', após ter alertado para as alegadas pressões sobre os magistrados titulares da investigação ao caso Freeport. » [Correio da Manhã]

Parecer:

O problema é que omitiu ao Procurador-Geral para poder criar alarme público e ir a Belém.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Palma quais são as suas funções na investigação do caso Freeport.»

AUTARCA DO PSD ELOGIA JOSÉ SÓCRATES

«"Penso que o primeiro-ministro é um homem determinado, corajoso, mas isto nada tem a ver com os partidos", declarou o autarca social-democrata Macedo Vieira, depois de ter sido recebido em São Bento por José Sócrates - encontro que durou cerca de uma hora.

Macedo Vieira chefiou uma delegação da Lipor - que integrou também os vice-presidentes das câmaras de Matosinhos (PS) e da Maia (PSD) - e que ofereceu ao primeiro-ministro uma escultura de Alberto Carneiro, em sinal de reconhecimento pelo papel de José Sócrates em relação a esta associação de municípios.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este deve ser um dos que não ouvem Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à líder do PSD.»

SÓCRATES REALIZADO POR ENTREGAR DIPLOMA DO 12.º ANO A IDOSO DE 83 ANOS

«O primeiro-ministro afirmou sentir-se "realizado como político" ao entregar o certificado do 12º ano ao mestre João André, de 85 anos.

João André frequentou e concluiu o programa Novas Oportunidades na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Será que o jornal Público vai investigar o diploma?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a José Manuel Fernandes, director do Público.»

OMS SOBE NÍVEL DE ALERTA PARA A GRIPE SUÍNA

«A Organização Mundial da Saúde já decidiu elevar o nível de alerta para cinco, de uma escala de seis, revelando a iminência da "pandemia" de gripe suína, segundo a agência Reuters. A decisão será divulgada nas próximas horas.

As seis fases, estabelecidas em 2005 a propósito da gripe aviaria e actualizada em 2009, são definidas segundo critérios claros que implicam a resposta dos países face ao risco pandémico.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Era uma questão de tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

CARMELINDA PEREIRA DEFENDE SAÍDA DA UNIÃO EUROPEIA

«Na apresentação da candidatura ao Parlamento Europeu, a dirigente do POUS, Carmelinda Pereira, defendeu a saída de Portugal da União Europeia.

A proibição dos despedimentos e a saída de Portugal da União Europeia (UE) são as principais bandeiras do Partido Operário de Unidade Socialista (POUS) para a campanha rumo às eleições europeias de 07 de Junho.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É bom lembrar que Carmelinda Pereira pertence à mesma família política de Louçã e que todas as correntes do BE sempre foram contra a adesão à UE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se a frontalidade política da Carmelinda Pereira, algo que não se vê nos seus primos ideológicos do BE convertidos ao oportunismo eleitoralista.»

O MAIOR RISCO DA PANDEMIA DA GRIPE SUÍNA É PARA OS PAÍSES POBRES

«A OMS está agora a concentrar as suas atenções nas necessidades dos países em vias de desenvolvimento, que normalmente são os mais afectados nas pandemias. "São atingidos de forma desproporcionadamente dura", frisou Fukuda. Também a revista médica The Lancet assinalava em editorial o risco que correm sobretudo os países mais pobres. Usando dados da gripe espanhola de 1918, a revista calculou em 2006 que a próxima pandemia poderá matar 62 milhões de pessoas, sendo que 96 por cento vivem em países de menores recursos. O que o responsável da OMS quis dizer foi que "não podemos olhar só para o nosso umbigo, estamos dependentes do que vai acontecer noutros países", explica Filipe Froes, pneumologista e consultor da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Países que, ao contrário dos mais ricos, não prepararam planos de contingência para uma pandemia, nem compraram reservas de antivirais. "E todos estamos separados uns dos outros no máximo por três escalas de avião", nota.» [Público assinantes]

Parecer:

Por aquilo que se tem ouvido nada se está a fazer nesses países.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo pior.»

EDGAR, O PRIMEIRO INFECTADO COM O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA

«Hoy todo el mundo quiere conocer a Edgar. Edgar es un niño de cinco años que vive en un municipio mexicano llamado La Gloria, lugar donde las autoridades sanitarias mexicanas podrían situar el epicentro de la epidemia de gripe porcina, un virus que habría matado ya a 159 personas en ese país (aunque México sólo confirma siete) y que habría viajado ya a EE UU, Canadá, Europa, Nueva Zelanda e Israel. » [20 Minutos]

ALEXANDR BRATUKHIN (ALEX)

GRIPE "PORCIMA"

APPLE