sábado, abril 18, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alcácer do Sal

IMAGEM DO DIA

[Emilio Morenatti-AP]

«A bullet-ridden car stands amongst Pakistani men praying in the compound of radical Lal Masjid, or Red mosque in Islamabad.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Fernando Seara, autarca de Sintra

Alguém viu Fernando Seara dar a cara a propósito da queda de um tecto falso numa escola do ensino básico de Monte Abraão? Não.

Se há construção que deve merecer o maior cuidado das entidades públicas, principalmente quando são elas a promotora da obra, são as escolas destinadas a criança. Como é possível um acidente numa escola um ano depois da sua construção e apesar de todos os alertas feitos à Câmara Municipal de Sintra.

O mínimo que se espera é que o Ministério Público investigue esta situação estranha, foi usado dinheiro público e pelo que viu não houve o devido cuidado para certificar a qualidade do edifício, tendo a CM de Sintra uma dupla responsabilidade, como promotor e enquanto fiscalizador.

APOIO OS CIDADÃOS DE ALFAMA

Da APPA - Associação do Património e da População de Alfama recebi o seguinte apêlo:

«A População de Alfama recusa-se a aceitar o abandono a que foi deixado o seu Bairro e Património.

Queremos que Câmara de Municipal de Lisboa e o seu Presidente procedam às devidas diligências para resolver as situações de abandono com obras paradas, que tome as medidas necessárias para que se retomem as obras em prédios cobertos de andaimes e estruturas metálicas inúteis, que se garantam as condições mínimas de habitabilidade e que se estabeleça uma política concreta de prioridades de intervenção com o fim de salvaguardar o espólio ainda existente e de dar à população condições de vida dignas.

Nós abaixo assinamos para que a Câmara Municipal de Lisboa assuma responsabilidades sobre o património de Alfama e que rectifique as situações em que edifícios foram transformados em estaleiros de obra. Que restitua às diversas freguesias as habitações, os pátios, as ruas seguras e acima de tudo que devolva ao bairro, a sua dignidade. »

A petição está AQUI.

AO MAU CAGADOR ATÉ AS CALÇAS EMPATAM

Toda a gente queria medidas contra o enriquecimento ilícito sem que tivessem explicado como provar que esse mesmo enriquecimento é ilícito, o próprio PSD já tinha cometido o erro de inverter o ónus da prova. Agora o governo decidiu tributar o enriquecimento não explicado e eis que desde políticos a investigadores ficaram indignados.

A posição mais hipócrita foi a do representante do sindicato dos investigadores da PJ que acusou o governo de ao cobrar 60% estava perdoando 40% do dinheiro dos criminosos, deu mesmo o exemplo de um assaltante de bancos. O que o investigador não explicou é como se sabe que quem tem dinheiro assaltou um banco e no caso de se saber porque razão ele está à solta. Se alguém deveria estar calado são precisamente os investigadores da polícia pois se há enriquecimento ilícito é porque este se escapou à sua acção. Seguindo a lógica deste investigador até se poderia dizer que se o fisco aplica um imposto é porque a polícia perdoou o criminosos de toda e qualquer pena.

AVES DE LISBOA

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis]

FAZER A DIFERENÇA

«Este sentimento dominante de indiferença ou mesmo de alheamento perante os temas europeus contrasta com o argumento tantas vezes brandido contra a intromissão do nível europeu no plano político nacional, já que cerca de 70% das decisões nacionais hoje em dia corresponderiam, directa ou indirectamente, a opções políticas tomadas a nível europeu. Acresce que a actual conjuntura de crise global demonstrou à exaustão (por acção e também por omissão) até que ponto é que a instância política europeia é decisiva na procura de uma resposta para a desregulação financeira, a recessão económica e a factura social decorrente.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por António Vitorino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A COZINHEIRA, O PEIXE, O ÓLEO, o olho E O SANTO DELES

«40 anos depois, o "santo condestável", como lhe chamavam os livros do salazarismo (Afinal, era "beato" desde 1918 e já Pio XII tinha querido em 1947 santificá-lo "por decreto", e há décadas que se asseveram "milagres" para o justificar), reemerge para revivificar todas as lembranças dos anos 60, com história a condizer. A de uma senhora que há nove anos, num restaurante de Ourém, fritava peixe quando óleo a ferver lhe atingiu um olho, causando a perda da visão e danos que médicos terão dito irreversíveis. Ao fim de dois meses e meio, contudo, e graças a uma oração feita à noite na cama e um beijo numa imagem de Nuno Álvares, voltou a ver. Para se certificar de que fora milagrada, ligou a TV e viu--a claramente vista. A história tal qual conta-a o filho, Carlos Evaristo, ao jornal regional O Mirante, que o cita: "Nunca pensei que fosse um milagre a tal ponto fenomenal para ser utilizado para a canonização."» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM CANDIDATO DO PSD

«A escolha do cabeça de lista do PSD para a eleição europeia veio tarde e mal. Veio mal porque não só Manuela Ferreira Leite não conseguiu arranjar ninguém que fizesse a unanimidade do partido (coisa muito provavelmente impossível), mas deixou que as divisões sobre o eventual candidato chegassem a público. Pior, que chegassem à sua própria direcção. Paulo Rangel começa sob a sombra de Marques Mendes, com uma parte do público desiludida e desconfiada, e outra - é de presumir - declaradamente hostil. Manuela Ferreira Leite tornou a perder autoridade e para Paulo Rangel não será fácil tirar o PSD do seu torpor e do seu pessimismo. Nem quando se tratava de uma prova decisiva os "caciques" tiveram o bom senso de se entender. Não se pode pedir aos militantes que acreditem neles.

Mas, neste episódio, o que impressiona mais não são as querelas do costume. Com essas já se conta. O que hoje aflige é a falta de gente com algum estatuto e algum prestígio naquele que foi durante quase 15 anos considerado "o partido natural de governo". Quando saiu, Cavaco não se preocupou com a sucessão e deixou atrás de si o vazio. A famosa "elite" que ele promovera debandou logo. Como típico produto do conservadorismo português, nunca estivera verdadeiramente interessada na política e resolveu aproveitar o vago lustre e a vantagem que o governo lhe dera para se meter a toda a pressa no seu ambiente natural: empresas do Estado, banca, fundações, negócios. No PSD ficou a parte "plebeia" ou inempregável e meia dúzia de aficionados sem destino.

O "pós-cavaquismo" (desculpem a palavra) instituiu a regra de que o partido existia para servir o pessoal dirigente e não o pessoal dirigente para servir o partido. Não ocorreu a nenhum antigo "notável" ajudar a resolver esta perpétua e parece que irresolúvel crise. Como não ocorreu aos pequeníssimos personagens de agora desistir de uma ambição ou outra em nome de um objectivo comum, por trivial que fosse. As facções só querem e só pensam em se apropriar de uma parte do cadáver do PSD. Se a surpreendente designação de Rangel é um acto de sectarismo (e, à primeira vista, parece), é também um sinal de pobreza. Tirando Marques Mendes, não havia melhor. Ou, se havia, o que havia de melhor preferiu o seu cantinho e o seu emprego, para gozar descansadamente a vida, longe dos torpes sarilhos da política. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ANTÓNIO CAPUCHO METEU O DEDO NA FERIDA

«"O caso BPN é a coisa mais escabrosa que aconteceu desde o 25 de Abril, Dias Loureiro já devia ter saído do Conselho de Estado, não só porque é um embaraço para o Presidente da República como para todas as instituições democráticas”, afirma António Capucho em entrevista ao 'Correio da Manhã'.

António Capucho diz ainda que “não faz sentido que o PSD não fale no caso Freeport com medo que o PS fale no caso BPN”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Porque será que o PSD tem medo que o PS fale do BPN?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Dias Loureiro.»

PCP VOLTA À ESTRATÉGIA DAS ESPERAS

«José Sócrates foi recebido, esta sexta-feira, em Viseu, por uma manifestação de professores e enfermeiros, que acusam o Primeiro-ministro de ter tentado 'fugir' ao alterar várias vezes o horário de chegada à cidade.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É uma pena que o PCP não tenha a coragem de assumir a paternidade destas iniciativas optando por lançar os seus sindicalistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Equacione-se a hipótese de fazer o mesmo às deslocações de Jerónimo de Sousa..»

RICARDO SALGADO FALOU EM AMNISTIA FISCAL

«Em entrevista ao Negócios, Ricardo Salgado adiantou que só uma amnistia fiscal pode solucionar o problema dos "offshores", declarações que criaram polémica e que provocaram uma troca de acusações entre o BES e o Bloco de Esquerda. Veja aqui o vídeo, para ouvir a declaração do CEO do BES sobre os "offshores".

“Não acredito que haja uma solução para os offshores, sem uma amnistia fiscal. E só pode haver uma amnistia fiscal se houver uma harmonização da política fiscal”, disse Ricardo Salgado.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Convenhamos que defender uma amnistia fiscal não é propriamente uma amnistia para criminosos como falou Louçã.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Francisco Louçã.»

CASO FREEPORT NÃO PRESCREVE TÃO CEDO

«O Juiz Carlos Alexandre, em despacho datado de 6 de Março, declara que há quatro crimes em investigação no processo Freeport: corrupção passiva e activa para acto ilícito, tráfico de influências, participação económica em negócio e branqueamento de capitais.

Os primeiros três crimes, a serem provados em tribunal, podem dar penas de prisão até 5 anos, o que quer dizer que o processo só poderá prescrever em 2012, dez anos depois dos factos sob investigação. No caso de ser provado o branqueamento de capitais, a pena de prisão pode ir até 12 anos, o que quer dizer que o processo só poderá ser declarado extinto, por prescrição, em 2017, quinze anos depois do crime.

Com este despacho, o juiz do processo qualifica da forma mais grave possível a corrupção e o tráfico de influências que possam ter levado ao licenciamento do maior outlet da Europa em plena zona protegida do estuário do Tejo. Esses crimes, a serem comprovados, estiveram ainda na origem de actos ilícitos da administração pública. Os ministros, autarcas ou funcionários públicos que se tenham deixado corromper violaram também os poderes que a lei lhes confere ao aprovar o empreendimento. » [Portugal Diário]

Parecer:

Se os procuradores que se queixaram de pressões para a prescrição do caso conheciam este despacho, e ninguém melhor do que eles tem a obrigação de o conhecer, isso significa que estamos perante uma acusação da treta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos procuradores vítimas de pressões.»

UM ACIDENTE QUE FERNANDO SEARA DEVERIA EXPLICAR

«Os pais da Escola Básica 1/Jardim de Infância de Monte Abraão, onde esta sexta-feira, ruiu parte do estuque da sala de professores ferindo três docentes, exigem o encerramento das instalações até que estejam reunidas todas as condições de segurança.

«A escola tem que fechar, porque não vou trabalhar descansado e deixar a minha filha aqui, quando a qualquer momento pode sofrer um acidente gravíssimo», disse à agência Lusa, Rui Damião, pai de um dos 160 alunos da escola. » [Portugal Diário]

Parecer:

É estranho que uma escola com um ano comece a cair aos bocados, foi uma obra barata ou qualidade da construção ficou aquém do contratado e ninguém deu por isso?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

DESCOBERTO ARQUIVO DO ESTADO NOVO

«É um dos mais importantes achados dos últimos anos. Perto de uma centena de caixas com documentos da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), referentes aos anos entre 1938 e 1957, foram descobertas num armazém do Estado situado no Pendão, em Queluz.

O conteúdo dos milhares de pastas que foram já transferidas para o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IANTT) permitem reconstituir os mais diversificados processos de decisão política realizados durante aquele período do Estado Novo. E confirmam que nada escapava ao crivo do então Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar.

A descoberta aconteceu em Outubro do ano passado, quando o contínuo do armazém do Pendão alertou o director da Torre da Tombo, Silvestre Lacerda, para um conjunto de caixas empilhadas no primeiro piso daquele depósito. “Ali em cima está qualquer coisa do Salazar”, disse a Lacerda. Que, não tendo qualquer informação sobre a existência daquele arquivo, subiu ao primeiro andar só para tirar teimas. Quando abriu uma das caixas nem queria acreditar naquilo que tinha diante de si – milhares de pastas vermelhas, devidamente identificadas como sendo da PCM e abrangendo um importante período da História do século XX e, em particular, da História do Estado Novo. “Era preciso fazer tudo para as recuperar”, afirma Lacerda ao PÚBLICO. » [Público]

MÁRIO NOGUEIRA ASSUME OBJECTIVOS POLÍTICOS

«O secretário de Estado adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, acusou ontem Mário Nogueira de estar "a alimentar um clima de conflitualidade por interesses não sindicais". E apontou como prova o facto de, segundo diz, o dirigente da Federação Nacional de Professores ter afirmado, horas antes, numa reunião no ministério, que "o objectivo da Fenprof é tirar a maioria absoluta ao PS". Nogueira diz que não falou em partidos, mas admite ter dito que "já será positivo se a luta dos professores contribuir para que o próximo governo não tenha maioria absoluta".

Em declarações ao PÚBLICO, Jorge Pedreira comentou a "extraordinária afirmação", acrescentando que ela foi feita perante "umas oito pessoas". Mário Nogueira respondeu que o secretário de Estado "só contou os representantes do Ministério da Educação" na reunião sobre o Estatuto da Carreira Docente e, por isso, juntou como testemunhas "mais seis ou sete" sindicalistas que, assegura, não o ouviram nomear o PS. "Mas eu sou parvo?! Ia lá falar no PS?", reagiu, quando contactado.» [Público assinantes]

Parecer:

É por isso que as lutas dos professores não mereceram aqui acolhimento. Esta declação do homem só prova que ele é mesmo estúpido pois só um idiota diria tal coisa em público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desmascare-se o militante comunista disfarçado de sindicalista e suspendam-se quaisquer negociações em que este idiota participe.»

GOOGLE TEVE A PRIMEIRA QUEDA NA FACTURAÇÃO

«El gigante de Internet Google publicó este jueves sus resultados del primer trimestre de 2009 período en el que, por primera vez en su historia, registró una caída de su facturación con respecto al trimestre anterior.

El buscador con sede en Silicon Valley comunicó que los ingresos entre enero y marzo de este año fueron de 5.510 millones de dólares, un 3% menos que en el último trimestre de 2008 aunque un 6% más que hace un año.» [20 Minutos]

RONALDO DIZ QUE O GOLO CONTRA O PORTO FOI O SEU MELHOR GOLOS

«It was Ronaldo's first away goal in the Champions League since last season's final against Chelsea in Moscow and the World Footballer of the Year insisted that last night's strike was as good as any he has scored. "When Anderson gave me the ball, I thought straight away to turn and shoot at goal and I scored a fantastic goal," he said.

"It's the best goal I've ever scored. I've just seen the replay and I didn't realise it was 40 yards out and I hit it at 65mph - wow! This victory will give us confidence. The last five games we didn't play great, but I hope this will change that. » [Telegraph]

F.L.

BUY AMERICAN

CITY BIKE DEPOT