quarta-feira, abril 08, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Baixa de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[John McConnico/Associated Press]

«A woman was hit with a water canon at the presidential palace in Chisinau, Moldova, Tuesday. President Vladimir Voronin said violent protests against parliamentary election wins by his Communist Party amount to a “coup d’etat,” and said opposition leaders had embarked on a “path to the violent seizure of power.”» [The Wall Street Journal]

[Francisco Negroni/Associated Press]

«Lava flowed from the Llaima volcano, one of Chile’s most active volcanoes, in Vilcun Tuesday. The volcano has been spewing lava and ash, prompting evacuations and landslide warnings.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Bernardino Soares, admirador do regime norte-coreano

Bernardino Soares e o PCP continuam a aproveitar todos os sintomas de crise para proporem medidas que parecem ir no sentido de adoptar o comunismo pela via administrativa, primeiro foi a nacionalização da banca, agora é a alteração da lei para dificultar o "lay-off". Esta última proposta coincide com o anúncio do "lay-off" numa fábrica de automóveis, sector que como todo o mundo sabe está a sofrer uma grave quebra de vendas.

Se a lei fosse a que Bernardino deseja o resultado seria o encerramento de muitas fábricas mas isso não preocupa o Bernardino, aliás, esse será mesmo o seu sonho, quanto mais trabalhadores forem para o desemprego mais fácil é transformar em sonho o pesadelo que nos propõe.

SÓCRATES DEVE APOIAR A CANDIDATURA DE DURÃO BARROSO

Sim, deve fazê-lo em público enquanto em privado deve patrocinar um candidato concorrente, foi assim que fez Durão Barroso com a candidatura de António Vitorino. Deve tratar o cão com o pêlo do próprio cão.

AVES DE LISBOA

Toutinegras-de-barrete-preto (macho e fêmea) [Sylvia atricapilla][Wiki en]

BELISQUEM-ME, QUE EU DEVO ESTAR A SONHAR

«Enquanto lia as declarações do procurador Lopes da Mota ao DN de sábado achei por bem cravar as unhas na minha própria carne para ter a certeza de que estava acordado. É certo que alguns jornais pintam um quadro negro das chamadas "pressões", envolvendo o ministro Alberto Costa e supostas ameaças de represálias a quem está a investigar o caso Freeport.

Mas eu cá estou-me nas tintas para o quadro negro quando tenho o próprio Lopes da Mota a admitir ao DN que disse aos dois procuradores que lideram a investigação, e cito: "O que eu sei é que o primeiro-ministro quer isto esclarecido rapidamente." Notem bem. Isto não são palavras de Manuela Moura Guedes. Isto não é uma investigação de Felícia Cabrita. Isto não é um editorial de José Manuel Fernandes. Isto são palavras que o próprio procurador Lopes da Mota disse que disse. Pergunto: como é possível ele manter-se no cargo depois de confessar publicamente que no seu entendimento os desejos do primeiro-ministro devem ser tidos em conta na investigação do Freeport? » [Diário de Notícias]

Parecer:

Alguém deveria dizer a João Miguel Tavares que não só o próprio Sócrates se deveria demitir por ter pedido em público o que foi dito ao almoço, como muitos portugueses lhe deviam seguir o exemplo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por se tratar de um artigo ~que revela pouca inteligência.»

TRABALHADORES INDEPENDENTES TAMBÉM RECEBEM REEMBOLSO MAIS CEDO

«O Ministério das Finanças garantiu que os trabalhadores independentes também vão receber este ano os reembolsos do IRS mais cedo.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do gabinete de Teixeira dos Santos disse que "o ministério vai fazer reembolsos antecipados para os trabalhadores independentes", desde que as entregas sejam feitas via Internet.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Só não se entende porque razão o ministério das Finanças pala em reembolsos antecipados, já que o que existe é um prazo limite a partir do qual os reembolsos serão acrescidos de juros de mora. Mais uma vez se lembra o ministro que não está a ajudar ou a fazer um favor aos contribuintes, está a reembolsar dinheiro que é deles. è uma palhaçada usar iso para efeitos eleitorais, é gozar com as pessoas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças em relação ao quê os reembolsos são antecipados.»

MINISTRA DA SAÚDE CEDE AOS MÉDICOS

«A ministra da Saúde anunciou, esta terça-feira, que o Serviço Nacional de Saúde não pagará às farmácias a comparticipação dos medicamentos que forem substituídos pelo genérico mais barato sem autorização do médico.

Ana Jorge falava aos jornalistas, em Lisboa, no final da cerimónia do Dia Mundial da Saúde.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Talvez seja tempo de o ministério da Saúde alterar as regras, os médicos que recusam os genéricos devem fazê-lo justificando as vantagens das suas escolhas. Por outro lado, é inaceitável que as farmácias tenham interesse económico na venda de genéricos, corre-se um sério risco de as farmácias monopolizarem a produção e a venda de medicamentos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a alteração das regras.»

ACABARAM OS PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS AOS ABORTOS CLANDESTINOS

«As perfurações de órgãos e as infecções associadas ao aborto clandestino deixaram de existir desde que entrou em vigor a legislação que permite a Interrupção Voluntária da Gravidez até às dez semanas, em 2007, anunciou o Francisco George Director-Geral da Saúde.

Francisco George falava esta terça-feira durante as cerimónias do Dia Mundial da Saúde, em Lisboa, num discurso em que se congratulou pelos resultados alcançados com a lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), cuja regulamentação entrou em vigor a 15 de Julho de 2007.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Era previsível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos fundamentalistas católicos.»

PROCURADOR ISENTO PARA INVESTIGAR REPASTO MAL DIGERIDO

«Inspector do MP há quase 20 anos, ainda do tempo do procurador-geral Cunha Rodrigues, Vitor Santos Silva está na carreira do MP há 35 anos. Com Pinto Monteiro partilha uma relação “meramente institucional, nem próxima nem distante”, segundo um procurador explicou ao DN. “Homem de total isenção política” e com um “perfil diferente do normal e que pode pôr as mãos no fogo à vontade”.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ainda há procuradores isentos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Procurador-Geral.»

MODA DO SAPATAZO CHEGOU À ÍNDIA

«Um jornalista indiano, de religião sikh, atirou um dos seus sapatos contra o ministro do Interior inspirado no colega iraquiano que tentou acerta com o seu par no antigo presidente americano George W. Bush.

O ministro Palaniappan Chidambaram, que falava numa conferência de imprensa sobre terrorismo baixou a cabeça a tempo de evitar o projéctil, lançado da primeira fila da sala.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Como falta pouco para que chegue a Portugal aceitam-se apostas para saber quem atira o primeiro sapato a Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposto que é José Manuel Fernandes, o director do Público que já lhe tem mandado uma meias cheirosas nos seus editoriais.»

SARAMAGO APELA À UNIDADE DA ESQUERDA EM LISBOA

«O ex-presidente da Assembleia Municipal de Lisboa Modesto Navarro (PCP) considera "deslocado" o apelo do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, a uma coligação de esquerda nas eleições autárquicas para a capital.

"Se se trata de um apelo para o pós-eleições, acho bem. Se é um apelo para antes das eleições acho deslocado porque ao nível do PCP e da CDU já tornámos bem claro que iríamos às eleições de forma autónoma", afirmou Modesto Navarro à agência noticiosa Lusa. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois de António Costa lhe ter "oferecido" a Casa dos Bicos já estava à espera deste gesto simpático.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas negativas do PCP e BE.»

ALEGRE RECUSA APOIO A DURÃO BARROSO

«Manuel Alegre e Paulo Pedroso juntaram-se ontem ao ex-presidente Mário Soares na defesa de que o Partido Socialista Europeu não apoie a recandidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia.» [Público]

Parecer:

Desta vez concordo com Manuel Alegre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

ANDAM A "LIVRAR-SE" DO PATRIMÓNIO PARA NÃO PAGAREM AO FISCO

«A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) identificou, em menos de um mês, 2270 situações de contribuintes com dívidas fiscais que considera suspeitos de se terem tentado desfazer de imóveis para evitarem que fossem penhorados. Caso esta situação se confirme, estar-se-á perante um crime de frustração de créditos, punido com pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias, e as Finanças garantem que irão avançar para a abertura de inquéritos criminais.

A detecção destas situações resulta da entrada em funcionamento de uma nova aplicação informática a 5 de Março que permite "sancionar criminalmente a frustração de créditos tributários", explica fonte oficial das Finanças, adiantando que a aplicação detecta "automaticamente as operações de alienação de bens de proprietários com dívidas, tendo sido já citados no âmbito de processo de execução fiscal". Esta situação não se aplica apenas a contribuintes individuais, podendo, no caso de ser uma empresa a tentar desfazer-se do património, aplicar-se aos seus gestores e administradores. » [Público assinantes]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avance-se com os competentes processos.»

MONTE REDBOUT, ALASCA [imagens]

FILGRAY

VALSPAR