sexta-feira, abril 17, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Matt Dunham/Associated Press]

«Employees of the Chris Beetles Gallery held prints by Cecil Beaton in London Thursday. Prints of Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Queen Elizabeth and Greta Garbo will be displayed from April 22 to May 16. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

João Palma, presidente do sindicato dos magistrados do M

O magistrado João Palma deveria dizer aos portugueses quem são os que “pretendem transformar o Ministério Público num corpo amorfo de funcionários ou comissários políticos obedientes”. Até agora aquilo a que temos assistido é a fugas de informação cirúrgicas vinda do interior de processos que estão em investigação no MP, sinal que já existem os tais “comissários políticos obedientes”, já que essas fugas visam objectivos políticos, mas parece que estes comissários não incomodam o senhor Palma.

Além disso o senhor Palma deveria consultar urgentemente um alergologista pois ainda há poucos dias sobressaltou o país denunciando supostas pressões sobre alguns magistrados por um outro magistrado e hoje já se afirma alérgico ao termo pressões.

PAULO RANGEL SUGERE UM DEBATE ENTRE SÓCRATES E VITAL MOREIRA

Paulo Rangel parece estar muito preocupado com a recondução do seu amigo Durão Barroso e quer obrigar todos os que se candidatem pelo PS a apoiar o nosso "cherne", para o candidato europeu do PSD não se admitem divergências.

Não seria mais interessante um debate entre Manuela Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes em torno do que Manuela Ferreira Leite disse no passado recente do seu candidato a Lisboa?

O QUE TERÁ ACONTECIDO A ANTÓNIO BORGES?

Desapareceu, há muito que ninguém o vê ao lado de Manuela Ferreira Leite.

DEVEM OS FAMILIARES DAS VÍTIMAS DE ENTRE-OS-RIOS PAGAR CUSTAS JUDICIAIS

Em Portugal já morreram milhares de cidadãos devido a situações que podem ser consideradas de incúria pública, nalguns casos morreram mesmo famílias quase completas. Ao contrário do que sucedeu com os familiares das vítimas de Entre-os-Rios não foram indemnizados, não mereceram a atenção dos governos e as localidades onde vivem não beneficiaram de investimentos vultuosos. O que difere estes acidentes do de Entre-os-rios é qu neste caso foi maior o número de famílias atingidas o que não significa que a dor individual seja maior.

Tanto quanto me apercebi os familiares queriam que alguém fosse castigado, pouco importando se haviam ou não responsabilidades directas, como se a ponte fosse nova ou os recursos do Estado fossem suficientes para assegurar a boa manutenção de todas as estradas e pontes do país. Além disso, em Entre-os-Rios foi evidente a combinação de dois fenómenos, as más condições da ponte, a recolha de areias e as descargas das barragens. As barragens não podiam deixar de descarregar, o mesmo não se podendo dizer da recolha de areias em que o autarca local estava envolvido.

Se haviam culpados deveriam ter sido condenados, se o tribunal fez justiça e não apurou culpados então quem promoveu o processo e sabia das regras do jogo devem aceitar agora as consequências. Compreendo que o Estado ajude s familiares das vítimas, por isso mesmo entendo que deve ser o autarca local a assumir as responsabilidades, foi ele quem mais explorou politicamente o acidente.

Só que o senhor autarca parece ter metido o rabo entre as pernas e agora não aparece na comunicação social.

AVES DE LISBOA

Casal de patos-reais [Anas platyrhynchos]

Local da fotografia: jardins da Fundação Caloust Gulbenkian

RANGEL PROPÕE DEBATE ENTRE VITAL MOREIRA E SÓCRATES

«Paulo Rangel, cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, sugeriu esta quinta-feira um frente-a-frente público entre o seu adversário socialista, Vital Moreira, e o primeiro-ministro, José Sócrates, sobre a presidência da Comissão Europeia.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Rangel tem alguma razão, as divergências no interior dos partidos, principalmente do PSD, são bem mais interessantes do que as que existem entre partidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Rangel que proponha um debate entre Manuela Ferreira Leite e Rui Rio sobre o TGV, com os militantes de Faro sobre a regionalização ou com Pedro Santana Lopes sobre o período pós Durão Barroso.»

APOIO DE PESO A VITAL MOREIRA

«O ex-Presidente da República Jorge Sampaio vai juntar-se sábado à campanha europeia do PS. Será orador numa sessão das Novas Fronteiras exclusivamente dedicada à temática europeia, convocada para a Sala Tejo do Parque das Nações. A sessão terá ainda outros quatro oradores: Ana Maria Fernandes (presidente da EDP Renováveis), Guta Moura Guedes (dinamizadora da Experimenta Design), Helena André (vice-presidente da Confederação Europeia dos Sindicatos) e António Covas (professor catedrático na Universidade do Algarve). Também intervirão António Vitorino (coordenador das Novas Fronteiras), Vital Moreira (cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu) e o secretário-geral do PS, José Sócrates. Esta será, para Jorge Sampaio, a sua primeira participação numa campanha eleitoral nacional do PS depois de ter deixado de ser Presidente da República (2006). Desde essa altura, o Presidente só se envolvera numa campanha, mas apenas de dimensão local, as autárquicas intercalares de Lisboa em Julho de 2007, onde apoiou o candidato vencedor, o socialista António Costa. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este é um apoio importante à lista de Vital Moreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o regresso de Sampaio à política activa.»

MAIS IMPOSTOS PARA ENRIQUECIMENTO INJUSTIFICADO

«A administração fiscal vai penalizar com uma taxa de 60 por cento os contribuintes que apresentem de forma injustificada um enriquecimento patrimonial superior a 100 mil euros, medida que entrará em vigor para os rendimentos de 2010.

Este é o ponto principal da proposta de derrogação do sigilo bancário de combate ao enriquecimento patrimonial injustificado hoje aprovado na generalidade em Conselho de Ministros.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Uma medida positiva ainda que pouco eficaz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«O Presidente da República, Cavaco Silva, disse "aguardar com interesse o debate" hoje no Parlamento sobre o levantamento do sigilo bancário recordando que preconiza "há muito tempo" medidas nesse sentido.

"Já há muito que defendo o levantamento do sigilo bancário. Esta é uma área em relação à qual deve ser feita uma análise séria, rigorosa e profunda, envolvendo o Governo e os partidos políticos da oposição", declarou Aníbal Cavaco Silva aos jornalistas, em Coimbra.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Desde quando é que Cavaco Silva defende o levantamento do sigilo bancário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Presidente.»

ARSENII GLINSKY

FORD