quarta-feira, abril 22, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Rede da sardinha na água, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Charlie Neibergall-AP]

«Jezebel, owned by Linda Shelburg, of West Des Moines, Iowa, stands on stage during the 30th Drake Relays Beautiful Bulldog Contest, in Des Moines, Iowa. The pageant kicks off the Drake Relays festivities at Drake University where a bulldog is the mascot.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

João Saldanha Serra, líder do PSD n AM da CM de Lisboa

Parece que encontraram um bocado de parede nas escavações das obras do terreiro do Paço, motivo para que o representante do PSD na autarquia lisboeta pedisse a paragem das obras, dando uma demonstração da sua preocupação com a história da cidade. Esta parede foi um verdadeiro achado, não tanto pelo interesse histórico mas pela possibilidade de ser uma forma de atrasar as obras que fazem a vida dos lisboetas num inferno.

Resta agora saber quais as intenções do PSD, se pretende cuidar da parede ou dar início a uma escavação arqueológica de toda a baixa lisboeta pois, como é sabida, esta zona da cidade foi construída em cima de uma vila romana e de tudo o que já lá estava até ao terramoto.

E o que pretende fazer o PSD da parede? Preservá-la fazendo um buraco a céu aberto, retirá-la e construir o museu da parede num dos edifícios da Baixa? Bem, se a moda pega, com a quantidade de paredes velhas que há neste país o melhor é irmos morar para Espanha, pelo menos enquanto Pedro Santana Lopes não pedir a nacionalidade espanhola.

Já estou a imaginar o museu da parede no Terreiro do Paço com o guia a explicar aos turistas como foi construído, as técnicas de produção de argamassa usada para unir as pedras e a origem destas.

CAVACO SILVA, LÍDER DA OPOSIÇÃO POR INTERPOSTA PESSOA

Na ocasião das directas do PSD foi notícia o empenho dos assessores do Presidente na escolha de Cavaco Silva, tal foi notícia do Expresso, prontamente desmentida pela Presidência da República mas reafirmada por aquele semanário. Ora, Cavaco Silva sabia muito bem que Manuela Ferreira Leite não teria quaisquer hipóteses de ganhar as eleições a não ser que ocorresse algum terramoto político. O caso Freeport poderia ser esse tal terramoto, mas estou em crer que Cavaco Silva nada que ver com o assunto apesar da frequência com que tem recebido Monteiro.

Se Cavaco Silva sabia que Manuela Ferreira Leite era uma má escolha porque apostou nela, envolvendo os seus assessores? Tal aposta implicaria um papel activo de Cavaco Silva para desestabilizar o ambiente político, criando condições para Sócrates perder a maioria absoluta, dando lugar a uma crise onde Manuela Ferreira Leite apareceria como a solução cavaquista, cumprindo um velho sonho do PSD e de Cavaco Silva, estar simultaneamente no Governo e na Presidência da República.

Só assim se entende a falsa cooperação estratégica tão defendida por Cavaco Silva, tal estratégia não passa de amabilidades com Sócrates em privado e apoio a Manuela Ferreira Leite em Público. Cavaco Silva não hesita em juntar à crise económica uma crise política para conseguir aquilo que não alcançou no passado, mesmo que isso ponha em causa o sistema político português que depende em grande medida da credibilidade e independência da Presidência da República, algo que já foi posto em causa por Cavaco Silva e pelos seus assessores intriguistas.

Cavaco Silva deixou de ter discurso político, na verdade o seu actual discurso não passa de publicidade subliminar a Manuela Ferreira Leite, um embuste o PSD presidencial nos quer impingir.

AVES DE LISBOA

Corvo-marinho-de-faces-brancas [Phalacrocorax carbo]
Local da fotografia: Terreiro do Paço

MON AMI BARACK OBAMA

«Mário Soares lançou um novo livro de crónicas, Um Mundo em Mudança. A capa: uma fotografia dele próprio, no canto superior direito, e outra de Barack Obama, no canto inferior esquerdo. Nuno Rogeiro lançou um novo livro de análise política.

A capa: Barack Obama, de sorriso nos lábios, sob o título Obama em Guantánamo. No espaço de seis meses deve ter saído uma dezena de livros em Portugal com Obama na capa, e desconfio que o próximo número da revista Cães e Companhia também já tenha lugar reservado para Bo e respectivo dono. Aguardamos ansiosamente por uma Teleculinária com as receitas favoritas de Obama ou até, quem sabe, uma revista Labores com a sua imagem em ponto cruz.

Sinto muitas saudades do tempo em que o meu amor por Barack Obama tinha uma certa exclusividade. Era o tempo em que John Edwards ainda estava na corrida das primárias democratas como representante da verdadeira esquerda; o tempo em que os comentadores "lúcidos" explicavam que Obama jamais poderia ser eleito; o tempo em que se garantia que ele era apenas marketing, um montinho de paleio e nada mais. Hoje em dia, a unanimidade em torno da sua pessoa, sobretudo na Europa, é de molde a provocar urticária a quem é alérgico a todas as manifestações de pensamento único. De repente, é como se o Presidente dos Estados Unidos fosse o inesperado vencedor do Euromilhões lá da aldeia: ele olha à sua volta e descobre que afinal só tem grandes amigos - e de há muito. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CONFUSÃO NO PSD EM TORNO DAS LISTAS ÀS EUROPEIAS

«Manuela Ferreira Leite leva esta terça-feira à noite ao conselho nacional a sua lista às europeias de dia 7 de Junho, depois da polémica em torno do lugar da Madeira, o oitavo, e da insatisfação da presidente do PSD/Açores, Berta Cabral , que acabou por indicar uma mulher, Maria do Céu Patrão Neves, ex-mandatária de Cavaco Silva nas presidênciais. Assim, os Açores que tinham o décimo lugar para Duarte Freitas, esperam obter o sexto lugar. O que significa que o nome dos Açores pode ficar à frente da Madeira, com Nuno Teixeira no oitavo lugar, depois da recusa de Sérgio Marques. Facto que seria inédito na história dos sociais-democratas.

A polémica no PSD adensou-se ontem por causa da lei da paridade. Um processo que levou Edite Estrela, do PS, a exigir que a presidente social-democrata esclarecesse se estava disposta a contornar a lei da paridade. De facto, do lado madeirense chegou a estar em cima da mesa o quarto lugar, se a equipa de Alberto João Jardim tivesse indicado uma mulher. PSD/Madeira e PSD nacional garantiram que não haverá contorno da lei, isto depois de ter sido atribuído a Guilherme Silva declarações sobre a desistência de duas mulheres da lista em prol da Madeira, pós-eleições. Teresa Morais e Regina Bastos eram os nomes apontados.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Em tempo de vacas magras aumenta a disputa pelos lugares de deputados europeus.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo espectáculo.»

O SENHOR DOS RECADOS É MESMO CAVACO SILVA?

«Foi esta a resposta obtida, ontem, pelo DN, junto do gabinete do primeiro-ministro, quando questionado sobre se a frase de José Sócrates no sábado contra quem faz a "política dos recados" era efectivamente dirigida ao discurso de Cavaco Silva na véspera, criticando uma governação que, "na ânsia de obter estatísticas económicas mais favoráveis e ocultar a realidade", opte por "estratégias de combate à crise" que só sirvam para "perpetuar os desequilíbrios sociais já existentes".

O dirigente socialista António Vitorino foi o único que assumiu que de facto Cavaco e Sócrates estavam a trocar farpas. Falando ontem na RTP, Vitorino disse que a cooperação institucional está no ponto mais baixo de sempre. E justificou a resposta de Sócrates: "Quando o discurso do Presidente da República está muito próximo do discurso da líder do principal partido da oposição, o que espera que faça o chefe do Governo?" » [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que é o senhor de Belém.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas explicações de Sócrates na entrevista à RTP 1.

AUMENTA O BURACO ORÇAMENTAL

«Com a crise económica, o Governo perdeu em receitas fiscais 955,3 milhões de euros nos primeiros três meses do ano em relação ao previsto no orçamento para 2009. É a recessão económica a atrapalhar as contas do Estado. As despesas estatais - em salários dos funcionários públicos, juros com empréstimos, transferências para a saúde, ensino e investimento - superaram as receitas em impostos em 2355,8 milhões de euros. Ou seja, o défice do Estado (apenas no subsector), apurado nos primeiros três meses do ano, triplicou em relação a igual período do ano passado. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Quando os outros países saírem da crise nós ficaremos enterrados neste imenso buraco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

A ANEDOTA DO DIA

«O líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Luís Fazenda, vai ser o candidato do partido à Câmara Municipal de Lisboa e o seu nome será votado em assembleia concelhia na próxima quinta-feira, confirmou hoje à Lusa fonte partidária.

Luís Fazenda é deputado e líder da bancada parlamentar do Bloco e o seu nome para a autarquia surge depois de ter falhado um possível entendimento entre os bloquistas e a vereadora da Câmara de Lisboa Helena Roseta, que há algumas semanas anunciou publicamente que iria avançar com uma candidatura própria pelo movimento "Cidadãos por Lisboa".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Já estou a ver o outdoor do BE: "O enxoval de Lisboa precisa de Fazenda".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

EMPRESAS FICAM DE FORA DO LEVANTAMENTO DO SIGILO FISCAL

«A proposta sobre sigilo bancário apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) e viabilizada na generalidade pelo Partido Socialista (PS) na semana passada no Parlamento, tal como está, vai levar a que apenas os contribuintes individuais tenham as suas contas bancárias sob escrutínio do fisco. As empresas, pelo contrário, ficarão com um regime que as protege mais do que a lei actual, não podendo a Direcção-geral dos Impostos (DGCI) aceder às suas contas sem a autorização de um tribunal.» [Público]

Parecer:

A esperteza saloia do BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

LISTAS DO PSD ÀS EUROPEIAS PENALIZAM MADEIRA E PORTO

«A lista que a líder do PSD apresenta hoje, em Conselho Nacional, às eleições europeias apresenta em lugares elegíveis os candidatos negociados com a distrital de Braga e a regional dos Açores, ao mesmo tempo que relega o candidato da Madeira para o oitavo lugar e exclui a representação desejada pela distrital do Porto. Depois de ter escolhido Paulo Rangel para cabeça de lista contra a opção Marques Mendes, preferida por quatro vice-presidentes do partido, Manuela Ferreira Leite volta a mostrar que é ela quem manda.

Os sete primeiros lugares da lista deverão ficar assim ordenados: Paulo Rangel, Carlos Coelho (actual eurodeputado), Teresa Morais (jurista da Provedoria de Justiça), Mário David (actual vice-presidente do PPE), José Manuel Fernandes (presidente da Câmara de Vila Verde, Braga), Maria do Céu Patrão Neves (consultora do Presidente da República e ex-mandatária de Cavaco Silva nos Açores) e Joaquim Biancard Cruz (vice-presidente da JSD e quadro do BPN). » [Público assinantes]

Parecer:

O estranho de tudo isto é o silêncio do Alberto João.

Mas também não deixa de ser interessante a mistura entre BPN e Presidência da República...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Alberto porque se cala.»

PSD QUER DAR MAIS PODERES AO PRESIDENTE NA DEFESA

«O PSD propõe-se dar um retoque aos poderes presidenciais na área da Defesa, no envio de missões militares para o estrangeiro ou a eventual participação no território nacional em cenários de "agressões ou ameaças transnacionais". O primeiro debate às alterações à Lei de Defesa Nacional está agendado para a reunião de hoje da comissão parlamentar de Defesa. Os sociais-democratas defendem uma clarificação dos poderes do Presidente, prevendo, por exemplo, a "comunicação fundamentada do primeiro-ministro" - uma norma em que a lei em vigor é omissa, remetendo para as competências constitucionais do Presidente, que é comandante supremo das Forças Armadas. O ministro da Defesa já garantiu que, na sua proposta, também em debate na especialidade no Parlamento, mantém o equilíbrio de poderes entre o Presidente, o Governo e a Assembleia, incluindo o direito do chefe do Estado em ser informado sobre as missões no estrangeiro.» [Público assinantes]

Parecer:

Por vontade do PSD todos os poderes eram da Presidência, pelo menos enquanto lá estiver Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao PSD se tinha a mesma iniciativa se fosse outro o Presidente da República.»

DON RICCHILINO

SHARK ALLIANCE