quarta-feira, abril 15, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores no jardim da Fundação Gulbenkian

IMAGENS DO DIA

[Pete Souza/White House via Associated Press]

«Portuguese water dog Bo made his official debut at 1600 Pennsylvania Ave. Tuesday. This is the first dog’s fourth home in his six months of life. Sen. Edward Kennedy gave the Obamas the pooch.» [The Wall Street Journal]

[Jim Prisching/Associated Press]

«Milwaukee Brewers’ Rickie Weeks got hit in the face by a baseball from Cincinnati Reds pitcher Edinson Volquez in their game Monday in Milwaukee. “Everybody on the bench was amazed that he was wanting to stay in and he was fine,” Brewers manager Ken Macha said. “I got out there, I said, ‘Where’d it hit you?’ and he said in the jaw.” The Reds won 7-6.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ana Jorge, ministra da Saúde

Todos sabemos que o director-geral da Saúde é um homem dado a fundamentalismos, já o demonstrou em diversas ocasiões, desta vez cortou a direito e deu um alerta para a fome sugerindo mesmo medidas com a abertura das cantinas escolares durante as férias.

Como seria de esperar os ministros ficaram incomodados, ninguém gosta de falar de fome em ano eleitoral. Só que a fome só em limite é uma questão de saúde pública e num país de obesos e de disparates alimentares receio mesmo que algumas famílias tenham uma alimentação saudável graças à crise. Só que não é à ministra da Saúde que cabe falar do tema, mal estará o país quando a fome for um problema de saúde pública.

A ministra deveria experimentar viver com as pensões de sobrevivência com que muitos idosos deste país são forçados a viver e só depois poderá vir falar de fome. Veremos se em Portugal, com ou sem crise, não há mesmo fome.

UMA LEI PRA IMPEDIR CORRUPTOS DE OCUPAR CARGOS PÚBLICOS

O incrível é que seja necessária uma lei.

O FED E O BANCO DE PORTUGAL

O presidente da Reserva Federal dos EUA ganha 4,2 vezes os salário médios dos americanos, em contrapartida o nossos distraído Vítor Constâncio ganha 18 vezes mais, isso mesmo, d-e-z-o-i-t-o vezes mais para fazer pouco mais do que intervenções laudatórias do ministro das Finanças que estiver no Terreiro do Paço, fê-lo com Manuela Ferreira Leite e fá-lo agora com Teixeira dos Santos.

AVES DE LISBOA

Galinha-d'água [Gallinula chloropus]
Local da fotografia: jardim da Fundação Gulbenkian

A CORRUPÇÃO E A CORROSÃO

«Há uma afirmação que se tornou uma verdade quase insofismável: a corrupção está a corroer os alicerces da nossa democracia. Peço desculpa, mas o que está a corroer a democracia são os casos em que foi criada a percepção no espaço público de que alguém era corrupto sem que depois seja produzida prova necessária a uma condenação.

Ou seja, regressamos ao problema de sempre: as debilidades da investigação em Portugal e o modo como as suas insuficiências tendem a ser colmatadas com informação passada a conta-gotas para a comunicação social. Pelo caminho, enquanto os verdadeiros culpados de ilícitos têm boas razões para se sentirem confortáveis, um inocente deve ficar muito preocupado. Um culpado sabe que tem poucas probabilidades de ser condenado e um inocente pode ter a certeza que, no mínimo, a dúvida sobre a sua culpabilidade ficará a pairar.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ELEIÇÃO INDESEJADA

«O cartaz que o PSD espalhou pelo país é um retrato da solene solidão da sua líder. Passados estes dias, e a duas semanas do encerramento do prazo de apresentação das listas para as eleições europeias, o que nele se lê não é a apologia da "verdade" nem, como Luís Filipe Menezes tentou veicular, a suspeita de que será Manuela Ferreira Leite a cabeça de lista do partido. O que aquele cartaz não é capaz de esconder é a sensação de que o PSD está com uma enorme dificuldade de apresentar o rosto com o qual disputará a primeira de uma série de eleições dramáticas para o seu futuro. Com as listas de todos os partidos aprovadas e apresentadas em sede própria, com o PS a tornar pública há semanas a escolha de Vital Moreira, com os primeiros slogans eleitorais a entrarem no inconsciente dos eleitores, o PSD está a mostrar a solidão de Manuela Ferreira Leite e, por consequência, as fragilidades internas que a crise e o caso Freeport tinham até agora conseguido relegar para segundo plano.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Manuel Carvalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O BOCADINHO DE NADA

«Já contava que o P2 se esfalfasse e rosnasse à concorrência para conseguir pôr Bo na capa. Era a única capa aceitável para ontem: o dia em que soubémos das voltas e reviravoltas que deu o cachorrinho de água antes de ser depositado, com um colar havaiano de flores ao pescoço, aos pés das meninas Obama.

Sempre que aparece um focinho lindo nas nossas vidas há sempre quem desconfie e denuncie que aquela bolinha de pêlo com olhos se destina a distrair-nos dos problemas reais em que estamos atolados.

Proíbem-se estas almas de se deixarem maravilhar pela forma revolucionária como Bo consegue usar peúgas brancas sem ser piroso. Nos caracóis do canito piscatório vêem os arabescos retorcidos da política dos Estados Unidos no Médio Oriente.

Quando ele se põe a trote atrás do presidente em direcção à Sala Oval, imaginam que já está ensinado pelo arquiesquerdista Ted Kennedy - que por alguma razão o ofereceu - a exercer uma influência política sobre o jovem e maleável Barack. Porque é sabido que um coração amolecido é meio caminho andado para o socialismo.

"Tanta coisa à volta de um cão!", é o que dizem. Mas, em vez de pararem aí, admirados pela facilidade com que ainda somos engatados por uma carinha laroca, tiram os olhos do inocente Bo e põem-se à procura dos problemas que ele esconde. A resposta é fácil: durante um bocadinho de nada, todos os problemas do mundo.

Não deveríamos estar desconfiados. Deveríamos era estar agradecidos. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CASA PIA ATÉ PELO MENOS SETEMBRO

«A juíza Ana Peres agendou esta terça-feira mais audiências do processo Casa Pia até Setembro, ficando assim claro que a leitura do acórdão só acontecerá depois do Verão.

Na 434.ª audiência, em que o tribunal visualizou um DVD, a magistrada fez questão de explicar que o colectivo está neste momento a analisar a prova que foi produzida em quatro anos e que, segundo a lei, as audiências não podem estar interrompidas mais de 30 dias, daí a necessidade de marcar estas sessões para cumprir calendário enquanto os juízes estão na fase de deliberação. “Ninguém pode esperar que se façam um acórdão num mês ou dois”, acrescentou o juiz Lopes Barata. » [Correio da Manhã]

Parecer:

A estratégia da tortura está a resultar, mesmo que algum dos arguidos prove a sua inocência foi condenado à falência e a um processo de condenação pública que nenhuma sentença limpará, foi para isso que os crimes de que foram acusados eram aos montes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela sentença.»

PSD RECUA NO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

«O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, admitiu esta terça-feira que os sociais-democratas estão disponíveis para legislar no sentido de impedir os condenados por corrupção de exercer cargos públicos em empresas públicas.

No que à criminalização do enriquecimento ilícito diz respeito, Paulo Rangel anunciou que o PSD vai fazer 'pequenas alterações' ao seu projecto de lei de 2007, 'que podem ser maiores ou menores, todas para tornar mais claro que não há inversão do ónus da prova'.» [Correio da Manhã]

Parecer:

É evidente que o PSD está mais preocupado com a agenda política do que com o tema da corrupção, preocupação que nunca evidenciou no passado, recordo-me, por exemplo, que Cavaco Silva chegou a manter no cargo o presidente do Instituto de Emprego e Formação profissional apesar deste ter sido constituído arguido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela proposta do PSD.»

ECONOMIA CAI A PIQUE

«O Banco de Portugal (BdP) acabou por revelar que espera para este ano uma recessão de 3,5% na economia em relação a 2008, o que significa uma revisão em baixa em relação a Janeiro, quando o BdP estimou que a economia regredisse menos 0,8%.

A recessão é explicada por uma acentuada queda nas exportações e no investimento. A procura externa dirigida à economia portuguesa deverá cair 13% em relação a 2008.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao optimista do ministro das Finanças.»

VÃO DEIXAR DE HAVER AUTISTAS NO PARLAMENTO

«A conferência de líderes parlamentares adoptou hoje, por unanimidade, uma recomendação para que no debate político na Assembleia os intervenientes não se acusem uns aos outros de autistas.
A recomendação, sugerida por Luís Carloto Marques, do PSD, surge na sequência de protestos de associações de familiares de vítima da doença, que não gostam de a ver usada como fonte de insulto ou critica política. »
[Diário de Notícias]

Parecer:

Bem, teremos de encontrar outra designação com cuidado pois também não se poderá dizer surdo-mudo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o termo idiota.»

MINISTRA DA SAÚDE DIZ QUE NÃO HÁ FOME

«"Neste momento não há nenhum problema desses no país", disse a ministra Ana Jorge, admitindo que existam, "como sempre existiram, algumas situações de maior risco", nomeadamente entre as crianças e os idosos.

Ana Jorge, que falava à margem da abertura do primeiro Congresso Nacional de Saúde Pública, que decorre entre hoje e quarta-feira, em Lisboa, admitiu não ter "um conhecimento real do que se passa de facto", mas entendeu que não se deve "confundir" o que foi detectado no Hospital Amadora-Sintra com o que se passa a nível nacional.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois não, é só apetite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ministra em que dados se baseou.»

SÓ 34% VÃO VOTAR NAS EUROPEIAS

«As eleições europeias de Junho poderão registar uma elevada abstenção dado que apenas 34 por cento dos cidadãos se dizem dispostos a votar, de acordo com uma sondagem divulgada esta terça-feira.

Segundo a sondagem Eurobarómetro, realizada para o Parlamento Europeu entre meados de Janeiro e meados de Fevereiro junto de 27.218 cidadãos dos 27 países membros da União Europeia, 53 por cento dos inquiridos referiram não ter interesse pelas eleições europeias.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Compreende-se, a ideia que os partidos dão do parlamento europeu é o de uma prateleira de luxo para os seus boys de primeira classe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Equacione-se a possibilidade de não votar nas europeias.»

BERLUSONI DIZ A MÉDICA DE L'ÁQUILA QUE NÃO SE IMPORTAVA DE SER REANIMADO POR ELA

«Desde que el pasado lunes un terremoto sacudiera el centro de Italia y provocara casi 300 muertos y 33.000 evacuados, el primer ministro italiano, Silvio Berlusconi, no ha dejado de llamar la atención con algunas declaraciones fuera de tono. Quizá algo intencionadas para aliviar con cierto humor el sufrimiento de los afectados por el seísmo o simplemente meteduras de pata, lo cierto es que el primer ministro está recibiendo un aluvión de críticas, algunas incluso de fuera de Italia.

La última acción controvertida del Berlusconi ha sido su flirteo con una doctora que trabaja en el hospital de campaña instalado en L'Aquila, punto central donde tuvo lugar el terremoto, a quien dijo sin pudor y tras hacerse una foto de familia con todo el equipo médico desplazado a la zona: "No me importaría ser reanimado por ti".» [20 Minutos]

NASCEU O PRIMEIRO CAMELO CLONADO DO MUNDO

«El primer camello clonado del mundo, una hembra llamada Injaz, nació el pasado miércoles en el Centro de Reproducción de Camellos (CRC) en Dubai, según informa el periódico local Gulf News.

El equipo del CRC, encabezado por los investigadores Lulu Skidmore y Ali Redha, explicó que la cría fue producida a partir de células extraídas del ovario de una hembra adulta, que crecieron en un cultivo antes de ser congeladas en nitrógeno líquido.» [20 Minutos]

AS DEZ COISAS QUE UMA EMPRESA NÃO DEVE FAZER EM TEMPO DE CRISE

«Diez cosas que no debe hacer una empresa en tiempos de crisis

1. Negar el impacto de la crisis: Incluso en el caso de empresas que aparentemente todavía no se han visto afectadas por la crisis, y aunque sólo sea en aspectos parciales, la crisis acabará afectando a casi todas las compañías del país.

2. No extremar la cautela: Las empresas no deben descuidar ni sus ingresos, ni sus gastos. Es importante seguir muy de cerca la evolución del mercado y de las ventas.

3. Descuidar la comunicación: El silencio total puede ser tan negativo como una indiscriminada emisión de información. Hay que administrar las comunicaciones tanto internas como externas, sólo así podremos neutralizar los efectos negativos de rumores e informaciones inexactas.

4. No ponderar los costes e ingresos para cada escenario: Se han de diseñar distintas categorías de posibles acciones, replanteando los objetivos para intentar minimizar las posibles consecuencias negativas de la crisis.

5. 'Pasar' de los presupuestos y del endeudamiento: Es preciso ajustar la cuenta de resultados prevista sobre los gastos de la empresa. La existencia de pérdidas, en particular en el caso de las multinacionales, aumenta el peligro de cierre empresarial.Hay que centrar parte de los esfuerzos en conseguir una financiación para intentar subsanar las deudas.

6. Descuidar la delegación de decisiones: Frente a la incertidumbre reinante, muchas decisiones anteriormente delegadas o automatizadas, deben de ser examinadas y, quizás, recentralizadas de nuevo.

7. Continuar 'sin más' los proyectos e inversiones en curso: Es preciso reconsiderar los proyectos en marcha o previstos, manteniendo en el congelador aquellos que no vayan a mejorar a corto plazo los resultados o la facturación.

8. Desatender los posibles cambios del mercado: Cuanto más rápida sea la respuesta de la empresa frente a los cambios del mercado, mejor se podrán planificar las estrategias que permitan restablecer el negocio.

9. Sobre reaccionar: Vivimos una situación delicada, por lo que no se deben tomar decisiones apresuradas. Se debe imponer la templanza. Tan desaconsejable es la reducción masiva de personal, como lanzarse a hacer contrataciones indiscriminadamente.

10. No prever los posibles escenarios una vez superada la crisis: Existe un después de la crisis y hay que pensar en él. El empresario ha de imaginar cómo puede quedar el sector, y replantearse la búsqueda de nuevos mercados y productos para cuando termine. » [20 Minutos]

APANHADO A TER RELAÇÕES SEXUAIS A 133 KM/H

«Un hombre de 28 años ha sido detenido este lunes por mantener relaciones sexuales con su novia mientras conducía. El suceso ha tenido lugar en una carretera de Oslo (Noruega). La policía detuvo al conductor de un Mazda que circulaba a 133 kilómetros por hora en una zona limitada a 100.

Según fuentes policiales, el coche se movía de un lado a otro porque una mujer estaba sentada en las piernas del hombre y esto le impedía ver la carretera.» [20 Minutos]

ONTEM FOI DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Mais um motivo para ter visitado o Café Margoso.

JUBI

WWF