segunda-feira, julho 09, 2007

Lisboa, os candidatos a uma semana das eleições


Pelas sondagens que têm sido publicadas pode concluir-se que esta semana ainda se vai decidir muito, algumas candidaturas têm vindo a esvaziar-se, subsistindo anda muitas dúvidas designadamente quanto à dimensão da vitória de António Costa e aos resultados de Carmona Rodrigues e Fernando Negrão.

António Costa

A vitória anunciada pelas sondagens desde o primeiro dia não se revelou muito saudável para a candidatura de António Costa. Tem sido uma candidatura muito virada para notáveis, pouco próxima dos eleitores e esforçando-se pouco para captar apoios para além das personalidades seleccionadas.

A arrogância da equipa da candidatura vai ter um preço e esse preço poderá ser o “vereador danoninho”, isto é, o vereador que lhe vai faltar para chegar à maioria absoluta.

Carmona Rodrigues

Carmona saiu melhor do que a encomenda o que tem levado o PSD ao desespero, ao ponto de encontrar fantasmas na Gebalis numa tentativa de recuperar uma parte do eleitorado perdido. Herdando a simpatia tradicional pelo PSD de alguns sectores de Lisboa deixou a Negrão pouco mais do que o eleitorado incondicional do PSD.

Tem feito uma boa campanha e não me admiraria nada se ficasse em segundo lugar, até porque é bem mais capaz do Fernando Negrão.

Fernando Negrão

A escolha deste candidato mostra o estado a que o PSD chegou com a liderança de Marques Mendes, Negrão é um desastre político, alguém com poucos dotes, incapaz de apresentar um projecto para Lisboa. Apesar de toda a experiência na CML o PSD é incapaz de apresentar um projecto para a cidade, fazendo uma campanha à base de idiotices e golpes baixos, pondo em causa todo o seu património político e revelando que o PSD de Marques Mendes é bem mais rasca do que o de Santana Lopes. Por ali escasseia a seriedade e a honestidade política, tudo valendo na conquista de uns quantos votos que salvem o futuro político de Marques Mendes.

Afastado da vitória devido aos abusos e erros políticos de Marques Mendes restava ao líder do PSD uma derrota com dignidade, mas nem para isso ele tem a competência suficiente. Se Sá Carneiro pudesse ler os outdoors do PSD ressuscitava só para mandar Marques Mendes para a liderança de uma qualquer secção, donde o actual líder daquele partido nunca deveria ter passado Uma vergonha!

Garcia Pereira

Há muito que o MRPP morreu mas esqueceram-se de o enterrar.

Gonçalo da Câmara Pereira

Se não fosse um cartaz que se parece com os das touradas nem daria pela existência de Câmara Pereira que, tal como o outro Pereira do MRPP, anda armado em candidato.

Helena Roseta

A candidata independente (ainda que ninguém saiba em relação ao quê ou a quem é independente) deve estar muito arrependida de ter protestado contra a data inicialmente marcada para as eleições, com o passar do tempo a sua candidatura esvazia-se, quanto mais tempo passa melhor se percebe que para além de andar de bicicleta Helena Roseta pouco mais tem para mostrar ou propor. Um discurso assente em banalidades e com o único objectivo de dar notoriedade política à candidata tem-lhe retirado uma boa parte das intenções de voto.

Se a candidatura de Helena Roseta era um balão de ensaio para a criação de um eventual “PRD” de Manuel Alegre está-se a esvaziar muito rapidamente. Terá Manuel Alegre coragem política para vir a público apoiar a sua candidata ou prefere manter um silêncio que lhe permite jogar em dois tabuleiros?

Manuel Monteiro

A comunicação social que tanta atenção deu a Manuel Monteiro na Madeira quase o esqueceu em Lisboa, sinal de que as amizades e o loby de Paulo Portas têm alguma influência na comunicação social. Ainda assim vai conseguir aumentar a expressão do PND em Lisboa.

Ruben de Carvalho

A candidatura de Ruben de Carvalho é uma quando o candidato aparece sozinho e outra, muito pior, quando aparece Jerónimo de Sousa a aproveitar o mediatismo das eleições autárquicas para pôr a tocar a sua cassete. Ruben de Carvalho tem um projecto interessante para a capital que tem sido obscurecido com a lenga-lenga do Jerónimo de Sousa que está a cometer o erro político de querer transformar as autárquicas num referendo local a Sócrates, um erro porque impede Ruben de mostrar o seu projecto e propostas (algumas muito interessantes) e porque vai ter que engolir o resultado e tirar conclusões em função do que andou a dizer.

Sá Fernandes

Tirando a colagem a Gonçalo Ribeiro Teles e aos que lutam contra os abusos da Administração do Porto de Lisboa, Sá Fernandes esquece-se de que está em causa a gestão da Câmara e não o desempenho de funções do Ministério Público. Sá Fernandes deveria abandonar a autarquia e aranjar um lugar de assessor junto de Maria José Morgado, lugar mais adequado às suas preocupações e discurso.

Telmo Correia

Coitado do Telmo, o fotógrafo que produziu a imagem da propaganda da candidatura usou uma grande angular quando o fotografou e o candidata parece uma bolacha Maria. Quanto ao resto não há mais nada a dizer, este grupo que lidera o CDS deve ter tido mais sucesso na noite Lisboeta do que vai ter na política.