domingo, julho 08, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Mosteiro dos Jerónimos

IMAGEM DO DIA

[Jayanta Shaw - Reuters]

«A man tries to catch fish in a flooded street in Kolkata, India. Thousands of people in east India were marooned for the fourth straight day on Friday as torrential rains hampered relief work.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA




Ao que a política chegou

É natural que Santana Lopes escolha o filho para trabalhar com ele, mas fica mal a qualquer ex-ministro usar o seu cargo público para contratar o filho como funcionário auxiliar.

AS 7 MARAVILHAS DO MUNDO, UMA APRESENTAÇÃO SALOIA

A apresentação do programa onde se divulgaram as que se pretende que seam as novas 7 maravilhas do mundo foi, no mínimo pacóvia, com os apresentadores da TVI a desfazerem-se em auto elogios e uma apresentadora que nos explicou que desde a construção do Coliseu de Roma que todos o estádios têm a sua forma ou a esclarecer-nos, porque só ela é que sabe, que o Taj Mahal é um mausoléu. A rapariga de serviço ao espectáculo não se cansou de dizer que privou com todo o convidados ou que já tinha visitado as melhores das escolhas. Como é habitual nestas coisas da TVI não faltou a presença do Moniz.

ABORTAMENTO E TAXAS MODERADORAS

«Mas o que é intolerável mesmo é a isenção de taxas moderadoras para as mulheres que decidem abortar. Não é legítima a equiparação às grávidas e futuras mães, e é uma injustiça social, quando se pensa nos doentes que têm de pagá-las, sendo os mais pobres a pagar cada vez mais pelos serviços de saúde. Porque não há apoios nos problemas da infertilidade?» [Diário de Notícias]

Parecer:

O padre António Borges tem razão ao criticar a isenção de taxas moderadoras nos abortos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

LEI DAS RENDAS

«A Lei das Rendas foi aprovada em meados do século passado. Congelou as rendas urbanas, em benefício dos pobres e das classes médias, contra os proprietários ‘ricos’.

Sei, por experiência própria, o que significa. Quando aluguei a minha primeira casa, a renda equivalia a 70% do meu salário de jovem professor universitário. Vinte e cinco anos depois, se a categoria profissional se tivesse mantido, a renda representaria 2% do meu salário. Líquido de renda, o meu rendimento disponível teria subido 226%. A modesta e simpática senhoria, que tinha na casa todo o seu património, perdeu tudo o que eu ganhei.

A intenção terá sido a melhor. O resultado foi um desastre: destruiu os centros urbanos tradicionais e acabou com o mercado de arrendamento em Portugal.

A indexação à inflação, entretanto introduzida, susteve a degradação mas não resolveu o problema, até que, recentemente, com estrondo e protestos de rua, foi finalmente aprovada uma ‘nova’ Lei das Rendas. Uma coisa à nossa moda: um simulacro de alteração legislativa, rodeado de tantas condições, que perdeu toda a aplicabilidade. O resultado é nulo. Quem será capaz de o reconhecer, de assumir a responsabilidade, de legislar a sério?» [Expresso assinaturas.]

Parecer:

Daniel Bessa pergunta quem assume a responsabilidade pelo fracasso da actual lei das rendas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE TERÁ PAULO PORTAS A DIZER DISTO

«A renegociação da dívida do Grupo Grão-Pará com o Banco Espírito Santo (BES) está associada pela PJ a influências exercidas pelo empresário e responsável financeiro do PP Abel Pinheiro para que o Governo PSD/CDS viabilizasse o projecto turístico Portucale.

A articulação entre estes factos está no relatório final da PJ sobre o inquérito, que aguarda uma decisão do Ministério Público em relação a uma eventual acusação ou arquivamento. O CM sabe que Abel Pinheiro terá dado como garantia para a renegociação da referida dívida (superior a 35 milhões de euros) o imóvel do Autódromo do Estoril que, ao tempo (em 2004), já não pertencia à Autodril, SA (empresa do Grupo Grão-Pará), mas sim ao Estado português, com plenos direitos sobre os terrenos, o que tornava impossível que eles fossem dados como garantia (ver caixa).» [Correio da Manhã]

Parecer:

Já sei, quando perder as autárquicas intercalares de Lisboa de forma humilhante vai dizer que foi uma conspiração com o objectivo de afastar o CDS da autarquia da capital, senão mesmo para impedir o competentíssimo Telmo de chegar a presidente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ouça-se Paulo Portas.»

QUEM SAI AOS SEUS NÃO DEGENERA

«Luís Marques Guedes nomeou Gonçalo Santana Lopes, filho do antigo primeiro-ministro, para "técnico de apoio parlamentar de 1.ª do grupo parlamentar do PSD". No despacho, a que o DN teve acesso, e já publicado na segunda série do Diário da República, o líder parlamentar laranja invoca que a nomeação tem efeitos a partir de 8 de Junho, mas o filho de Santana Lopes já estava há mais tempo no Parlamento: "Já lá está há uns meses, embora antes estivesse pago por mim", explica o próprio ex-presidente do PSD. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que está a preparar o filho para a política, o rapaz começou por digitalizar os discursos do pai.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Fraca promessa política.»

BARROSISTAS JÁ ESTÃO A ENGOMAR OS LENÇÓIS

«Nuno Morais Sarmento e José Pedro Aguiar-Branco são os dois nomes que os barrosistas têm em cima da mesa para avançar com uma "terceira via" dentro do PSD, alternativa a Marques Mendes e a Luís Filipe Menezes. O DN sabe que o grupo próximo de Durão Barroso tem-se reunido com frequência e chegou à conclusão que "há que ir a jogo" nas próximas directas e num congresso a convocar a seguir às eleições intercalares para a Câmara de Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para fazerem a cama a Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Morais Sarmento se é ele que vai aquecer a cama até Durão Barroso regressar.»

NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA

«A Direcção Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da Polícia Judiciária (PJ) vai ser alvo de uma investigação alargada, a cargo da Inspecção-Geral dos Serviços de Justiça, na sequência de dois casos de desaparecimento de 90 mil euros em notas, resultantes de apreensões a traficantes. Uma coordenadora de investigação criminal da unidade está sob suspeita em dois processos desencadeados pela própria PJ, há vários meses, com duas participações apresentadas ao Ministério Público e agora investigadas pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF). Em causa estão suspeitas da prática de crimes de peculato.» [Jornal de Notícias]

«Só no passado 1 de Junho foi constatada a falta do dinheiro. “Quando os dois processos estavam a ser preparados para serem enviados a tribunal, um inspector descobriu que faltavam as guias de depósito dos €93.935”, disse uma fonte da PJ que solicitou o anonimato. Mas este dinheiro há mais de sete meses que deveria ter sido depositado à ordem dos processos na Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa. Tal não aconteceu. Quem ficou com o dinheiro sabia que os tribunais nem sempre confirmam a existência dos depósitos. E, quando o fazem, têm por vezes surpresas. “Há sete ou oito anos correu na Directoria do Porto o processo de um escrivão das varas criminais que furtava o dinheiro das apreensões e apresentava guias de depósito falsas”, conta a mesma fonte.

A investigação dos crimes na DCITE está a ser efectuada pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) e visa a coordenadora Ana Paula M. e todos os funcionários da 2ª Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (SCITE). “Independentemente da identidade do autor do crime, a responsabilidade funcional da coordenadora parece inquestionável”, garantiu ao Expresso uma fonte próxima da Direcção Nacional da PJ. “Estas coisas só acontecem por causa do ‘nacional-porreirismo’, da ânsia de mostrar serviço e da inexistência de regras”, conclui um inspector da DCITE.

Ana Paula M. foi afastada da Directoria de Lisboa há mais de um ano “devido a um caso complicado e a outras situações complexas”, referiu a fonte próxima da Direcção Nacional. O “caso complicado” envolveu o roubo de um jipe BMW no Parque das Nações, em Lisboa. A coordenadora foi acusada por um dos criminosos de ter encomendado o «car jacking», mas Ana Paula M. nega. O assalto foi feito por dois cadastrados. Um deles, José C., é informador de um serviço secreto e tem um extenso registo criminal: tráfico de estupefacientes, roubo com arma de fogo, branqueamento de vantagens de proveniência ilícita, etc. O seu comparsa, Bruno G., é considerado um especialista em assaltos à mão armada, burlão de seguros, simulador de crimes, etc. A PJ começou a investigar o assalto e acabou por deter Bruno G. “No momento em que ele revela o local onde se encontra o jipe roubado, o veículo está a entrar no parque de estacionamento do Piquete. Como é que isto é possível?”, pergunta um inspector que passou pelo Roubo.

(...) As detenções aumentaram, mas nos corredores e nos gabinetes da DCITE o tema das conversas é outro, muito mais picante. Nas últimas semanas alguém colocou uma câmara com emissor na casa de banho das senhoras. Uma das funcionárias detectou a máquina e queixou-se. Na câmara foram encontrados os traços da palma de uma mão. Para comparar, os investigadores pediram aos colegas as impressões das mãos, mas alguns recusaram. A investigação voltou-se para o cadastro dos funcionários. Não permitiu desvendar a identidade do «voyeur», mas revelou outras surpresas: o percurso de um dos investigadores do combate à droga estava ligado à toxicodependência e ao tráfico. Telmo A. foi, assim, descoberto por acaso. E também foi certamente por acaso que o seu registo policial não foi consultado no momento da sua entrada para a PJ,, apesar de estar disponível no Sistema Integrado de Investigação Criminal (SIIC). Telmo A. tem agora um processo disciplinar e foi transferido para o “Apoio à Investigação”.

Os problemas na DCITE sucedem-se. E não se assemelham, decididamente. “Há coisas mais graves”, garantiu ao Expresso uma fonte próxima da Direcção Nacional. As relações perigosas com o mundo do crime poderão ser um princípio de resposta. E não é de excluir mais casos de apropriação indevida de dinheiros apreendidos, mas para já a prioridade é a investigação sobre os €93.935. “A PJ está a avaliar os mecanismos que permitam tornar mais remota a possibilidade de surgirem novas situações”, afirmou o director nacional, Alípio Ribeiro, pragmático.» [Expresso assinantes]

Parecer:

A ocasião faz o ladrão e ninguém, nem mesmo a PJ, pode impedir que alguém se aproprie de dinheiro fácil. Neste caso apenas se pode elogiar a PJ porque em vez de encobrir tem a coragem de denunciar, investigar e punir os seus.

Todavia, pela notícia do Expresso ficamos a saber da promiscuidade entre polícias, secretas e criminosos, o que me faz recear ser um dia destes roubado por um criminoso que tem a protecção de uma secreta e, portanto, beneficia de impunidade parcial ou total. Preocupante ou mesmo muito preocupante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o director nacional da PJ.»

BANDALHEIRA NA TAAG

«Nos aeroportos de Londres ninguém embarca sem ser revistado dos pés à cabeça e sem descalçar os sapatos, pois as normas de segurança locais assim o exigem. Mas se o embarque - para Londres - for feito em Luanda, é pouco provável que algum funcionário tenha a coragem de pedir a um militar ou alto funcionário do país - ou mesmo à sua mulher ou filhos - que faça o favor de abrir a bagagem de mão ou que a deixe passar no Raio X.

Além disso, os VIP angolanos, por regra, não respeitam os quilos de bagagem a que o bilhete de avião lhes dá direito. Esta prática - aliada a outros pecados quase permanentes, e a uns quantos intermitentes - afastou a TAAG dos céus da União Europeia durante um período mínimo de 90 dias.

A segurança de qualquer avião pode ser posta em causa pelo excesso de carga, bem como pelo mau acondicionamento das bagagens. O facto de a TAAG nem sempre respeitar os procedimentos da carga, ter aviões com pneus carecas, cartas de aeroporto desactualizadas e de o comandante de um avião não ter sido capaz de encontrar o manual de instruções quando este lhe foi solicitado, foram outros dos motivos que conduziram à actual suspensão. A isto, junta-se a rejeição por parte de Luanda de uma proposta apresentada pela Autoridade Federal de Aviação Civil norte-americana para auxiliar Angola a montar um sistema de segurança no espaço aéreo e nas aeronaves angolanas.» [Expresso assinantes]

Parecer:

A ser verdade o que a notícia di há muito tempo que a TAAG não deveria ser autorizada a voar para a Europa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão da UE.»

PSD TEM SECÇÃO NO PALÁCIO DE BELÉM

«Com o grau de especulação inerente às conversas de bastidores que animam o partido em vésperas de umas eleições de alto risco, os críticos de Mendes convergem numa convicção: a de que Cavaco aposta na estabilidade da governação socialista até que alguns resultados palpáveis surjam e não gostaria de ver o país submetido a novas quebras de ciclos. O que o poderá levar a apostar numa segunda legislatura PS e na manutenção de Mendes no poder até 2009. Nessa altura, se o PSD perder, Rui Rio ou Alexandre Relvas poderiam tem a bênção de Belém. A menos que Ferreira Leite - que tem razões muito pessoais para se descolar de Mendes - quisesse ela própria tomar as rédeas do partido. » [Expresso assinantes]

Parecer:

É preocupante que o Palácio de Belém tenha um papel activo na gestão do PSD, ao ponto de se dizer (sem que isso tenha sido desmentido) que Cavaco Silva tenha capacidade de decisão na escolha do líder o PSD ou na escolha do que irá às próximas eleições.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário à Presidência da República, suspendendo-se qualquer comentário elogioso para Cavaco Silva até que este desmentido seja produzido para que o Presidente o seja de todos os portugueses e não um submarino do PSD em Belém.»

ESTADO PAGA "EQUIPAS PESSOAIS" DO ZÉ E DO TÓ

«Semanas depois de "despedidos" do Ministério da Administração Interna e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), quatro assessores do ex-ministro António Costa e 10 do ex-vereador José Sá Fernandes foram integrados nos grupos parlamentares do PS e do BE. Com efeitos retroactivos. Ainda ninguém os viu por lá, mas alguns deles têm sido bem visíveis nas campanhas para intercalares de Lisboa.» [Público assinantes]

Parecer:

É evidente que alguns dos nossos políticos contam com equipas pessoais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário aos dois candidatos.»

ESTUDANTE HERDOU N.º DE TELEFONE DE PARI HILTON

«Días después de que la estudiante universitaria estadounidense Shira Barlow obtuviera su nuevo número de teléfono móvil, comenzaron a llegarle datos sobre fiestas, saludos de cumpleaños y llamadas nocturnas.

Barlow había heredado sin querer el viejo número telefónico de la célebre heredera Paris Hilton, y los mensajes tanto de personas con buenos deseos como de enemigos siguen llegando cinco meses después.» [20 Minutos]

LÍNGUA DO IMPÉRIO ROMANO REGRESSA À IGREJA CATÓLICA

«El Papa Benedicto XVI, en un decreto publicado este sábado, autorizó una mayor utilización de las antiguas misas en latín y dijo a los 1.100 millones de católicos que no había nada que temer de este gesto dirigido a los tradicionalistas.

Sin embargo, grupos judíos expresaron su preocupación porque el decreto resucita oraciones que dicen que los judíos están ciegos ante la verdad cristiana y piden a los católicos que recen por su conversión. » [20 Minutos]

DIRECTOR-GERAL CATALÃO DESTITUÍDO POR CONSUMIR PORNOGRAFIA INFNTIL

«La Generalitat catalana ha destituido al subdirector general de Política Industrial, Eduard Figuerola, después de que fuera detenido por presunta posesión de pornografía infantil, según han confirmado fuentes de los mossos d'esquadra.

La noticia de la destitución, que publica hoy La Vanguardia, se ha dado a conocer tres semanas después de que Figuerola fuera detenido por los mossos a su regreso de un viaje oficial a Finlandia de una delegación del Gobierno catalán encabezada por los consellers de la Vicepresidencia, Josep Lluís Carod-Rovira, y de Innovación, Universidades y Empresa, Josep Huguet.» [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Aliás Tu" concorda que o corporativismo que domina a sociedade portuguesa prejudica os mais jovens.
  2. "As Minhas Estórias" e "O Sentido das Coisas" escolheram O Jumento para as "7 Maravilhas da Blogosfera". Obrigado.
  3. O "Relógio Parado" e o "Forreta" concordam que o Governo tem responsabilidade nas decisões desumanas das juntas médicas.
  4. O "PS Lumiar" concorda com a necessidade de um choque de competitividade.

ANTES E DEPOIS DO KATRINA

Lista telefónica de Nova Orleães de antes e de depois do Katrina.

LIVING IN THREE CENTURIES

«106 year-old Coeur d'Alene Native American woman,the oldest living tribe member.

She helped her father farm and run steamboats.

She married twice,first a traditional marriage that didn't last long.

Her second marriage lasted fifty years.»

GARLIE MAGAZINES

Capas de revistas ilustradas com pin-ups.

NILEMAN

BOGAC ERGUVENC

PETROS

EVENZ

DESCUIDO PUBLICITÁRIO

CHEGA DE GEORGE BUSH!

ERA UMA VEZ UM ROLO DE PAPEL HIGIÉNICO

BRINQUEDO NOVO

NOIVA COM OS COPOS

LIÇÃO DE CONDUÇÃO

INOVARES CASTRO

[2]

HICKORY RIDGE CAMPGROUND

[2][3]

NIKE

[2][3][4][5][6][7][8][9][10]