domingo, julho 15, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Montra na Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Frederick Florin - AFP]

«French President Nicolas Sarkozy sings the national anthem during a public meeting on democracy in Epinal, France. » [Washington Post]

A ESTREIA DO DIA

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO: ALEGRE E ROSETA OPTAM PELA UNIÃO DE FACTO

Manuel Alegre não pediu Helena Roseta em casamento pelo que a candidatura da arquitecta nada se assemelha a um noivado, a candidata dá a cara mas o pretendente opta por não dar a cara. Mas o Jumento sabe que Alegre e Roseta vão anunciar a sua união de facto na noite eleitoral, na próxima segunda-feira vão casar os votos da candidatura presidencial com os da candidatura autárquica, esperando-se que dessa união nasça um novo partido, o "partido dos que viveram à custa dos partidos mas são contra os partidos até ao dia em que tiverem o seu próprio partido".

JUMENTO DO DIA

A reflexão é só em Lisboa

E Louçã foi a Setúbal para aparecer na comunicação social, foi o seu dia de glória pois foi o único dirigente político a ser notícia.

VESTIR A CAMISOLA DE PORTUGAL IMPLICA RESPEITO PELO PAÍS

O que ocorreu no mundial de Sub-20 é inadmissível, não se pode admitir que um idiota qualquer que foi escolhido para vestir a camisola de uma selecção portuguesa possa envergonhar o país transformando todos os seus desportistas numa anedota. Acima dos resultados está a dignidade de um país e para os desportistas que se comportam de forma indigna só há uma decisão possível, serem banidos definitivamente de qualquer selecção portuguesa.

O argumento de "atleta jovem" não serve, com vinte anos há muita gente a trabalhar para alimentar filhos e no nosso direito penal ninguém é inimputável com essa idade. Quem se comporta desta forma com 20 anos fá-lo-á com qualquer idade.

Além disso, um jogador não está sozinho em campo, faz parte de uma equipa que foi preparada por um seleccionador a quem cabe treinar a equipa, mas também obrigá-la a respeitar determinados valores éticos, o seleccionador é responsável por todo o comportamento da equipa a partir do momento em que apanha o avião. Depois de dois desastres desportivos e da vergonha a que se assistiu no Canadá só resta a Couceiro dispensar o país de assistir a mais espectáculos tristes por ele organizados.

CONTRASTE

A imagem foi tirada no norte do Líbano na semana passada, o mesmo Líbao, da guerra civil, da guerra com Israel, do atentados e das bombas.

PCP FALTOU AO DOUTORAMENTO DE CARVALHO DA SILVA?

«Figuras como Mário Soares, João Salgueiro, Silva Lopes, Carlos do Carmo, Vitorino, Silva Peneda, Vítor Melícias , João Ferreira do Amaral, Vital Moreira, Fátima Campos Ferreira e Miguel Horta e Costa disseram sim ao convite do sociólogo e líder histórico da CGTP, contrastando com a ausência de altos dirigentes do Partido Comunista Português, em que Carvalho da Silva é filiado. Embora rejeite, cada vez mais, o epíteto de "correia de transmissão" do PCP.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Compreende-se, o PCP ainda está na revolução industrial e é um partido do proletariado ainda que o único proletário do país seja precisamente Jerónimo de Sousa, o mecânico mais mal pago pois ganha o salário do partido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se parabéns ao novo doutor.»

PROTESTO COM DOIS ANOS DE ATRASO

«O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, responsabilizou hoje o Governo pela viabilização de condomínios de luxo na península de Tróia e no Litoral alentejano, que “dificultam o acesso às praias e põem em risco os ecossistemas costeiros”.

“Estes interesses imobiliários em toda a península de Tróia, com 50 quilómetros de praias, dão a ideia de como os interesses económicos têm pisado os direitos das pessoas”, disse Francisco Louçã, defendendo a necessidade de “um urbanismo que não permita que seja só para alguns aquilo que é de todos”.» [Público]

Parecer:

É muito estranho que Louçã venha protestar contra o projecto turístico de Tróia dois anos depois da sua aprovação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã o que o levou a zangar-se com Belmiro de Azevedo.»

CONGO: ARTISTAS PIGMEUS FORAM ALOJADOS NUM JARDIM ZOOLÓGICO

«Ativistas de direitos humanos criticaram os organizadores de um festival de música na República do Congo por hospedar um grupo de artistas pigmeus em uma barraca no zoológico.

Outros artistas que participam do Festival de Música Pan-Africana ficaram hospedados em hotéis na capital do país, Brazzaville.» [BBC Brasil]

SENADO AMERICANO DUPLICA PRÉMIO PELA CAPTURA DE BIN LADEN

«El Senado de Estados Unidos aprobó el viernes doblar a 50 millones de dólares (36 millones de euros) la recompensa por la captura del líder de la red terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden.

Esa decisión eleva la cifra de 25 millones de dólares (18 millones de euros) que ofrecía el Departamento de Estado por Bin Laden en su programa de "Recompensas por Justicia".» [20 Minutos]

SIDNEY: ANDOU NUM TANQUE A DESTRUIR ANTENAS DE TELEMÓVEIS

«Un hombre ha recorrido los suburbios occidentales de la ciudad de Sydney a bordo de un tanque y ha destruído seis antenas de telefonía móvil, según los medios de comunicación australianos.

El Inspector de jefe de Policía Guy Haberley dijo que el hombre, de 45 años, ha sido detenido cuando intentaba dañar la séptima torre, según Noticias Ltd.» [20 Minutos]

SOLDADO AMERICANO PAGOU 500 DÓLARES PARA SER FERIDO

«Un soldado que recientemente volvió de Irak ha admitido que pagó 500 dólares a otra persona a fin de que le diera un tiro en una pierna para no volver a la guerra.

Jonathan Aponte, de 20 años, denunció originalmente que un ladrón le había disparado, pero cambió la versión cuando la policía lo interrogó, dijeron las autoridades. Aponte debió partir el lunes a Irak, para permanecer ahí otros ocho meses.» [El Nuevo Herald]

BANIDA DA COSTA INGLESA DEPOIS DE 50 TENTATIVAS DE SUICÍDIO

«A woman has been banned from going into the sea around the British coastline after trying to drown herself more than 50 times.

Amy Beth Dallamura's suicide attempts over the past five years have cost emergency services up to £1million.

The 44-year-old has tried to kill herself by jumping off piers and jetties and wading into the ocean.» [Daily Mail]

NOTÍCIA POUCO HONESTA NO CORREIO DA MANHÃ

«COMUNICADO PATÉTICOA - PJ e o Ministério das Finanças fizeram um comunicado patético sobre a notícia de ontem do CM. Omitindo que o funcionário em causa estava reformado quando foi preso e que chefiava turnos numa área proibida do aeroporto desinformaram e caluniaram um jornalista. Tinha uma chefia funcional que lhe dava um poder que mesmo reformado manteve. Um poder, aliás, intocado durante anos, coisa que menos interessa à PJ e às Finanças, o que não deixa de ser bizarro.*EDUARDO DÂMASO, Director-Adjunto» [Correio da Manhã]

Embora assente em factos verdadeiros e, portanto ser factualmente verdade, esta notícia não é uma notícia pois recorre a factos de 2006, mistura-o com informação que nada tem que ver com esses factos e constrói uma primeira página com 9 meses de atraso.

É verdade que o funcionário em questão foi preso mas isso já sucedeu em Novembro do ano passado. Também é verdade que o funcionário era "chefe" porque para se ser chefe basta chefiar-se qualquer coisa. Mas quem lê a notícia acha que os factos ocorreram ontem e que a pessoa em causa até pode ser o director da Alfândega do Aeroporto.

A questão que se coloca é simples, tratando-se de algo que não é notícia porque motivo o Correio da Manhã a transforma em notícia de última hora, baralha-a com informação diversa e acompanha-a com fotografias fora do contexto? Terá esta notícia alguma relação com a situação profissional da funcionária que coordenava o combate ao tráfico de droga e que agora é suspeita de desvio de avultadas verbas? Coincidência ou não a notícia é "produzida" para sair agora e a funcionária em questão era a "ponte" entre a PJ e as autoridades aduaneiras.

Eduardo Dâmaso, o director-adjunto do CM, parece que não gostou que lhe tivessem dito que fez a primeira página do jornal com aquilo que me gastronomia se designa por "roupa velha" e até mete os pés pelas mãos ao afirmar que «estava reformado quando foi preso e que chefiava turnos numa área proibida do aeroporto». É evidente que ele não pretende dizer que um reformado ainda mandava no aeroporto, trata-se muito simplesmente de um pequeno erro de português que acaba por ser oportuno pois transforma uma pequena verdade numa mentira.

Quem deu a dica ao jornalista do Correio da Manhã? Segundo o próprio jornalista foi fonte da PJ mas apesar de desmentido pela PJ e pelo ministério das Finanças e já na posse de todos os dados a meia mentira fez uma excelente primeira página.

Qual o envolvimento do CM nas guerra pelo poder do "negócio" do combate ao tráfico de droga no interior da PJ?

Lamentável.

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Largo das Alterações" sugere a visita a'O Jumento. Obrigado.
  2. O "Forreta" comenta a "caça à junta médica" que aqui foi referida.
  3. O "Pinto" soube do casamento do homem mais alto do mundo.
  4. O "Fliscorno" comenta os chumbos a matemática.
  5. O "Claro" usou os vídeos onde se denuncia a posição do Vaticano sobre a pedofilia de batina.
  6. O "Um por todos, todos por um" e o "Condomínio Privado" reproduzem o post onde se questiona em quem vota quem se abstém.
  7. O "Oeiras Local" sugere a leitura do mesmo post.
  8. O "Nós somos capazes" gostou da mentira do dia.

XANGAI À NOITE

SALTO

LADO A LADO, O HOMEM MAIS ALTO DO MUNDO E O MAIS BAIXO

SALTADOR ATINGIDO POR UM DARDO

ESCOLAS DA TCHETCHÉNIA [Imagens]

OMAHA BITC - DANCING CYPRINE

FRIDA

KEVIN HUNDSNURSCHER

IGOR BOGUN

OLEG KOSIREV

CORNELIUS

PENDURA


LEÃO MARINHO BAILARINO

NOKIA N95

TMOBILE

TIDE

[2][3]