sexta-feira, julho 13, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura



IMAGEM DO DIA
[Vincent West / Reuters]
«El encierro más peligroso. Un mozo herido durante el sexto encierro de los sanfermines en Pamplona recibe atención médica. Ha sido la jornada más peligrosa, con trece heridos.» [20 Minutos]
[Joseba Etxaburu / Reuters]
«Un corredor recibe una cornada en la pierda durante el sexto encierro.» [20 Minutos]
A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO
Logo que se teve conhecimento de que 70% dos alunos portugueses a FENPROF convocou uma conferência de imprensa para, em nome dos professores, assumir a responsabilidade (pelo menos moral) por aquele resultado. O representante da frente sindical assumiu que perante tais resultados os professores não poderiam deixar de assumir responsabilidades pois enquanto principais actores do sistema de ensino não seria digno iniciar o debate furtando-se a quaisquer culpas.
O dirigente sindical assumiu que fenómenos com o absentismo, a organização oportunista das turmas, a colocação dos professores mais antigos nas turmas menos problemáticas, a deficiente preparação dos ano lectivo, a má qualidade de preparação de numerosas aulas em que os alunos são entretidos a rever os trabalhos de casa ou a fazer revisões não podem ser excluídos do debate.
O representante sindical foi mais longe e defendeu que um professor cujos alunos têm sucesso escolar deve ter vantagens na carreira em relação a outros cujos alunos engrossam as estatísticas do insucesso. Acrescentou mesmo que em Portugal se deveria exigir aos professores o mesmo que se exigia na ex-URSS e que os professores cujos alunos apresentam sistematicamente resultados negativos deveriam mudar de profissão pois a principal função de uma escola é ensinar e não centro de emprego.
JUMENTO DO DIA


Não é por acaso
Finalmente Alegre falou das autárquicas de Lisboa, não foi ao ponto de apoiar publicamente Helena Roseta, mas foi claro quanto à sua simpatia pela candidatura.
Claro que Alegre não iria dar um pulo no vazio, até porque já percebeu que o seu movimento foi um ensaio falhado, assim como não é por acaso esta posição de Alegre, a candidatura de helena Roseta está em queda e Alegre não quer perder a alegria de ver uma das suas apoiantes na tribuna da CML.
CANCRO = APOSENTAÇÃO?

Os dois casos de injustiças graves cometidas por juntas médicas está a desencadear uma caça aos doentes cuja aposentação não foi aceite por juntas médicas, por este andar corre-se um sério risco de se pedir a aposentação por causa de uma gripe.
O cancro é uma doença duplamente grave para quem a tem, por si só é uma doença de risco e em muitos casos dá lugar a um estigma social, não sendo raros os casos de doentes que não assumem em público a sua doença. Mas não só muitos dos cancros já são curáveis, como há situações clínicas bem mais graves que outras.
Um doente de cancro não tem direito automático à aposentação, enquanto for vítima da doença tem direito a permanecer com baixa médica. A questão da aposentação faz sentido se a doença incapacitar definitivamente o doente ou aquele que esteve doente. Isso coloca a questão de saber se havendo incapacidade para as funções que desempenhava o profissional pode ser integrado em outras funções ou deve beneficiar da aposentação antecipada.
Se puder desempenhar outras funções sem que isso represente um sacrifício humano e no pressuposto de que essas funções correspondem ao objecto da sua formação e vínculo profissional não tenho a menor dúvida em defender que a aposentação não deve ser a solução.
Espero que as injustiças recentes não levem ao aproveitamento por parte de gente que desde o primeiro dia em que entra para a Função Pública sonha com a aposentação.
UMA PERGUNTA À MINISTRA DA EDUCAÇÃO
Se a ministra considera que o processo disciplinar do professor Charrua é o garante da liberdade e da democracia porque motivo não designou a Inspecção-geral do Ensino para conduzir o processo disciplinar, chamando a si a responsabilidade pela garantia dos direitos do arguido e pela transparência do processo disciplinar? Porque motivo deixou à directora da DREN o poder de conduzir um processo disciplinar em que estava em causa o seu próprio comportamento?
QUEM TEM CULPA DOS CHUMBOS A MATEMÁTICA?
Começa a ser tempo de apurar causas, responsabilidades e culpas, se ao fim de um ano lectivo 70% dos alunos chumbam a matemática deverão haver causas e irresponsabilidades. Ontem de manhã, quando ouvi a notícia da rádio bastaram alguns segundos para vir um representante da associação dos professores de matemática assegurar que os professores não são os responsáveis.
Sejamos honestos, se os professores não têm culpa esta deve ser em exclusivo dos alunos pois nem sequer podem ser apontadas responsabilidades aos livros, já que estes são concebidos e escolhidos pelos professores. Como para dar aulas de matemática basta uma sala a culpa só poder ser mesmo dos alunos. E como o resultado dos exames evidencia o percurso ao longo de nove anos de escola, os alunos são culpados desde os seis anos de idade, quando têm o primeiro contacto com a disciplina.
Esta forma de abordar o problema recorda-me uma velha anedota. Um compadre foi a um bordel e quando estava na companhia de duas meninas apareceu uma rusga da polícia. A primeira menina desculpou-se dizendo que era cabeleireira, a segunda porque era manicura ao que o compadre exclamou “Querem ver que a p.. sou eu?”.
Sejamos honestos, algo está mal e não me venham, dizer que a culpa é dos alunos, das famílias que os entregam ao cuidado da escola e das paredes dos edifícios escolares. Enquanto o principal agente do ensino é ilibado de quaisquer responsabilidades na primeira declaração nem vale a pena discutir o tema.

MENDES ESCAPOU À SEGURANÇA SOCIAL
«Marques Mendes corre o risco de ter de pagar os descontos para a Segurança Social referentes ao período em que desempenhou funções de presidente da EIA – Ensino, Investigação e Administração, empresa responsável pela gestão da Universidade Atlântica, entre 14 de Julho de 1999 e 5 de Abril de 2002.» [Correio da Manhã]
Parecer:
Não basta a Marques Mendes desmentir e dizer que entregou o assunto ao seu advogado, isso não passa de "conversa da treta". Estando aquilo a que Marques Mendes designaria por falha de carácter se o acusado fosse o primeiro-ministro, Marques Mendes deve provar com o mesmo rigor com que quetionou o diploma de Sócrates.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

QUANTO DEVE O ESTADO ÀS AUTARQUIAS?
«O Estado tem contas antigas por saldar com a câmara de Lisboa que podem atingir centenas de milhões de euros, resultantes da ausência de compensação financeira pelos terrenos do aeroporto, das expropriações da Ponte 25 de Abril ou até do antigo matadouro. O reconhecimento das dívidas por parte da Administração Central bastaria para alterar a complicada situação financeira de Lisboa, em matéria de recurso ao crédito.» [Diário de Notícias]
Parecer:
Tal situação deve ser corrigida com urgência. Em relação ás empresas, do Estado ou privadas, a CML deve passar a ter uma posição mais exigente em relação ao uso que fazem da cidade, paga primeiro e constroem depois.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Sócrates que faça contas com a cidade.»
CAVACO DIZ AOS GOVERNANTES PARA TEREM CUIDADO COM AS SUAS ATITUDES
«O Presidente da República exigiu ontem "mais qualidade" na democracia portuguesa, exortando "alguns agentes dos poderes públicos" a ter "cuidado com as suas atitudes". Um aviso que foi de pronto elogiado pelo socialista Manuel Alegre, que ficou em segundo nas presidenciais ganhas por Cavaco, em Janeiro do ano passado. Alegre sublinhou que o apelo do Chefe do Estado "vem no bom sentido".» [Diário de Notícias]
Parecer:
Um aviso que há muito deveria ter sido feito por José Sócrates.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se o recado a Sócrates.»
O GOVERNO EMPATA ESTUDO DO LNEC SOBRE ALCOCHETE
«O LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) ainda não sabe se vale ou não a pena estudar o campo de tiro de Alcochete como hipótese para novo aeroporto internacional de Lisboa. Razão: já escreveu duas cartas ao Ministério da Defesa perguntando se o espaço está efectivamente disponível e ainda não recebeu resposta.
Passa hoje exactamente um mês sobre o dia em que o ministro Mário Lino (Obras Públicas) atribuiu ao laboratório a incumbência de fazer um estudo comparativo Ota-Alcochete. No despacho governamental o LNEC tem seis meses (portanto, até 12 de Dezembro) para o fazer. O que significa que um sexto do tempo já passou e quem tem de o fazer ainda não sabe se vale a pena avançar.»
[Diário de Notícias]
Parecer:
É evidente que a decisão de fazer este estudo não foi outra coisa senão atirar areia para os olhos.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se mo ministro da Defesa sobre se já respondeu ao LNEC»

SÓCRATES CRITICA OS QUE DEFENDEM O REFERENDO PARA RATIFICAR O TRATADO
«Numa intervenção perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde apresentou as prioridades da presidência portuguesa, Sócrates afirmou que, "em nenhum sítio do mundo, nas democracias liberais, se considera a ratificação parlamentar como uma ratificação ilegítima ou não estando à altura dos melhoras valores das democracias modernas. A tentativa de desvalorizar as ratificações parlamentares não honra a democracia representativa".» [Diário de Notícias]
Parecer:
Desta vez concordo com Sócrates.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
MANUEL PINHO DEVE ESTAR CONTENTE
«Os salários dos portugueses caíram 0,7% no ano passado, revelou ontem o Banco de Portugal, que mantém para este ano a estimativa de crescimento da economia em 1,8% e revê em ligeira alta - para 2,2% - o aumento do PIB em 2008. O investimento caiu 2% em 2006 mas agora, após a retoma das exportações, será um dos motores da economia.» [Diário de Notícias]
Parecer:
Imagino que o ministro da Economia já deve estar com vontade de regressar à China para actualizar a informação junto dos empresários locais.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se uma viagem para Pequim, em classe executiva, em nome de Manuel Pinho.»
MAIS CASOS DE JUNTAS MÉDICAS
«É mais um caso de uma professora que sofre de cancro e que a Caixa Geral de Aposentações (CGD) quer ver de volta à escola. O carcinoma tomou-lhe a nasofaringe e os tratamentos de quimioterapia e radioterapia a que foi submetida deixaram-lhe sequelas graves - confirmadas por especialistas em oncologia -, que a impedem de leccionar. Já fez dois pedidos de aposentação e ambos foram recusados. Na última junta médica a que foi sujeita, sugeriram-lhe - de forma quase insultuosa - que lavasse os ouvidos, arranjasse os dentes e fosse trabalhar. Certo, para já, é que em Fevereiro a professora deverá, obrigatoriamente, regressar à sala de aula.» [Jornal de Notícias]
Parecer:
O facto de não se ter condições para leccionar não implica que um professor seja aposentado, numa escola há muito trabalho para além de leccionar e só é pena que isso nunca tenha sido entendido pelo ministério da Educação. Não sendo possível tirar conclusões quanto à justiça da decisão da junta médica é evidente que a actuação da junta não é aceitável, a serem verdadeiros os factos estamos perante uma clara violação dos deveres de um funcionário por parte dos membros da junta em causa. Neste caso há matéria mais do que suficiente para um processo disciplinar.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Determine-se a abertura de um processo disciplinar aos membros da junta médica que se dirigiram à funcionária em termos inadmissíveis.»
PJ ESTAVA A SAQUE?
«O PÚBLICO apurou ontem que, depois da ex-coordenadora da secção responsável pela investigação do tráfico de droga por via aérea ter sido afastada para os serviços de apoio da PJ, várias denúncias internas (sob o formato de cartas anónimas) chegaram à direcção nacional. Actualmente, procede-se a um levantamento exaustivo dos inquéritos relativos a crimes de roubo, secção onde a suspeita trabalhou.
Fontes da PJ afirmam que há fortes suspeitas de terem sido descaminhadas grandes quantias de dinheiro e ouro apreendidos ao longo dos anos em investigações da secção de roubo. A primeira parte deste trabalho consiste em apurar se as guias de entrega dos valores existem, para, desse modo, se confirmar a entrega ou não dos bens na Caixa Geral de Depósitos.» [Público]
Parecer:
Ao que parece a PJ é o local de Lisboa onde há mais roubos por metro quadrado.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»
CHUMBO COLECTIVO NA MATEMÁTICA DO 9.º ANO
«O pesadelo que a ministra da Educação conta ter tido quando iniciou funções, pouco antes da estreia dos exames nacionais do 9.º ano, em 2005, voltou ontem a tornar-se realidade. Não foram todos os alunos que tiveram negativa na prova, como chegou a sonhar, mas foram 72,8 por cento, ou seja, praticamente três em cada quatro. E "não há grande diferença entre chumbarem todos e haver 70 por cento de negativas", disse em Maio perante uma plateia de professores da disciplina e referindo-se aos resultados de há dois anos.» [Público assinantes]
Parecer:
É evidente que a culpa só pode ser dos alunos ou das paredes das escolas.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ilibam-se os professores de matemática como se só estivessem nas aulas como observadores»
UMA VÍTIMA CHAMADA PAULO PORTAS
«Questionado pelo PÚBLICO, Paulo Portas não revelou, todavia, saber se existe ou não alguma investigação que o relacione com a aquisição de submarinos por parte do Governo, quando era ministro da Defesa. O líder dos democratas-cristãos alegou que essa é uma informação coberta pelo segredo de justiça. O presidente do CDS/PP recusou ainda indicar quem possa estar por detrás da publicação destas notícias, relacionando-as no entanto com a intenção de "descredibilizar" o líder que, à direita, "tem mais condições para enfrentar o primeiro-ministro".» [Público assinantes]
Parecer:
Basta olhar para Paulo Portas para se ver que é uma pessoa incapaz de fazer a mais pequena maldade. Isto das investigações deve ser coisa de alguém que não quer que ele seja o grande dirigente da direita, como prometeu quando correu com o seu antecessor.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas se o seu regresso precipitado à liderança do PP foi mera coincidência ou teve alguma relação com a ‘campanha anti-Portas’ que estava para vir.»
ATÉ QUE ENFIM...
«O deputado socialista Manuel Alegre elogiou, esta quinta-feira, a candidatura independente da ex-militante do PS Helena Roseta à Câmara Municipal de Lisboa. Manuel Alegre disse ainda que vota na cidade e que «o voto é livre». Em declarações à Agência Lusa, Manuel Alegre considerou que a candidatura de Helena Roseta «foi um acto de coragem e de liberdade». » [TVI]
Parecer:
Já era tempo de Alegre se manifestar e só é pena que não assuma que a candidatura de helena Roseta teve a sua inspiração.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alegre se acha mesmo que os lisboetas pensam que não está na origem da candidatura de Helena Roseta.»
LIVRO DO TINTÍN FOI CONSIDERADO RACISTA
«El organismo británico de control del racismo recomendó el miércoles que las librerías del país retiraran todas las copias de un cómic de Tintín que narra las aventuras en el Congo del héroe belga de ficción.
La Comisión Británica para la Igualdad Racial (CBIR) recomendó que 'Tintín en el Congo' sea retirado de las estanterías tras haber recibido una queja de una persona que lo había visto en la cadena de librerías Borders.» [20 Minutos]
O HOMEM MAIS ALTO DO MUNDO CASOU-SE
«Si podemos tener niños, los tendremos. Me gustaría que midiesen 1,90 m para que jugasen al baloncestoBao Xishun, de 56 años de edad y con una altura de 2,36 metros, perteneciente a una región autónoma de Mongolia interior (China), fue a su boda en la parte trasera de un carro empujado por camellos hasta el lugar de vacaciones de Genghis Khan, cerca de la ciudad de Erdos.» [20 Minutos]
Parecer:
Veremos se a esposa está à altura do marido.
COI E FIFA CONDENAM LIVRO BRANCO DO DESPORTO DA UE
«El COI y la FIFA consideran "una oportunidad perdida" el Libro Blanco de la Unión Europea sobre el Deporte, hecho público ayer y que a juicio de ambos organismos "está en total contradicción con la actual arquitectura del Movimiento Olímpico ".
"Aunque debe darse la bienvenida al concepto de un Libro Blanco sobre el Deporte, el contenido de la versión final representa, desgraciadamente, una oportunidad perdida", dice un comunicado conjunto de FIFA y COI.» [20 Minutos]
Parecer:
Tendo tido por base um relatório de José Luís Arnaut, que sabe tanto de desporto como eu de lagares de aeite, não fico surpreendido.
CONSELHO DA EUROPA: CÂMARAS DE VÍDEO AMEAÇAM LIBERDADES FUNDAMENTAIS
«La Comisión para la Democracia mediante la Ley del Consejo de Europa, más conocida como ´Comisión de Venecia´, previno hoy de que la instalación de cámaras de vídeo para la vigilancia en lugares públicos supone una "amenaza".» [20 Minutos]
A AMÉRICA FOI DESCOBERTA NA PRÉ-HISTÓRIA?
«Ni los vikingos ni Cristóbal Colón. Diez aventureros se embarcaron ayer en el Abora III desde los muelles del río Hudson de Nueva York con destino a España con un objetivo: cambiar los libros de Historia. Con una balsa construida con juncos según un diseño prehistórico pretenden probar que, gracias a sus "suficientes" conocimientos náuticos, los hombres de hace 14.000 años fueron los primeros en cruzar el océano Atlántico y llegar al mar Mediterráneo desde el continente americano.
Este viaje desde Nueva York a las costas españolas pretende demostrar que los contactos prehistóricos entre Norteamérica y el Mediterráneo existían. Vamos a cambiar los libros de Historia", aseguró ayer José Valmaña, un historiador cubano-americano aficionado a la arqueología marítima y tripulante de la embarcación. Para Valmaña, "es importante que, si el barco llega a España, los académicos empiecen a creer en la capacidad marítima de los pueblos prehistóricos sobre la que tantas pruebas hay".» [El Pais]


O JUMENTO NO TECHNORATI
  1. O "Arde Lua" ficou a saber do fenómeno profissional do ministério da Defesa.
  2. O "PS Lumiar" apreciou o post onde se defende uma Lisboa mais jovem.
  3. Ainda as "/ Maravilhas da Blogosfera" no "Hippos" e no "Rosa14".
  4. "O Meu Carp Diem" também desconfia que as lágrimas de Sócrates são como as do corcodilo.
  5. O "Tertúlias" também deu pela diferença entre as listas telefónicas de Nova Orleãs de antes e de depois do Katrina.
  6. Pelo "Vilaquistão" fiquei a saber que o autarca de Vila Real de Santo António, cidade de Aleixo mas também de muita gente do povo como o Chevelhita, o Baguinho de Milho, e muitos outros. O Jumento agradece a amabilidade do senhor Gomes, ainda que os pratos do velho restaurante "Joaquim Gomes" (aqui fica um abraço ao "Blog da Sabedoria"), a "Espinheta de atum" do Zé Russo ou mesmo as "Favas com Chouriço" da Porta Larga deixem mais saudades do que do guisado em que a vila pombalina se meteu com este autarca.
AS COISAS QUE O "ÁGUA LISA" DESCOBRE NO AVANTE...
«A luta continua. Com duas assobiadelas, desbarataram-se dois inimigos capitais: o capitalismo nacional e o imperialismo:

"A vaia ao primeiro-ministro no Estádio da Luz foi outro acontecimento cheio de significado. Expressando dessa forma o seu desagrado, o seu protesto pela política do Governo e pelas suas consequências, muitos milhares de pessoas, de forma espontânea e sentida, disseram a Sócrates, em directo e ao vivo, o que dele e do seu Governo pensam. Também o imenso coro de assobios aos Estados Unidos da América (*) não admite outra leitura que não seja a de ter-se tratado de um protesto contra a brutalidade do imperialismo norte-americano; as sua guerras de ocupação varrendo a ferro e fogo países e povos; as prisões arbitrárias de milhares de cidadãos de vários países (submetendo-os a violentos interrogatórios, a torturas bárbaras) – tudo isto num arrogante desprezo pela soberania dos povos, pela democracia, pela liberdade, pelos direitos humanos. E a assobiadela foi também, obviamente, para o apoio servil e subserviente, para a conivência do Governo português com as práticas criminosas do Governo de Bush." (
do editorial do “Avante”)

Nota (*) – Repare-se o pudor em evitar dúvidas sobre o apego do “Avante” às “amplas liberdades”. Assim, ninguém assobiou a Estátua da Liberdade, só vaiaram Bush.
Publicado por João Tunes às 14:43»

O QUE VÊS NESTA FOTOGRAFIA? [Flickr]

BRUNO MERCIER
INGMAR WESEMANN
MATTHEW SCHERFENBERG
GEORGIA MARTIN

GOOGLE LANÇA MyMap PARA PRODUZIR MAPAS PERSONALIZADOS
xxx
«Google ha lanzado una nueva aplicación que permite a los usuarios crear mapas personalizados, que mostrarán la ubicación de lugares tales como gasolineras baratas hasta los sitios donde ocurrieron los mayores terremotos del último tiempo.
MyMaps, como se llama la nueva herramienta, ofrece a los consumidores la posibilidad de elegir entre más de cien mini-aplicaciones creadas por firmas de desarrollo de software independientes. Estas permiten que los usuarios coloquen sus datos sobre el popular servicio online de mapas de Google.» [20 Minutos]

AZAR
SORTE
ESPERTEZA ANIMAL

NIKE
[2][3][4][5]
PHAROS DICTIONARY
[2]

STELLA ARTOIS
[2][3]