sábado, julho 28, 2007

Marques Mendes não os tem



A relação entre o líder do PSD e o líder do PSD-Madeira evidencia bem a cobardia política de Marques Mendes. O Alberto João pode dizer os disparates que entender, ofender quem quer, esticar a corda da chantagem independentista, denegrir as instituições da República, de Marques Mendes não se ouve a mais pequena reprovação, a regra é o silêncio cobarde.

Quando intervém fá-lo como sucedeu agora a propósito da chantagem que o Alberto está a fazer com o aborto, repete as palavras que o Alberto disse. Para Marques Mendes o interesse do país ou o respeito pela legalidades é bem menos importante que o apoio que o Alberto lhe dá para se manter na liderança do PSD. Mesmo que esse apoio tenha por pressuposto a sua cobardia ou que seja dado a troco de favores inaceitáveis.

Marques Mendes esqueceu que antes de o Alberto vir com a desculpa do dinheiro para não aplicar a lei do aborto já tinha dito que essa lei nunca seria aplicada na Madeira. Sabe que esse argumento só surgiu quando Cavaco teve a coragem de tomar posição, defendendo que a questão deveria ser resolvida nos tribunais.

Marques Mendes defende que sempre que surgir um novo tratamento, uma nova cirurgia ou um novo medicamento o governo regional se recuse a atender os doentes enquanto o Governo não lhe mandar mais dinheiro?

Se Marques Mendes concorda com o argumento financeiro porque razão nunca colocou essa questão? No mínimo deveria ter exigido um orçamento rectificativo para a saúde, aliás, sempre que fosse adoptada uma nova terapia deveria defender a rectificação do orçamento. Não é apenas a Madeira que vai ter que afectar recursos financeiros, isso também sucederá no continente e nos Açores e não me recordo de ter visto Marques Mendes preocupado com isso.

Alguém que sujeita a sua posição política ao proxenetismo financeiro de Alberto João não tem condições para liderar um partido nacional e muito menos ser candidato a primeiro-ministro.