quarta-feira, julho 11, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cais palafítico Moitinha, Alcácer do Sal [Google Maps]

IMAGEM DO DIA

[Hasan Jamali / AP]

«Halcón acalorado. Un hombre refresca con un chorro de agua a halcón su halcón, llamado Nayef, en una reserva de Sakhir, Bahrein, donde las temperaturas han alcanzado los 41 grados centígrados.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




Não serão lágrimas de crocodilo?

Não há nada como ver as sondagens a cair e ouvir uma vaia tsunamica num estádio de futebol para transformar um primeiro-ministro insensível na mais simpática das criaturas, semanas depois de as decisões desumanas de duas juntas médicas andarem nas primeiras páginas dos jornais Sócrates veio a público que tinha ficado chocado. Ficou mas não falou, só o fez semanas depois e quando tem a percepção de que está em queda. Pior ainda, ficou chocado mas deu cobertura aos responsáveis com o seu silêncio.

Não basta encobrir responsabilidades dizendo que vai adoptar nova legislação, a legislação actual não determina que um professor seja obrigado a dar aulas quando já está mudo e o seu cancro próximo da fase terminal. por muito menos há muito boa gente que se livra do trabalho. Além disso o professor que veio a falecer recorreu para o presidente da CGA e nada se fez.

Este caso é uma violação elementar dos direitos humanos perpetrado por um burocrata sem perfil para o lugar, se Sócrates está mesmo chocado só lhe resta demitir os responsáveis começando por demitir o presidente da Caixa Geral de Aposentações.

Se o primeiro-ministro ordenou a reavaliação das juntas médicas é porque não confia no trabalho que foi feito e se não confia nesse trabalho como pode confiar no presidente da CGA?

Não estaremos perante lágrimas de crocodilo?

DESONESTIDADE

Tentar denegrir a imagem de Miguel Júdice dizendo que é o advogado de todos os construtores civis especuladores é uma desonestidade do Zé. Ao que leva o desespero perante uma provável derrota face ao PCP.

NÃO PEÇAS A QUEM PEDIU E NÃO SIRVAS A QUEM PEDIU

Já aqui disse que não entendo para que servem os mandatários as candidaturas, para além de serem figuras decorativas não servem para mais nada, não têm quaisquer obrigações ou competências. Portanto, não sei porque é que a candidata Lisboa II disse que havia incompatibilidade entre ser mandatário e ter recebido um convite quando nem sequer se sabia que iam haver eleições.

Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu, é o que se pode dizer versão independente de Helena Roseta.

UMA DÚVIDA

Se o convite a José Miguel Júdice já tinha sido tornado público no passado dia 4 e Maio porque motivo só agora, quando Marques Mendes estava atrapalhado com a carta que Júdice lhe enviou a propósito das insinuações que fez em relação a supostos interesses do arquitecto Manuel Salgado nos terrenos do aeroporto, o assunto voltou aos jornais como se fosse uma notícia de última hora?

Este PSD está a descer muito.

UMA PERGUNTA

Se Marques Mendes não conseguiu arranjar um candidato a Lisboa com pés e cabeça, como vai conseguir uma dúzia e meia de ministros e duas ou mais dezenas de secretários de estado de um futuro governo?

"PARTIDARIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"

«No controverso tema da "partidarização da administração pública", em que o debate político tem insistido ultimamente, com o apoio de muitos comentadores, existe (para além do evidente farisaísmo de alguns responsáveis partidários) uma confusão básica, na medida em que se confunde deliberadamente o preenchimento de cargos directivos de topo, em regra de livre nomeação governamental, e o recrutamento de pessoal para os serviços da administração pública, que se deve pautar constitucionalmente por critérios de imparcialidade e de igualdade.

Ora, no que respeita aos primeiros (normalmente ocupados em regime de requisição temporária), é perfeitamente lícito e natural que o factor da confiança política entre nos critérios de escolha (desde o director-geral até ao director regional de um serviço ministerial desconcentrado), desde logo porque se trata de cargos de que depende a boa execução das políticas governamentais. Isto vale para todos os governos e para todas as instâncias de poder.» [Público assinantes]

Parecer:

Um artigo de Vital Moreira onde o professor nos tenta iludir. Vital Moreira parece esquecer que foi o PS que introduziu a escolha de alto dirigentes segundo critérios de confiança política. Esquece igualmente que os casos que vieram a público envolvem chefias intermédias, uma chefia de um SAP e um lugar de director de serviços de questões pedagógicas só na ex-URSS seriam cargos de nomeação política. Quererá Vital Moreira que lhe dê umas dezenas de exemplos de nomeações de chefes de divisão e de director de serviços em que o critério da competência não esteve presente na escolha?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se, ainda que este artigo não passe de publicidade subliminar ao governo.»

CUIDEM-SE COM A ZEZA

«A alegada viciação das classificação das arbitragens nas épocas 2002/2003 e 2003/2004 já foi investigada pela equipa da Polícia Judiciária a quem foi distribuído o processo ‘Apito Dourado’ e a acusação deverá ser conhecida ainda esta semana. No relatório final, que já está nas mãos da equipa do Ministério Público liderada por Maria José Morgado, é proposta a acusação de mais de 40 pessoas: a maioria árbitros, mas também dirigentes desportivos, como Pinto da Costa, Valentim Loureiro ou Pinto de Sousa. Os crimes em causa são corrupção desportiva e falsificação de documento autêntico.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Um dia destes até as traves vão ser acusadas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo resultados dos julgamentos, se os processos lá chegarem.»

ESTE NEGRÃO É MUITO DESCONFIADO

«O candidato social-democrata afirmou que “a coincidência de ser mandatário da candidatura socialista e o convite para ser comissário para a zona ribeirinha é uma coincidência que, pode não ser, mas parece que possa existir alguma contrapartida”, reagindo à notícia lançada pelo 'Diário de Notícias' esta terça-feira, de que “[José Miguel Júdice] tem em cima da mesa um convite de José Sócrates para coordenar a reabilitação da frente Tejo da cidade".» [Correio da Manhã]

«O DN sabe que, em simultâneo, algumas ligações de conhecidos dirigentes do futebol português, radicados tanto a norte como a sul do País, a negócios paralelos relacionados com a construção civil e o ramo imobiliário estão a ser passadas a pente fino. Ao que tudo indica, soube o DN junto de fonte ligada ao processo, os investigadores da Polícia Judiciária (PJ) estão a debruçar-se sobre diversas operações, desde ofertas - tanto de terrenos como, por exemplo, de apartamentos -, consideradas estranhas, a compras e vendas de terrenos em condições peculiares, suspeitando as autoridades que, não raras vezes, estes negócios implicaram trocas de favores - alegado tráfico de influências - pagos principescamente, e, claro, à margem das contas dos clubes aos quais estão ligados os envolvidos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este PSD está a ficar especializado em insinuações e esta notícia veio mesmo a calhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à nódoa Negrão que concretize a insinuação.»

ATRASO NA IMPRENSA NACIONAL

«O despacho que constitui o grupo de trabalho responsável pe-la gestão dos funcionários no quadro de mobilidade especial só foi publicado ontem em Diário da República apesar de estar pronto desde 21 de Novembro. Um atraso que vem juntar-se à demora dos ministérios em elaborarem as suas listas de excedentários apesar da pressão do Ministério das Finanças e da Administração Pública para a conclusão do processo.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta de o ministro das Finanças dizer que houve um atraso de 8 meses na publicação não lembra ao diabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro se durante todos estes meses não deu pelo atraso na publicação.»

CONVITE INOPORTUNO

«José Miguel Júdice, mandatário da candidatura de António Costa (PS) à Câmara de Lisboa, tem em cima de mesa um convite de José Sócrates para coordenar a reabilitação da frente Tejo da cidade. O convite foi feito há cerca de quatro meses, e o ex-bastonário da Ordem dos Advogados mostrou-se disponível para o aceitar. A nomeação só não avançou porque entretanto a Câmara de Lisboa - um dos parceiros neste projecto - foi dissolvida. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Um tiro no pé.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates os critérios que o levaram a escolher Júdice.»

MINISTRO AUTISTA

«O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, recusou ontem que a vaia ao primeiro-ministro no Estádio da Luz, que aconteceu no último sábado, possa dar um sinal "de descontentamento generalizado". No Forúm TSF, ontem dedicado às últimas manifestações públicas de desagrado face a José Sócrates, Silva Pereira atribui o "incidente" de sábado ao "contexto de eleições em Lisboa" (que é "convidativo", disse), mas deixou uma mensagem de confiança "Vamos ver quem ganha essas eleições".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Silva Pereira deu um bom exemplo do que é o autismo em política.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Silva pereira se acha que foi a CGTP que organizou a vaia da Luz.»

FINALMENTE SÓCRATES FICOU CHOCADO COM ALGUMA COISA

«O anúncio do primeiro-ministro surge depois de serem conhecidos os casos de uma professora de Aveiro com leucemia e de um docente de Braga com cancro na traqueia, que trabalharam nas respectivas escolas praticamente até à data da morte, depois de lhes serem negados por juntas os respectivos pedidos de aposentação.
«Eu fiquei tão chocado como a opinião pública ficou com esses dois casos e penso que não se devem repetir», afirmou José Sócrates à margem da inauguração da mostra PorTI 2007 - Portugal Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica. »
[Portugal Diário]

Parecer:

Não basta ficar chocado e prometer nova legislação, exige-se a demissão dos incompetentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a demissão do presidente da CGA.»

O ZÉ TEM MEDO DO PCP

«Chamou-lhe o "percurso da Lisboa parada" - breve viagem a obras na cidade que não há meio de avançarem. O passeio organizado ontem de manhã por José Sá Fernandes, candidato à Câmara de Lisboa apoiado pelo Bloco de Esquerda, tinha claramente um objectivo: fazer críticas ao seu adversário, o ex-presidente Carmona Rodrigues, mas também a Helena Roseta (candidata independente) e a António Costa (do PS).» [Público assinantes]

Parecer:

O Zé deveria explicar porque motivo não tem críticas a fazer ao PCP que já esteve na gestão da CML durante tanto tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Zé se tem medo do PCP.»

40 RAZÕES PARA NÃO TER FILHOS

«No momento em que a França lidera os índices de taxa de fecundidade na União Européia, o livro No Kids – Quarenta razões para não ter filhos, recentemente lançado no país, lança um apelo para que as pessoas não tenham descendentes e diz que o controle da natalidade “é a única esperança” para uma sociedade melhor.

O livro, lançado pela Editora Michalon, já vendeu 45 mil exemplares e está nas listas dos mais vendidos na França. A tiragem inicial foi de 10 mil cópias e, em apenas um mês, No Kids já está em sua quarta edição.» [BBC Brasil]

NOVO TREINADOR DO REAL MADRID É SÓCIO DO BARCELONA

«El alemán Bernd Schuster es socio del FC Barcelona desde 2004, pero este motivo no le ha impedido ser presentado como nuevo entrenador del Real Madrid, como sustituto de Fabio Capello, para la próxima temporada.

Entrenar al Real Madrid y ser socio de su eterno rival, el FC Barcelona, aunque no lo parezca, es compatible. Dichos requisitos los cumple el próximo técnico del equipo blanco, Bernd Schuster, recientemente presentado en el Santiago Bernabéu.» [20 Minutos]

IRANIANO FOI LAPIDADO

«Un iraní ha sido lapidado, en cumplimiento de una sentencia que le condenaba a muerte por mantener una relación adultera con una mujer, cuya sentencia a muerte esta siendo revisada.

Jafari Kiani y su pareja Mokarameh Ebrahimi fueron sentenciados a morir lapidados, lo que provocó un aluvión de protestas de grupos de los derechos humanos , y las dos sentencias fueron suspendidas el mes pasado.» [20 Minutos]

ARCEBISPO CONDENADO EM ESPANHA POR NÃO TER VIGIADO PADRE PEDÓFILO

«La Sala de lo Penal del Tribunal Supremo ha confirmado la condena a dos años de prisión impuesta en noviembre de 2006 a un sacerdote por abusar sexualmente de un menor, al tiempo que ha ratificado la condena al Arzobispado de Madrid como responsable civil subsidiario.

Los abusos tuvieron lugar tanto en la vivienda del menor como en la Vicaría de la parroquia de Santo Domingo Guzmán, en Madrid, entre 1999 y 2001.» [20 Minutos]

RICARDO VAI PARA O BÉTIS POR UMA TUTA E MEIA

«El Betis quería reforzar su portería con Toldo, pero al final se han tenido que confomar con el meta titular del Sporting de Lisboa, Ricardo Martins Soares, de 31 años. El precio está entre tres y cuatro millones de euros y cobrará un millón y medio por temporada.

El portero luso ha pasado ya el reconocimiento médico en una clínica sevillana. Para que el fichaje de Ricardo se formalice, según fuentes de la entidad sevillana, sólo queda un acuerdo con el Sporting, que esas mismas fuentes juzgan como "cercano".» [20 Minutos]

UE PROÍBE UTILIZAÇÃO DE MERCÚRIO NOS TERMÓMETROS

«Consultar un barómetro podría convertirse en algo del pasado después de que el Parlamento Europeo adoptara nuevas normas para desechar el uso del mercurio y proteger el medio ambiente.

El Parlamento de la Unión Europea (UE) acordó prohibir la venta de instrumentos no eléctricos que contengan este metal pesado tóxico, como los termómetros para medir la fiebre.» [20 Minutos]

UM PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO PARA OS FUMADORES

«Los fumadores tienen menos riesgo de desarrollar el mal de Parkinson, según un artículo que publica en la revista Archives of Neurology .

Esta publicación de la Asociación Médica de EEUU (AMA) , indicó que el análisis combinado de estudios anteriores sugería que entre los pacientes con mal de Parkinson habían menos fumadores.» [20 Minutos]

CHINA EXECUTA ANTIGO DIRIGENTE DA AGÊNCIA SANITÁRIA POR CORRUPÇÃO

«Zheng Xiaoyu, antiguo director de la Administración Estatal de Alimentos y Medicamentos, fue ejecutado el martes tras haber sido hallado culpable de corrupción, según asegura la agencia de noticias Xinhua.

La Corte Suprema del Pueblo aprobó la sentencia de muerte contra Zheng en momentos en que el gobierno enfrenta una serie de escándalos por alimentos, fármacos, y otros productos contaminados [20 Minutos]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Buzeirão" pescou uma das imagens do dia, uma imagem curiosa da Volta à França.
  2. O "Alcáçovas" pescou um mapa que nos mostra quantos europeus acreditam em Deus.
  3. O "Forreta" escreve a propósito de uma notícia aqui publicada que nos dava conta de que jovens portuguesas trocam vídeos por carregamentos de telemóvel.
  4. O "Macroscópia" cita o post onde defendo uma maioria absoluta na CML.
  5. O "Tertúlias" pescou a imagem de um cachorro com bom gosto.

'HUMOR DE ALTO RISCO' NO "CAVALHEIROS DO APOCALIPSE"

07-07-07: "THE BUSIEST WEDDING DAY IN HISTORY" [Time]

Uma galeria de imagens na Time

VLADIMIR GERASIMOV

RUSYAEV VYACHESLAV

MOTORNINA

LITTLE STREET

UMA PÁGINA WEB PARA REGISTRAR OS ÚLTIMOS DESEJOS

«Redactar un testamento te permite trasladar sus últimos deseos a aquellos familiares y amigos más cercanos, pero ¿qué ocurre si mueres repentinamente? ¿Se enterarían tus hijos de lo que has guardado en aquel viejo armario?

Una nueva página web, YouDeparted.com ("temarchaste.com"), traslada a tus seres queridos sus últimos deseos electrónicos una vez hayas pasado a mejor vida, y también les hace saber dónde encontrar documentos importantes como pasaportes o pólizas de seguro.» [20 Minutos]

APPLE VAI LANÇAR iPHONE PARA OS MAIS POBRES

«Apple planea lanzar una versión económica de su teléfono móvil iPhone en el cuarto trimestre, que podría basarse en su reproductor de música iPod Nano, según informaciones de JP Morgan.

Kevin Chang, un analista de JP Morgan con sede en Taiwán, citó a personas del canal de abastecimiento, a las que no nombró, y a una inscripción en la oficina de marcas y patentes de Estados Unidos en su informe del 8 de julio.» [20 Minutos]

CAMINHOS OPOSTOS EM NASHVILLE

O PESADELO DE QUALQUER MEMBRO DO KU-KLUX-KLAN

ATRAVESSANDO O RIO YANGTSÉ

A EUROPA TRINTA ANOS DEPOIS

FIGURA DE PROA DO "NATALIA"

BIC SOLEIL

ASSOCIATED READY MIX

[2][3][4][5]

SHS - TEEN CLOTHS

[2]