domingo, julho 01, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Palácio da Pena, Sintra
(Foto de A. Carvalho)

IMAGEM DO DIA

[Vassilis Lolos - Reuters]

«A fireman tries to extinguish a huge forest fire in mount Pilion in Greece. » [Washington Post]

JUMENTO DO DIA




Quem cala consente

A directora da DREN persegue adversários políticos e Sócrates cala-se.

Os militantes do PS de Vieira do Minho conseguem criar uma vaga para um dos seus à custa de um golpe baixo e Sócrates cala-se.

Oxalá que possamos concluir que "quem cala consente", seria bem mais grave que estes comportamentos em vez de serem consentidos resultassem de uma nova estratégia de Sócrates para sanear o Estado.

Bastaria esta dúvida para que Sócrates viesse tomar uma posição pública.

UMA CONFERÊNCIA DE IMRENSA VERGONHOSA

A conferência de imprensa que o ministro da Saúde deu foi uma vergonha para a democracia, o ministro usou o fácil acesso à imprensa para dar a sua versão dos factos usando termos inaceitáveis para tratar uma funcionária. Aos poucos as suspeitas de que o ministro mentiu ou usou informação falsa levam a pensar que para o ministro os pequenos golpes partidários estão acima do interesse do Estado e da dignidade dos seus funcionários.

Resta ao ministro retratar-se e pedir desculpa à funcionária que saneou indevidamente e graças a um golpe digno dos tempos da PIDE e da Legião portuguesa. Mas não vai fazê-lo, os nossos governantes acham que estão acima de quaisquer valores e princípios, o tempo vai fazer esquecer a cobardia. Mas o ministro que não se ilude, neste caso perdeu muita da credibilidade que adquiriu em anos, um preço justo por apoiar comportamentos que violam os mais elementares valores democráticos.

O HOMEM: CRIADO À IMAGEM DE DEUS?

«O Homem é um ser paradoxal. Somos bípedes sanguinários, capazes de sadismo feroz. Inventamos máquinas de guerra brutal e instrumentos de tortura indizível. Pilhamos, massacramos, somos de uma ganância ilimitada, de uma vulgaridade ridícula, de um materialismo rasteiro. No entanto, como escreveu o agnóstico George Steiner, "este mamífero desgraçado e perigoso gerou três ocupações, vícios ou jogos de uma dignidade completamente transcendente. São eles a música, a matemática e o pensamento especulativo (no qual incluo a poesia, cuja melhor definição será música do pensamento). Radiantemente inúteis, estas três actividades são exclusivas dos homens e das mulheres e aproximam-se tanto quanto algo se pode aproximar da intuição metafórica de que fomos realmente criados à imagem de Deus".

É por isso que, apesar dos avanços das ciências humanas, da genética, das neurociências, que devem ser maximamente promovidos, permanecerá, íntegra, a pergunta: o que é o Homem?» [Diário de Notícias]

Parecer:

O padre Anselmo Borges pergunta quem é o homem?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O RIDÍCULO MATA

«Esses tempos não passaram. Depois da anedota de Charrua, temos o caso da fotocópia jocosa que a directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho não reprimiu a tempo.

Fotocópia dissoluta e sem moral onde - por baixo de uma declaração de Sua Excelência o Seríssimo e Doutíssimo Ministro da Saúde - médico imoral, subversivo e comunista (ao que consta) colocou dichote infame e capaz de levar à perdição as almas simples do Minho e do todo português.

Depois da demissão, que se seguiu à já costumeira denúncia, veio o substituto, sisudíssimo socialista com pergaminhos de vereador na Câmara de Ponte da Barca e incapaz de uma graçola que possa afectar o bom nome, a moral, a grandeza e o sentido de Estado do Ministério e de todos os seus pares, d’Aquém e d’Além-Mar.

É extraordinário!» [Expresso assinantes]

Parecer:

Um artigo de Henrique Monteiro que recomendo aos dirigentes do PS que em meia dúzia de dias transformaram o partido numa Legião Portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ISTO NÃO VAI ACABAR BEM

«O PSD mantém o seu compromisso referendário e bem, mas dificilmente conseguirá impor-se, porque no essencial concorda com o Governo quanto à substância do novo tratado europeu. Isso retira-lhe a força que é necessária para perceber que o referendo não é apenas uma questão de método, mas uma questão de fundo que implica uma avaliação negativa do curso da União Europeia nos últimos anos. Isso não retira mérito a Marques Mendes, que ainda por cima tem que aturar o tacticismo dos seus opositores que, quando ele diz branco, passam logo para o lado do negro. Se ele dissesse negro, estariam do lado do branco. A essa simples transumância entre ser virgem ou diabo soma-se a posição de muitos ex-ministros dos governos Barroso-Lopes que continuam a ter uma enorme nostalgia sobre a governação perdida e que acham que, concordando com o Governo Sócrates, mostram "sentido de Estado".» [Público assinantes]

Parecer:

Pacheco Pereira manifesta-se a favor do referendo, defende Marques Mendes de entre os que o apoia e tenta arrasar todos os que discordam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O LEGIONÁRIO

«“Logo que soube da existência do cartaz no Centro de Saúde, ordenei a sua retirada imediata”, assegura a directora exonerada, corroborada pelo médico e vereador comunista Salgado Almeida, que assumiu a autoria da iniciativa que desagradou o ministro e que foi denunciada por um assessor do anterior presidente da Câmara de Vieira do Minho e colaborador de um jornal local, conotado com o PS, que não tem sido publicado.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Como não podia deixar de ser o saneamento da directora do SAP de Vieria do Minho deveu-se ao trabalho de um zeloso militante do PS que se armou em membro da nova Legião Portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manifeste-s o nosso total desprezo à pobre e reles criatura.»

HÁ NO PS QUEM NÃO CONCORDE COM O RECURSO A BUFOS E LEGIONÁRIOS

«A exoneração da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, por causa de um cartaz que gozava com declarações do ministro da Saúde, caiu mal entre muitos socialistas. Para quem Correia de Campos usou de "excesso de força", num caso que poderia ter sido resolvido de outra maneira.

Depois de Manuel Alegre ter vindo qualificar como "intolerante" o despacho que demitiu Maria Celeste Cardoso do cargo, também o deputado socialista Vítor Ramalho disse ontem ao DN não compreender a reacção do ministério a este caso. "Os contornos do despacho são para mim incompreensíveis. Não os percebo, não percebo a razão", sustentou o também líder da distrital socialista de Setúbal. "Digo isto em defesa do PS e dos valores do PS, fundado como um partido que preza a liberdade de expressão", acrescentou Vítor Ramalho, sublinhando que numa "situação normal" - entenda-se "num quadro de direito à liberdade de expressão" - uma "situação destas não deve ocorrer". » [Diário de Notícias]

Parecer:

Até aqui o PS tem demonstrado cobardia não honrando o seu património na defesa da liberdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se reacções mais consistentes.»

A SIMPATIA DE SOARES POR HUGO CHAVEZ

«Para Chávez é evidente o interesse em desenvolver alianças com figuras prestigiadas no espaço europeu, numa altura em que está sob fogo cruzado, tanto a nível interno como internacional, a propósito da não renovação da licença ao canal RCTV. Ao deslocar-se ao aeroporto da Portela, neste momento, para encontrar-se com o homem que sonha com a revolução bolivariana, Soares não só despreza as críticas de que foi alvo após a entrevista que concedeu ao Expresso - na qual denotava alguma empatia com o projecto político de Chávez - , como parece disponibilizar-se para lhe dar uma mão. E desmistificar a má imagem por terras europeias. Sobre o Presidente venezuelano, Soares disse, na referida entrevista: "Quer contribuir para fazer uma espécie de União Europeia na Ibero-América para o desenvolvimento sustentável na região. É um projecto político, de cooperação entre estados soberanos, voluntário, ambicioso, e, ao contrário do que alguns insinuam, não militar." Embora não se trate de um apoio formal, o facto de Soares ter ido contra a corrente, e não ter criticado o Chefe do Estado venezuelano, tem um peso que não terá passado despercebido às autoridades daquele país.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estranho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Soares se concorda com o encerramento de órgãos de comunicação social na Venezuela.»

HELENA ROSETA COLA-SE A MANUEL ALEGRE

«"Gosto da expressão 'poder dos cidadãos', embora esteja ligada a outra campanha eleitoral." A referência, mais que óbvia, à campanha presidencial de Manuel Alegre, suscitou sorrisos na sala do hotel de Lisboa onde Helena Roseta divulgou ontem o seu programa eleitoral. Um programa com ecos das propostas que Alegre levou em 2006 aos eleitores na sua campanha a Belém. "Participação" é uma das palavras-chave de Roseta nesta corrida à câmara da capital. Outra é "reabilitação" numa cidade que "é muito bonita, mas um pouco triste".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É mais do que evidente que a candidatura de Helena Roseta não passa de um ensaio de Manuel Alegre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Manuel Alegre.»

LISBOA: A SONDAGEM DO EXPRESSO

«António Costa consolidou a liderança na corrida à Câmara Municipal de Lisboa. Em relação a Maio, a sondagem Expresso/SIC/Rádio Renascença/Eurosondagem dá ao candidato socialista mais 0,9% de votos. Com 33% na projecção de resultados, melhorou claramente as suas hipóteses de chegar ao sétimo mandato nas intercalares de 15 de Julho. Na luta pelo segundo lugar produziram-se alterações significativas, com Fernando Negrão (PSD) a chegar aos 18% (uma forte subida de 3,2%), valor que lhe permitiu ultrapassar Carmona Rodrigues. O antigo presidente da Câmara lisboeta teve, mesmo assim, um ligeiro crescimento (0,4%) e com 17,3% está agora a uma confortável distância de Helena Roseta, a grande perdedora neste inquérito de opinião que, no espaço de um mês, viu o seu eleitorado potencial emagrecer 4,6%. A confirmarem-se nas urnas os 11,3% que lhe são atribuídos pelos entrevistados, a ex-militante socialista não irá além dos dois mandatos. Na cauda dos candidaturas com aspirações a eleger pelo menos um vereador não houve mudanças sensíveis: Ruben de Carvalho (PCP) e José Sá Fernandes (BE) tiveram progressões ligeiras e terão já garantida a sua eleição, ao contrário de Telmo Correia (CDS/PP) que, com menos -0,8%, está cada vez mais longe de chegar à Câmara.» [Expresso assinantes]

Parecer:

Coitado do Telmo Correia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Portas se já percebeu que não tem futuro.»

VOLUNTÁRIOS À FORÇA NA MOBILIDADE

«Como explicaram ao Expresso, na tarde do dia 15 de Junho foram chamados ao seu superior hierárquico, juntamente com mais três colegas (um dos quais não esteve presente por ser trabalhador-estudante e estar a fazer um exame). Nessa altura, foi-lhes dito que seriam transferidos para Vila Nova de Cerveira e que, se não quisessem, deveriam entregar o requerimento para passar à mobilidade. Eram então 16 horas da tarde e o prazo para decidirem terminava às 17h30. José Alberto e José António não aceitaram a transferência e acabaram por entregar o requerimento ainda nesse dia. No documento enviado ao Director Regional da Agricultura do Norte, a que o Expresso teve acesso, pedem a passagem ao quadro de supranumerários, mas sublinham que o fizeram por terem sido obrigados.» [Expresso assinantes]

Parecer:

O comportamento da chefia é abusivo e justificaria um processo de averiguações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a conhecer ao ministro.

O BUFO JÁ FOI IDENTIFICADO

«A sombra da delação e da perseguição política paira sobre o caso da exoneração da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, apesar de todas as negações oficiais. Antes de se fechar em "blackout" informativo, o líder da concelhia local do PS admitiu ter sido um membro da Juventude Socialista de Vieira do Minho o "cidadão" que pediu o Livro Amarelo do estabelecimento para se queixar do cartaz da polémica. Um cartaz que reproduzia uma entrevista do ministro da Saúde, publicada no JN a 6 de Agosto de 2006, dizendo que nunca iria a um serviço de antendimento permanente (SAP).» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Este PS está a ser uma bela escola para a juventude.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates a partir de que idade se pode ser bufo do seu governo.»

PINTO DA COSTA PROCESSA GATO FEDORENTO

«O grupo humorístico «Gato Fedorento» e o director de programas da RTP, Nuno Santos, foram acusados pelo crime de difamação a Pinto da Costa, na sequência do programa «Diz que é uma Espécie de Magazine», emitido a 5 de Novembro de 2006.

De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, a acusação partiu de Pinto da Costa e não foi acompanhada pelo Ministério Público, já que este não considerou o programa injurioso. No entanto, tratando-se de crimes particulares, a acusação é deduzida pelo queixoso e segue ainda que o procurador decida não a subscrever. » [Portugal Diário]

Parecer:

Pinto da Costa está a perder o humor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto da Costa se tenciona processar todos os que se divertem à sua custa.»

SOARES CRITICA O GOVERNO NO CASO DE VIEIRA DO MINHO

«Soares acha que a exoneração da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho foi inútil e apenas veio fazer mossa ao próprio governo: "São coisas desagradáveis porque fazem mossa no Governo e são fáceis de contestar. E acho que devia ter sido evitado, porque há certas coisas que não se devem fazer e em vez de disciplinar, indisciplinam", defendeu o ex-presidente da República.» [Público]

Parecer:

Só Sócrates não percebe o óbvio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Sócrates.»

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Macroscópio", o "Do outro mundo", o "Carlos Alberto", o "Feliscorno" e o "Pontos Soltos" designaram O Jumento para as "7 Maravilhas da Blogosfera".
  2. O "Exilezone // porta viii" pecou um artigo do Vasco Pulido Valente.
  3. "A Forma e o Conteúdo" cita um comentário d'O Juento a propósito do caso de Vieira do Minho".
  4. O "Pinto" pescou a imagem do resultado de um cruzamento entre um cavaco e uma zebra.
  5. O "Avenida Central " cita um comentário a propósito do saneamento de Vieira do Minho.
  6. O "Range-o-Dente" reproduz o post onde se critica os militantes do PS que andam armados em legionários.
  7. O "Bitoque" pescou um vídeo
  8. "A Cadeira do Poder" cita o post onde se comenta a queixa de Sócrates contra o autor do "Portugal Profundo".

VALERY VASILIEV

IGOR SHPIGELMAN

GALAGANKINA

OBOLENSKI

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

SAUBER PANTYHOSE

[2]

HÄAGEN-DAZS: