segunda-feira, julho 23, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Montra do Chiado, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Donald Miralle/Getty Images]

«RIO DE JANIERO, BRAZIL - Gold medalist Kaio Marcio Almeida of Brazil competes en route to a new Pan American Games record in the Men's 200 meter Butterfly during the 2007 XV Pan American Games at the Aquatic Park on July 21, 2007 in Rio de Janeiro, Brazil.» [Tiscali]

JUMENTO DO DIA

Agarrem-me senão bato-lhes!

A coragem política de Paulo Portas é notável, agora que se sabe que o negócio dos submarinos está sob suspeita, enche o peito de ar e pediu uma investigação a tudo. Teria sido mais corajoso se o tivesse feito antes de assaltar a liderança do CDS e tivesse decidido que só se candidataria ao lugar de Ribeiro e Castro depois de tudo estar esclarecido.

O facto é que Paulo Portas está a usar a notoriedade do cargo partidário para ter maior acesso à comunicação social e poder insinuar que qualquer investigação a actos da sua pessoa é um ataque ao partido. É cada vez mais evidente que não era a pensar no futuro do CDS que Portas decidiu passar de cidadão comum a líder partidário.

O CANDIDATO ÚNICO

A estratégia de reconquista delineada por Marques Mendes que muito provavelmente vai ser o candidato único à liderança do PSD, se Luís Filipe Menezes for inteligente é isso que vai suceder. Ao demitir-se de líder do PSD com uma manobra pouco digna, que mais do que assumir responsabilidades visou livrar-se dos oponentes, Marques Mendes vai ser um líder com a dignidade perdida, incompetente e de legitimidade duvidosa.

Se, como se espera, a oposição interna se alhear das directas Marques Mendes arrisca-se a que as directas tenham uma taxa de abstenção maior do que as autárquicas de Lisboa. Depois da figura triste que Mendes tem sido como líder da oposição, a sua incompetência vai acabar por destruir o que resta do PSD.

Sócrates agradece.

GLÓRIA AOS VENCIDOS

«No CDS, ofereceu-se à populaça a cabeça do candidato. No discurso oficial, ele começa por ter sido óptimo, mas depois considera-se natural que se demita de todas as (outras) responsabilidades partidárias. Já o líder, que o escolheu com espalhafato mediático, que se apresentou como a verdadeira oposição de todo o "centro-direita" e que decidiu fazer destas eleições uma questão nacional e um duelo pessoal com o primeiro-ministro, esse entrou em "reflexão sobre as condições do exercício da intervenção política em Portugal" (reflexão que convinha estar feita quando, aos 16 anos, se adere a uma Jota ou, pelo menos, antes de disputar uma liderança partidária). Uma reflexão que é pessoalíssima e deixa todos os demais interessados em suspenso e abstinência até à realização de um Conselho Nacional. No qual, aos supostos avaliadores da responsabilidade política, cabe ouvir, cabendo ao avaliado falar.

No PSD - em que o próprio candidato imputou, sem desmentido, as culpas da derrota ao partido -, Marques Mendes, após ter imposto à campanha uma lógica nacional suicidária, requer directas para esvaziar o subsequente (e inevitável) Congresso. Os cronistas da vida partidária registarão o afastamento de outros responsáveis, mas o líder prossegue, impante, porque foi contratado para um ajuste de contas em 2009, e não em 2007. Só não se entende a razão por que fez de umas eleições em 2007 um duelo directo com o Governo, para o qual, pelos vistos, não fora contratado. Quis ter direito às ilações da vitória, mas recusa sujeitar-se às da derrota.» [Diário de Notícias]

Parecer:

As ondas de choque das autárquicas de Lisboa na opinião de Nuno Brederode dos Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PAÍS DE ALBERTO JOÃO JARDIM

«A recusa do Governo Regional da Madeira em aplicar uma lei promulgada pelo Presidente da República coloca-nos perante a absurda divisão do país em dois. Há um país que aceita e aplica as leis do Estado e outro que, pura e simplesmente, as rejeita, segundo critérios discricionários. É totalmente inaceitável que uma parte do território, seja ela qual for, se recuse a aplicar uma lei do Estado, que ainda por cima concretiza a vontade expressa da população portuguesa num referendo.

A posição assumida pelas autoridades madeirenses desafia os pressupostos constitucionais, a Assembleia da República e, antes de mais, o próprio Presidente da República. O argumento de Alberto João Jardim não colhe. A fiscalização sucessiva de uma lei jamais pode suspender a sua aplicação. Donde, estamos diante de uma desafiadora e arrogante defesa da ilegalidade. Consciente, diga-se. Caso contrário, as autoridades regionais teriam participado, como lhes competia, nas reuniões que anteciparam a aplicação da lei do aborto.

As autoridades madeirenses começaram por asseverar que a região estava tecnicamente apta a aplicar a lei, mas que não o fazia enquanto o Tribunal Constitucional não se pronunciasse sobre um pedido de fiscalização sucessiva apresentado por deputados do PSD e do CDS. Mais tarde, percebeu-se que além deste argumento existia um outro, de cariz economicista. "Do orçamento regional não sairá nem um centavo para pagar abortos", na eloquente expressão de Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais. As madeirenses poderiam fazer um aborto previsto por lei numa clínica privada da região ou em qualquer hospital do continente que o governo do Funchal não assumiria os seus encargos por esta ser uma lei nacional... Foi o mesmo que afirmou sem pudor que o "Governo da República não pode impor colonialmente" esta lei. A Madeira pode dar-se ao luxo de desrespeitar arbitrariamente as leis da República, consoante o interesse que as mesmas lhe possam suscitar, porque a República nem sempre chega à Madeira. O sempre enxovalhado ministro da República que o diga!

A não aplicação desta lei no arquipélago da Madeira gera uma profunda e inconstitucional desigualdade entre as mulheres portuguesas que pretendam interromper voluntariamente a gravidez no país. Enquanto Portugal continental e Açores reconhecem esse direito, a Madeira nega-o por mera futilidade política de quem encontra aí mais um pretexto para um braço-de-ferro escusado e acintoso com o Governo. Quem quiser exercer esse direito terá de o fazer em Lisboa ou numa das duas clínicas privadas da região autónoma, com as dificuldades e consequências financeiras que naturalmente daí advêm.

O aborto continuará, pois, a ser clandestino no país de Alberto João Jardim. Um país que desrespeita as mulheres que nele habitam, limitadas a apresentar queixa ao Ministério Público para fazer valer os seus direitos, o que acontecerá sempre tarde de mais.

O Presidente da República quebrou o seu tão cuidadoso silêncio para dizer que os cidadãos podem recorrer à justiça quando uma determinada lei não é aplicada, o que é o caso. A parcimónia das declarações de Cavaco Silva pode conter a censura. Mas não basta ao Presidente da República encaminhar para os tribunais o flagrante desrespeito de uma lei promulgada por si. Exige-se-lhe que não pactue com este desrespeito pelo Estado e pelos legítimos direitos dos cidadãos.» [Público assinantes]

Parecer:

Amílcar Correia denuncia, em editorial do Público, a posição do governo regional independentista da Madeira sobre o aborto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CANDIDATO ÚNICO

«A corrida à liderança do PSD pode vir a contar apenas com um candidato: o actual presidente, Marques Mendes, está cada vez mais só no combate pela presidência. O deputado Aguiar- - Branco anunciou, ao princípio da noite de ontem, que abandonou a intenção de se candidatar. E Luís Filipe Menezes, o maior adversário interno de Mendes, pôs-se praticamente fora do processo eleitoral, entre acusações ao líder laranja, protestando contra a falta de democracia interna. Isto depois de ter visto chumbada, no Conselho Nacional do partido, uma proposta que subscreveu para o alargamento do universo eleitoral. Menezes pretendia que pudessem escolher o líder, na eleição directa ontem marcada para 28 de Setembro, todos os militantes com quotas pagas até ao próprio dia do escrutínio. Mendes recusou, impondo 10 de Setembro como data limite para o pagamento de quotas. O Conselho Nacional alinhou com Mendes. Por 66 votos contra 26. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Marques Mendes foi tão bom que antes das directas já é vencedor

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «mandem-se os parabéns ao pequeno líder do PSD.»

SÓCRATES ANDOU A DISTRIBUIR COMPUTADORES

«Durante todo o dia, o Governo andou num rodopio pelos 18 distritos do País a cumprir uma promessa anunciada no final de Maio: a entrega de cinco mil computadores portáteis, os primeiros de meio milhão que pretende atribuir a preços reduzidos. Os destinatários: por agora, pessoas que concluíram o programa Novas Oportunidades; a partir de Setembro, alunos do 10.º ano e professores do ensino básico e secundário .» [Diário de Notícias]

Parecer:

Imagino a lufa-lufa que terá sido a organização da distribuição antes das férias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que vai oferecer quando voltar a sentir que os portugueses estão fartos dele.»

PS TREINA TESTEMUNHAS?

«Ana Maria Salgado garantiu ao Ministério Público (MP) que a irmã iria ser treinada para não hesitar nas declarações que venha a prestar em tribunal nos processos em que é acusado o antigo companheiro, Jorge Nuno Pinto da Costa. Em depoimento prestado no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP do Porto, no âmbito da queixa por difamação apresentada pelo médico Fernando Póvoas, a gémea de Carolina Salgado falou em alegadas cumplicidades com os investigadores do processo Apito Dourado e relatou inclusive alegadas reuniões com um dos elementos da PJ integrados na equipa de Maria José Morgado, com vista a preparar as versões a apresentar nos diferentes casos em que está envolvido o presidente do F. C. Porto.» [Jornal de Notícaias]

Parecer:

É legítimo treinar as testemunhas, mas não o será se fora o MP a fazê-lo com o objectivo de dar consistência às acusações que promove. Num caso como este não basta o desmentido da dra. Maria José Morgado. Quem investiga o MP se este ultrapassar a lei?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

PELA BOCA MORRE O PEIXE

«Paulo Portas quer apresentar uma queixa contra o Estado português por quebra do segredo de justiça. Vinte e quatro fugas, contou, desde o seu regresso à liderança do CDS-PP. O caso Portucale e a suspeita de financiamento ilícito na compra dos submarinos marcaram a Imprensa nas semanas que antecederam as eleições intercalares de Lisboa. O líder vai pedir uma indemnização e a abertura de um inquérito às violações.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O velho especialista em usar segredos agora diz-se vítima deles.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas se foi dita alguma mentira.»

VITÓRIA DE PIRRO

«Num conselho nacional que lhe era à partida adverso, Menezes conseguia, mesmo assim, obter quase um quarto dos votos a favor da sua proposta. E um deles era particularmente valioso: pondo-se ao seu lado, Manuela Ferreira Leite, presidente da mesa do congresso, e muito influente no partido, dizia claramente a Marques Mendes que também não concorda com as regras do jogo, deixando-o ainda mais sozinho na sua previsível vitória a 28 de Setembro, data marcada para o sufrágio. » [Público asinantes]

Parecer:

Mais uma grandiosa vitória na carreira política cinzenta de Marques Mendes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a MM como se vai sentir se for candidato único.»

CANDIDATO AO PS-MADEIRA CRITICA SÓCRATES

«Único candidato à liderança do PS-M nas eleições do passado fim-de-semana, Carlos Gouveia, na sua moção global de orientação a debater no congresso marcado para 28 e 29 de Julho, considera que o congelamento de carreiras e vencimentos da função pública, aliado às mudanças na Segurança Social e ao modo como estas medidas foram "impostas" pelo Governo de Sócrates, "originou enorme onda de insatisfação" na Madeira, onde os funcionários públicos representam cerca de 30 por cento da população activa. » [Público assinantes]

Parecer:

Se a moda pega...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se vai mandar a directora da DREN à Madeira, para tratar do homem.»

PEDIDO IDIOTA

«E para evitar novos rumores sobre o concurso para a aquisição de submarinos, que ocorreu era Portas ministro da Defesa, deixa o desafio para que se "investigue tudo". "Perguntem tudo o que têm a perguntar e abram todos os processos, que eu, pela minha parte, não tenho senão outro interesse em que se averigúe tudo dentro da lei e nos prazos aceitáveis", declarou o líder do CDS no final do conselho nacional (CN).» [Público assinantes]

Parecer:

Sou um admirador incondicional da coragem de Portas, agora que tudo está a ser investigado encheu o peito e pediu que se investigasse.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Portas se conhece o significado da palavra hipocrisia.»

FAÇAM MENOS FILHOS PARA COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

«O novo diretor de um dos principais museus britânicos, o Museu da Ciência, defende uma nova arma no combate ao aquecimento global: o controle de natalidade.

Em reportagem publicada neste domingo pelo jornal The Observer, Chris Rapley argumenta que uma população menor no futuro significará “menos dióxido de carbono jogado na atmosfera, porque haverá menos pessoas para usar carros e eletricidade”.» [BBC Brasil]

CARLOS OFERECEU UM PAR DE OVELHAS A CAMILA

«La esposa de Carlos de Inglaterra, Camila, celebró anoche su 60 cumpleaños con una "despampanante" fiesta organizada por el príncipe. Carlos sorprendió a su esposa al regalarle varias plantas y dos ejemplares raros de oveja, una hembra y un varón, para que la duquesa pueda criar más ovejas de la raza Cotswold. La duquesa de Cornualles tenía además otro motivo de alegría. La prensa británica se hace eco hoy del cambio en la opinión pública británica, que ha terminado por aceptar a la segunda mujer del príncipe inglés, según cuenta hoy el dominical The Sunday Telegraph. En la foto oficial, el matrimonio aparece radiante y elegantemente ataviado. Ella luce un vestido color crema y él, un esmoquin negro con una flor del mismo color que el modelo de Camila, en la solapa.» [El Pais]

O ALMOÇO DE HOMENAGEM A PAULO MACEDO

O modo como está a ser organizado o jantar de homenagem a Paulo Macedo evidenciam bem o modelo seguido por este director-geral. antes de mais é organizado por e para a pequena elite que beneficiou com o director-geral, não há envolvimento do trabalhador comum como sucedeu em situações anteriores como, por exemplo, com na homenagem ao Dr. Nunes dos Reis.

A estratégia do dr. Macedo foi inteiramente virada para os resultados imediatos, pouco importando a competência de quem o apoiava, desde que fizessem um esforço para o engrandecimento do director-geral tinham o seu apoio. Como se veio a verificar foram todos reconduzidos.

Mais do que um almoço de homenagem aquilo que vai suceder é um jantar de agradecimento, muitos dos que vão estar presentes salvaram o seu lugar graças ao trabalho alheio que permitiu ao director-geral sair do anonimato. Os que trabalharam e permitiram os resultados do fisco não só estão ausentes do almoço, como pelo preço e local escolhido foram excluídos. Aliás, também não têm grandes motivos para agradecer e muito menos para homenagear.

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Papel Principal" gostou do post dedicado à liberdade de imprensa.
  2. O "Buzeirão "pescou a imagem de protesto contra as beatas lançadas na praia.
  3. o "Tertúlias" "comprou" um mousepad anatomicamente agradável.

THE ABERDEEN BESTIARY

«In\ pr\in\ci\pio\ cre\av\it\ de\us\ cel\um\ et ter\ram.\ Terra autem erat inanis et vacua, et tenebre erant\ super faciem abyssi, et spiritus domini ferebatur super aquas.\ Dixitque deus: Fiat lux. Et facta est lux. Et vidit deus luc\em quod esset bona, et divisit lucem a tenebris.\ Appellavitque lucem diem, et tenebras noctem. Fac\tumque [e]st vespere et mane, dies unus.\»

CHINESE PAINTINGS

OOCHAPPAN

SILVIA MARMORI

STEVE SHARP

SANDI WHITTEKER

JEFF BANDY

SOUTH CHINA MORNING POST

INSTITUTO RECICLE

Agência publicitária: Talent, São Paulo, Brasil
Director Criativo: João Livi
Director Artístico: Danilo César SiqueiraCopywriters: João Livi, Pedro Pedreira
Ilustrador: Danilo César Siqueira
Fotógrafos: Rodrigo Ribeiro, Mário Coelho

PEUGEOT

Agência de Publicidade: EURO RSCG, Santiago, Chile
Directores Criativos: Juan Baraona, Rodrigo Bravo
Director Artístico/Ilutrador: Juan Carlos Ramos
Copywriters: Rodrigo Figueroa, Augusto Cornejo