terça-feira, julho 24, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Feira Medieval em Óbidos (Imagem do amigo "Notícias da Aldeia")

IMAGEM DO DIA

[Paul Hanna/Reuters]

«Manifestación antitaurina. Madrid ha sido escena de una protesta por parte de defensores de los derechos de los animales, contra las corridas de toros.» [20 Minutos]

O derrotado anunciado

Sempre que numas eleições há um vencedor anunciado, também há um derrotado anunciado, é o que vai suceder nas directas do PSD, Marques Mendes vai vencer e Luís Filipe Menezes vai perder. Se toda a gente sabe que Menezes vai ser derrotado, porque razão ele concorre? Luís Filipe Menezes perde uma oportunidade de humilhar Marques Mendes obrigando-o a concorrer contra a abstenção, mas sabe que para ser o futuro substituto do actual líder tem que se manter na corrida.

Marques Mendes vai perder em 2009 e perante mais quatro anos de oposição ninguém com pés e cabeça vai concorrer a líder do PSD, por isso Menezes, um verdadeiro Santana Lopes de aldeia, se mantém na corrida, ele sabe que não havendo alternativa será o escolhido para a liderança do PSD.

A INCOMPETÊNCIA DE LULA

Imagine-se o que sucederia em Portugal se depois e um acidente que matasse duzentas pessoas o primeiro-ministro só mandasse as condolências passadas quatro horas e depois de o primeiro-ministro de Espanha o ter feito, se os seus assessores festejassem uma suposta causa do acidente só por ela ilibar o governo de culpas directas, se apenas aparecesse em público três dias depois e, como se tudo isto fosse pouco, ainda condecorasse os responsáveis da aeronáutica civil depois de um acidente em que estas autoridades têm responsabilidades evidentes.

O acidente de Congonhas revelou um Lula da Silva com poucos princípios, se já os teve vários anos de poder levaram-nos.

OS PARTIDOS E A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO

«Tratando-se da comunicação social, o assunto excita-os menos, excepto para reclamarem tempo de antena e cobertura jornalística favorável. Como os principais partidos já não lutam por concepções ideológicas diferenciadas, o debate de ideias nos média não lhes interessa. Importa-lhes, isso sim, aparecer na comunicação social porque daí esperam retirar votos ou boas posições nas sondagens. De resto, a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) sucedeu à desacreditada Alta-Autoridade com os votos do PS e do PSD. Os excessivos poderes da ERC também são responsabilidade do PSD. O que permite uma interpretação pouco simpática: aos partidos do bloco central não convém uma comunicação social plenamente livre, porque, quando estão no governo, o jornalismo independente os incomoda.» [Público assinantes]

Parecer:

A opinião de Sarsfield Cabral a propósito da "a fúria legislativa não pára" legislativa na área da comunicação social.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AINDA SABE DIVIDIR QUATRO POR SETE? E O SEU FILHO?

«Vale a pena aprender a nadar? Para quê, se há barcos e, nos barcos, há bóias?

Vale a pena aprender andar de bicicleta? Para quê, se há motas, automóveis, autocarros, comboios?...

Vale a pena aprender a ler? Para quê, se os computadores já são capazes de ler por nós e basta conhecermos o significado das palavras?

Contudo, procuramos que os nossos filhos aprendam a nadar, mesmo que não sejam pescadores. E entusiasmamo-nos quando se equilibram na bicicleta ou associam as primeiras letras.

O surpreendente é que, apesar de acharmos natural qualquer das anteriores aprendizagens, ouvimos com naturalidade, porventura sem estranheza, miúdos dizer que têm más notas a Matemática "porque não serve para nada" (o que é uma criancice, mas não devia passar sem separo) e, pior do que isso, assistimos (ou muitos assistem) sem indignação à consagração das máquinas de calcular no ensino básico.

Os mesmos que sabem como é difícil aprender a coordenar os movimentos para nadar ou como se estragam muitos joelhos ao aprender-se a arte do equilíbrio em cima de uma bicicleta, acham desnecessário que se perca tempo a aprender a tabuada ou a verificar se uma conta está certa aplicando a prova dos nove. Afinal, não é muito mais simples utilizar uma simples calculadora?

Não, não é. A calculadora facilita a vida, como um computador nos permite fazer inúmeros cálculos que, manualmente, exigiriam dias. Mas a calculadora não é capaz de nos dizer se introduzimos correctamente os dados. Pior: a calculadora, sobretudo se utilizada pelos mais novos, impede--os de desenvolver competências que servem não apenas para realizar operações aritméticas simples, mas também para treinar o seu cálculo mental e ter uma ideia mais precisa da ordem de grandeza relativa dos grandes números.

Aqui há uns anos, num debate que teve lugar na Livraria Almedina em Lisboa, o professor Alexandre Castro Caldas, professor de Neurologia, recordou aos desmemoriados (o termo é apropriado) que o cálculo mental, tal como a memorização, tanto de como se escreve uma palavra ou de como se trauteia a tabuada, permite o desenvolvimento de partes do cérebro que, sem esse treino, ficam atrofiadas. Como essas regiões do cérebro são necessárias para outras actividades, evitar a "chatice" da tabuada, as regras da soma de parcelas ou a utilização correcta de números decimais inferiores à unidade tem inúmeras consequências perversas. A primeira, imediata, é tornar-nos numericamente iletrados, incapazes de relacionar números uns com os outros, compreender o significado de uma percentagem e, por isso, não perceber o sentido e o impacto de uma taxa de juro. A segunda, menos imediata, é tornar-nos menos aptos a raciocinar. Da mesma forma que, se deixarmos de utilizar este ou aquele músculos, andaremos mancos ou curvados, deixar de utilizar partes do cérebro diminui as nossas capacidades gerais.

Claro que dizer isto não implica atirar com as máquinas de calcular borda fora. Elas são e serão sempre muito úteis, sobretudo em graus de ensino mais adiantados do que as primeiras fases do básico, onde agora se advoga a sua reintrodução. Só que só utilizaremos bem esses instrumentos se soubermos introduzir correctamente os algarismos, se olharmos para o resultado final e percebermos, mesmo sem sabermos se está correcto até às milésimas, se faz sentido. Não vale a pena perder tempo, por exemplo, a fazer contas com muitas casas decimais onde, por exemplo, tenhamos de utilizar senos e co-senos. Mas de nada nos serve a máquina de calcular se não soubermos o que é um seno ou um co-seno, algo que se terá mais dificuldade em entender se, logo nos primeiros anos, não continuarmos a exercitar o cálculo mental e a saber resolver uma operação tão simples como dividir quatro por sete. Ou respondermos sem hesitar que 75 por cento é mais do que dois terços e menos do que quatro quintos.

Alguns dirão: mas quem é que não sabe isso num país onde concluir o 9.º ano é obrigatório? Pois, para não me estender nos exemplos, boa parte dos finalistas de muitos cursos universitários.

Contudo, a ideia de recomendar a utilização da calculadora nos primeiros anos do ensino básico está de regresso. Não se sabe bem em nome de quê, pois já devíamos ter aprendido que treinar a memorização e saber a tabuada não é torturar as criancinhas: é até menos complexo do que ensiná-las a nadar ou a andar de bicicleta...» [Público assinantes]

Parecer:

José Manuel Fernandes dedica o editorial do Público à ideia peregrina de suar calculadoras na escola.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA ESTRELA DO "BIG BROTHER" NA CADEIA

«O‘pasteleiro’ do Big Brother II, Bruno Timóteo, foi detido numa megaoperação da GNR – que ontem mobilizou 500 militares no Norte e Centro do País e levou à prisão de 23 indivíduos –, suspeito de assaltos à mão armada, tráfico de armas e de droga.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Já é o segundo caso de ex-concorrentes do programa da TVI que vão parar à cadeia acusados de crimes violentos. Talvez seja suficiente para uma reflexão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a TVI.»

MENDES ACUSA MENEZES DE CACIQUISMO

«Sem meias palavras, o líder do PSD, Marques Mendes, foi ontem à RTP responder ao autarca de Vila Nova Gaia, Luís Filipe Menezes, sobre o sistema de pagamento de quotas para os militantes exerceram o seu direito de voto no dia 28 de Setembro, acusando-o de forma implícita de querer um modelo que potência a cacicagem política.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Não deixa de ser curioso o facto de Marques Mendes, que durante mais um ano foi o cacique da Câmara Municipal de Lisboa, venha agora acusar Menezes de caciquismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se Marques Mendes como caracteriza o papel que desempenhou na CML.»

NOBRE GUEDES LEVOU UM RASPANETE DO MP

«O Ministério Público considerou que o ex-ministro do Ambiente não retirou proveito no momento nem no futuro e que tinha mesmo uma forte convicção na declaração de utilidade pública do empreendimento turístico. Todavia, os procuradores Rosário Teixeira e Auristela Pereira consideraram que a sua actuação enquanto ministro foi influenciada por terceiros, numa alusão aos contactos de Abel Pinheiro. Este terá projectado aos representantes do GES uma imagem competente de Luís Nobre Guedes mas também de abertura e de permeabilidade aos sucessivos pedidos que lhe eram endereçados. Exemplos: deu ordens ao seu gabinete para tratar o projecto do GES com urgência; recebeu projectos de despacho feitos pelos advogados do GES; patrocinou reuniões entre os interessados e membros do seu gabinete.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Digamos que como bom cristão que é Nobre Guedes comportou-se como um bom samaritano do GES na sua passagem pelo cargo de ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ricardo Salgado onde tenciona instalar a estátua de Nobre Guedes.»

O ESPECTÁCULO DA JUSTIÇA

«Além de Luís Filipe Vieira, também o inspector da Polícia Judiciária (PJ) Sérgio Bagulho foi referenciado por Ana Maria Curado, nos depoimentos que prestou no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto, no passado, como tendo alegadamente instruído Carolina Salgado sobre o teor de algumas das denúncias feitas pela ex-companheira de Pinto da Costa no seu livro, Eu, Carolina, e, posteriormente, nos depoimentos prestados ao Ministério Público - recorde-se que foi com base nas audições a Carolina Salgado que a equipa especial de investigadores liderada pela procuradora-geral adjunta Maria José Morgado reabriu alguns casos do "Apito Dourado" envolvendo Pinto da Costa, entretanto acusado formalmente em três deles.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não deixa de ser curioso que o depoimento de uma das irmãs tenha merecido tanta atenção do MP, enquanto o da outra irmã parece que não é para ser levado em conta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PGR que trate as duas manas de igual forma.»

CONSUMO DE CANNABIS AUMENTA RISCO E ESQUIOFRENIA

«El consumo de cannabis podría favorecer la aparición de síntomas de esquizofrenia y otros tipos de psicosis, han revelado los autores de una investigación hecha en la Clínica Universitaria Psiquiátrica de Zúrich basada en la recopilación de datos clínicos durante 30 años.

En un artículo publicado en la revista especializada Schizophrenia Research (en inglés), los investigadores afirman que el "cannabis es menos inofensivo de lo que podría pensarse" y recomiendan volver a evaluar los factores de riesgo que conlleva el consumo de esa sustancia en el desarrollo de enfermedades psíquicas.» [20 Minutos]

POLÍCIA AUSTRALIANA FORJOU PROVAS CONTRA SUSPEITOS DE TERRORISMO

«Dos agentes de la policía Federal australiana han admitido que fabricaron pruebas para incriminar a Muhamed Haneef, el médico indio detenido en Australia en relación a los atentados fallidos del Reino Unido, según revela este lunes el periódico The Australian.

Tal y como publica el diario, agentes de la unidad antiterrorista han reconocido que escribieron en el diario personal de Haneef los nombres de dos sospechosos de esos frustrados ataques, para luego preguntarle si conocía a esas personas.» [20 Minutos]

DETIDO NA FIGUEIRA O CRIMINOSO MAIS PROCURADO DE ESPANHA

«El atracador conocido como El Solitario, el delincuente más buscado de España, ya tiene nombre y ha sido detenido hoy. Jaime Giménez Arbe, acusado de tres homicidios y decenas de atracos, ha sido detenido sobre las 13.00 horas en Figueira Da Foz, una localidad al norte de Portugal, en una operacion conjunta de la Policía Nacional y la Guardia Civil en colaboración con las fuerzas de seguridad portuguesas. El Solitario, que actuaba desde hace más de 13 años en bancos de toda España, fue seguido antes de ayer por la policía desde Madrid hasta Portugal y hoy ha sido detenido cuando se dirigía a atracar una sucursal bancaria.» [El Pais]

ARAFAT MORREU COM SIDA (?)

««dL«Da dirigencia palestina finalmente confirmó que la "misteriosa" muerte del líder histórico Yasser Arafat en noviembre del 2004 fue causada por el virus HIV. Esto era un secreto a voces, pero en Palestina y en el resto del mundo árabe se ocultaba. Muchos dirigentes apuntaban a un envenenamiento. Esta semana, el máximo dirigente palestino en Siria confesó ante las cámaras de televisión que el presidente de la Autoridad Palestina, Mahmud Abbas, le había asegurado que los informes provenientes del hospital francés donde murió Arafat decían que la causa del deceso fue el Sida.» [Clarin]

FUNCIONÁRIOS DA DGCI NÃO PERDERAM O HUMOR COM A SAÍDA DO DR. MACEDO

Esta é uma das imagens anexas a um mail que circula nas caiXas de correio da DGCI a comemorar a saída do dr. Macedo.

ERIC MATTHEW GUSTAFSON

JUSTIN BACK

INVISIBLEROSE

INSOUSCIANCE

MY COOL TONGUE

ALL'S AUDITION

[2]

Advertising Agency: McCann Erickson Milan, Italy
Creative Director: Federica Ariagno
Art Director: Andrea Mineo
Copywriter: Daniela Zuccotti
Illustrator: Mauro Gatti
Photographer: Pierpaolo FerrariPublished: May 2007

FLOYD'S BARBERSHOP

[2][3]

Advertising Agency: Cameron Christopher Thomas, Denver, CO, USA
Creative Director: Cameron Bridges
Art Director: Lawrence Leung
Copywriter: Anne Macomber
Photographer: Brian Mark
Published: November 2006

NOKIA N SERIES

[2][3]