quinta-feira, julho 12, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Claro Cortes/Reuters]

«Preservativos para vestir Uma modelo mostra um vestido feito apenas com preservativos durante um desfile na Reproductive Health New Technologies & Products Expo, a decorrer em Pequim, na China. Preservativos de todos os tamanhos, cores e formas foram usados para criar vestidos de noiva, chapéus, vestidos de noite e bikinis extravagantes. » [Público]

A MENTIRA DO DIA DO JUMENTO *

Fernando Negrão, o candidato independente (só Deus sabe do que será independente) suspendeu a sua agenda de campanha convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa deixando a campanha eleitoral em suspenso perante as dúvidas que esta iniciativa suscitou.
Teria Negrão usado dos seus dotes de investigador, que adquiriu nos tempos em que esteve na PJ, e descoberto que afinal o arquitecto Manuel Salgado tem mesmo uma tia por afinidade que antes da construção do Aeroporto da Portela tinha lá uma courela de terra onde se dedicava a plantar couves? Iria anunciar o abandono da sua candidatura para salvar Marques Mendes de uma derrota iminente?

Afinal os piores cenários não se concretizaram, Negrão veio a público para pedir o adiamento do acto eleitoral argumentando que foi apanhado de surpresa e nem teve tempo para estudar o assunto, só ontem se apercebeu que a EDP não é uma empresa municipal e se não fosse os seus assessores teria perdido uma boa parte do tempo em campanha nos concelhos da Amadora, Oeiras e Loures.

Isso explica os outdoors com frases que nos levam a pensar que Negrão é candidato a director de turma de uma escola primária, aquele olhar para o vazio que lhe dão um ar de parvo ou a confusão com as siglas.

(*) A partir de hoje e sempre que o tempo e a inspiração o permitirem O Jumento criará a sua própria notícia. No mio de tanta mentira que aí vai podemos dizer que mentir em Portugal e um serviço público que se pesta ao cidadão.

JUMENTO DO DIA




A ministra da Educação não sabe o que é um processo disciplinar?

Se soubesse o que é um processo disciplinar a ministra da Educação não afirmaria que «os procedimentos disciplinares são garante da liberdade e da democracia». É preciso ter "lata" para ir ao parlamento fazer tal afirmação, que só denota desconhecimento e um desconhecimento do que é a democracia.
Um processo disciplinar decidido pela directora da DREN, conduzido por um instrutor da confiança da mesma directora que ainda antes da divulgação da nota de culpa já estava a antecipar a acusação e cuja conclusão vai ser decidida pela mesma directora é para uma ministra da Educação de um país democrático um garante da liberdade e da democracia! Fico sem perceber se a ministra está a gozar com os portugueses ou com a própria democracia.

Além disso, a ter havido alguma violação das regras da democracia não foram cometidas pelo professor sujeito ao processo, mas sim à directora que o decidiu. Ora, se a ministra acha que defende a democracia com processos disciplinares então que determine um para o comportamento da directora, até porque há sinais evidentes de perseguição e isso constitui uma infracção disciplinar, que a ministra não pode esquecer, até porque a lei obriga-a a abrir pelos menos um processo de averiguação.

Estará a ministra à espera que o despacho da directora da DREN vá concluir que o professor Charrua é inocente que todo este processo foi uma perseguição política conduzida por ela própria? Se isto fosse possível até poderia acreditar na ministra.

ALGUÉM FALOU EM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO?

Vale a pena comparar o que por aí se diz sobre avaliação do desempenho com esta promoção no ministério da Defesa, um funcionário é tão bom que foi promovido por excelência e à margem de qualquer concurso. O funcionário era tão bom que a promoção foi concedida com efeitos retroactivos a partir de 31 de Dezembro de 2005! Graças ao truque do efeito retroactivo está quase prontinho para mais uma promoção.

Os “outros” não beneficiam desta excepção, só serão excelentes se fizerem parte dos 5% dos 25% considerados melhores, e quanto a promoções terão que esperar algum tempo e nem pensar em efeitos retroactivos pois até se poderia dar o caso de serem promovidos a partir de data anterior ao período em que foram considerados excelentes.

O funcionário em questão deve ser tão bom que a promoção estranha é pouco, com a opinião que o Governo tem dos funcionários públicos merece uma estátua, até sugeria que a sua figura substituísse o cavalo do D. José!

Não é brincadeira nem um cartoon da Playboy que ainda não é publicada em Portugal, saiu mesmo no Diário da República, II Série, de 11 de Julho [PDF].

FERNANDO NEGRÃO E A ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA

«O programa de recuperação financeira e de intervenção urbana de Negrão é realista e exequível, sem enfeudamento ao Governo e sem servilidade perante este. Além disso, ele é o único que pode contar com um trunfo que mais nenhum candidato tem a seu favor: a maioria PSD na Assembleia Municipal. Sem ela, a câmara não é governável por ninguém.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Vasco Graça Moura tem muita lata, arriscar-me-ia mesmo a dizer que é um latoeiro, usa a decisão do PSD de não abrir mão da AM de Lisboa como argumento favorável a Fernando Negrão. VGM está a dizer aos lisboetas algo do género: eu sei que vocês não elegeriam esta AM, mas como já está eleita o melhor é votarem no Negrão. Quanto à caracterização que VGM faz do candidato só se pode dizer que se Negrão a ler vai ter uma crise de identidade, nunca imaginou ser tal perfeição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se como um bom exemplo das mentiras que podem ser ditas em política»

A LIBERDADE AMEAÇADA

«Ora, em dois anos de "socialismo moderno" acentuou--se a separação entre nós e eles, entre o espírito da História e uma História sem espírito. Duas linguagens diferentes e incompatíveis, cada vez mais contaminadas pelo ódio e pela indiferença, pelo desdém e pela resignação. O novo Estatuto do Jornalista, caucionado por deputados servis, assinala, uma vez ainda, as características destes "socialistas", cujo elevado défice democrático, intelectual, moral, social e cultural causa-nos as maiores preocupações. Subordinar a livre expressão aos critérios de uma decisão que se sobrepõe aos princípios fundamentais da democracia constitui o mais grave atentado, registado depois de Abril, contra a liberdade de informação. Não se trata de uma questão corporativa: é um problema vital.» [Diário de Notícias]

Parecer:

A opinião é de Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CONTRA-ATAQUE DA BATINA

« Há quase duas décadas que não era tão evidente a ruptura entre a Igreja Católica e o Governo. Ontem, em Fátima, os bispos falaram de “falta de diálogo”, mostraram “muita preocupação com o comportamento do Estado” e disseram claramente que, nesta altura, “não há liberdade de Educação em Portugal”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Com um papa saudoso da Igreja da Idade Média e depois de Portugal ter deixado de ser um dos poucos redutos europeus do fundamentalismo católico era de esperar que mais cedo ou mais tarde viria a vingança da batina, de preferência a meio de uma campanha eleitoral. Os argumentos da Igreja são argumentos da treta, esta atitude extemporânea não passa de uma pequena vingança para mostrar serviço ao Vaticano.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos senhores da batina que façam uma manifestação, de preferência no Terreiro do Paço um símbolo do Santo Ofício que até há pouco tempo foi dirigido pelo agora papa.»

MAIS UM RECADO DA “AVE AGOIRENTA”

«Para garantir este crescimento, a instituição considera que é preciso ir mais longe e promover um “eficiente funcionamento dos mercados de trabalho” e uma “dotação de capital humano”. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Notável o esforço de Constâncio para disfarçar o que de facto pretende em matéria de legislação laboral. O governo começou por dizer mata e agora é Constâncio que vem dizer esfola!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Constâncio o que pretende dizer com ‘eficiente funcionamento dos mercados de trabalho’, será generalizar a todos os trabalhadores portugueses as mordomias pagas aos funcionários do Banco de Portugal pelo erário público?»

INICIADO O ROTEIRO DO PATRIMÓNIO

«De Santiago do Cacém, onde assinala a inauguração da exposição ‘No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela’, passando por Beja, e finalizando com uma visita a Mértola, para ver de perto vestígios árabes no Museu Islâmico e visitar a famosa basílica/mesquita, Cavaco Silva quer chamar a atenção para a preservação do património, como forma de reforçar a identidade nacional.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Uma boa iniciativa do Presidente da República.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se e divulgue-se a iniciativa.»

GUERRA ENTRE A PT E A TELEFÓNICA

«Além disso, a operadora portuguesa mantém a posição de que não está vendedora da Vivo apenas compradora, tal como Henrique Granadeiro afirmou recentemente ao DN. Em Junho, o presidente da PT disse que foi a Telefónica que ficou vencida na Oferta Pública de Aquisição (OPA), por isso não seria a PT "a pagar o desalinhamento" da operadora espanhola com a administração. Para Granadeiro, o comprador natural da Vivo é a PT. Porém, não é este o entendimento da Telefónica. Fonte oficial da companhia disse ontem ao DN precisamente o contrário. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por aquilo que vou lendo nos blogues e nos jornais espanhóis a qualidade do serviço prestados pela Telefonica em Espanha são de qualidade muito inferior aos da PT em Portugal, para além de praticarem dos preços mais elevados da Europa. O acesso à internet é das poucas coisas portuguesas de que os espanhóis têm inveja. Talvez a PT devesse tratar o cão com o pêlo do próprio cão e tentar entrar no mercado espanhol.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

SÓCRATES NÃO PODIA FALTAR A ESTA FEIRA

«O primeiro-ministro elogiou ontem o sector das tecnologias, frisando que é um dos que mais cresce em Portugal. Na inauguração do PorTi2007, José Sócrates sustentou que esta feira - onde se mostra o que de mais inovador se faz no País - serve também para homenagear o sector.

"Decidimos fazer esta montra justamente para mostrar ao país que o melhor que tem no sector das tecnologias de informação e comunicação que é absolutamente essencial para o crescimento da economia, para que a administração pública se modernize, evolua e preste melhores serviços ao cidadão para a modernização da sociedade", destacou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O discurso de Sócrates é uma colagem do seu programa político aos resultados do trabalho alheio, tanto quanto se sabe o plano tecnológico ainda não produziu resultados, uma boa parte ainda está em fase de incubação. Associar tudo o que se faz no plano tecnológico às suas políticas é puro oportunismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates para ser mais honesto, já bastou ter aproveitado muito trabalho alheio para lançar o seu SIMPLEX, que, em boa parte, não passou de incluir num programa muita coisa que já estava feita, quase feita ou programada.»

O VOTO DA JUSTIÇA

«O sócio da Bragaparques Domingos Névoa vai a julgamento por corrupção activa, no caso de tentativa de suborno do vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes.» [Público]

Parecer:

Muito gosta a nossa justiça de tomar decisões durante as campanhas eleitorais..

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

ROSETA A “ANTI-PARTIDOS”

«A candidata independente às intercalares para a Câmara Municipal e Lisboa disse hoje que "os partidos precisam de levar uma lição porque não ouvem as pessoas" e acredita que as próximas eleições vão marcar uma viragem na autarquia da capital.» [Público]

Parecer:

Helena Roseta deveria ter alguma vergonha na forma como usa o argumento anti-partido, ela não passa de um produto dos partidos portugueses, em qualquer país da Europa há muito que teria desaparecido pois as mudanças de campo apenas para obter protagonismo pessoal não são aceites desde os tempos em que Roma não pagou a traidores.

Os sentimentos que Helena Roseta tenta despertar em seu favor não passam de restos do fascismo misturados com alguma desilusão com os partidos portugueses onde Helena Roseta esteve activa durante 30 anos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a HR há quantos dias, horas, minutos e segundos é contra os partidos.»

A ALBERTAPURA DO ATLÂNTICO

«Alberto João Jardim declarou ontem que "a Madeira pode viver independente, sem o Estado português", na abertura da discussão do programa de Governo da região para o mandato 2007/2011. Na longa intervenção de três horas que preencheu toda a sessão matinal do debate, transmitido integralmente pelos canais regionais da RTP e RDP e por várias rádios locais, Jardim disse ainda que o seu sonho é transformar a Madeira numa "Singapura no Atlântico", até porque "isto já deu o que tinha a dar em termos de articulação com Lisboa".» [Público assinantes]

Parecer:

Começa a ser tempo de Alberto João dizer o que quer, e se o que quer é desviar a actividade económica do país para a Madeira graças à criação de um paraíso fiscal, então o melhor é que declare a independência e vá explorar outros porque estes já deram o que tinham a dar à elite política madeirense.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Alberto João que assuma de uma vez o seu independentismo.»

SÓCRATES OUVE EPISCOPADO EM CONFISSÃO

«O primeiro-ministro, José Sócrates, recebe amanhã a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), depois de os bispos se terem queixado da "falta de diálogo" da parte do Governo e do "mal-estar" por causa de várias situações que permanecem por resolver. Ontem, em Fátima, o porta-voz do episcopado manifestou a convicção de que o "diálogo é possível", disse que a CEP não é "uma força sindical", nem "de pressão", mas pediu "maior justiça e maior paz para a vida das pessoas". Entre os temas que preocupam os bispos estão a solidariedade, a comunicação social, a educação e a aplicação da Concordata.» [Público assinantes]

Parecer:

Depois da conferência de imprensa não me parece que os homens da batina tenham mais alguma coisa a dizer a Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que mande um assessor recebê-los.»

ERA FÁCIL ROUBAR NA PJ?

«Um terceiro caso de desaparecimento de dinheiro apreendido a traficantes de droga foi descoberto, na semana passada, na 2.ª secção da Direcção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (DCITE) da Polícia Judiciária (PJ). Esta terceira situação resultou das investigações em curso sobre o desaparecimento de mais de 90 mil euros, confiscados em duas operações e que não foram depositados em contas bancárias.

A responsável pela 2.ª secção da DCITE, inspectora-coordenadora Ana Paula, foi afastada para funções administrativas e os investigadores da Direcção Central de Investigação da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) prosseguem as diligências para apurar a autoria do desfalque. E também querem determinar se a falta de dinheiro confiscado se resume aos três casos já descobertos ou se estes serão a "ponta de um icebergue".» [Público assinantes]

Parecer:

Pelo que se vai sabendo parece que o dinheiro estava à mão de semear.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao DN da PJ como é possível roubar dinheiro com tanta facilidade.»

NASA ENCONTRA ÁGUA NUM PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR

«Un grupo internacional de científicos, con participación española, ha detectado vapor de agua en la atmósfera de un exoplaneta (externo al sistema solar), situado a unos sesenta años luz de la Tierra, dijo Ignasi Ribas, uno de los investigadores involucrados en el trabajo que ha confirmado este hallazgo.

Este físico, miembro del Instituto de Ciencias del Espacio (CSIC), en Barcelona, y del Institut d'Estudis Espacials de Catalunya (IEEC), cuyo trabajo aparece publicado en el último número de la revista Nature, explicó que ya se sospechaba que en los exoplanetas había agua, pero ésta es la primera vez que se comprueba con evidencias científicas su existencia, y además se ha detectado que esa molécula es precisamente "la dominante".» [20 Minutos]

AVÓ BRITÂNICA CASOU COM UM FILHO DE BIN LADEN

«Jane Felix-Browne, una abuela británica de 51 años, se ha casado en Egipto con uno de los hijos del terrorista más buscado del mundo, Osama Bin Laden, y quiere que las autoridades le concedan el visado para entrar en el Reino Unido, informa hoy el periódico 'The Times' .

Hasta ahora, Felix-Browne había mantenido en secreto su boda con Omar Osama Bin Laden, de 27 años, al que conoció en Egipto el pasado septiembre durante unas vacaciones mientras era sometida a un tratamiento por esclerosis múltiple, añade el diario.» [20 Minutos]

ABUSOS SEXUAIS E O VATICANO

Um documentário incómodo para a Igreja Católica:

MACKY

DARIUSZ KUCHARSKI

EDWIN BONT

IGOR SIWANOWICZ

FEIRA NA LINHA DO COMBOIO

COLOQUE AQUI O SEU CARRITO

PORQUE NÃO DEVE SER O PAI A VESTIR O BEBÉ [Imagens]

GOLDEN SKINS

[2]

SISLEY

[2]

TARMAK