sexta-feira, julho 06, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Moura

IMAGEM DO DIA

[Jesús Diges / EFE]

«Contra los sanfermines. Un año más, el colectivo Personas por el Trato Ético a los Animales (PETA) se han dado cita en Pamplona en la víspera del txupinazo que marca el inicio de los sanfermines para mostrar su rechazo a los encierros y las corridas de toros.» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA




Um problema de psiquiatria

Ao ler que o responsável da Caixa Geral de Aposentações pelas juntas médicas defender que um professor que por ter um cancro na traqueia está mudo ainda consegue trabalhar fico a pensar se o tal responsável não deveria ele próprio ser enviado, voluntária ou involuntariamente, a uma junta médica de psiquiatria.

O que pode um professor sem voz fazer numa escola? Com que dignidade deve ser tratado um professor que deu o seu melhor ao longo de 30 anos de trabalho e que a cinco do termo da carreira é vencido por uma doença incurável e de rápida progressão? Aquele responsável da CGA mostra ser alguém sem o mínimo de sensibilidade e com pouco inteligência, como se veio a verificar não ganhou nada com a insensibilidade pois o professor acabou por falecer em serviço.

A insensibilidade do responsável da CGA é também evidente no facto de desprezar a qualidade do ensino, ao achar que alguém que está doente com cancro e ficou mudo ainda pode trabalhar como professor revela um total desprezo pela qualidade do ensino.

FLEXISEGURANÇA E HONESTIDADE

Ainda mal começou o debate e são raras as posições honestas sobre a questão, fico espantado quando ouço Perez Metelo justificar a flexisegurana como uma alternativa à desregulamentação do mercado de trabalho, quando se sabe que este regime nasceu na Dinamarca, um país onde esta questão nem sequer é imaginável.

Para o patronato a flexisegurança não interessa pois a desejada flexibilidade implica custos e o sonho dos nossos empregadores é a flexibilidade total e sem regras.

Para Jerónimo de Sousa e a extrema-esquerda do BE a flexisegurança é inimiga de partidos cuja existência depende de salários baixos e de estruturas laborais imutáveis que tornem as estruturas celulares mais eficazes. Para o PCP e o BE o bom operário é o que está empregado e obedece ao sindicalista, ainda que isso seja conseguido com empresas pouco produtivas, que pagam mal mas que oferecem a miragem da estabilidade.

O MINISTRO DA AGRICULTURA ESTÁ DE PARABÉNS

Um dia depois de ter tido um excesso de linguagem logo aproveitado para o criticar, o ministro da Agricultura conseguiu uma importante vitória em Bruxelas, ao conseguir, em conjunto com outros Estados do Sul, que a reforma do sector vitivinícola fosse aquela que mais se adequa a Portugal.

Mas os que ontem se vestiram de pescadores para aproveitarem a exposição mediática da visita do ministro não tiveram tempo de mudar de trajes e vestirem-se de pequenos agricultores e elogiar a decisão da Comissão. Não tinham tempo, tinham-se vestido de operários para estarem em Guimarães a manifestar-se contra a flexisegurança.

NACIONALISMO À PORTUGUESA

Se a Comissão Europeu tivesse decidido algo de incómodo no âmbito das suas competências, por exemplo, a aplicação de multas aos produtores de leite que tivessem ultrapassado as quotas de produção, não faltariam os que questionassem os excesso da burocracia de Bruxelas e questionassem a existência da própria EU.

Mas como a Comissão apenas ameaçou Portugal com um processo judicial se mantivesse as suas regras de tributação do iva sobre os automóveis houve logo quem viesse defender a aplicação directa dos pareceres da Comissão, mesmo numa matéria que nem é da sua competência. Não faltaram os fiscalistas que aproveitaram a oportunidade para obterem mais notoriedade, o que dá sempre jeito pois está-lhes vedada a publicidade.

Conclusão: se houver algum dinheiro a ganhar que se dane a soberania, que se danem as competências da Comissão. Registe-se o facto e os personagens, não faltarão oportunidades para ver os mesmos artistas a defenderem a soberania nacional na primeira ocasião em que a Comissão lhes dê prejuízo.

Quanto à questão de fundo não vi ninguém fundamentar o direito ao reembolso apenas com base na posição da Comissão. Gostaria de ver alguns dos nossos distintos fiscalistas, designadamente, um que foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais explicar-me com que base considera que uma tomada de posição da Comissão tem força de lei suficiente para anular as disposições nacionais.

Sejamos sérios.

ARROGÂNCIA ANGOLANA

A forma como Angola está a reagir à proibição dos voos da TAAG não vai levar a lado nenhum, a sua chantagem pode ter efeitos sobre Portugal mas não vai influenciar Bruxelas e a prazo vai virar-se contra Angola. Mais tarde ou mais cedo o governo Angolano vai compreender que a melhor solução é assegurar que a sua companhia aérea cumpre com todas as exigências de segurança internacional e que só tem vantagens em não contribuir com o isolamento de Angola.

O governo angolano ainda não percebeu que apesar das suas riquezas precisa mais dos países desenvolvidos do que estes precisam de Angola e quanto mais tarde encontrar uma solução maiores serão os seus problemas.

CHINESES VÃO LANÇAR OPA SOBRE O BENFICA

Terão sido induzidos em erro pelo cor-de-rosa do equipamento e estarão convencidos de que o Benfica é um clube de outra coisa?

RECEBER OS INDESEJÁVEIS

«No fim dos anos 90 garantia-se que uma nova geração de líderes, sem os vícios da anterior, estava a tomar o poder em África. Entretanto, o que se passou? Na Etiópia, o Meles Zenawi foi reeleito em 2005 numa eleição sangrenta em que a oposição acabou presa. Musevini do Uganda? Vai em 20 anos e já mudou a Constituição para continuar. Kibaki, no Kénia, foi eleito em 2002 para conter a corrupção e neste momento, para cumprir a promessa, teria que se demitir. Kagame do Ruanda? Invadiu o Congo. Há mais. Claro que Mugabe não se compara com nenhum destes líderes. Mas se a Europa quer fazer uma cimeira com dirigentes tão pouco recomendáveis como estes, fará sentido excluir aquele que é apenas o pior deles? Às vezes, a política precisa mais de razão que de sentimentos. Apesar de alguns progressos, África tem sido governada nas últimas décadas por elites inqualificáveis. Uma reacção puramente temperamental seria perguntar: para quê mais uma cimeira com líderes que não respeitamos e que quase sempre desbaratam a nossa ajuda? O melhor é exigir aos políticos de África que governem à altura, respeitando os direitos humanos, lutando contra a corrupção e criando Estados e instituições fortes. Mas África não é só um problema dos africanos. Está à porta da Europa. Tem problemas congénitos que também nos afectam. E ainda está no ADN de muitos europeus. A ideia desta cimeira é válida. Desde que não nos esqueçamos de fazer exigências sérias. Receber convidados não significa estender-lhes um tapete vermelho. Por isso, sr. primeiro-ministro, convide lá o sinistro Mugabe e depois trate-o como ele merece.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Concordo com Pedro Lomba

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO ACREDITO

«O Governo poderá ter de devolver mais de 1,8 mil milhões de euros aos proprietários que compraram carros novos nos últimos oito anos por cobrar IVA "em cima" do extinto Imposto Automóvel e do novo Imposto sobre as Viaturas, ISV. As Finanças mantêm-se em silêncio e estão em contacto com Bruxelas, mas a Deco prepara-se para aconselhar os consumidores a "recuperar os recibos" que provam o pagamento das viaturas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Porque será que tenho a sensação de que anda por aí muito advogado a afiar o dente? O que a Comissão exige é que Portugal altere a legislação e tanto quanto sei nem Portugal foi condenado ao que quer que seja, nem uma alteração da legislação fiscal tem efeitos retroactivos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguardemos.»

GOVERNANTE BRINCALHONA

«Carmen Pignatelli avisou que a sua intervenção, na apresentação do relatório anual do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), teria um tom "informal". Mas a audiência, constituída maioritariamente por profissionais e alguns dirigentes da saúde, não conteve as gargalhadas e um pigarrear jocoso quando a secretária adjunta da Saúde agradeceu as críticas feitas ao seu ministério, afirmando que "vivemos num país em que as pessoas são livres de dizer aquilo que pensam".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Agora é uma mera ajudante de ministro que vem dizer aos portugueses onde podem falar?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à governante engraçada que fale do que sabe e está habilitada a falar, até porque é melhor ter graça do que ser engraçado.»

ANTÓNIO COSTA TEVE MEDO DE RECEBER O “GINJA”

«O «candidato a assessor» «Ginja da Silva», do Partido da Nova Democracia, tentou esta quarta-feira oferecer os seus serviços ao cabeça-de-lista do PS à Câmara mas acabou por ficar à porta do Teatro Aberto, onde António Costa esteve em campanha, escreve a Lusa.

«Sou assessor profissional e venho-me oferecer. Vou começar pelo doutor António Costa porque acho que caso o meu candidato [Manuel Monteiro] não vença, é o que tem boas condições para ganhar», disse «Ginja» aos jornalistas. » [Portugal Diário]

Parecer:

Este António Costa revela alguma falta de humor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a António Costa que em próximas eleições substitua a equipa que o apoia nesta campanha.»

FENPROF QUER NEGOCIAR CALENDÁRIO ESCOLAR

«A Fenprof confirmou hoje ter apresentado à Provedoria de Justiça uma queixa contra o Ministério da Educação pelo incumprimento da lei da negociação na definição do calendário escolar do próximo ano lectivo, publicado em Dário da República. » [Portugal Diário]

Parecer:

Alguém me explica o que a Fenprof tem que ver com o calendário escolar. Se os professores são funcionários públicos e não lhes é retirado o direito aos dias de férias estabelecidos na lei o que há no calendário escolar que deva ser objecto de qualquer negociação sindical? Parece que a Fenprof considera como regalia os dias em que não há aulas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da Fenprof se quer ser ministro da Educação por inerência de funções.»

DEMITAM-ME ESTA ALMA

«O responsável pelas juntas médicas da Caixa Geral de Aposentações, Camilo Sequeira, explicou, em declarações à TSF, que não teve «qualquer tipo de dúvida» em relação ao professor de Filosofia Artur Silva, que foi obrigado a dar aulas, apesar de estar sem voz devido a um cancro na garganta, que viria a causar-lhe a morte.

«Todos os processos passaram pela minha mão e eu concordei com a decisão: não estava totalmente incapaz para trabalhar», esclareceu aquele responsável.» [Portugal Diário]

Parecer:

Este senhor acha que um professor que não consegue falar está em condições de trabalhar. O coitado deve ter razão, não consegue dar aulas mas mesmo um mudo com um cancro na traqueia consegue ser jardineiros ou auxiliar e, portanto, consegue trabalhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o responsável da CGA pelas juntas médias a uma junta médica de psiquiatria e se não for enviado para o Júlio de Matos mande-se a pobre alma mais os membros da junta que o ilibar para o mesmo hospital psiquiátrico.»

TODOS CONTRA A FRETILIN

«Cinco partidos de Timor-Leste concluíram "uma aliança parlamentar com vista à formação de um Governo" alternativo à Fretilin, a formação mais votada nas legislativas de sábado passado, mas sem maioria absoluta.

O anúncio da coligação foi feito por Mário Carrascalão, líder do PSD timorense e chefe da aliança com a ASDT, que confirmou a participação no entendimento do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do ex-Presidente Xanana Gusmão, do Partido Democrático (PD) de Fernando "La Sama" de Araújo, e da UNDERTIM, do veterano Cornélio Gama.» [Público]

Parecer:

Para evitar que a Fretilin chegue ao governo timorense todos os restantes partidos daquele país fizeram um acordo de governo. Vamos ver durante quanto tempo se entendem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

AGORA OS BUFOS SÃO AS VÍTIMAS

«Já se previa que a reunião da comissão parlamentar de saúde seria quente, até porque o PS já tinha anunciado que vetaria o requerimento do PCP que solicitava a presença do ministro da tutela naquela comissão, mas o que se passou acabou por exceder as expectativas. João Semedo, do BE, e Ricardo Gonçalves, do PS, envolveram-se numa acesa discussão, com este último a acusar a oposição de estar a fazer demagogia.

O deputado declarou que as repercussões do caso da substituição do director do Centro de Saúde de Braga se ficaram a dever a um "bufo, um militante do PCP, que terá informado mal o BE e o próprio partido". » [Público assinantes]

Parecer:

O deputado do PS deve achar que os portugueses são lorpas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao deputado que faça uma avaliação do seu QI.»

LISBOA II?

«O sorteio está feito e ditou que os dois movimentos independentes candidatos às eleições para a Câmara de Lisboa, liderados por Carmona Rodrigues e por Helena Roseta, vão aparecer respectivamente em 6.º e 7.º lugares no boletim de voto, de acordo com a lista publicada no site da Comissão Nacional de Eleições.
Apesar de se seguirem um ao outro, há uma particularidade que os distingue. Enquanto a candidatura do ex-presidente da câmara, denominada Lisboa com Carmona, permite a identificação directa com Carmona Rodrigues, a de Helena Roseta aparece apenas como Cidadãos por Lisboa II. »
[Público assinantes]

Parecer:

O que Lisboa II, até parece um apeadeiro da CP. Trata-se de uma opção idiota de Helena Roseta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao cidadão comum se sabe o que é isso da Lisboa II.»

FICOU EM 2.º LUGAR NUM CONCURSO COM UM ÚNICO CONCORRENTE

«Mesmo sendo a única participante de um concurso de culinária, a britânica Jenny Brown, de 62 anos, teve que se conformar com o segundo lugar.

Os rigorosos juízes consideraram que a única receita da competição – o pão-de-ló com geléia típico da Inglaterra ou Victoria Sponge preparado por Brown – tinha de perder pontos por apresentar marcas do forno.» [BBC Brasil]

AS MULHERES FAAM MAIS DO QUE OS HOMENS

«Ocho años de investigación, un desarrollo propio de sistema de grabación y 400 participantes han demostrado que el estereotipo, sostenido incluso por neuropsiquiatras, de que las mujeres hablan mucho más que los hombres es falso: ambos emplean unas 16.000 palabras de media cada día.

Así lo prueba el primer registro sistemático que se hace de conversaciones naturales de cientos de personas en un amplio periodo de tiempo, un estudio que publica la revista Science, y que se ha hecho a partir de la grabación de las conversaciones de casi 400 estudiantes de la Universidad de Texas, en Austin (Estados Unidos), y de la Universidad Autónoma de Nuevo León, en Monterrey (México). » [20 Minutos]

JÁ SE SABE PORQUÊ O CANCRO DO FÍGADO AFECTA MAIS OS HOMENS

«Científicos de la Escuela de Medicina de la Universidad de California descubrieron que los roedores hembras producen en menor cantidad la proteína llamada interleucina-6 (IL-6), que contribuye a la inflamación hepática que conduce al cáncer.

Además, según los investigadores, cuando ocurre una producción de IL-6 en las ratas hembras, ésta es neutralizada por el estrógeno, una hormona que promueve el desarrollo sexual femenino. » [20 Minutos]

AUSTRÁLIA ESTÁ NO IRAQUE PELO PETRÓLEO

«Australian Defence Minister Brendan Nelson has admitted that securing oil supplies is a key factor behind the presence of Australian troops in Iraq.

He said maintaining "resource security" in the Middle East was a priority. » [BBC]

O JUMENTO NO TECHNORATI

  1. O "Forreta" gostou do post "Relevantes ou Excelentes?".
  2. O "Argos Zoom" comenta o post relativo à avaliação dos funcionários públicos.
  3. O "Tomar Partido" inclui O Jumento na sua "Revista de Blogues".
  4. "A Minha Matilde e C.ª" pescou uma imagem n'O Jumento.

IMAGENS DA II GUERRA MUNDIAL [Link]

DAVE HARE

ALINCIORTEA

LELA

ALBERICH M.

FIAT 500

[2]

A SPLASH OF INK

[2][3]

G4S

[2]