domingo, dezembro 07, 2008

Semanada


1. Confesso que gosto de ver os congressos do PCP, são encenações que me fazem recuar às ditaduras da primeira metade do século XIX, com os delegados todos bem alinhados, a sala montada para dar um ar monumental e os militantes a olhar lá para cima com uma expressão que nos leva a pensar que a qualquer momento vai aparecer Estaline com a Nossa Senhora de Fátima ao colo. É um momento raro ver a Dra. Odete Santos a dizer baboseiras que deixam o congresso quase em transe, sonhando com o dia em que os eleitores decidem que deve ser Jerónimo de Sousa a governar.

2. Manuel Ferreira Leite está com azar, na mesma semana em que António Sampaio e Mello bateu com a porta o PSD volta a descer nas sondagens. A este ritmo a líder do PSD arrisca-se a discutir a posição de terceiro maior partido com o Bloco de Esquerda. Mas nesta hipótese Manuela Ferreira Leite estará em desvantagem em relação a Francisco Louça, enquanto António Sampaio e Mello bateu a porta e deixou-a sem programa o líder do BE vai copiando as ideias alheias, como sucedeu com a proposta de criação de juízos para julgarem crimes económicos feita por Maria José Morgado.

3. Pela primeira vez nos últimos tempo o ambiente nas escolas parece estar mais calmo do que no PSD, com o impasse a poder prejudicar as expectativas eleitorais do PCP Mário Nogueira achou que era a altura de ensaiar uma posição dialogante para poder dar início a uma ronda de falas negociações. A estratégia de confronto promovida pelo PCP foi longe demais, se dialoga perde o apoio dos professores para os “guerrilheiros” dos movimentos independentes promovidos pelo BE, se promove greves e manifestações arrisca-se a ver a estratégia política do quanto pior melhor condenada nas urnas.

4. Na mesma semana em que Sócrates foi considerado um dos políticos mais elegantes do mundo, nem todos vestem Armani e calça sapatinhos Prada, teve um gesto de grande generosidade prometendo um ano de 2009 cheio de fartura graças aos seus palpites, o preços dos combustíveis, a inflação e as taxas de juros vão descer, só os salários (dos que ainda tiverem emprego) vão subir.

5. Quem vai ter um ano de 2009 do que aquilo que esperavam são os accionistas do BPP, gente rica e influente onde se conta o n.º1 do PSD. Graças à generosidade de Teixeira dos Santos, um ministro que tem revelado incompetência sistémica na forma como enfrentou a crise financeira, poderão esperar tranquilamente que a crise passe, enquanto o Estado dá o aval aos empréstimos necessários para que o banco não vá à falência.