sexta-feira, dezembro 05, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Garça-real [Ardea cinerea] pousada num torreão sudoeste da Praça do Comércio

Depois dos corvos-marinhos, do maçarico-das-rochas e das rolas-do-mar foi a vez de chegarem garças ao Cais das Colunas, na Praça do Comércio, ontem identifiquei a garça-real da imagem e uma garça-branca. A garça-real permitiu-me algumas imagens mas, infelizmente, a melhor das fotos, obtida com ela a voar sobre mim não ficou me condições, é pena, seria uma imagem desta aves espectacular quando voa. Mas não deixa de ser uma raridade ver uma garça-real pousando nos torreões da Praça do Comércio.

Não deixa de ser curioso o facto de a presença destas aves estar a despertar a curiosidade de quem passa, foram várias as pessoas que me perguntava o nome das espécies presentes.

Será que alguém na Câmara Municipal tem cultura suficiente para avaliar o fenómeno e encontrar aqui uma oportunidade de criar mais um motivo de interesse na baixa de Lisboa? Duvido, mas espero sinceramente que sim.

IMAGEM DO DIA

[European Pressphoto Agency]

«The legs of a victim of the recent terror attacks were treated at a Mumbai hospital. The Indian authorities have blamed militant groups in Pakistan for the attack, and New Delhi has mounted pressure on Pakistan to act against the suspected masterminds.» [The New York Times]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento sabe que o PCP já encontrou uma solução para a sua grave situação financeira, sem ter que recorrer à venda do património. Bernardino Soares, admirador confesso do regime norte-coreano, está a admitir a hipótese de deslocalizar a sede e os centros de trabalho para a Coreia do Norte, onde não só poderia ter funcionários a troco de uma malga de arroz, como ainda poderia beneficiar dos funcionários do partido local, libertando o Estado e as empresas públicas das centenas de sindicalistas que são pagos para não trabalhar.

JUMENTO DO DIA

Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação

Independentemente da razão que possa ter a ministra da Educação tem-se revelado um desastre na sua estratégia negocial, nem sequer tem sabido aproveitar a evidente má-fé da Fenprof nas negociações. É teimosa ao revelar a incapacidade de rever as normas que possam ser de difícil aplicação, é teimosa ao não perceber que o concurso dos professores titulares marginalizou muitos bons professores e é teimosa ao não perceber que a sua equipa de secretários de Estado são um desastre. É tempo de a ministra perceber que a política não é um exercício de orgulho pessoal e aprender a gerir um processo que ela própria lançou e que agora é incapaz de controlar.

UMA BOA E UMA MÁ NOTÍCIA

José Sócrates apressou-se a aproveitar politicamente a baixa da taxa de inflação como se fosse obra dos seus méritos, numa intervenção que classifico como a intervenção mais oportunista que ouvi de um político no domínio da economia. Mas Sócrates só deu a boa notícia, esqueceu-se da má notícia, esqueceu-se de dizer que este abrandamento dos preços resulta de uma quebra abrupta da procura e, consequentemente da actividade económica, efeito ampliado pela baixa na cotação do petróleo e pela "normalização" dos preços das matérias primas alimentares. Isto é, a boa nova da baixa dos preços foi dada aos que vão suportar desemprego e perda de rendimentos.

Dito a brincar isto até pareceria ironia ou mesmo cinismo, dito a sério é um disparate digno de quem sabe tanto de economia como de desenho de construção civil.

UMA PETIÇÃO PARA DEMITIR MINISTRA

Recebi amigo do Xaroco, o alerta para o lançamento de uma petição online pedido a ministra da Educação:

«Caro jumento (desculpe o trato),

Quiçá já tenha recebido este link, mas em caso de duvida envio a mesma.
Lamentável o facto de se fazerem abaixo assinados a solicitarem a demissão de um governante eleito democraticamente, mesmo que tenham razão, os professores persistem no erro em demonstrar pouca vontade no exercício da cidadania, na tolerância e respeito pelos órgãos soberanos.
Se fizermos um abaixo assinado a pedir a demissão do Mário Nogueira do cargo de professor que não exerce a 16 anos, não seria nada de chocante, ou seria?»

Pois, para além de ser evidente que alguns professores que as televisões têm mostrado revelarem uma grande falta de educação cívica (serão mesmo professores ou figurantes encomendados por Mário Nogueira) parece que agora também querem dar mostras de que desconhecem o que é um Estado de direito lançando uma petição para pedir a demissão de um ministro de um governo constitucional. Parece que alguns professores precisam mais de aulas do que de avaliação, é o resultado de terem sido admitidos na profissão com um concurso onde apenas conta o canudo.

A CRISE QUE PAGUE AOS RICOS

«A CNN desencantou uma velha e desconhecida senhora, Katherine McIntosh. Mas ela posa com um ícone do século XX: A Mãe Migrante, uma foto tirada em 1936. A imagem de uma camponesa na Califórnia, olhar cheio de incerteza e dois filhos nos braços - um deles é Katherine, há 72 anos. Lembra ela que a mãe não quis dar o nome à fotógrafa: "Ela tinha vergonha da pobreza." De França, as agências, ontem, inundaram-nos também com fotos da crise. Nicolas Sarkozy visita um banco alimentar. Prateleiras pobres, produtos pobres, cenário certo para o Presidente francês lançar medidas contra a pobreza. A Depressão, grande ou pequena, está aí e lê-se nos gestos compungidos do bom actor que é Sarkozy… Mas seria injusto dizer que só os outros falam da realidade. Também em Portugal se falou de João Rendeiro que faliu o seu banco pedindo milhões para comprar acções que, em poucos meses, passaram de 3,2 € para 82 cêntimos. Menos 75%! O drama de um homem que mostrou não perceber nada da sua profissão. Felizmente, as nossas notícias falam da campanha de solidariedade nacional para que o homem não mergulhe na depressão. Cada país tem o drama que merece.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO SILVA FAZ PRESSÃO SOBRE OS DEPUTADOS

«Cavaco Silva apela aos deputados para reflectirem bem antes da nova votação, no dia 19, do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, vetado por Belém. O recado é para a maioria socialista que promete aprovar o diploma sem alterações, apesar de algumas resistências internas. O Presidente da República diz que só voltará a falar sobre o assunto depois da votação no próximo dia 19. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Trata-se de uma pressão inaceitável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recorde-se a Cavaco Silva o princípio da separação de poderes.»

PCP QUER INQUÉRITO PARLAMENTAR AO BPP

«A comissão de inquérito ao Banco Português de Negócios (BPN) poderá vir a incluir... o Banco Privado Português. O PCP entrega hoje na mesa da Assembleia da República uma proposta que visa alargar a investigação parlamentar ao BPP, alvo de uma operação de "salvamento" com garantias do Estado. Ontem, já depois de o líder parlamentar comunista ter anunciado esta intenção, o PS deixou a porta aberta à hipótese. Ricardo Rodrigues, vice-presidente do grupo parlamentar da maioria, afirmou que a comissão "terá um âmbito no limite máximo que a lei permitir".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se o facto de uma empresa estar em dificuldades justifica um inquérito parlamentar então faria mais sentido o mesmo inquérito parlamentar se for um partido a estar a passar por dificuldades financeiras, como é o caso do PCP em que a questão até foi debatida no congresso, falando-se mesmo em despedimentos.

Os partidos deveriam explicar como sobrevivem com défices de milhões de euros, seria interessante, por exemplo, saber quais os bancos ou entidades que lhes emprestam dinheiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se um inquérito parlamentar ao PCP.»

SAMPAIO E MELLO BATEU MESMO COM A PORTA A FERREIRA LEITE

«Ontem, em declarações ao Expresso, Sampaio e Mello desmentiu o gabinete de Manuela Ferreira Leite, de que abandonava o Gabinete de Estudos para aceitar um desafio profissional nos Estados Unidos. "As dificuldades internas do PSD interferiram na capacidade do Gabinete de Estudos ter eficácia, dinâmica de trabalho, estratégia de planeamento, recursos e influência", disse o catedrático em Finanças.

"Talvez ainda não tenha recebido nenhum convite formal para trabalhar nos EUA, mas sempre mostrou a intenção de se juntar ao grupo de conselheiros de Barack Obama, visto que esteve ligado à sua campanha presidencial", afirmou António Borges, sem querer adiantar qualquer explicação para as afirmações de Sampaio e Mello. » [Diário de Notícias]

«"As dificuldades internas do PSD interferiram na capacidade de o Gabinete de Estudos ter eficácia, dinâmica de trabalho e estratégia de planeamento recursos e influência", declarou Mello, aproveitando ainda para desmentir formalmente ter sido convidado para trabalhar nos Estados Unidos, onde, aliás, já desenvolveu uma vasta actividade académica. "Não tive nenhum convite para regressar aos EUA, nem vai haver nenhuma alteração na minha vida", esclareceu. As declarações de Sampaio e Mello - o PÚBLICO tentou ouvir ontem mas sem sucesso que até à hora do fecho desta edição - põem em causa a própria liderança do PSD. Ressalvando embora "ter um enorme apreço pela honestidade de Manuela Ferreira Leite", o ex-presidente do Gabinete de Estudos fala de "dificuldades" e de "problemas", que não terá conseguido ultrapassar, apesar da dedicação com que terá encarado a tarefa. "Não foi fácil transformar culturas e instituições", lamenta, fazendo questão de tornar público que o empenho que colocava no cargo o levou mesmo a recusar um convite de um banco inglês para poder dedicar mais tempo ao gabinete de estudos. Apesar dos esforços para obter uma reacção da direcção do PSD, tal não foi possível.» [Público assinantes]

Parecer:

É evidente que liderança do PSD mentiu e as desculpas de António Borges são ridículas, dizer que não recebeu um convite mas tem vontade de o receber só dá para rir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a António Borges que encontre melhor desculpa.»

AUMENTA A PROCURA INTERNA PELO APOIO DA AMI

«A procura de apoio social junto dos 11 Centros Porta Amiga da AMI - Assistência Médica Internacional, espalhados por vários pontos do País, regista este ano um crescimento de 20%, comparativamente a 2007. Um aumento idêntico ao verificado no ano passado relativamente a 2006, mas que "vai agravar-se em 2009", como consequência da crise, do aumento do custo de vida, do desemprego, da precariedade do emprego, das reformas baixas e do baixo salário mínimo. Quem o diz é Fernando Nobre, o presidente daquela ONG. Já em 2007, explica, "só no distrito do Porto, onde a AMI distribui entre 500 a 700 toneladas de excedentes alimentares da União Europeia por ano, o número de beneficiários triplicou em relação a 2006". Face a esta situação, a AMI distribui menos a cada pessoa para" poder dividir o mal pelas aldeias".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma consequência da crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o Governo de que é necessário reforçar o apoio à AMI.»

SÓCRATES É O SEXTO MAIS ELEGANTE

«Um reconhecimento internacional de um político português é sempre de louvar, mesmo quando esse reconhecimento se situa no campo estético. O político é José Sócrates, a entidade que o premeia é o jornal espanhol El Mundo e a distinção é a de sexto homem não espanhol mais elegante de 2008.

O suplemento especial do jornal publicado este fim-de-semana descreve Sócrates como o “vizinho elegante” que faz jogging todas as manhãs e veste fatos Armani. Quanto ao perfil, o nosso primeiro-ministro é caracterizado como “jovem, dinâmico e seguro de si mesmo” e a revista relembra o episódio em que Sócrates fumou no avião, destacando o posterior pedido de desculpas de um homem que “sabe dar o braço a torcer”, apesar “dos que dizem que ele é arrogante e irritável”.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Podemos estar tesos, assistir ao aumento da pobreza e do desemprego e o ministro das Finanças é o pior da Europa, mas devemos estar orgulhosos, graças aos fatos Armani o nosso primeiro-ministro é um rapaz muito elegante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ria-se ou chore-se, cada um que escolha.»

É PRECISO PROTEGER AS AVES

«O pardal montês, a calhandrinha comum e o picanço barreteiro são algumas das aves comuns que estão a deixar de o ser, tornando-se cada vez mais raras, devido à intensificação agrícola. Portugal, ainda que com menor gravidade, segue a tendência do que se passa nos campos europeus, onde as aves comuns diminuíram para metade desde 1980, segundo um estudo divulgado esta semana pela Birdlife e European Bird Census Council (EBCC).» [Público]

Parecer:

Isto é o resultado de uma PAC sem preocupações ambientais, virada para a obtenção de subsídios, situação agravada pelas distorções resultante do poder de algumas produções como é o caso dos cereais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Agricultura se já pensou no assunto.»

APOIO À INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

«Este é um dos principais pontos do plano de 900 milhões de euros de apoio ao sector automóvel, assinado ontem entre o Governo e o sector e que institui, entre outros, um programa de 70 milhões de euros para qualificação de 10 mil trabalhadores desta indústria, entre construtores e fornecedores de componentes. O documento orienta-se fundamentalmente para o objectivo de evitar o desemprego qualificado em Portugal e impede as empresas beneficiárias destes apoios de realizarem despedimentos colectivos paralelos em 2009 e 2010. O Ministério do Trabalho, contactado pelo PÚBLICO, não confirma o montante da repartição do esforço adiantado pelas empresas, embora afirme que "será garantida a totalidade da remuneração líquida dos trabalhadores, a qual será comparticipada pelo Estado e pelas empresas". Garante, no entanto, que a situação excepcional "impossibilita as empresas de realizarem despedimentos colectivos em 2009 e 2010, dependendo da duração do período em que beneficiam do apoio". Obriga-as, ao mesmo tempo, assim como aos trabalhadores, a manterem "a obrigação de realizar descontos para a Segurança Social".» [Público assinantes]

Parecer:

Este apoio significa que há trabalhadores de primeira e trabalhadores de segunda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que vai dar a todas as outras empresas em dificuldades.»

GAYS MANIFESTAM-SE CONTRA O VATICANO

«Asociaciones de homosexuales y lesbianas italianas han convocado una manifestación el próximo sábado en el Vaticano para protestar contra la negativa de la Santa Sede a adherirse a la iniciativa francesa para la despenalización de la homosexualidad a través de una declaración de Naciones Unidas. En España, la plataforma católica Redes Cristianas considera que con su negativa, el Vaticano se alinea con los países que reprimen a las homosexuales.» [El Pais]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Não há mal que não se cure" gostou da imagem do dia.
  2. O "Mensagem Certa" e o "Pedras no Sapato" foram incluídos na lista de links.

WAKEBOARDING EM VENEZA [Link]

PASSAGENS DE AVIÕES A ALTA VELOCIDADE

SERGEY P. IRON

FASHION OUTLET