segunda-feira, dezembro 01, 2008

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Aves de Lisboa: Alvéola-amarela fêmea [Motacilla flava], Parque da Bela Vista, Lisboa

PS: Aproveitei uma pequena aberta de sol e dei um pulo ao Parque da Bela Vista, mais para dar o gosto ao dedo. Já com as nuvens a cobrir o céu outra vez e usando o zoom 100-400mm equipado com conversor de focal de 1.4 (140-560mm) e com a sensibilidade nos 600 Iso aparece-me esta alvéola-amarela que parecia querer cumprimentar-me, chegando mesmo a estar perto demais para ser focada. Permitiu-me disparar duas dezenas de vezes, obtendo imagens que quase dariam para o bilhete de identidade.

Aproveito para dizer que a decisão de proibir fotografar no Parque da Bela Vista foi um equívoco dos guardas florestais, na sequência de um mail que mandei para os serviços de matas da CML fui contactado telefonicamente e foi-me enviado um mail que espero que venha a ser esclarecedor para os guardas florestais do parque, no caso de voltar a ser incomodado.

IMAGEM DO DIA

[Miguel A. Lopes/Lusa]

«O Secretário Geral da FENPROF, Mario Nogueira, conversa com o Secretário Geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, durante a sessão de abertura do XVIII Congresso do PCP.» [Portugal Diário]

JUMENTO DO DIA

Cândida Almeida, directora do Dep. Central de Inv. e Acção Penal (DCIAP)

Se algum deputado se lembrasse de criticar uma decisão do Procurador-Geral d República ou mesmo da procuradora Cândida Almeida, cairia o Carmo e a Trindade, seria logo acusado de desrespeitar a separação de poderes e ouviria umas insinuações sobre os objectivos de tão grave pressão sobre a justiça. Mas a procuradora esquece que os deputados estão em São Bento eleitos e em representação dos portugueses e que devem actuar em consciência e sem pressões dos magistrados ou seja de quem for.

Cabendo à PGR a defesa da liberdade democrática é lamentável que uma procuradora decida numa qualquer entrevista discutir ou criticar as decisões do parlamento. Estamos a evoluir do país das bananas para o país dos bananas.

ESTRATÉGIA ABSURDA

A CGTP fez com a avaliação dos professores o mesmo que tem feito em todas as negociações com este governo, a posição é sempre a do anúncio prévio da ausência de qualquer acordo, desta forma usam-se as negociações para ganhar notoriedade na comunicação e transforma-se os processos negociais em conflitos de rua. O objectivo é boicotar o governo e obter ganhos eleitorais para o governo, nunca o PCP permitiria qualquer sucesso governamental e muito menos em domínios em que considera que governa à margem da democracia.

Se a Fenprof tivesse negociado teria estado em melhores condições para melhorar quer o estatuto quer a avaliação dos professores. Mas Mário Nogueira não está preocupado com os professores, está a servir o seu partido e a servir-se da luta dos professores para subir no partido e na central sindical.

O resultado está à vista, Mário Nogueira é o novo herói do PCP e os professores não só saíram lesados de um processo negocial em que os seus representantes optaram pelo não sistemático, como vão ser derrotados no confronto com o governo, até porque, para além do apoio de alguns jovens da JCO que foram atirar ovos à ministra, não conseguiram qualquer apoio popular.

Como se tudo isto não bastasse a última proposta apresentada pelos sindicatos, a transformação de avaliação em auto-avaliação, só mereceu uma gargalhada do país, os professores acabaram por ver a sua dignidade atingida por esta proposta ridícula.

COMO SE ESCOLHEM OS TÍTULOS NO JORNAL 'PÚBLICO'

Vale a pena ler a explicação dada ao Provedor do Leitor do 'Público' dada pelo jornalista que para anunciar a venda de um colégio da Casa Pia lembrou-se de colocar o título "Estado quer vender colégio da Casa Pia onde a ministra da Educação fez o curso comercial":

«Contactado pelo provedor, J.A.C. admite ter sido assaltado pela dúvida: "Neste caso, como em muitos outros, o título escolhido é muito discutível. Confesso que sou o autor dele e que eu próprio me interroguei sobre a relevância da minha opção. Sucede que não sabia que a ministra lá tinha estudado e achei curioso o facto. É decerto um pormenor lateral à notícia, e por isso talvez não merecesse vir no título. Ao mesmo tempo, porém, fiz um raciocínio que me parece legítimo: se acho piada, é provável que muitos leitores achem também. Foi apenas por isso que decidi assim, e não, como é óbvio, por uma qualquer das várias sugestões mais ou menos deslocadas do leitor. Devo aliás dizer que a referência ao curso comercial só ficou no título para o equilibrar graficamente, uma vez que não gosto de linhas penduradas e deselegantes, como resultaria da expressão 'Estado quer vender Colégio onde andou a ministra da Educação', ou outra semelhante e igualmente curta em palavras. Acresce que a insinuação do leitor sobre a minha suposta intenção de desvalorizar o curso comercial que a ministra fez na Casa Pia é completamente infundada, quanto mais não seja porque eu próprio fiz, e tenho muito orgulho nisso, o curso comercial na Escola Veiga Beirão, no Largo do Carmo, em Lisboa".»

Apetece-me perguntar se tivesse tido Belmiro de Azevedo a ter andado no colégio o título seria "Estado quer vender colégio da Casa Pia onde Belmiro de Azevedo fez o curso comercial". É evidente que não e se cometesse tal distracção teria sido o último título que faria no jornal.

LONGE DA SALVAÇÃO

«Preferia não escrever outra vez sobre a guerra civil do PSD. Infelizmente, o PSD não deixa. O movimento para correr com Manuela Ferreira Leite é público e notório e já não vai parar. Verdade que eleita por pouco mais de um terço dos votos, perdeu hoje o prestígio que a discrição e a obscuridade lhe tinham dado. Desde o princípio se verificou que não tinha a menor ideia para o partido ou para o país. Tirando a oposição a obras públicas faraónicas - de resto, razoável - e algumas propostas soltas para a protecção das PME, não disse nada de especialmente relevante ou susceptível de atrair o eleitorado perdido. Pior ainda: a "táctica do silêncio" - uma reacção a Menezes - foi um absoluto falhanço e a sucessão de gaffes, que a envolveram em querelas sem sentido e revelaram o espírito autoritário e conservador com que vê o mundo, não lhe trouxeram com certeza a mais vaga benevolência pública.

Duas coisas se juntaram para transformar a crise latente que tudo isto provocou numa crise aguda. Primeiro, as sondagens tornaram a descer (26 por cento, na última semana). E, segundo, com a recessão que se anuncia, as famigeradas "bases" do PSD começaram (erradamente) a acreditar que poderiam ganhar a Sócrates, com alguma sorte e "chefe" popular e hábil. Os candidatos, como sempre, pululam: o inevitável Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelho - que anda em campanha desde que perdeu com Manuela -, Rui Rio, Alexandre Relvas (mais conhecido pelo "Mourinho de Cavaco") e o putativo intelectual Nuno Morais Sarmento. Claro que nenhum destes senhores alberga na cabeça um pensamento próprio, um programa original ou sequer uma estratégia prometedora. Mas são "diferentes" - diferentes de Ferreira Leite - e isso basta ao desesperado "povo" do partido.

Infelizmente, esta agitação assenta num equívoco. A força de Sócrates vem da eficácia com que conseguiu meter o PS na ordem, da autoridade prussiana com que trata o Governo e do grande zelo com que policia os portugueses. Numa época ameaçadora e turva, o país prefere, como sempre preferiu, um "homem de pulso", mesmo gasto e pouco amado, a qualquer herói de circunstância, com um exército em revolta atrás de si. E é por isso que o PSD paradoxalmente mais se afunda quanto mais procura a salvação. Uma nova experiência, sob a sombra do BPN e a desgraça do "cavaquismo", seria um puro suicídio.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS REAFIRMA APOIO A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES

«O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates, sublinhou que não está disposto 'a esperar mais 30 anos' para que seja aplicado um modelo de avaliação dos professores e sustentou que esta é uma questão do primeiro-ministro, do Governo e do PS.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Isto significa que a Fenprof está sem saída depois da radicalização do conflito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Mário Nogueira.»

PROCURADORA A FALAR DEMAIS

«Uma comissão parlamentar de inquérito só vem atrapalhar a investigação do caso BPN. A directora do DCIAP questiona se os cidadãos preferem ver os criminosos condenados ou assistir a "fofoquices". Promete, "um dia", contar porque é que a PJ foi afastada da 'Operação Furacão', processo do qual é titular. E diz compreender o pedido de demissão do presidente da Entidade de Contas. Sem meios para actuar, as pessoas cansam-se, alerta.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Uma intervenção lamentável e desnecessária, reveladora de alguém que procura fama e protagonismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

SÓCRATES CRITICA O SILÊNCIO ALEGRISTA EM RELAÇÃO A SÁ FERNANDES

«Sem se referir directamente ao Fórum das Esquerdas que já foi convocado - em que o ex-candidato presidencial Manuel Alegre é um dos protagonistas, juntamente com elementos do Bloco de Esquerda e ex-comunistas - José ócrates falou, durante a reunião da Comissão Nacional, na tendência de algumas correntes no sentido de dividirem os socialistas em bons e maus."Os maus são sempre aqueles que estão na direcção do PS", declarou Sócrates, citado por um dos presentes na reunião que ontem decorreu em Lisboa. O secretário-geral do PS fez outra referência crítica implícita à ala esquerda do seu partido, dizendo estranhar o silêncio de alguma esquerda "que anda sempre com as palavras liberdade e democracia na boca", perante a retirada de confiança ao vereadorJosé Sá Fernandes por parte do Bloco de Esquerda. Um comentário que a generalidade dos presentes na reunião da Comissão Nacional do PS entendeu como sendo dirigido à corrente de Manuel Alegre, que se reunirá a 14 de Dezembro num fórum denominado "Democracia e serviços públicos", juntando elementos do Bloco de Esquerda e ex-comunistas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este namoro de Alegre com os estalinistas e trotskistas do BE e os deserdados do PCP é ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Alegre se é com o apoio desta esquerda que espera chegar a Presidente.»

JERÓNIMO DE SOUSA JÁ SONHA COM O ELEITORADO DO PS

«Jerónimo de Sousa alertou ontem para "movimentações de alguns sectores que procuram apresentar-se à esquerda dentro do Partido Socialista", e que "alimentando ilusões, revelam o objectivo de suster e combater as possibilidades de deslocação para o PCP" de um eleitorado descontente com a aproximação do executivo de José Sócrates às políticas de direita.

Num claro aviso ao sector ligado a Manuel Alegre, o líder do PCP refere que estes recusam-se a "assumir a ruptura com a política de direita nos seus conteúdos estruturantes, e independentemente dos objectivos que os animam, seja o propósito de travar a provável erosão do PS, seja o desenvolvimento de outros projectos políticos, tenderão a assegurar as condições que permitam assegurar a sobrevivência da política de direita".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Passou-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelas eleições.»

DITA VON TEESE NA PLAYBOY

«Dita Von Teese, la ex esposa del cantante Marilyn Manson, ha posado para la edición alemana de la revista Playboy, tal y como recoge el diario británico The Sun.
Fiel a su estilo pin-up y sensualidad demodé, la actriz posa así para una de las revistas canónicas del erotismo del siglo XX. Von Teese ya se había consagrado este año como icono sexual al convertirse en la nueva cara de las campañas publicitarias de la compañía de ropa interior femenina Wonderbra. »
[20 Minutos]

AZNAR SABIA DOS VOOS PARA GUANTÁNAMO

«El Gobierno de José María Aznar tuvo conocimiento de que aviones de EE UU que trasladaban prisioneros de Al-Qaeda hacia la base de Guantánamo sobrevolaron España con permiso para escala en nuestro país, según revela un informe "muy secreto" de enero de 2002 publicado hoy en prensa.

La Audiencia Nacional investiga estos supuestos traslados sobre espacio aéreo español, realizados desde Afganistán, que no han sido reconociendo oficialmente [20 Minutos]

Parecer:

Era de esperar...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «E Barroso não sabia? Acredita quem quiser.»

LAGO TORNADO VERMELHO PELA CYANOBACTERIA [imagem]

RELÂMPAGO EM NOVA IORQUE [imagem]

SLINKY

AUTO-ESTIMA

PEPSI