domingo, dezembro 14, 2008

Semanada

t
Finalmente terminaram as negociações com os professores, começava a ser enjoativo ver todos os dias o Mário Nogueira de olhos esbugalhados a dizer que estava disponível para o diálogo e até tinha uma proposta para assegurar a avaliação no corrente ano lectivo. O país acabou por ganhar um democrata, sabe-se lá porquê, depois de tantas ameaças, o líder da FENPROF vem dizer que vai continuar a lutar por meios democráticos. Nada mau, Mário Nogueira percebeu que na democracia portuguesa a maioria é a que os portugueses escolhem.

Manuela Ferreira Leite vai de sondagem em sondagem até à sondagem final em que se espera que o PSD ainda exista e não tenha que partilhar um táxi com o CDS. Ao menos uma derrota eleitoral terá a vantagem de as faltas de deputados não darem tanto nas vistas, pelo andar nas sondagens nem vai precisar de substituir os deputados que se baldaram para trabalho política em vésperas de um fim-de-semana que já era prolongado, mas, pelos vistos, não tanto como desejável.

Quem não anda preocupado com as sondagens é Sócrates que até já se esqueceu do Magalhães, em vez de sessões de entrega do computador que adquiriu a nacionalidade portuguesa o primeiro-ministro entretém-se a organizar sessões de lançamento de medidas para combater a crise, Os resultados já estão à vista, quanto a crescimento económico nem vê-lo, mas o PS já sobre nas sondagens e arrisca-se a ter uma maioria maior que a de Cavaco Silva. E pelas críticas da oposição José Sócrates ainda tem margem para mais umas despesas, não só a Europa mandou o Pacto de Estabilidade às malvas, como a mesma oposição que criticou Sócrates por fazer um orçamento eleitoralista diz agora que o reforço da despesa é tardio e insuficiente. Agora é uma questão de esperar que Sócrates lhes faça a vontade e lance mais umas obras públicas.

O governo e a autarquia lisboeta voltaram a inaugurar o Cais das Colunas e nem correram o risco de ouvir algum protesto, o cavalo de D. José já estava farto de olhar para as obras e sabe que o cais demorou mais tempo a reconstruir do que quando foi construído. De qualquer das formas o bichano é de bronze e ficou calado. Nos últimos tempos as obras foram aceleradas, parece que acabaram mesmo a tempo de voltar a destruir-se tudo com as obras do colector.