sábado, julho 04, 2009

Chantagem

A poucos meses das eleições o país foi sobressaltado pela ameaça de Maria João Pires renunciar à nacionalidade portuguesa, a conhecida pianista está zangada com o poio insuficiente que o Estado terá dado à sua iniciativa em Belgrais.

Pelo pouco que sei a iniciativa em Belgrais é meritória, como são meritórias muitas outras iniciativas lançadas em todo o país, na maioria das vezes por iniciativa de cidadãos anónimos que, sem qualquer preocupação com a notoriedade e sem acesso ao poder e à comunicação social, dão o seu melhor pela cultura. Mas não é só no domínio da cultura quie são muitos a dar o seu melhor ao país, é no desporto, nas ONG que combatem a pobreza, é nas corporações de bombeiros, são milhares de cidadãos anónimos que dão o que têm e o que não têm à comunidade, nada exigem ou recebem em troca e, na maioria das vezes, ficam no anonimato.

Não é a primeira vez que um notável da cultura se zanga com o país, algo que não se passava no passado, nem mesmo no tempo da ditadura. Ainda recentemente Saramago andava zangado por Portugal mas tudo parece ter ficado bem quando recebeu a Casa dos Bicos. Enfim, ainda bem que não temos muitos galardoados com o Prémio Nobel, senão teríamos de transformar o Mosteiro dos Jerónimos num condomínio, e mesmo assim ainda correríamos o risco de algum pedir a nacionalidade espanhola porque a ala que lhe foi atribuída não tem vista para o Tejo.

Maria João Pires tem todo o direito de pedir apoios públicos, sujeitando-se às regras a que se sujeitam todas as iniciativas do género, até tem o direito de se esquecer de renovar o BI e o passaporte e apresentar-se como brasileira, já que há muito que é brasileira. O que não fará muito sentido é chantagear o país com uma possível renúncia à nacionalidade para receber o que pretende.

Note-se que não é a primeira vez que a pianista recorre a este expediente, já em 2006 o jornal Público dava conta da sua mudança para o Brasil onde pretendia criar um projecto semelhante ao de Belgrais. Já nessa ocasião culpava o país dessa queixando-se de tortura.

Infelizmente Portugal não é um país rico e tem regras aplicáveis a todos os cidadãos e iniciativa, a burocracia e a escassez de recursos não é uma excepção, é uma regra. Ao ameaçar renunciar à nacionalidade Maria João Pires está a fazer chantagem sobre o país, exige qu lhe sejam dados os recursos que pretende, recursos que são pagos pelos impostos dos portugueses, muitos deles bem mais pobres e menos conhecidos que Maria João Pires.