sexta-feira, julho 17, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

"Beco dos Ramos", Alfama, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Alberto João Jardim

É quase anedótico que um político nascido no regaço fascista defenda ou insinue a proibição de partidos que advoguem o comunismo ou, como contrapartida, se autorize a legalização de partidos fascistas. Alberto João é ignorante em história, esquece que a Constituição da República é a de um país que foi forçado a viver sob uma ditadura fascista durante quase meio século.

Só que em Portugal os disparates não pagam imposto, se um político alemão defendesse a liberdade de legalização de partidos nazis a esta hora já estaria demitido e banido da vida pública. Por cá Alberto diz este absurdo e o PSD faz de conta que não ouviu.

Mas pensar que Alberto cometeu um erro é esquecer que o conhecido dirigente do PSD não faz ponto sem nó, é evidente que fê-lo visando objectivos políticos e os únicos beneficiados são o PSD e o próprio PCP que pode agora assumir o estatuto de perseguido pela direita, um excelente argumento para combater o BE, um partido que é mais incómodo para o Alberto do que os comunistas oficiais.

TÍTULO 08

Chapim-azul [Parus caeruleus]
Local: Bairro de Santo ao Rêgo

TÍTULO 09

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

HORTA E COSTA DIZ QUE NÃO RECEBEU COMISSÕES

«"Nunca recebi na vida nenhuma comissão fosse pelo que fosse. É difamatório fazerem estas acusações. Eles [a PJ] que façam a prova e, se recebi algum dinheiro, queria saber onde está", afirmou à Lusa Horta e Costa, presidente do Conselho de Administração (CA) dos CTT de 2002 a 2005.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Eu também não recebi.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela justiça ainda que em Portugal seja muito duvidoso que exista a não ser para tramar governantes que incomodem a corporação local.»

MARQUES MENDES DIZ QUE ISALTINO NÃO TEM CREDIBILIDADE

«"Considerei então e continuo a considerar hoje que o doutor Isaltino Morais não tinha nem tem condições de credibilidade indispensáveis a uma candidatura política", declarou à Agência Lusa Marques Mendes, após o seu nome ter sido hoje mencionado pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que acusou o Ministério Público (MP) de ter sido "permeável a certas influências do PSD" ao longo do julgamento em que o autarca é arguido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, mas Isaltino foi eleito e Marques Mendes é empregado de um dirigente do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se uma cadeira na fila da frente parta assistir ao espectáculo.»

NUNCA A ESTRATÉGIA DO PCP PARA O ENSINO FOI TÃO CLARA

«A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) não está hoje representada pelo seu secretário-geral na reunião com o Ministério da Educação sobre o modelo de avaliação de desempenho, por considerar que o Governo “desrespeitou” o processo negocial.

“Esta não é uma reunião negocial, o ministério vai apenas entregar o projecto de alteração que não foi enviado com antecedência aos sindicatos. Para isso não é necessário ir o secretário-geral. Quando for negociado estarei presente”, afirmou Mário Nogueira aos jornalistas à porta do Ministério da Educação. » [Público]

Parecer:

Desde o primeiro dia que se percebeu que a estratégia do PCP para os professores era o do confronto com o objectivo de obter ganhos políticos, mesmo que isso prejudique os professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a sorte dos professores que optaram por meter o seu futuro nas mãos de Mário Nogueira.»

MAX SAUCO

WIRELESS

Durante escavações recentes nos EUA, os arqueólogos descobriram, a100m de profundidade, vestígios de fios de cobre que datavam do ano1.000. Os americanos concluíram que os seus antepassados já dispunham de uma rede telefónica desde aquela época.

Entretanto os espanhóis escavaram também o seu subsolo, encontrando restos de fibras ópticas a 200m de profundidade. Após minuciosas análises, concluíram que elas tinham cerca de 2.000 anos de idade, divulgando triunfantes, que os seus antepassados já dispunham de uma rede digital à base de fibra óptica quando Jesus nasceu!

Uma semana depois, em Beja, no diário local, foi publicado a seguinte notícia:"Após inúmeras escavações arqueológicas no subsolo de Beja, Évora, Moura, Estremoz e Redondo, entre outras localidades alentejanas, até uma profundidade de 500m, os cientistas alentejanos não encontraram absolutamente nada. Assim se conclui que os antigos habitantes daquela região alentejana já dispunham, há 5.000 anos atrás, de uma rede de comunicações sem-fios, vulgarmente conhecida hoje em dia pela designação de "Wireless".

MARANI EYEWEAR