sexta-feira, julho 24, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mértola

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

A líder do PSD tem aparentemente razão ao exigir que o governo divulgue o número do défice. Digo aparentemente porque as contas públicas têm regras e estas não mudam ao sabor do lançamento de suspeitas, muito menos por parte de quem sempre aldrabou os défices e nunca o fez antes de concluído o ano.

Oxalá Manuela Ferreira leite tivesse tido tanto jeito para ministra das Finanças como o agora evidenciado no que toca a lançar suspeições.

AVES DE LISBOA

Gansos no Parque Eduardo VII

FLORES DE LISBOA

Flor silvestre, Monsanto

QUEREMOS MAIS LÉGUAS

«Estava eu a ler a Cintra Pinturesca do visconde de Juromenha, como faz tanta gente pelo Verão, quando não tem mais nada para fazer, e, logo na página 9, despacham-se as coordenadas: "A cinco léguas a Oes-Noroeste da cidade de Lisboa, em hum terreno pouco plano, posto que aprasível, está situada esta romântica serra, tão decantada pela belleza de seus bosques, blá blá blá."

Foi como a primeira vez que vi um móvel Shaker ou um edifício de Mies van der Rohe: pasmei com a elegância simples e útil daquelas léguas.

Sei lá quantos quilómetros são de Lisboa a Sintra: teria de ir ver. Mal visse, esquecia-me outra vez. São muitas dezenas de milhares de metros: metros a mais.

Das cinco léguas, em contrapartida, nunca mais me esqueço. Nem sei quantos metros tem uma légua: muitos. O visconde de Juromenha diz que, da Praça de Dom Pedro em Lisboa até Sintra (na Praça), são 14,20 milhas. De diligência, percorrem-se em 3,25 horas. De jumento também se vai bem, mas demora 4,45 horas.

Tanto número e tanta conta para fazer! Não é melhor dizer que são 5 léguas, leva 5 horas e custa 5 moedas? Ainda caí na tentação de ir ver quanto era uma légua (para saber se era igual à submarina, confesso), mas fiquei confuso e, como a légua era para simplificar, pareceu-me contraproducente complicar tudo outra vez.

Só sei que há uma légua portuguesa, diferente da espanhola, da francesa e da inglesa. E mais comprida. Chega-me perfeitamente» [Público assinantes]

Parecer:

Graças ao Miguel Esteves Cardoso fiquei a saber ir de jumento até Sintra demora-se 4,45 horas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

DIAS LOUREIRO VAI SER OUVIDO

«Dias Loureiro deverá ser ouvido nos próximos dias pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, no âmbito de uma nova investigação desencadeada pelo Ministério Público e que tem a ver com alegadas comissões recebidas na venda da Plêiade ao BPN. O ex-conselheiro de Estado deverá ser indiciado por branqueamento de capitais, falsificação de documentos e suspeita de burla e poderá ver serem-lhe aplicadas medidas de coacção – tal como ontem aconteceu ao ex-ministro da Saúde Arlindo Carvalho.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A crer nas declarações que prestou quando terminaram os primeiros interrogatórios Dias Loureiro deverá ir ao Ministério Público para que os investigadores lhe contem mais uns pormenores de negócios em que participou mas de que nem deu contas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Dias Loureiro que vá com um bloco, assim fica com os pormenores devidamente registados.»

CANDIDATO AUTARCA DO PS PROMETE DOAR SALÁRIOS

«Em época eleitoral as promessas políticas não são novidade, mas Alcides Branco, candidato do PS à Câmara de Santa Maria da Feira, foi mais longe e prometeu doar o seu salário às instituições de solidariedade do concelho se vencer as eleições de 11 de Outubro. A verba em causa ascenderá a 48 mil euros por ano.

"É uma promessa invulgar, mas posso dispensar do meu salário. Sempre estive ligado à área social e sei bem os problemas que as instituições enfrentam", explicou ao CM Alcides Branco, que dirige uma empresa homónima dedicada à produção de azeites e derivados.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Se a moda pega vamos ver muito autarca a andar de alpargatas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Alcides Branco que mande algum aqui para o Palheiro.»

É MUITO DISTRAÍDO ESTE DIAS LOUIREIRO

«O antigo conselheiro de Estado ora disse que tinha 15% da Plêiade, empresa de José Roquete vendida, em 2000, ao BPN, ora afirmou que tinha uma opção de compra de acções de 15%. Certo é que no contrato de venda, a que o DN teve acesso, é dito que Roquette é "único titular" das acções que representavam a "totalidade" do capital social da Plêiade

Dias Loureiro foi ou não sócio de José Roquette no grupo Plêiade? Esta é uma dúvida que resulta das declarações do antigo conselheiro de Estado quando cruzadas com o contrato de venda da Plêiade à Sociedade Lusa de Negócio, documento a que o DN teve acesso. No contrato é dito claramente que José Roquette era, à época, "o único dono e legítimo titular" das acções "representativas da totalidade do capital social da Plêiade".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não admira que o MP o chame de vez em quando para lhe explicar o que andou a fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Quem será o mentiroso: António Marta ou Dias Loureiro?»

MINISTRA DESACONSELHA FESTAS DA GRIPE

«Ana Jorge classifica de "contra-indicadas" as "festas da gripe", nas quais participam pessoas infectadas com o vírus da Gripe A (H1N1-2009) para infectarem outras que tentam, desta forma, adquirir imunidade à doença.

A existência destas "festas da gripe" tem sido noticiada em vários países europeus e nos Estados Unidos, principalmente através da Internet. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

A verdade é que foi a própria ministra que disse que os primeiros doentes são uns sortudos e até tinha razão, os primeiros infectados estão a ter tratamento VIP, eu próprio desejei ser infectado a tempo de ir de férias. Quando a pandemia for a séria serão muitos os doentes que nem chegarão à vista de um médico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Organize-se uma festa da gripe no Palheiro.»

ALEGRE "AJUDA" ALBERTO MARTINS A SER CABEÇA DE LISTA

«Alberto Martins esteve por um fio para deixar de ser candidato a deputado nas legislativas de Setembro, caso não fosse o cabeça de lista do PS pelo Porto. Depois de dias de tensão, ontem o assunto terá ficado resolvido com uma ajuda decisiva de Manuel Alegre. Desta vez, foi o histórico socialista a contribuir para desatar o nó político da lista da Invicta, onde o aparelho socialista queria ver Teixeira dos Santos em primeiro lugar. Alegre não faria campanha se Martins fosse afastado.» [Público assinantes]

Parecer:

Não se percebe a insistência na escolha de Teixeira dos Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a escolha.»

ALIKA

GREENPEACE