quinta-feira, julho 16, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arte sacra, Igreja de Santa Maria Maior, Sé Patriarcal de Lisboa

JUMENTO DO DIA

Helena Roseta

Aceitar ser número dois da lista de António Costa sabendo-se que no caso de o PS ganhar as autárquicas de Lisboa a vice-presidência será de outro vereador mostra como a vaidade é uma das motivações da actual vereadora.

Helena Roseta sabe que se fosse a votos correria um sério risco de perder uma boa parte dos votos que recebeu e aproveitou-se do risco de Santana ganhar para fazer valer os seus votos, em vez de defender um projecto para Lisboa tratou de fazer aparecer o seu nome em segundo lugar.

Esperemos que António Costa não se venha a arrepender pois a ambição de Helena Roseta está acima de qualquer princípio.

COSTA E ROSETA SALVAM-SE UM AO OUTRO

O acordo entre Helena Roseta e António Costa pode significar a vitória do PS em Lisboa, mas também pode salvar Helena Roseta e os seus amigos alegristas de uma derrota anunciada nas sondagens. Enfim, salvaram-se um ao outro.

CAVACO SILVA FEZ 70 ANOS

Com essa idade todos os funcionários públicos são obrigados a reformarem-se. Enfim, estamos perante um caso de exploração do trabalho idoso.

AVES DE LISBOA

Juvenil de carriça [Troglodytes troglodytes]
Local: Parque Eduardo VII

FLORES DE LISBOA

Jardim Botânico

COM UMA VELA

«Elogia-se muito o silêncio (que não existe) mas nunca a escuridão (que também não).

Ontem à noite, às dez para as dez, cortaram a luz. Eu estava a cirandar no computador e ia dizer à minha mulher que tinha perdido o texto mas, de repente, reparei no pomposo dramatismo da lamúria: "Eles" (os maus; os filisteus) cortaram a luz e eu (o criador ingénuo que confia na continuidade eléctrica) "perdi o texto".Foi mais um peso que perdi. Acendi uma vela e tive a sensação de estar a fazer gazeta. Espantei-me logo com a quantidade de coisas que se pode fazer à luz de uma vela. Para já, pus-me logo a escrever isto, para me entreter. Depois fui buscar um ensaio que já li dez vezes, mas nunca à luz duma vela: o Elogio das Sombras de Tanizaki.

Depois apaguei a vela e fiz o que o autor sugere. Em pouco tempo, os meus olhos habituaram-se à escuridão, que é uma estranha (mas bonita) maneira de dizer que reencontraram a luz das coisas.

Nós é que andamos sempre ofuscados pela iluminação eléctrica. A luz em cima de nós cega-nos para o que nos rodeia, para o que está lá fora, lá em cima ou aqui ao lado. A vela aguentou-se bem. Eu é que não. Às dez e meia já tinha gasto toda a minha paz interior. Estava mais do que vista aquela escuridão e esta crónica mais do que escrita. O whiskey e a lua estavam saboreados e o ladrar dos cães já chateava. Às 22h42m voltou a luz. Aleluia.

Mas sem ponto de exclamação. Esse acho que se perdeu para sempre. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ANTÓNIO COSTA FAZ ACORDO COM HELENA ROSETA

«A formalização do acordo foi esta tarde comunicada em conferência de imprensa com a presença do actual presidente da Câmara de Lisboa e da líder do movimento, Helena Roseta.

É como número dois da lista do candidato socialista, António Costa, que a vereadora Helena Roseta, eleita pelo movimento "Cidadãos por Lisboa", vai aparecer na lista socialista à autarquia de Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Manuel Alegre apelou e Roseta cedeu, cada um que tire as suas conclusões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Manda quem pode, obedece quem deve...»

MANOBRA OPORTUNA

«O pedido de afastamento será entregue hoje de manhã no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), avançou Carlos Luís, da associação cívica com fins políticos, constituída por empresários, gestores, consultores internacionais, advogados, professores, psicólogos, historiadores, médicos e enfermeiros.

"Estando nós constituídos assistentes no processo Freeport, não gostamos da forma como se está a processar o seu desenvolvimento", justificou o responsável, considerando que Cândida Almeida "não consegue ter independência para estar à frente de um processo em que o próprio primeiro-ministro é visado".

Carlos Luís sublinhou ainda que as "denúncias constantes do responsável do sindicato dos magistrados relativamente às pressões do poder político sobre o poder judicial são evidentes" e realçou que o movimento "não gosta da proximidade existente entre a procuradora Cândida Almeida e várias figuras destacadas do PS".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Com a proximidade das eleições há que aproveitar o caso Freeport enquanto não se apurar a verdade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Moura Guedes se vai entrevistar a associação na sexta-feira.»

PÚBLICO FAZ CHANTAGEM SOBRE OS SEUS JORNALISTAS

«A administração do jornal "Público" enviou, esta manhã, um ultimato aos trabalhadores, no qual avisa que se a assinatura do documento relativo à redução salarial não for feita até ao final do dia, outras medidas serão tomadas.

Especifica a Administração que será preciso que 90% dos profissionais aceitem o acordo para que os gestores não avancem para outra solução. Fonte próxima da administração disse ao JN que o prazo para aceitar a proposta dos gestores deveria ser alargado até sexta-feira.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Será que José Manuel Fernandes vai dedicar um editorial a esta sondagem com a mesma dureza que faz quando escreve sobre Sócrates desde que este não se decidiu por construir o aeroporto onde interessava a Belmiro de Azevedo?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a pergunta ao director do "Público".»

QUEM SE CUROU DA GRIPE A ESTÁ MAIS SAUDÁVEL

«Dos 102 casos de doentes infectados com a gripe A registados até terça-feira em Portugal, 72 já tiveram alta clínica, anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

Ana Jorge explicou ainda que «quem teve esta gripe e já se curou está agora mais saudável do que nós». «Esta gripe já não voltarão a ter e é bom saber que poderemos contar com estas pessoas para cuidarem de nós no caso de adoecermos», acrescentou.» [Portugal Diário]

Parecer:

Brilhante conclusão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O que não mata engorda...»

IGOR VOLOSHIN

GLOBAL CALL TO ACTION AGAINST POVERTY