sexta-feira, julho 10, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Cavaco Silva vai receber mais uma vez o senhor Palma do sindicato dos magistrados do Ministério Público que lhe solicitou a audiência com urgência. O senhor Palma vai manifestar ao presidente da República as suas preocupações com a lentidão com que este processo está a ser investigado, estranhando que tenha demorado tanto tempo a ser ouvido Dias Loureiro.

Na sequência de intervenções idênticas relativas a outros processos mediáticos o magistrado vai pedir a influência do presidente no sentido de serem afectos meios, até porque a comunicação social já se queixa de que as investigações são tão poucas que nem há matéria para fugas ao segredo de justiça. Já há quem diga que, ao contrário da justiça americana que já condenou Madoff, a portuguesa parece sofrer de ejaculação precoce, principalmente quando estão envolvidos nomes grandes do PSD e, principalmente, do cavaquismo.

Ao que parece na reunião também se vai discutir o modelo de negócio das acções da SLN compradas pelo então cidadão Cavaco Silva.

JUMENTO DO DIA

Elisa Ferreira

Se há coisa que não falta em Bruxelas são casas por alugar, é rara a rua onde não se conseguem ofertas de casas, quem quiser ir viver para Bruxelas quase pode escolher o sítio onde quer morar através de um mapa e só depois procurar uma casa livre.

Se Elisa Ferreira pretende demonstrar a sua total entrega à candidatura ao Porto não é abandonando a casa que o faz, é renunciando ao mandato no Parlamento Europeu.

AVANTE: ÓDIO E DOR DE CORNO (1)

A quem quiser ter uma lição sobre como se destrói um adversário incómodo recomendo uma visita ao Avante, não é tão eficaz como nos tempos da Sibéria mas é o que se pode arranjar num partido que em público se diz democrata mas em privado recorre a métodos próprios dos fascistas:

«Foi ele António Chora, o dirigente sindical da Autoeuropa, que fez questão de se apresentar no Solar dos Presuntos (local do repasto) para declarar solenemente ao Pinho, ao jantar e a Portugal que «o ministro fez muito pela indústria do País».

Tão salvífica prestação valeu ao Chora um lugar à esquerda do ministro, pois claro, e o destaque da sua presença no jantar em todas as reportagens do evento, enquanto ao Diário de Notícias dava a possibilidade de titular o seu relato com a ribombante afirmação «Manuel Pinho fez jantar de despedida com trabalhadores».

A confirmá-lo, ali estava o Chora a brindar, animadíssimo, entrechocando copos com o próprio governante.Acontece que António Chora não é um simples operário entre os milhares da Autoeuropa: é sobretudo porta-voz da Comissão de Trabalhadores (CT) da empresa, papéis que lhe granjearam relevo nacional, no exercício dos quais conquistou inesgotáveis receptividades na Comunicação Social e aberta simpatia nos patrões e comentadores afins.» [Avante 09-07-2009]

Depois de ultrapassado pelo seu-exmilitante agora militante do BE, depois da raiva sentida pelos elogios públicos da generalidade da comunicação social ao líder da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, depois de ver a sua manobra na empresa denunciada como uma estratégia que coloca os interesses partidários acima dos trabalhadores e do país, resta ao PCP a tentativa de destruição moral do António Chora. Os fascistas não fariam melhor do que um tal Henrique Custódio a quem coube o trabalho sujo.

António Chora cometeu dois crimes puníveis com a Sibéria, abandonou o PCP e colocou os interesses dos trabalhadores acima da mesquinhez da estratégia partidária de Jerónimo de Sousa, por muito menos está a Sibéria cheia de esqueletos.

AVANTE: ÓDIO E DOR DE CORNO (2)

O PS começa a estar aliviado, desde que o PCP foi ultrapassado pelo BE este partido tornou-se o inimigo número um de Jerónimo de Sousa, acabaram-se os tempos de farsa, quando Louçã e Miguel Portas eram tolerados nas manifs e até apareciam de braço dado com a elite sindical do PCP:

«Muito progrediu o BE desde a sua criação. Já vai longe, pelos vistos, aquele bernsteiniano «movimento» descrito na Declaração «Começar de Novo», empenhado em enriquecer «instrumentos de participação directa dos cidadãos na vida política», tão crítico do «impasse do sistema político português», que sublinhava que «as principais decisões não se tomam em sede parlamentar ou sequer no governo». » [Avante 09-07-2009]

AVANTE: OS TALIBÃS E A AL-QAEDA JÁ SÃO LIBERTADORES

O PCP já se esqueceu do que disse quando as tropas russas foram expulsas do Afeganistão deixando um governo fantoche entre à resistência afegã. Agora que o Ocidente combate terroristas o Avante descobre que afinal a Al-Qaeda e os talibãs são libertadores:

«As tropas de Obama iniciaram mais uma ofensiva militar no Afeganistão para tentar liquidar a resistência contra a ocupação estrangeira e se possível fazer alastrar o conflito ao Paquistão, um Estado possuidor de armas nucleares. A chamada «operação paz duradoura» que sustenta a agressão militar dos EUA e da NATO resulta de um acto unilateral que afronta a Carta das Nações Unidas e os princípios do Direito Internacional. » [Avante 09-07-2009]

AVES DE LISBOA

Periquito-de-colar [Psittacula krameri]
Local: Parque Eduardo VII

AVES DE LISBOA

Belém

CRSCE E APARECE

«À medida que envelhecemos, vamos sendo obrigados a lidar com as condescendências dos mais jovens. E vai-se criando a urgência de arranjar novas formas de insultá-los.

Estas condescendências, sempre bem-intencionadas, podem ser verbais (cotas) ou comportamentais ("O senhor quer que eu o ajude a atravessar a rua?"). A única coisa que as une é pedirem vingança. Violenta.

A que mais me provoca, emocionalmente, é a afirmação de juventude relativa: "O Senhor Miguel deve conhecer isto muito melhor do que eu, que só tenho 37 anos..."

Dá-me sempre a noção que - já não sendo nenhumas galinhas primaveris, como dizem os ingleses (no spring chickens) - querem agora ser novos à nossa custa.

Tanto faria eu ter 90 anos: haveria sempre um jovem de 78 a tremelicar-me que, apesar de já ter ganho um Nobel da Medicina, não tinha a certeza se seria boa ideia tomar uma Aspirina para a dor de cabeça: "Porque o Doutor Miguel, que já tem muitos mais anos disto, é que sabe, porque dores de cabeça não deve ser coisa que lhe tenham faltado, então com os copos, ha ha ha..." (breve intervalo para estrangulamento).

Então insultemo-los assim: são embriões. São fétinhos, com acento e tudo. São óvulos e espermatozóides. São bebés; precisam de uma mudança de fralda; estão com sono; são iguais à mãezinha. São néscios e nexinhos; nascituros e turrinhos.

A fórmula do "cresce e aparece" tem de ser actualizada. Ninguém nos pode chamar velhos e sobreviver.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O QUE VAI RASGAR MANUELA FERREIRA LEITE?

«Em declarações aos jornalistas, a meio de uma sessão do "Fórum Portugal de Verdade", a decorrer num hotel de Lisboa, Manuela Ferreira Leite foi questionada sobre que políticas sociais pretende "rasgar" - expressão que utilizou há duas semanas referindo-se a "todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social".» [Diário de Notícias]

Parecer:

O problema não está em saber o que iria rasgar, mas sim o que iria fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à idos senhor se sabe o que vai fazer.»

ESTE PROCURADOR-GERAL ESTÁ CADA VEZ MAIS ANEDÓTICO

«O procurador-geral da República considerou hoje, quinta-feira, em Coimbra, que "não há ninguém inocente" no que respeita à lentidão da justiça em Portugal, e que magistrados e cidadãos são igualmente culpados.

Pinto Monteiro admitiu que a lentidão judicial é um factor de insegurança para os cidadãos e não deixou "impune" o Código de Processo Penal, alegando que este permite uma série de expedientes judiciais.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pois, agora a culpa da lentidão da justiça é do cidadão...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

MINISTÉRIO PÚBLICO TENTAR DAR OEIRAS AO PSD?

«O Ministério Público pediu hoje a condenação de Isaltino Morais a uma pena efectiva de prisão superior a cinco anos e a inibição do exercício de cargos públicos durante o mesmo período de tempo. Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, abandonou hoje de manhã o tribunal, durante as alegações finais, em protesto contra a forma como o procurador do Ministério Público, Luis Elói, apresentava a sua tese.» [Público]

Parecer:

Já não confio neste Ministério Público, Isaltino pode ser um malandro mas a verdade é que o trabalho dos investigadores não permitiu provar grande coisa para além das suspeitas iniciais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao PGR que em Portugal condena-se com provas e não com base em suspeitas.»

FERREIRA LEITE SACODE CASO CTT DO CAPOTE

«A Manuela Ferreira Leite recusou-se a comentar as notícias que sugerem que o PSD pode ter recebido dinheiro proveniente dos negócios alegadamente fraudulentos praticados nos CTT durante a administração de Carlos Horta e Costa. "A época em que estamos é propícia a esse tipo de notícias", afirmou ontem a líder do PSD, numa referência à pré-campanha eleitoral.» [Público assinantes]

Parecer:

Compreende-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite porque não suscita o debate em torno da questão da corrupção.»

PAOLO INSELVINI

NABU