segunda-feira, julho 20, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Músico de rua, Quebeque

JUMENTO DO DIA

Dias Loureiro

Da última vez que Dia Loureiro foi ouvido pelo Ministério Público falou com os jornalistas dando ares de que estava a sair de um concerto da Gulbenkian, até ficámos com a sensação de que teria ido dar música aos investigadores. No dia seguinte voltou lá para entregar uns papéis que faziam falta, um gesto um pouco estranho pois por aquilo que Loureiro dizia seríamos levados a concluir que o cavaquista nunca tinha lido um papel enquanto foi administrador do BPN, quanto mais tê-los guardado em casa.

Pelos vistos esqueceu-se de alguns papéis, os investigadores fizeram uma busca na sua residência. Mas desta vez perdeu o pio, já não fala aos jornalistas.

AVES DE LISBOA

Verdilhão-comum [Carduelis chloris]
Local: Estádio Universitário

FLORES DE LISBOA

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

QUE ÓTICA MARGARITA

«Foi com algum orgulho que, graças às minhas investigações oceânicas, comecei a ficar surdo de um ouvido. A surdez era chata, mas o nome da condição - "ouvido de nadador" ou "ouvido de surfista" - compensava o silêncio. Até aí, o pé de atleta tinha sido a minha única ligação ao desporto.

Subir do pé para o ouvido e do genérico "atleta" para "surfista" constituiu, aos meus olhos (ainda não afectados, graças a Deus), uma promoção romântica.

Para impedir estas otites médias, causadas por bichinhos que fazem orgias no jacuzzi de água morna que fica nos nossos ouvidos, deitam-se lá para dentro umas gotas de álcool misturado com ácido bórico. O álcool seca-lhes a piscina e o ácido baixa-lhes o pH, amargando-lhes a vida e tirando-lhes a vontade de ter mais filhos.

Funcionou na perfeição. Cada vez que saio do mar, entram as gotinhas. Ando com os ouvidos tão ouvintes que já me começa a chatear andar toda a gente sempre aos gritos. Não admira que os bebés estejam sempre a chorar.

Ocorreu-me então que a poção milagrosa era, fundamentalmente, uma Margarita. Claro. Vem dar ao mesmo: é álcool e ácido cítrico. Se for rum com limão, é um daiquiri. Se for gin, é um Tom Collins. Se for whiskey, é um whiskey sour.

E, sendo tequila, é uma Margarita. É uma combinação clássica. Os efeitos restauradores da Margarita já eu conhecia, vagamente. Só faltava a gotinha de Cointreau - mas eu não queria ficar com os ouvidos pegajosos.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM MINISTRO CAVAQUISTA ARGUIDO NO CASO BPN

«O antigo ministro da Saúde de Cavaco Silva Arlindo de Carvalho foi constituído arguido na semana passada no âmbito de um processo interligado ao inquérito em curso ao Banco Português de Negócios.

A sua condição de arguido resultou de buscas feitas pela Polícia Judiciária, Ministério Público e inspectores das Finanças.» [Correio da Manhã]

Parecer:

A este ritmo daqui a uns anos os cavaquistas poderão constituir governo numa qualquer prisão do país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro se está com falta de meios para investigar o caso BPN, ou se esta falta apenas se registou no caso Freeport que até é bem mais simples.»

DIAS LOUREIRO PERDEU A FALA?

«O ex-conselheiro de Estado Dias Loureiro recusou-se este domingo a comentar informações de que a sua residência foi sexta-feira alvo de buscas nas investigações ao caso BPN, em que foi constituído arguido há mais de duas semanas.

«Não falo sobre isso. Não digo nada», declarou à agência Lusa Dias Loureiro, quando confrontado com notícias da TVI e da SIC de que houve sexta-feira uma buscas à sua residência em Cascais no seguimento da investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).» [Portugal Diário]

Parecer:

O homem parece estar a ficar nervoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo desenrolar das investigações, apesar de muito difilcilmente darem nalguma coisa.»

OVIDIU-CRISTIAN COJOCARITA

DUREX "O"


target="_blank"