terça-feira, julho 07, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Constância

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Depois do incidente em que se envolveu com o presidente da PT, Manuela Ferreira Leite decidiu levar a sua "política de verdade" mesmo a sério e garante que não vai haver segredos. Para que não subsistam dúvidas o PSD vai lançar uma nova série de outdoors:

Se Manuela Ferreira Leite assegurar que cumpre estas promessas até faço como o outro artista que apareceu na televisão e voto duas vezes nela.

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Isto não é uma Presidência da República, já tínhamos a guarda venatória e agora temos a guarda vetória.

E SE MANUELA FERREIRA LEITE FALASSE A VERDADE?

Agora que Manuela Ferreira Leite anda a apregoar verdade seria muito interessante se nos contasse toda a verdade sobre dois negócios que, enquanto ministra das Finanças, passaram pela sua mão.

Seria muito interessante que apresentasse as contas e o contrato da venda das dívidas do fisco ao City Bank, um negócio em que o banco internacional ganhou milhões à custa da pressa de Manuela Ferreira Leite tapar o défice orçamental que apesar das políticas restritivas e dos truques contabilísticos.

Seria também bom se Manuela Ferreira Leite contasse tudo quanto sabe sobre o negócio falhado da compra da GALP pela Carlyle, uma empresa representada em Portugal por gente do PSD e que nos últimos tempos está no centro do caso Freeport, caso que ressurgiu quando a Carlyle adquiriu a Freeport e de forma milagrosa apareceu um DVD que serviu para difamar Sócrates, coincidência das coincidências o DVD apareceu num jornal que pertence a um dirigente do PSD. O negócio consistia na compra pela Carlyle e os amigos locais do PSD da GALP com recurso a dinheiro gentilmente emprestado pelo PSD, negócio que ficou inviabilizado por causa de uma intervenção do abelhudo do Chico Anacleto.

Será que Manuela Ferreira Leite vai mesmo assumir o papel de avó verdade e contar-nos estas duas histórias?

AVES DE LISBOA

Ganso

FLORES DE LISBOA

Parque Eduardo VII

O FBI DESCOBRIU A PÓLVORA: SADAM AFINAL FAZIA "BLUFF"

«Depois de décadas como dono de um país, Saddam nunca lidou bem com as condições de detenção. Obcecado com a higiene, foi fotografado a lavar a roupa e desenvolveu uma obsessão pelos toalhetes, que usava até para limpar a fruta. Um ano antes desta divulgação da transcrição dos interrogatórios, Piro surgira na CBS a explicar a sua abordagem, dizendo que usar a força contra Saddam, tipo falso afogamento da CIA, não só era contra as regras do FBI como contraproducente. Só o tempo, com "a alternância de actos de gentileza e de provocação", garantia resultados. E foi através da paciência que o agente conseguiu também que Saddam lhe dissesse que odiava Ben Laden, a quem nunca conheceu, apesar da insistência americana em ligar o Iraque ao 11 de Setembro. Uma vez mais, nada que não se soubesse. A secreta espanhola, em vésperas da cimeira das Lajes, aconselhou o primeiro-ministro José María Aznar a não apoiar a tese da aliança entre Ben Laden e Saddam, notando que o iraquiano sempre foi uma nacionalista laico, com cristãos no Governo. Ritter afirma o mesmo no livro: "Seria absurdo o Iraque apoiar a Al-Qaeda."

Ao interrogador, Saddam disse ainda que não gostava dos Bush, pai e filho. Mais uma vez nada que não se soubesse já. Mas que o líder iraquiano achava Ronald Reagan um grande homem e apreciava Bill Clinton é mais surpreendente. De qualquer forma, seis anos depois da guerra lançada por George W. Bush com base em falsas provas da CIA, pode-se dizer que se esta nunca encontrou as tais armas de destruição maciça que justificaram o ataque preventivo a Saddam, já o FBI descobriu a pólvora. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Leonídio Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ADVOGADOS INGLESES POEM EM CAUS O CASO FREEPORT

«Arturo John e Ben Rose, da sociedade Hickman & Rose, escreveram um artigo no ‘Times’ on-line em que arrasam o trabalho do SFO. 'O SFO está envolvido num fiasco que pode ter ditado o destino do primeiro-ministro português, José Sócrates, e determinado o resultado das eleições de Setembro', pode ler-se na internet.

Os advogados fazem uma resenha pormenorizada de todo o processo Freeport e escrevem que 'para além das questões de política interna de Portugal', o caso Freeport pode 'decapitar o Eurojust, a instituição europeia a quem compete ajudar o combate ao crime entre os vários países'. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Toda a gente sabia menos Cavaco Silva e Pinto Monteiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos diligentes assessores de Cavaco Silva.»

CAVACO SILVA VAI VETAR MAIS UM DIPLOMA

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou esta segunda-feira através de comunicado que vai vetar o diploma que altera a legislação sobre o Segredo de Justiça.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Até ás eleições legislativas teremos Cavaco Silva liderar a oposição, seja como vetos ou intervenções manhosas como a relativa ao caso PT.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Comece-se a defender uma alternativa a Cavaco Silva e se o homem de Boliqueime persistir em levar a direita ao colo de forma descarada defenda-se a sua demissão antecipada.»

A CHAPADA SEM MÃO DE MANUEL PINHO AO PCP

«Os trabalhadores de empresas apoiadas por Manuel Pinho enquanto ministro da Economia não quiseram faltar à despedida do governante, a qual decorreu no sábado no restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa.

Num ambiente de brindes e palmas, António Chora, responsável da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, afirmou que "o ministro fez muito pela indústria do País". Os responsáveis da Comissão de Trabalhadores da Bordalo Pinheiro, com quem Pinho desenvolveu uma relação estreita, chegando a afirmar que ia lanchar com eles, também marcaram presença no jantar, que juntou todo o staff do ex-ministro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Que me recorde foi a primeira vez que um ministro da Economia teve um jantar de despedida de trabalhadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Bernardino.»

MULHER DO DIRECTOR DO MI6 DIVULGA INTIMIDADES DO MARIDO NO FACEBOOK

«O ministro dos Negócios Estrangeiros David Miliband pode dizer que "o facto de John Sawers usar calções de banho Speedo não é segredo de Estado". Mas a verdade é que as imagens - e as informações sobre a vida pessoal - do futuro chefe do MI6, os serviços secretos britânicos no estrangeiro, colocadas no Facebook pela sua mulher estão a causar polémica no Reino Unido depois de uma notícia publicada pelo Mail on Sunday.

Para Miliband, Sawers "é um excelente profissional, que foi nomeado há dez dias para liderar o MI6. Irá fazer um óptimo trabalho como fez até agora na ONU", explicou o ministro trabalhista na BBC. Mas o deputado conservador Patrick Mercer, que lidera a subcomissão para o contraterrorismo, manifestou a sua preocupação com esta falha na segurança do embaixador do Reino Unido nas Nações Unidas, que em Agosto deve suceder a John Scarlett. Também à BBC, disse: "Levanta todo o tipo de questões sobre um homem que vai ser o nosso principal responsável pelas operações de contraterrorismo no estrangeiro."» [Diário d Notícias]

Parecer:

É uma pena que por cá não sucedam coisas destas, tornaria o país menos deprimente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procure-se por quem tenha fotografias das cuecas do Paulo Portas ou da Manuela Ferreira Leite.»

A RAYNAR VAI PERMITIR VIAGENS EM PÉ

«A Ryanair prepara-se para oferecer viagens de borla a quem não se importar de ir de pé no avião.

O patrão da Ryanair, Michael O'Leary, admitiu que a companhia está a pensar em retirar algumas das filas de assentos na traseiro dos aviões. Com mais espaço, pondera instalar bancos corridos e espaços para viajar em pé.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Por este andar o passe da Carris vai dar para ir a Londres com escala na Feira do Relógio para comer uma sandes de courato.

MARVÃO À MESA COM TRADIÇÃO

Para quem não conhece Marvão, uma das mais bonitas vilas do país, pode agora sentir os cheiros e os gostos da gastronomia local desta terra da raia. À venda nas Edições Colibri.

EUGENE FRION

BOYSEN