sábado, julho 18, 2009

Cobardia ou conivência?

Alberto João Jardim não pode ser tratado com a mesma indiferença com que os jornalistas tratam o conhecido “emplastro” que costuma importunar as reportagens em directo do futebol. Também não é um militante secundário cujas declarações não merecem mais do que uns sorrisos.

Alberto João Jardim é presidente de um governo regional, antes de Ferreira Leite se candidatar a líder do PSD chegou a equacionar a hipótese de o fazer, há alguns tempos chegou mesmo a falar-se da sua vinda para o Continente e até se falou de uma candidatura presidencial. É uma figura do Estado que nos últimos meses mereceu a visita de Cavaco Silva e Jaime Gama, as mais altas individualidades do Estado, a própria Ferreira Leite já confirmou a presença na festa de Chãs de Lagoa onde, como os seus antecessores, vai ao beija-mão de Alberto João.

O que Alberto João propôs foi nem mais nem menos do que a ilegalização dos partidos que nas eleições europeias receberam o voto de 20% dos portugueses, o que ele propôs é que muitos mais portugueses do que aqueles que o elegem na Madeira deixem de poder votar no partido da sua preferência. O que ele propôs foi que os50 mil militantes do PCP mais os do Bloco de Esquerda não possam ter qualquer actividade política, a não ser que não lute pelo seu projecto político.

E o que fez o PSD e Manuela Ferreira Leite? Nem verdade, nem mentira, o silêncio, ainda por cima justificado por um truque de linguagem.

Que o PSD não queira discutir agora projectos de revisão constitucional compreende-se, o projecto político de Manuela Ferreira Leite é um segredo, se é que existe. Mas não está em causa uma revisão constitucional cuja discussão pode ser adiada, o que um líder do PSD propôs foi que Portugal fosse o único país da Europa a banir os partidos comunistas, que Portugal fosse o único país da EU a não poder eleger deputados comunista para o Parlamento Europeu.

O que Alberto João disse envergonha qualquer democrata e deveria envergonhar todos os dirigentes e militantes do P”SD” e, em especial, da sua líder. Que a questão do ministro da República seja uma questão a discutir mais tarde compreende-se, mas proibir a liberdade política em Portugal não é discutível e a mera decisão de deixar a discussão para mais tarde significa que Manuela Ferreira Leite aceita discuti-la antes de lhe dizer não.

Depois de meses a criticar o Governo de excessos de autoritarismo o mínimo que se esperava de Manuela Ferreira Leite é que fizesse a afirmação pública da defesa da democracia e condenasse a proposta de Alberto João. Compreende-se que Manuela Ferreira Leite, tal como Cavaco Silva, não tenha mexido uma palha contra a ditadura, mas agora que é líder de um partido que até se diz social-democrata não pode ficar a assobiar para o ar. Muito menos quando há poucos meses teve o desplante de defender a suspensão da democracia como a melhor solução para implementar reformas.

Se Manuela Ferreira Leite não tem coragem para enfrentar Alberto João Jardim como é que terá coragem para enfrentar os problemas que se poderão colocar ao país se os eleitores tiverem a infeliz ideia de a eleger?

Manuela Ferreira Leite é uma líder política fraca, sem projecto político e sem discurso próprio, ainda por cima é cobarde e evidência um grande défice de formação democrática.