sábado, julho 11, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cascais

JUMENTO DO DIA

Vítor Constâncio

A independência do Banco de Portugal tem um preço, o respeito da independência das instituições da democracia e dos deputados que representam o povo por mais idiotas que eles sejam. Constânio não percebeu isso e usou a sua posição de governador do bdP para atacar toidos os partidos, o mesmo é dizer que o parlamento.

AVES DE LISBOA

Felosa-comum [Phylloscopus collybita]

FLORES DE LISBOA

Parque das Nações

O PRESIDENTE FRACTURANTE

«Parece que o Presidente da República acha que não devem ser aprovadas leis fracturantes até ao fim da legislatura. O Presidente da República não explicou, de preferência exemplificando, o que poderia ser uma lei fracturante ou se tinha notícia de que uma viria a caminho. Tão-pouco esclareceu por que motivo, a existirem leis que, de acordo com o que normalmente é entendido por fracturante, suscitassem diferenças de opinião na sociedade (e muito haveria a dizer sobre esta cansativa expressão, que indicia da parte de quem a usa um pouco democrático desgosto pelo confronto de ideias), não haveriam elas de ser aprovadas desde que isso sucedesse de acordo com as regras democráticas. Ou seja, fossem aprovadas pelas instâncias que têm legitimidade para o fazer, incluindo o próprio Presidente, que, como é sabido, tem de promulgar as leis para que entrem em vigor. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO DEITAR FORA O BEBÉ COM A ÁGUA DO BANHO

«Pelo Outono de 2008, estava o sistema de crédito nas sociedades capitalistas a derreter-se, após o "crash" Lehman Brothers, e a economia dita real a afundar-se, e era ver a Esquerda, em regozijo, visualizando o fim do Capitalismo que, por mistério, escapara à Grande Depressão nos anos 30 e, olvidando, convenientemente, a derrocada do sistema soviético, a conversão da China e a liberalização da Índia(1). (Escrevi então um artigo intitulado "Mais uma morte do Capitalismo", com o patrocínio da Funerária Portuense).» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Fernando Braga de Matos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM DIPLOMA PARA VETAR?

«O diploma reequaciona as situações em que o levantamento do sigilo bancário pode ser feito pela administração tributária sem depender da prévia autorização do contribuinte.

O texto final hoje aprovado inclui duas medidas, do PCP e do BE, acolhidas na discussão na especialidade.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois do aviso dado pro Cavaco Silva o governo está em gestão apsar do que dispõe lei e o Parlamento é uma sala de estar dos deputados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-s por mais um veto do presidente, é para fazer a dúzia.»

SARAMAGO APOIA ANTÓNIO COSTA

«"Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá! Mas é preciso fazer com que isso aconteça. As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer", afirmou José Saramago.

"Espero que isso venha a suceder, a tempo de ganhar as eleições e a tempo de continuar o magnífico trabalho que tem vindo ser desenvolvido pelo Município de Lisboa", acrescentou.

O escritor e militante comunista falava na Câmara de Lisboa durante a assinatura de um protocolo para a produção de um filme sobre a relação entre José Saramago e Pilar del Rio, com o título provisório de "União Ibérica".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto é um terramoto na Soeiro Pereira Gomes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se vai tomar uma atitude ou se vai ser cobarde e fazer de conta de que não soube de nada.»

BE CONTRA PRESENÇA NO AFEGANISTÃO

«Fernando Rosas destacou que, com a participação aprovada quinta-feira no Conselho Superior de Defesa Nacional, Portugal irá participar "já não em tarefas de logística ou de saúde" mas sim "numa missão de guerra com 150 homens dos comandos".

"Uma guerra que está a ser desenvolvida totalmente à margem de qualquer autorização prévia da Assembleia da República que é excluída deste processo a título prévio de pronunciamento e quando muito é de vez em quando informada no seu decurso através da comissão de Defesa", disse.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mas não vai tão longe como o PCP que trata a Al-Qaeda e os Talibãs como libertadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Fernando Rosas o que pensa da resistência Afegã, aposto que não responderá.»

ALEGRE RECUSA-SE A CANDIDATAR-SE

«Assunto arrumado. Manuel Alegre recusa em definitivo integrar nas próximas legislativas as listas de candidatos a deputados do PS. "Não foram criadas as condições para ir nas listas", disse ontem ao DN. Mas ressalvando: "Obviamente tomarei posição pelo PS e contra o PSD."

O "não" definitivo de Alegre surge na sequência de algumas notícias dando conta de pressões da direcção do PS, de que o principal interlocutor seria o líder da bancada parlamentar socialista, para recuar na decisão que anunciou em 15 de Maio passado, em Lisboa, após uma reunião com apoiantes seus. A saber: mantinha-se militante do PS (ou seja, não partiria para a formação de um novo partido) mas recusava ser recandidato a deputado nas próximas eleições legislativas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Depois da forma como se comportou deveria candidatar-se pelo BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Loução porque não convida Alegre, assim não se estragavam duas casas de família.»

A ANEDOTA DO DIA

«"O que colocámos neste contexto de preparação [das eleições], em que os partidos estão a preparar os seus programas e a definir compromissos para a campanha eleitoral, e que para nós é premente, é absolutamente indispensável que se coloquem temas sociais e temas que têm a ver com as condições de vida dos trabalhadores muito em relevo", disse à Lusa o secretário-geral da intersindical, Carvalho da Silva.

Na primeira de uma série de encontros que a CGTP pretende agendar com os partidos políticos com vista a obter compromissos para os programas eleitorais, a intersindical apresentou ao Partido Comunista Português (PCP) uma proposta com dez eixos fundamentais, assentes no emprego, nas políticas económicas, na valorização do sector produtivo e na distribuição de riqueza.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto é uma farsa anedótica, o PCP manda em tudo o que a CGTP e agora a central sindical vai reunir com Jerónimo de Sousa apresentar as propostas que este lhes enviou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

JIRI SUBRT

GO ARMOR