quinta-feira, dezembro 02, 2010

Acho que está na hora de ir andar por aí


No pós-25 de Abril houve uma explosão de pequenos jornais locais acompanhando uma enorme vontade de muitos portugueses exercerem a liberdade de expressão que tinham conquistado, mas foram necessários trinta anos para que essa liberdade de expressão tivesse instrumentos para ganhar forma. Um pequeno jornal tinha custos elevados e grandes constrangimentos, desde o espaço à periodicidade.

Foram os blogues que deram expressão a essa liberdade, com um blogue qualquer cidadão, por mais modesto ou anónimo que fosse, passou a pode dizer o que pensa e ser lido em qualquer parte do mundo. Daí a multiplicação dos blogues e a tentativa de parte de alguns de os desvalorizar e mesmo calar. Se um jornal podia chegar às bancas dez ou quinze dias depois de se produzirem os textos para ser lido por poucas centenas de pessoas, um blogue é publicado no momento e pode ter milhares de leitores diários, isto com custos muito reduzidos e sem quaisquer entraves burocráticos.

Mas manter um blogue com o formato d’O Jumento ao longo de mais de sete anos, actualizando-o diariamente significa um grande esforço individual, acaba por se tornar numa prisão ao mesmo tempo que se torna um vício. São muitas horas dedicadas à manutenção e actualização do blogue, é estar quase permanentemente a reflectir sobre uma realidade que se vai comentar. Isso significa que nestes sete anos tive de abdicar de muita coisa para manter vivo este blogue.

Terá valido a pena? Não sei, fazer um blogue como O Jumento é um trabalho de eremita, escreve-se e intervém-se se chegar a ter a percepção do impacto que temos sobre a realidade. Resta-me o prazer que isso me poderá ter dado, já que nunca procurei obter quaisquer benefícios pessoais. Mas o prazer é cada vez menor e os custos são cada vez maiores, é por isso que acho que está na hora de ir andar por aí.

Aditamento: Vou seguir a sugestão feita em muitos comentários e aligeirar a carga. Veremos se aguento.