sexta-feira, dezembro 03, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

ACHO QUE VOU CONTINUAR MAIS ALGUM TEMPO POR AQUI

Vou seguir a sugestão mais comum aos comentários ao post anterior e reduzir um pouco o peso da albarda para viabilizar a continuação d'O Jumento. Vou reduzir o comentário ao que vai pela imprensa a um coice e reduzir o número das fotografias dos fotógrafos sugeridos.

Vamos ver se aguento.

FOTO JUMENTO

Derby no Rossio, Lisboa

JUMENTO DO DIA

José Junqueiro, secretário de Estado da Administração Local

O secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, defendeu quarta-feira que devem ser pedidas responsabilidades à Comissão Europeia pelos prejuízos provocados pelas suas previsões [Jornal de Negócios], mas, como era de esperar a Comissão mandou-o pentear macacos. Já que qualquer fodelho governamental pode pedir contas à Comissão, é de esperar que José Junqueiro seja coerente e peça contas a Teixeira dos Santos pelos seus constantes erros de previsão do défice do orçamento.

COICE DO DIA

Depois de tantos sucessos fiscais que têm sido divulgados nos últimos dias, por três vezes os governantes nos deram conta do sucesso na cobrança de dívidas, eis que aparece uma má notícia, entre 2007 e 2009 a DGCI deixou prescrever dois milhões de dívidas ficais [CM], o dobro do que se cobrou este ano e que tanto insuflaram o ministro das Finanças e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Entretanto, estes mesmos senhores decidiram extinguir as alfândegas, dizem que para poupar 2,5 milhões! Alguém anda a gozar com os portugueses!

Ernâni Lopes morreu {CM}, espero que Sócrates preste a devida homenagem ao homem que o ensinou a cortar os vencimentos dos funcionários sem mais explicações, ainda que Pedro Passos Coelho possa queixar-se como fez em tempos Ferreira Leite de que o PS lhe copia as propostas, pois a sugestão de Ernâni Lopes foi feita nas jornadas parlamentares do PSD. Esperemos que no próximo ano o PSD faça as suas jornadas parlamentares à porta fechada não vá aparecer outro Ernâni Lopes e acabamos por ter que pagar a Teixeira dos Santos se quisermos trabalhar no Estado.

Desde que decidiu embirrar com as parcerias público privadas o juiz jubilado do Tribunal de Contas Carlos Moreno [CM] tornou-se numa figura mediática, não para quieto entre entrevistas e declarações aos jornais. Será que este jubilado vai divulgar quanto descontou ao longo da vida e quanto ganha de pensão de reforma. Será que vai dizer aos portugueses que os jubilados do TC também recebem o famoso subsídio de residência dos magistrados.

O PS, o PSD e o CDS [DN] votaram contra a antecipação da tributação dos dividendo e, ao que parece, alguns deputados do PS e do PSD anunciaram que iriam apresentar declarações de voto. Será que vão declarar que não os tiverem em su sitio para votarem a favor?

Emanuel dos Santos, secretário de Estado do Orçamento, encontrou uma justificação manhosa para a transferência do fundo de pensões da PT [DN], que é para pagar situações em que não foi possível aplicar o orçamento, como foi o caso das SCUT. O que o secretário de Estado não diz é qual o montante do descontrolo na despesa e que quem inventou as SCUT foi um tal João Cravinho que, só Deus sabe porquê, anda muito caladinho desde há algum tempo.

Finalmente o ministro vai ter um sucesso orçamental em 2010, os portugueses estão a antecipar as contas e em Novembro aumentaram 19% em relação ao mesmo mês de 2009 [DN]. A manter-se esta antecipação do consumo mais os truques de antecipação de receitas de 2010 (atraso no reembolso do iva, introdução no consumo dos stocks de combustíveis da GALP, etc.) vai haver um boom das receitas fiscais no final de 2009. O problema é que isto não passa de antecipação de receitas dos primeiros meses de 2010 pelo que Teixeira dos Santos bem podia mandar os funcionários do fisco de férias de Janeiro a Março, até Abril vão ter que se entreter a fazer palavras cruzadas.

A NASA decobriu nova forma de vida na terra [DN], será que ficaram surpreendidos por Teixeira dos Santos ainda mexer?

Manuela Moura Guedes ainda não está a trabalhar, está a recuperar do cansaço resultante de um ano de doença, e já divide os jornalistas da SIC [DN]. Esperem para ver, daqui a uns tempos vai estar a dividir o dinheiro do Balsemão, é uma questão de esperar pelo montante da indemnização na hora de ela ser convidada a sair..

D. Duarte Nuno Fernando Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco Xavier Raimundo António de Bragança teve uma brilhante ideia, um dia depois de ter anunciado que tinha pedido a nacionalidade timorense, acha que um empréstimo do Brasil seria melhor do que ter de pedi-lo ao FMI [DN]. Se fosse assim tão fácil já tínhamos vendido a Madeira aos líbios, eles é que não devem querer o Alberto.

Faria de Oliveira não quer integração do BPN na CGD [Jornal de Negócios]. Concordo, o melhor sítio para o meter é em Belém, quem comeu a carne que roa os ossos!

ALENA ADAMENKO