quinta-feira, dezembro 09, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Feira da Ladra

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Praia de Carcavelos [P. Santos]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

O candidato presidencial tem alguma razão ao criticar Cavaco por ter tomado posição relativamente aos suplementos de vencimento decididos nos Açores quando ficou calado em relação à tributação dos dividendos antecipados [DE], ainda que o próprio Alegre não tenha tomado uma posição clara em relação às decisões de Carlos César, ninguém sabe qual a sua opinião sobre este assunto. O problema é que Alegre critica Cavaco Silva pelo silêncio em relação à tributação dos rendimentos, mas esquece que ao contrário do que chegou a defender o governo recuou e nada propôs no momento de votar uma proposta do PCP o PS votou contra.

COICES

1. Anda por aí um debate em torno dos resultados da avaliação do progresso dos sistema de ensino elaborado pela OCDE, o PISA, onde Portugal aparece como resultados surpreendentes. Uns desvalorizam os resultados numa tentativa de desvalorização das políticas governamentais, outros exibem-nos até à exaustão como prova da competência governamental de Sócrates. De fora da avaliação ficam os gestores das escolas, todo o corpo de funcionários do ministério da Educação, os professores, o empenho dos pais e até os próprios alunos, parece que em Portugal só há ministros, políticos da oposição e o Mário Nogueira. Pior, parece que há mais gente empenhada em ver Portugal enterrado do ue em vê-lo progredir e sair da crise, uma vergonha.

2. O Kremlin sugere que as organizações não governamentais proponha o nome de Julian Assange para prémio Nobel da Paz [DN]. A dúvida está em saber se Bin Laden não irá antecipar-se e ter ele a iniciativa pois é um dos grandes ganhadores desta erupção de liberdade no Ocidente.

3. O ministro da Justiça reforçou os poderes de José Magalhães, o conhecido político que ganhou grande notoriedade por saber ir à internet [DN]. Este Magalhães anda e à conte de saber qual a diferença entre um bit e um byte ainda chega a Presidente da República.

4. Rui Pedro Soares gostou tanto das notícias do SOL que decidiu lançar um semanário que será dirigido por Emídio Rangel [i]. Agora resta saber quais as entidades que estarão dispostas a suportar os habituais prejuízos, ao que parece será a Mediapro Portugal, um grupo de comunicação espanhol que, entretanto, desmentiu a sua participação neste negócio [Jornal de Negócios].

5. Mais uma greve na TAP em vésperas de Natal e de Ano Novo [Jornal de Negócios]. É por estas e por outras que conheço muita gente que já deixou de correr o risco de viajar na TAP em vésperas de festividades, um dia destes a TAP vai fazer férias como as escolas e para neste períodos.

O livro de desenhos de aves “Birds of America”, de John James Audubon, foi vendida ontem em Londres pela Sotheby’s por 8,7 milhões de euros [Público].

6. Depois de Teixeira dos Santos ter defendido uma redução nos salários ao apontar os cortes nos vencimentos dos funcionários públicos como um exemplo dado pelo Estado, Sócrates anda às voltas para encontrar uma forma de promover uma redução salarial sem perder votos e sem recuar na legislação laboral. A ideia que teve foi propor que os contratos tenham uma cláusula prevendo que uma parte dos ordenados dependa da produtividade e da qualidade do trabalho [DN]. Esta proposta parece muito bonita, o problema é que a qualidade e a produtividade de um trabalhador também depende da qualidade dos gestores e parece que, tal como sucedeu no Estado, Sócrates esquece este pequeno pormenor.

GRAFIK