sábado, dezembro 11, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Torre de Belém, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Que sem o empenho dos professores não há resultados no ensino, mas dizer que a melhoria dos resultados apurados pela OCDE se devem ao "esforço heróico" dos professores em defesa da escola pública é ridículo [CM], desde logo, porque nos leva a interrogar porque razão nos anos anteriores os professores não fizeram o tal esforço heróico em defesa da escola pública.

Parece que Louçã se esqueceu das críticas que fez no passado recente, quando dizia que as reformas introduzidas tiravam tempo aos professores para dedicar ao ensino. Bem, talvez por isso o esforço terá sido mesmo heróico.

COICES DO DIA

1. A sondagem da Aximage têm uma grande semelhança com os resultados das últimas eleições europeias, o eleitorado do PS prefere abster-se a votar em Pedro Passos Coelho.

«O PSD está à frente nas intenções de votos dos portugueses, tendo descolado do PS. Segundo uma sondagem CM/Aximagem, se as eleições fosse hoje, o partido de Passos Coelho recolhia 39,8% dos votos, longe dos 27,2% reunidos pelos socialistas. A abstenção situar-se-ia nos 38,5%.» [CM]

2. Um pesadelo pior do que a Wikileaks é existirem duas Wikileaks:

«A televisão sueca STV vai difundir no domingo um documentário, hoje citado pela agência noticiosa norte-americana AP. "O Openleaks é um projecto tecnológico que pretende ser um fornecedor de serviços para terceiros interessados em aceitar material de fontes anónimas", disse Domscheit-Berg, ex-porta-voz do Wikileaks, em entrevista à STV realizada em Berlim.» [DN]

3. As revelações da Wikileaks chegou às empresas e mostra os golpes baixos a que a Pfizer terá recorrido para fazer vergar a justiça da Nigéria:

«Entre o correio diplomático divulgado pelo Wikileaks estão telegramas que acusam a Pfizer de contratar investigadores para arranjar provas contra o procurador-geral da Nigéria, para o convencer a desistir de uma acção contra a farmacêutica, de acordo com o "Guardian".» [DN]

4. Sócrates parece ter percebido o erro de não se ter demarcado claramente de Carlos César e alinhou a sua posição com Cavaco Silva e com o seu secretário de Estado da Administração Pública:

«"Lamento a decisão do governo dos Açores". Esta frase do primeiro-ministro foi a resposta que deu, por duas vezes, à oposição quando interpelado sobre a posição do executivo açoriano de compensar os cortes de ordenados na função pública regional. "Não concordo com a decisão", frisou José Sócrates no debate quinzenal no Parlamento.» [DN]

5. Não sei porque razão a namorada de Cristiano Ronaldo ficou tão irritada com este vídeo:

O "Câmara Corporativa" tem toda a razão para chamar a atenção para o facto de Cavaco Silva ainda não se ter referido às conclusões da OCDE sobre a evolução do ensino em Portugal, parece que Cavaco só fala do ensino quando há matéria negativa para referir, é isso que explica que quando o relatório da OCDE foi negativo o Presidente da República até promoveu um roteiro da matemática.

O QUE É FEITO DAS CONCLUSÕES DO "CORTAR DESPESAS"?

Depois de tanto ter prometido com a sua página "Cortar Despesas" é tempo de o PSD divulgar os resultados, talvez venham a ser úteis para o OE de 2012.

LONDON TUITON FEE PROTEST [Boston.com]

JULIA BLACK