quarta-feira, dezembro 22, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Baixa de Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Viseu [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Emanuel dos Santos, secretário de Estado do Orçamento

Emanuel dos Santos sorriu ao dizer que o défice tinha descido pela primeira vez este ano, é pena, como o défice desceu à custa das receitas fiscais pois a despesa continuou a subir o secretário de Estado deveria ter chorado pois o resultado do seu trabalho foi negativo. Aliás, não se entende como um secretário de Estado que ainda não fez nada bem feito continue no cargo para desgraça dos portugueses.

FRANCISCO LOPES VERSUS CAVACO SILVA

Nem mesmo nas últimas presidenciais um candidato conseguiu irritar Cavaco Silva pondo a nu a sua arrogância e incapacidade de debater. Cavaco mostrou que já não é capaz de se controlar e com os telhados de vidro que tem corre um sério risco de ser derrotado no debate com Manuel Alegre.

Francisco Lopes derrotou claramente Cavaco Silva, não pelo que disse mas pelo estado em que Cavaco Silva ficou, desorientado, gaguejando e na defensiva.

ACAPOR DENUNCIA INTERNAUTAS

«"A impunidade tem de acabar. Com esta iniciativa, todos terão consciência de que existe uma lei que penaliza com até três anos de cadeia um 'download' ilegal", explicou Nuno Pereira, um dos responsáveis pela Associação do Comércio Audiovisual, Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal (ACAPOR), a entidade responsável pela compilação e entrega da lista dos infractores.

Em causa está a partilha ilegal de ficheiros da Internet, os designados 'downloads' de obras cinematográficos, que configura um crime que está tipificado no Código dos Direitos de Autor, mas cuja lei "não é aplicada em Portugal", segundo Nuno Pereira, que critica o facto da legislação "estar desatualizada".» [DN]

Parecer:

O problema agora é saber como é que a ACAPOR conseguiu os IP de quem descarregou filmes, isto é, se não cometeu um crime mais grave do que descarregar um filme.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investiguem-se os métodos da ACAPOR.»

ALUNOS DOS COLÉGIOS PRIVADOS CUSTAM MAIS AO ESTADO?

«Educação A ministra Isabel Alçada desmentiu ontem que o custo por aluno nas escolas do ensino privado seja inferior ao das escolas públicas. "É absolutamente falso" que um aluno custe menos ao ministério se estiver numa escola com contrato de associação do que numa escola da rede pública, esclareceu à Lusa Isabel Alçada.» [DN]

Parecer:

Se isto é verdade o ensino privado tem vindo a ser promovido com base numa grande mistificação e teremos de concluir que os seus proprietários montaram um esquema que não só os enriquecia como ainda lhes permitia pedir mais enganando os portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Publiquem-se todos os números.»

REALITY SHOW NUM BORDEL

«HBO. Sob o comando de uma 'madame' e a avaliação de um júri, concorrentes "sobrevivem" ao dia-a-dia numa casa de prostitutas. Seduzir e vender o corpo é o passaporte para a vitória.

Fechadas num bordel, com pouca ou muita roupa no corpo, elas estão confinadas a uma só missão: trabalhar como prostitutas. Este é o desafio maior proposto às concorrentes de Cathouse: Catcall [O Rancho das Coelhinhas], um polémico reality show em exibição nos Estados Unidos da América, no canal televisivo HBO.» [DN]

A DGCI FOI GENEROSA COM OS AÇORES E MADEIRA

«A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) transferiu por engano receitas de IRS a mais para os municípios dos Açores e da Madeira, apurou o Diário Económico junto de fonte oficial do Ministério das Finanças. As contas estão agora a ser corrigidas, mas o PSD dos Açores qualifica a medida de retaliação pela não aplicação dos cortes salariais a alguns dos funcionários públicos da ilha.

"Por engano, a DGCI terá feito transferências indevidas para os municípios das regiões e está agora a corrigir", explicou fonte oficial do ministério. De acordo com a lei das finanças locais e regionais, "todo o IRS cobrado nas regiões é entregue às regiões". Depois, "compete às assembleias regionais determinar se 5% desse IRS é ou não entregue às autarquias das regiões". Ou seja, é do IRS regional que poderão eventualmente sair os 5% para os municípios e não do total de imposto arrecadado no país. "O Governo da República não pode nem deve entregar a totalidade do IRS cobrado nas regiões acrescido de 5%, pois isso implicaria afectar às regiões mais receita do que aquela que efectivamente cobraram", esclareceu fonte oficial do ministério. » [DE]

Parecer:

Não é a primeira vez que a incompetência dá lugar a reembolsos generosos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apurem-se responsabilidades, designadamente, do subdirector-geral responásvel pela cobrança.»

CANDIDATO CAVACO PRESIDE ATRAVÉS DO FACEBOOK

«O Presidente da República avisou ontem que usará da sua magistratura de influência activa caso se mantenha a "alteração abrupta" do quadro de funcionamento das instituições de ensino particular e cooperativo. Cavaco Silva tem em mãos, para promulgação, ou não, o decreto do Governo que impõe cortes e acaba com a renovação automática dos contratos das escolas particulares e cooperativas. "Se isto acontecesse não poderia deixar de ficar seriamente preocupado", avisou ontem o candidato a Belém apoiado pelo PSD e CDS/PP durante um encontro com jovens, onde respondeu a várias perguntas.

Cavaco alertou para as "consequências" que tal decreto terá para as escolas com acordos de associação (totalmente financiadas pelo Estado), e deixou um aviso: "Por isso, não deixaria de exercer a minha magistratura de influência activa. Tenho conduzido uma cruzada a favor da Educação de qualidade e com acesso a todos os jovens. O que está em causa é a alteração abrupta do quadro de referência para essas instituições". O Presidente e candidato continuou: "De um momento para o outro lança-se a instabilidade em cerca de 80 mil alunos e mais de 10 mil professores e funcionários dessas instituições, com o lançamento da imprevisibilidade no nosso sistema de ensino num tempo em que a incerteza já é muito grande". » [DE]

Parecer:

Quando se trata de distribuir dinheiro por privados Cavaco Silva sempre foi muito mãos largas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo triste a que Portugal terá de assistir durante mais cinco anos.»

MOODY'S VAI TRAMAR-NOS MAIS UMA VEZ

«A agência de notação financeira Moody's colocou o rating de Portugal sob revisão, ameaçando cortar em dois níveis, devido às incertezas em relação à evolução da economia portuguesa.

"As incertezas quanto à vitalidade da economia portuguesa no longo prazo podem ser aumentadas por causa da austeridade orçamental", explica no relatório a agência de notação financeira, sublinhando que os custos de financiamento para Portugal podem aumentar.» [Expresso]

Parecer:

Começa a ser um hábito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Boicotem-se a actividades das empresas de rating em Portugal.»

PORTUGAL SOBE PARA 5.º LUGAR NO CLUBE DA BANCARROTA

«A tendência de alta manifestada desde o final da semana passada continua. A probabilidade de default (incumprimento) da dívida soberana portuguesa voltou a níveis elevados típicos das crises de novembro passado. O risco português subiu hoje a meio da manhã para 35,6%, empurrando o país para o 5º lugar no TOP 10 mundial desse risco, segundo o monitor da CMA DataVision.

Os valores estão, ainda, abaixo do pico de 37,3% a 30 de novembro e do 4º lugar onde Portugal se situou por breve período intradiário, mas em valores próximos da crise de 9 de novembro.

As yields (juros implícitos) das obrigações do Tesouro a 10 anos acompanham esta subida do risco, fixando-se em 6,52%, segundo dados da Bloomberg.» [Expresso]

Parecer:

Isto significa que nem o OE, nem a intervenção do BCE, nem os PEC, nem as 50 medidas serviram de nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates até quando vai manter Teixeira dos Santos no lugar.»

PORTUGUESES GASTAM MENOS NO NATAL

«Segundo um estudo realizado entre 3 e 12 de Dezembro de 2010, pelo Instituto Português de Administração de Marketing com uma amostra de 316 indivíduos, os portugueses estão a gastar menos neste Natal.

Em 2009, os portugueses gastaram, em média, 490 euros sendo que, em 2010, o gasto médio é de 373 euros.De acordo com o estudo, 57,1% dos portugueses quer reduzir os gastos na quadra natalícia e apenas 6,2% pretende ser ‘mais generoso’ do que no ano passado. Quanto ao local onde pretendem adquirir os presentes a oferecer, 43% da população inquirida diz que pretende aliar o comércio tradicional com as grandes superfícies. Enquanto que, 40% restringe a procura pelas prendas de Natal nas grandes superfícies e apenas 8,6% utiliza o comércio tradicional.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

No Natal e em todos os outros dias do ano.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por uma desgraça chamada 2011.»

ANDREW PIOTROWSKI