segunda-feira, dezembro 06, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiro, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Higiene pessoal [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Manuel Maria Carrilho

O ex-ministro da Cultura do governo de António Guterres foi à TVI defender a remodelação governamental [Público] algo que quase todos defendem eqnaunto Sócrates entre viagens e cimeiras não tem tempo para pensar no assunto. O problema é que Carrilho não diz que ministros devem ser remodelados, limita-se a defender a continuação de Teixeira dos Santos, como se fossem as contas públicas precisamente o único domínio em que o país não enfrenta dificuldades.

Argumenta Carrilho que Teixeira dos Santos deve ficar para garantir a execução orçamental um argumento peregrino que nos levaria a manter os ministros das Finanças sempre que mudam os governos, incluindo quando há mudanças no partido do poder. A não ser que Carrilho esteja a querer castigar o ministro, já que até aqui falhou tudo fica agora condenado a ficar para limpar a porcaria que fez.

É uma idiotice defender a manutenção do ministro das Finanças para assegurar a execução orçamental, até porque, felizmente, em Portugal há umas largas dezenas ou centenas de economistas mais qualificados do que Teixeira dos Santos e uma boa parte deles sabem mais de Finanças Públicas do que o ministro.

A execução orçamental depende de duas variáveis, o controlo da despesa e a arrecadação das receitas. Sucede que no controlo da despesa o ministro foi um desastre e quanto à máquina fiscal tem revelado um desprezo olímpico pelo seu funcionamento, já reuniu mais vezes com qualquer banqueiro do que com dirigentes do fisco e em pleno ano de crise lança fusões no fisco cuja única consequência será a sua desestabilização.

COICES

1. Com a máquina do PS a tentar dar coerência a uma política de ocasião à custa da classe média, agora acusada de ganhar demais, é natural que alguns ideólogos do PS [Hoje há conquilhas...] tentem analisar a greve dos controladores aéreos espanhóis por forma a retirar conclusões que reforcem as opções de política interna. De uma greve selvagem e sentido tira-se a conclusão de que "nos tempos que correm as greves com maiores consequências provêm de gente bem remunerada que não quer prescindir do segundo (ou terceiro) carro, nem das férias em ilhas paradisíacas". Como os grandes capitalistas não podem ser beliscados, como se viu na votação da antecipação da tributação dos dividendos o inimigo do socialismo à Sócrates é a classe média que tem três carros e faz férias em locais paradisíacos. Este PS governa à direita e manifesta-se ideologicamente ao nível do Louçã, resta saber quem vai votar nele nas próximas legislativas, se os eleitores do CDS ou os do BE e do PCP, já que os que estão no meio são precisamente os tais malandros que compram carros às dúzias.

2. Depois de alterar por várias vezes a sua posição sobre a cumulação de pensões e vencimentos do Estado o governo de Sócrates volta a recuar e a prever excepções [CM]. Isto só prova que os titulares da pasta da gestão do Estado são incompetentes e revelam um grande desconhecimento da realidade, sendo incapazes de prever as consequências práticas das suas decisões.

A cerimónia de homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa serviu para se falar da ressurreição da AD [CM], o problema é que nem Passos Coelho tem a dimensão^, competência e inteligência de Sá Carneiro, nem Paulo Portas tem a coerência de princípios e a honestidade política de Adelino Amaro da Costa. A AD de Passos Coelho e Paulo Portas trará mais receios do que esperança ao país.

3. Depois da derrota da candidatura ibérica à organização do mundial os homens da bola pensam agora numa liga ibérica [DN]. É uma boa ideia, a liga espanhola seria a primeira divisão e a portuguesa seria a divisão de honra.

4. A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL) foi eleita hoje a melhor escola da rede multinacional de ensino CEMS, enquanto um dos seus professores, responsável pela cadeira Applied Corporate Governance, foi considerado o melhor professor [Expresso]. O governo português premiou este e muitos outros bons professores com um corte de vencimentos superior a 10% e agora trata-os como perigosos burgueses responsáveis pelo descalabro financeiro provocado por uma outro professor, neste caso um modesto professor da Faculdade de Economia do Porto, homem de hábitos muito frugais. Comno diria o meu amigo Tomás Vasques esta gente não quer «prescindir do segundo (ou terceiro) carro, nem das férias em ilhas paradisíacas». Enfim, neste país é bem melhor estudar nas "Novas oportunidades" do que ser professor catedrático.

5. Parece que os nossos deputados querem assumir de novo o papel de grandes investigadores e vão lançar mais uma comissão de inquérito ao acidente de Camarate [i]. O melhor seria constuírem uma comissão permanente e eterna.

6. Mais um a bater com a porta [Público], a Administração Pública começa a estar farta de gaiatos, idiotas e outsourcing.

7. Lula conseguiu um gesto notável, um aperto de mão entre Cavaco Silva e José Sócrates [Público], motivo quase suficiente para se poder candidatar ao Nobel da Paz.

VLADIMIR ARKHIPOV