terça-feira, dezembro 21, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arrábida

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Espigueiro [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Carlos Catalão, governador civil de Santarém

Finalmente descobri uma função importante para o cargo de governador civil, servem para divertir o povinho. Desde que me conheço que apenas ocorreu um tornado digno de nota e a não ser que o governador civil decida criar meios para desmontar os cabos eléctricos e os telhados de nada lhe tinha servido um sistema de prevenção de tornados, algo que existe nos EUA onde um único tornado pode destruir uma cidade.

Já agora o melhor é investir também na previsão das monções e dos furacões, mais tarde ou mais cedo eles irão andar por aí.

«Portugal não dispõe dos equipamentos necessários à deteção de tornados, pelo que, apesar do aviso lançado no dia 07 pelo Instituto de Meteorologia (IM), nada fazia prever a dimensão do fenómeno, disse fonte da proteção civil distrital de Santarém.

O chefe de gabinete da governadora civil de Santarém, Carlos Catalão disse à agência Lusa que o fenómeno que levou à formação de um tornado foi seguido pela proteção civil distrital desde que percebeu a sua aproximação ao território nacional, estando os meios preparados para a ocorrência de trovoadas, chuvas e ventos fortes.

"Normalmente este tipo de formações começa a dispersar e a perder força quando chega à zona de Montejunto, o que não aconteceu desta vez", disse.

O facto de o distrito de Santarém estar a registar, desde 2006, pelo menos uma ocorrência do género por ano, exige que se pondere a instalação, "a curto prazo", de equipamento que, mesmo que não seja tão sofisticado como os que nos Estados Unidos detetam a formação de tornados, permita prever a ocorrência de uma situação anormal com tempo suficiente para a tomada de medidas de prevenção, defendeu.» [DN]

CASO BPN

Começa a ser evidente que o governo não tem ideias quanto ao BPN e limita-se a ir enterrando o dinheiro dos contribuintes. Talvez seja tempo de o governo deixar de gastar mais dinheiro, encerrando o banco e vendendo o seu património.

UMA OBSERVAÇÃO TRANQUILIZADORA

O regime podia ficar descansado, o sogro tinha casado em segundas núpcias mas Cavaco Silva não tinha intinidades com a (perigosa?) senhora:

UM GOVERNO MUITO GENEROSO

«O Ministério das Finanças confirmou esta segunda-feira que a administração do BPN pediu, na passada semana, um aumento de capital com o máximo de 500 milhões de euros, mas ainda não houve qualquer decisão sobre as verbas ou momento da operação.» [CM]

Parecer:

Na hora de ajudar bancos o governo de Sócrates é um exemplo de generosidade, a indecisão do ministério das Finanças parece ser uma farsa, no caderno de encargos da privatização esse aumento de capital já estava previsto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se vai buscar os 500 milhões aos vencimentos dos funcionários públicos, ao rendimento mínimo ou aos subsídios de desemprego.»

ESPANHA: PROFESSOR PROCESSADO POR FALAR EM PRESUNTO NA AULA

«Um professor de uma escola secundária de Cadiz, Espanha, foi denunciado à polícia pela família de um aluno muçulmano por falar em presunto na sala, notícia hoje o diário espanhol ABC.

O professor do Instituto Menénez Tolosa, em La Línea de la Concepción, Cádiz, estava a dar uma aula de geografia quando, ao fazer referência aos diferentes climas de Espanha, disse que o frio próprio de Trévelez, em Granada, favorecia a cura dos presuntos.» [DN]

Parecer:

Começa a ser difícil viver na Europa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um presunto à criança.»

FALTA DINHEIRO PARA VENCIMENTOS

«Os salários de Dezembro dos professores, forças de segurança e dos magistrados está em parte dependente da concretização dos cortes que os respectivos ministérios se comprometeram a fazer desde 19 de Novembro na aquisição de bens e serviços, apurou o Negócios tendo por base um despacho do ministro das Finanças.

A Inspecção-Geral de Finanças foi mandatada por Fernando Teixeira dos Santos para "verificar o cumprimento das medidas de contenção da despesa" dada a "necessidade de assegurar a satisfação dos compromissos previstos para Dezembro de 2010 em matéria de pessoal" nos ministérios da Educação, Administração Interna e Justiça. Assim se pode ler num despacho do ministro das Finanças com data de 17 de Dezembro a a que o Negócios teve acesso.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Nada mau para um ano em que a execução orçamental estava a correr tão bem e em linha com as previsões...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Teixeira dos Santos como vai ter dinheiro nos primeiros três meses de 2011 e para que servem os seus controladores financeiros se tem de recorrer à IGF.»

CAVACO SILVA À FRENTE

«A pouco mais de um mês das presidenciais, Cavaco Silva continua a somar na intenção de voto dos portugueses. De acordo com a sondagem de Dezembro da Intercampus para a TVI, o actual Presidente tem reeleição garantida à primeira volta. Já Manuel Alegre foi o único candidato a descer nas intenções de voto.

A sondagem da Intercampus para a TVI, mostra Cavaco Silva isolado, com 64.3 por cento das intenções de voto. Já Manuel Alegre chega apenas aos 20,7 por cento. O independente Fernando Nobre consegue 5,5 por cento. O candidato do PCP, Fernando Lopes atinge os 4,5 e defensor moura 1 por cento. » [Portugal Diário]

Parecer:

O mais estranho nesta sondagem é que o candidato do PCP fica muito longe do pleno do eleitorado do seu partido, o mesmo sucedendo com Manuel Alegre mas em relação ao candidato do BE apoiado pelo PS isso seria de esperar, não consegue sequer convencer o eleitorado bloquista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Jerónimo de Sousa.»

PARECE QUE OS VOOS DA CIA JÁ DERAM O QUE TINHAM A DAR PARA ANA GOMES

«A eurodeputada Ana Gomes entregou hoje uma queixa na Comissão Europeia contra os contratos de aquisição e contrapartidas dos dois submarinos, por violação das regras do mercado interno, corrupção e má utilização dos dinheiros públicos.

Ana Gomes diz que a queixa “não é contra Portugal, mas por Portugal” e que “está preparada” para o risco que representa a sua iniciativa “a título pessoal”, denunciando que nos últimos dois dias, o seu e-mail do Parlamento Europeu foi violado, com textos desaparecidos e dificuldades de envio, todos relacionados com este assunto. » [Público]

Parecer:

Se não houvesse em tudo isto alguma busca pelo protagonismo pessoal estaria tentado a apoiar Ana Gomes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao PGR.»

SERG VOSTRIKOV

FNSF